Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • Vinícius de Oliveira Mota
  • Adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal: Narrativas de diversidade, acolhimento e exclusão.

  • Orientador : TATIANA YOKOY DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA FLAVIA DO AMARAL MADUREIRA
  • JAQUELINE GOMES DE JESUS
  • NATALIA DE SOUZA DUARTE
  • TATIANA YOKOY DE SOUZA
  • Data: 13/06/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa aborda as narrativas de adolescentes que se autodeclaram trans de escolas públicas do Distrito Federal (DF), discutindo a diversidade de suas experiências, bem como o acolhimento e as exclusões no ambiente escolar e nos demais espaços que convivem. O objetivo da pesquisa foi levantar narrativas juvenis sobre como a realidade escolar vivenciada por estudantes adolescentes trans na rede pública do DF interfere nas suas significações sobre a escola e sobre si mesmos(as)(es), considerando a garantia de direitos de adolescentes. Para isso, partimos de perspectivas socioculturais de desenvolvimento humano e adolescências; das normativas escolares vinculadas a questões de gênero, contextualizadas na atual conjuntura sócio-política do país; e de estudos críticos que abordam a experiência subjetiva da transexualidade na adolescência. Verificamos que permanece uma lacuna de estudos feitos com crianças e adolescentes trans sobre sua vida acadêmica, que sigam um delineamento genuinamente participativo e não-adultocêntrico, e que ofertem um contexto seguro para que estas pessoas possam se expressar de modo significativo. A pesquisa seguiu caminhos qualitativos para investigar as narrativas dos(as)(es) participantes sobre suas experiências escolares, em um enquadre metodológico participativo. Foi realizado um grupo focal com adolescentes trans que estudam na rede pública do DF, onde todas as etapas foram co-construídas entre pesquisador e participantes da pesquisa, de modo a estimular o protagonismo e a participação ativa dos(as)(es) adolescentes e a expressão significativa de narrativas juvenis sobre suas vivências escolares. A pesquisa verificou que não há um mapeamento oficial das instituições educacionais da rede pública do DF que tenham em seu quadro de estudantes trans e que não há dados sistematizados no Censo Escolar do Ministério da Educação sobre quantos estudantes fazem uso de nome social nas escolas brasileiras. Constatou também que adolescentes trans constroem significações diversas sobre si mesmos(as)(es), que são fortemente canalizadas culturalmente pelas relações que estabelecem com sua família, sua comunidade e suas escolas. Os participantes se significam como estudantes inteligentes, bem-sucedidos(as)(es), críticos(as)(es) e como pessoas que sofrem negligências nas escolas. Sentem-se pressionados(as)(es) a terem notas maiores que estudantes cis e a adequar sua expressão de gênero a padrões cisheteronormativos. Narraram serem alvos de processos de hipersexualização e fetichização por serem pessoas trans e destacaram que isso de manifesta de forma mais intensa nos relacionamentos amorosos de mulheres trans com homens cisgêneros, onde enfrentam tanto a misoginia quanto a transfobia. O grupo construiu diversas sugestões que podem auxiliar o ambiente escolar a se tornar mais inclusivo e acolhedor para estudantes trans, direcionadas a toda a comunidade escolar, incluindo: uso do nome social e banheiro do de preferência do(a)(e) estudante trans; relações pedagógicas de qualidade; atividades escolares que oportunizem a visibilidade de pessoas trans; combate a transfobia no cotidiano escolar; e formação permanente de educadores. Estas sugestões podem subsidiar práticas educativas inclusivas, diversas e que promovam o desenvolvimento de todas, todos e todes estudantes do Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • The research addresses the narratives of adolescents who self-identify as trans in public schools in the Federal District (DF), Brazil, discussing the diversity of their experiences, as well as the acceptance and exclusions in the school environment and other spaces they inhabit. The aim of the research was to gather youth narratives on how the school reality experienced by trans adolescent students in the public network of the DF interferes with their meanings about school and themselves, considering the guarantee of adolescent rights. To do this, we start from socio-cultural perspectives of human development and adolescence; school regulations linked to gender issues, contextualized in the current Brazilian socio-political situation; and critical studies that address the subjective experience of transgender identity in adolescence. We found that there remains a gap in studies conducted with trans children and adolescents regarding their academic life, following a genuinely participatory and non-adult-centric design, and offering a safe context for these individuals to express themselves meaningfully. The research followed qualitative paths to investigate the narratives of the participants about their school experiences, in a participatory methodological framework. A focus group was conducted with trans adolescents studying in the public network of the DF, where all stages were co-constructed between the researcher and the research participants, in order to stimulate the protagonism and active participation of the adolescents and the meaningful expression of youth narratives about their school experiences. The research found that there is no official mapping of educational institutions in the public network of the DF that have trans students in their student body and that there are no systematized data in the School Census of the Ministry of Education on how many students use their social name in Brazilian schools. It also found that trans adolescents construct diverse meanings about themselves, which are strongly culturally channeled by the relationships they establish with their family, their community, and their schools. Participants perceive themselves as intelligent, successful, critical, and as individuals who suffer neglect in schools. They feel pressured to achieve higher grades than cisgender students and to conform their gender expression to cis-heteronormative standards. They narrated being targets of hypersexualization and fetishization for being trans people and highlighted that this manifests more intensely in the romantic relationships of trans women with cisgender men, where they face both misogyny and transphobia. The group constructed several suggestions that can help the school environment become more inclusive and welcoming for trans students, directed to the entire school community, including: the use of the student's preferred chosen name and bathroom; quality pedagogical relationships; school activities that provide visibility for trans people; combating transphobia in everyday school life; and ongoing teacher training. These suggestions can support inclusive, diverse educational practices that promote the development of all students in Brazil.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18