Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • Alexandre de Pádua de Sousa Rodrigues
  • Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em Geografia na periferia do Gama-DF

  • Orientador : SÉRGIO MAGNO CARVALHO DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SÉRGIO MAGNO CARVALHO DE SOUZA
  • José Vandério Cirqueira Pinto
  • Juliano Rosa Gonçalves
  • RODRIGO CAPELLE SUESS
  • Data: 23/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa visa compreender como as práticas pedagógicas em Geografia contribuem para a formação de uma percepção do conceito de periferia condizente com a realidade do estudante do Gama-DF. O ensino de Geografia é responsável por apresentar aos estudantes categorias fundamentais na análise da periferia: território, lugar e paisagem, juntos, oferecem embasamento teórico singular na construção de uma identidade periférica. Contudo, os conceitos citados, não são abordados para aproximar o discente dos conteúdos, é necessário implementar práticas pedagógicas que sejam atrativas e significativas para o aluno. Ao propor a problematização da periferia e seus habitantes a partir da análise de metodologias de ensino em Geografia, é possível compreender como se dá a relação do discente com sua periferia. Para materializar a pesquisa, intervenções pontuais norteadas pela Pedagogia Histórico-Crítica serão desenvolvidas, aula expositiva dialogada dentro e fora da escola, questionários antes e depois das intervenções, entrevistas com discentes e atividade de conclusão. Com o fim do processo, o Olhar da Periferia do discente do CEM 02 será exposto em formado de E-book, tornando a Geografia não só uma disciplina escolar, mas um instrumento para mudar a realidade da periferia.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to understand how pedagogical practices in Geography contribute to the formation of a perception of the concept of periphery consistent with the reality of the student of Gama-DF. Geography teaching is responsible for presenting students with fundamental categories in the analysis of the periphery: territory, place and landscape, together, they offer a unique theoretical basis in the construction of a peripheral identity. However, the concepts mentioned are not addressed to bring the student closer to the contents, it is necessary to implement pedagogical practices that are attractive and meaningful for the student. By proposing the problematization of the periphery and its inhabitants from the analysis of teaching methodologies in Geography, it is possible to understand how the student's relationship with his periphery occurs. To materialize the research, punctual interventions guided by the Historical-Critical Pedagogy will be developed, expository class dialogued inside and outside the school, questionnaires before and after the interventions, interviews with students and conclusion activity. At the end of the process, the Periphery Look of the CEM 02 student will be exposed in E-book form, making Geography not only a school subject, but an instrument to change the reality of the periphery.

2
  • DÉBORA MARIA DE SANTANA RODRIGUES
  • TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O CONCEITO DE PAISAGEM NO RIBEIRÃO SOBRADINHO

  • Orientador : EDILENE AMERICO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILENE AMERICO SILVA
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • PAULO ROBERTO BAQUEIRO BRANDÃO
  • Data: 26/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação teve por objetivo a produção de uma cartilha digital como ferramenta de discussão geográfica da categoria paisagem por meio da criação de um roteiro de trilha interpretativa às margens do Ribeirão Sobradinho em Sobradinho (DF), onde há um projeto ambiental comunitário na Área de Preservação Permanente (APP). A elaboração de um material pedagógico, acessível e coerente com a realidade ambiental e social, visou considerar o contexto ambiental do Ribeirão Sobradinho e o projeto ambiental; a categoria paisagem e os novos atravessamentos do ensino de geografia que defendem abordagens de ensino que incentivem o pensar-geograficamente. A partir da identificação dos pontos interpretativos do percurso de trilha ecológica existente no projeto ambiental, considerou-se a percepção e a interpretação ambiental como bases da elaboração das trilhas interpretativas. Dessa forma, foi possível a definição de cinco pontos de atratividade para interpretação que nortearam o percurso de trilha interpretativa da cartilha para a compreensão da paisagem e fomento do sentimento de pertencimento do educando à sua realidade. A metodologia utilizada no trabalho, considerou uma abordagem geográfica centrada no espaço vivido, filiada, portanto, à Geografia Humanista, com a utilização do método qualitativo a partir do levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo, registro fotográfico, utilização de mapas, gráficos e figuras. A utilização da cartilha permitiu compreender sobre a importância da construção de propostas e materiais que consideram espaços não formais de aprendizagem, agentes mediadores para além do professor, ferramentas para além do livro didático e o lugar como importante referência na construção do conhecimento geográfico do aluno. A cartilha é um material de mediação de uma experiência que a trilha interpretativa possibilitou evidenciar e dialogar com a problemática ambiental, amparada pelo conceito de paisagem na perspectiva do lugar de vivência dos estudantes, além de contribuir para o compartilhamento e para o exercício de propostas no âmbito da Geografia escolar que sugerem maneiras de tornar a seara do conhecimento geográfico mais dinâmica e significativa.


  • Mostrar Abstract
  • The aim of this dissertation was to produce a digital booklet as a tool for discussing the geographical category of landscape through the creation of an interpretive trail on the banks of the Sobradinho Stream in Sobradinho (DF), where there is a community environmental project in the Permanent Preservation Area (APP). The development of educational material that is accessible and coherent with the environmental and social reality aimed to take into account the context of the Sobradinho Stream environment and the ecosystem project; the category of landscape and the new approaches to teaching geography that advocate teaching approaches that encourage the think-geographically. Based on the identification of the interpretive points of the existing ecological trail in the environmental project, we considered environmental perception and interpretation as the basis for the production of interpretive trails. In this way, it was possible to define five points of attraction for interpretation that guided the interpretive trail of the booklet for understanding the landscape and fostering the student's sense of belonging to their reality. The methodology used in the work considered a geographical approach centered on the lived space, therefore affiliated with Humanist Geography, using the qualitative method based on a bibliographical and documentary survey, fieldwork, photographic records, and the use of maps, graphs, and figures. Using the booklet allowed us to understand the importance of building proposals and materials that take into account non-formal learning spaces, mediating agents other than the teacher, tools other than the textbook and place as an important reference in building students' geographical knowledge. The booklet is a material for mediating an experience in which the interpretive trail made it possible to highlight and dialog with the environmental problem, supported by the concept of landscape from the perspective of the place where the students live, as well as contributing to the sharing and exercise of proposals within the scope of School Geography that suggest ways of making the field of geographical knowledge more dynamic and meaningful.

3
  • Roberto de Freitas Mendonça
  • NOÇÕES ESPACIAIS E A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS APLICADOS ÀS AULAS DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Orientador : ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • EDNÉA DO NASCIMENTO CARVALHO
  • Data: 26/02/2024

  • Mostrar Resumo
  •  

    Estudantes com deficiência intelectual (DI) podem enfrentar dificuldades de aprendizagem e, portanto, é importante dar-lhes a oportunidade deestabelecerem relações espaciais, adquirindo habilidades fundamentais para a interpretação do espaço geográfico. O objetivo desta pesquisa é analisar oprocesso de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na construção das noções espaciais. A pesquisa assume abordagem qualitativa ese organiza em quatro etapas metodológicas, a saber: revisão bibliográfica, planejamento de Oficina Geográfica, desenvolvimento da Oficina Geográfica eanálise dos dados. Optou-se por desenvolver a pesquisa no CEF 26 de Ceilândia, em turma especial do ensino fundamental, integrada por dez alunos adultoscom deficiência intelectual. A oficina contemplou seis fases tratando das relações topológica, projetiva e finalizando na relação espacial euclidiana, a qualdemanda habilidades mais complexas. A avaliação se deu por observação direta e preenchimento de fichário. Os resultados obtidos demonstraram que aaprendizagem das relações espaciais é uma jornada contínua multifacetada e única para cada aluno. Destaca-se a diversidade nos resultados e a importânciada personalização do ensino, da adaptação constante e da incorporação de estratégias lúdicas para uma educação geográfica eficaz.


  • Mostrar Abstract
  •  

    Students with intellectual disabilities (ID) may face learning difficulties, and, therefore, it is important to provide them opportunity to establish spatialrelationships and to acquire fundamental skills for the interpretation of geographic space. The objective of this research is to analyze the teaching-learningprocess of students with intellectual disabilities in constructing spatial notions. The research assumes a qualitative approach and is organized in fourmethodological stages: a bibliographic review, the planning of a Geographic Workshop, the development of the Geographic Workshop and, finally, dataanalysis. It was carried out at CEF 26 in Ceilândia, in a special elementary school class made up of 10 adult students with intellectual disabilities. The workshopincluded six phases dealing with topological and projective spatial relationships, then moving on to the projective one and ending with the Euclidean spatialrelationship, which demands more complex skills. The assessment took place through direct observation and the filling out of a binder. The resultsdemonstrated that learning spatial relationships is a continuous, multifaceted, and unique journey for each student. The diversity in results and theimportance of personalizing teaching, constant adaptation, and the incorporation of playful strategies for effective geographic education are highlighted.

4
  • Thaini Maiara Pereira Alves
  • VIVÊNCIA E CIÊNCIA: A UNIÃO DE CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICOS E NATURAIS PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DO RIO AMAZONAS

  • Orientador : ERCILIA TORRES STEINKE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • EDSON SOARES FIALHO
  • Data: 27/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Muitas escolas ribeirinhas de Manaus funcionam por meio do Projeto de Educação Itinerante, gerido pela Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED subsidiado pela resolução 004/CME/2014. A rotina dessas escolas é uma realidade de enredamentos e dessemelhanças em relação aos atributos físicos, as características sociais, econômicas e ambientais. Após um período em contínuo contato e atuação docente em uma dessas escolas, identificou-se grandes desafios metodológicos relacionados ao ensino de Geografia, que culminou na possibilidade de desenvolvimento de uma intervenção pedagógica/sequência didática vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO. Sendo assim, esse trabalho descreve o processo de intervenção pedagógica/sequência didática desenvolvido na Escola Municipal Professora Elizabeth Siqueira Ferreira localizada na margem esquerda do Rio Amazonas - Zona ribeirinha de Manaus que objetivou a unificação de conhecimentos de vivência adquiridos pelos alunos com conhecimentos teóricos e científicos apresentados pela disciplina escolar de Geografia por meio de uma intervenção pedagógica, para fornecer aos alunos uma melhor compreensão dos elementos físicos e naturais do local onde vivem, como uma resposta às necessidades e desafios que se presenciaram durante o período de atuação docente. O processo de intervenção foi analisado através do método de análise de conteúdo e embora tenha sido impactado pela seca e limitações metodológicas, evidenciou a constante adaptação necessária em relação a métodos de ensino de Geografia, apontando para desafios e a urgência de revisão constante da prática docente e da estruturação educacional de escolas ribeirinhas.


  • Mostrar Abstract
  • Many riverside schools in Manaus operate through the Itinerant Education Project, managed by the Rural District Division of the Manaus MunicipalDepartment of Education - SEMED, subsidized by resolution 004/CME/2014. The routine of these schools is a reality of entanglements and dissimilarities inrelation to physical attributes, social, economic and environmental characteristics. After a period of continuous contact and teaching in one of these schools,major methodological challenges related to the teaching of Geography were identified, which culminated in the possibility of developing a pedagogicalintervention / didactic sequence linked to the Professional Master's Program in Geography Teaching in the National Network – PROFGEO. Thus, this workdescribes the process of pedagogical intervention/ didactic sequence developed at the Municipal School Professor Elizabeth Siqueira Ferreira located on theleft bank of the Amazon River - riverside area of Manaus, which aimed to unify the experiential knowledge acquired by the students with theoretical andscientific knowledge presented by the school subject of Geography through a pedagogical intervention, to provide students with a better understanding ofthe physical and natural elements of the place where they live, as a response to the needs and challenges encountered during the teaching period. Theintervention process was analyzed using the content analysis method and although it was impacted by the drought and methodological limitations, itshowed the constant adaptation needed in relation to Geography teaching methods, pointing to challenges and the urgency of constantly reviewingteaching practice and the educational structure of riverside schools.

5
  • Allison Godoi Cardoso
  • A ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O DETERMINISMO TECNOLÓGICO E A ORDEM GEOPOLÍTICA NAS REGIÕES DO LESTE EUROPEU E DO ORIENTE MÉDIO

  • Orientador : MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO
  • EDILENE AMERICO SILVA
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • TATIANA ROLIM SOARES RIBEIRO
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A introdução de forma abrupta do formato de ensino online, devido à pandemia (COVID-19), ofereceu muitas dificuldades, tanto pela falta de formação de boa parte do corpo docente quanto pela indisciplina do estudante. O retorno ao presencial veio acompanhado de déficit informacional e o aluno parece ter mais dificuldade de concentração, que pode, também, estar associada às aulas tradicionais. Oportunizar ao aluno protagonismo e autonomia em seu processo educativo, com a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pode mitigar o problema, possibilitando uma leitura crítica do espaço geográfico ao analisar temas reais, refletindo sobre o modelo de dominação vigente que determina padrões, moldando esse espaço. O objetivo é desenvolver uma prática metodológica utilizando a abordagem CTS no ensino de geografia como instrumento de análise do espaço geográfico, de maneira a contribuir com a reflexão sobre a relação entre o determinismo tecnológico e a ordem geopolítica nas regiões do Leste Europeu e do Oriente Médio. A problematização do discurso do determinismo tecnológico poderá favorecer a compreensão das transformações que ocorrem no espaço geográfico em função dos avanços da tecnologia e da ciência que, por intermédio da força bélica e econômica, determinam as relações de poder e a ordem mundial. O trabalho apoia-se na categoria espaço geográfico segundo Milton Santos (1988, 1999, 2004, 2021 e 2023) e nos postulados em CTS de Dagnino (2004, 2010 e 2011), Auler e Wildson Santos (2011), Benakouche (2012), convergindo com os ensinamentos de Freire (2021 e 2023). A pesquisa será qualitativa e pautada pelo método indutivo com a coleta de dados por intermédio de questionário pré-definido, que visa analisar o ponto de vista dos alunos sobre a relevância da abordagem CTS no ensino de Geografia. Espera-se, com a abordagem CTS, proporcionar ao estudante uma leitura do espaço geográfico que auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à análise sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, tomando a alfabetização científica e tecnológica, relacionada ao cotidiano, como estratégia para a construção de significado à ciência geográfica.


  • Mostrar Abstract
  • The abrupt introduction of the online teaching format, due to the pandemic (COVID-19), raised many difficulties, both due to the lack of teacher training and student indiscipline. The return to face-to-face classes was accompanied by an information deficit and the student seems to have more difficulty concentrating, which may also be associated with traditional classes. Providing students with protagonism and autonomy in their educational process, with the Science-Technology-Society (CTS) approach, can mitigate the problem, enabling a critical reading of the geographic space when analyzing real themes, reflecting on the current model of domination that determines standards , shaping this space. The objective is to develop a methodological practice using the CTS approach in teaching geography as an instrument for analyzing geographic space, in order to contribute to reflection on the relationship between technological determinism and the geopolitical order in the Eastern European and Middle Eastern regions. . The problematization of the discourse of technological determinism may favor the understanding of the transformations that occur in geographic space due to advances in technology and science that, through military and economic force, determine power relations and world order. The work is based on the geographic space category according to Milton Santos (1988, 1999, 2004, 2021 e 2023) and on the STS postulates of Dagnino (2004, 2010 e 2011), Auler and Wildson Santos (2011), Benakouche (2012), converging with the teachings of Freire (2021 e 2023). The research will be qualitative and guided by the inductive method with data collection through a pre-defined questionnaire, which aims to analyze the students' point of view on the relevance of the CTS approach in teaching Geography. It is expected, with the CTS approach, to provide the student with a reading of the geographic space that helps in the development of skills and competencies fundamental to the analysis of the interactions between Science-Technology-Society, taking scientific and technological literacy, related to everyday life, as strategy for constructing meaning in geographic science.

6
  • Wellington Araujo de Sousa
  • O JOGO TERRA TREK COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CEF-10 GAMA-DF

  • Orientador : RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • GICÉLIA MENDES DA SILVA
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de geografia demanda ferramentas capazes de atrair cada vez mais os estudantes, promovendo um aprendizado mais eficaz e aprofundado nopensamento geográfico. Nesse contexto, os jogos pedagógicos destacam-se como um meio potencial para alcançar esse objetivo. Apesar de parecer simplesa implementação dessa estratégia, é crucial atentar para nuances específicas, tais como o tipo de jogo, seus objetivos, a adequação à faixa etária dosestudantes e a efetividade do jogo enquanto ferramenta de aprendizado. A pesquisa em questão tem como propósito investigar o desenvolvimento dehabilidades relacionadas ao conceito de território, bem como temas pertinentes ao nono ano do Ensino Fundamental II, por meio da utilização de jogospedagógicos, tendo como exemplo o jogo intitulado "Terra Trek". As etapas desse estudo envolvem a concepção do jogo, sua aplicação em turmasintercaladas do nono ano do Ensino Fundamental II e a coleta de resultados por meio de atividades, notas e observações diárias realizadas pelo pesquisador,fornecendo uma base sólida para a avaliação do progresso e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao longo do processo, por meio de pesquisaqualitativa. Essa abordagem sistemática contribuiu para uma compreensão mais completa do papel dos jogos pedagógicos no ensino de geografia,especialmente no nono ano do Ensino Fundamental II.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of geography requires tools capable of attracting students more and more, promoting a more effective and in-depth learning of geographicalthinking. In this context, educational games stand out as a potential means to achieve this goal. Although the implementation of this strategy may seemsimple, it is crucial to pay attention to specific nuances, such as the type of game, its objectives, suitability for the students' age group, and the effectivenessof the game as a learning tool. The purpose of the research in question is to investigate the development of skills related to the concept of territory, as well astopics relevant to the ninth year of Middle School, through the use of educational games, using the game titled "Terra Trek" as an example. The stages of thisstudy involve the conception of the game, its application in alternating classes of the ninth year of Middle School, and the collection of results throughactivities, grades, and daily observations conducted by the researcher, providing a solid foundation for the assessment of progress and difficulties faced bystudents throughout the process through qualitative research. This systematic approach has contributed to a more comprehensive understanding of the roleof educational games in geography education, especially in the ninth year of Middle School.

7
  • ANDRE LUIZ DE SOUZA BRAGA
  • O uso de geotecnologias no ensino de Geografia com a ferramenta Google Maps

  • Orientador : RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • TATIANA ROLIM SOARES RIBEIRO
  • Data: 27/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho de curso explora o uso de tecnologias na geografia através da internet, com foco na ferramenta Google Maps. A pesquisa busca compreender e demonstrar como essa ferramenta pode ser utilizada como objeto de aprendizagem eletrônico no ensino da geografia contemporânea. A pesquisa é direcionada aos estudantes nos níveis Fundamental e Médio, com o objetivo de visar a concepção e utilização de projetos educacionais que incorporem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O estudo propõe a seguinte pergunta de pesquisa: "Como propiciar aos estudantes um espaço de reflexão sobre as pesquisas educacionais digitais relacionadas ao uso de diferentes aplicativos que se aplicam no aprendizado da geografia?". Para responder a essa questão, será feita uma análise das possibilidades pedagógicas oferecidas pelo Google Maps em termos de visualização espacial, manipulação e análise das informações geográficas. Os resultados desta pesquisa têm o potencial não só para enriquecer a prática pedagógica do professor, mas também para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos no estudo da geografia. Além disso, oferece insights para reflexões futuras sobre a integração eficaz das TICs no ensino da geografia contemporânea.


  • Mostrar Abstract
  • This course work explores the use of technologies in geography through the internet, focusing on geography. Furthermore, it offers insights for future reflections on the effective integration of ICTs in contemporary geography teaching. Google Maps tool. The research seeks to understand and demonstrate how this tool can be used as an electronic learning object in contemporary geography teaching. The research is aimed at students at Elementary and Secondary levels, with the objective of aiming at the design and use of educational projects that incorporate Information and Communication Technologies (ICTs). The study proposes the following research question: "How to provide students with a space for reflection on digital educational research related to the use of different applications that are applied to learning geography?". To answer this question, an analysis will be made of the pedagogical possibilities offered by Google Maps in terms of spatial visualization, manipulation and analysis of geographic information. The results of this research have the potential not only to enrich teachers' pedagogical practice, but also to increase students' motivation and engagement in the study of

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app20_Prod.sigaa14