Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2023
Dissertações
1
  • Caroline Amaral Franco Borges
  • "A DANÇA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência à luz da Pedagogia Crítico-Superadora"

  • Orientador : JONATAS MAIA DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JACIARA OLIVEIRA LEITE
  • JONATAS MAIA DA COSTA
  • LÍVIA TENÓRIO BRASILEIRO
  • PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • Data: 19/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa foi realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da Universidade de Brasília, na área de concentração de Educação Física escolar. Objetivou-se desenvolver e analisar os processos e resultados de uma proposta pedagógica envolvendo o conteúdo de ensino dança em uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física desenvolvida e aplicada à luz da Pedagogia Crítico Superadora. Objetivou-se, também, construir coletivamente a Unidade Didática utilizada e compreender os limites e as possibilidades da abordagem do conteúdo dança numa proposta crítico-superadora. A preocupação em pesquisar a dança e sua aplicabilidade nas aulas de EF justifica-se pelo fato de que o Currículo em Movimento do Distrito Federal insere a dança como conteúdo da cultura corporal em todas as etapas de ensino da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Este trabalho compreende uma revisão de literatura abordando três eixos: a Educação Física escolar e as teorias críticas, a dança como conteúdo da cultura corporal e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, abrangendo o Programa Educação com Movimento. São apresentados e discutidos os resultados dessa experiência pedagógica, que indicam as possibilidades e os limites da abordagem do conteúdo dança nas aulas de Educação Física por meio de uma abordagem crítica. 


  • Mostrar Abstract
  • This research was developed along with the Professional Master's Program in Physical Education in National Network at the University of Brasília, in the field of concentration of “School Physical Education”. It aimed to develop and analyze the processes and results of a pedagogical proposal with the content of teaching dance in an Elementary School class in PE classes which was developed and applied in the light of the Critical-Overcoming Pedagogy. The objective was also to collectively build the Didactic Unit used and to comprehend the limits and possibilities in approaching the dance content in a Critical-Overcoming proposal. The concern on researching dance and its applicability in PE classes is justified by the fact that the Curriculum in Movement of the Federal District inserts dance as a content of body culture in all stages of teaching basic education, from Kindergarten to High School. It comprises a literature review addressing three axes: School Physical Education and critical theories, dance as a content of body culture and the Curriculum in Movement of the Federal District, covering the Education with Movement Program. The results of this pedagogical experience are presented and discussed and they indicate the possibilities and limits of approaching dance content in Physical Education classes through a critical approach.

2
  • Ediane Guimarães Costa
  • FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SEGUNDO A PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA

  • Orientador : JONATAS MAIA DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JONATAS MAIA DA COSTA
  • JACIARA OLIVEIRA LEITE
  • PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • SÁVIO ASSIS DE OLIVEIRA
  • Data: 10/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem como objeto o ensino do futebol na Educação Física escolar baseado na pedagogia crítico-superadora. O futebol, como um clássico da cultura corporal, deve ser ensinado numa perspectiva que vá além da reprodução de saberes e supere a abordagem tradicional de ensino. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo experimentar uma proposta pedagógica, para os anos finais do ensino fundamental, abordando o conteúdo futebol segundo a pedagogia crítico-superadora, e identificar os processos educativos gerados decorrentes da aplicação da proposição elaborada. A metodologia foi dividida em três etapas, todas apresentando como participantes estudantes do 9º ano e o professor regente de Educação Física. Na primeira etapa, realizamos a observação das aulas de Educação Física e o registro em diário de campo; na segunda etapa, interviemos junto à professora regente em busca de aprimorar as práticas observadas e elaborar uma proposta de aulas de futebol segundo a pedagogia crítico-superadora; já na terceira etapa, com delineamentos da pesquisa-ação, aplicamos a proposta construída e refletimos com os alunos sobre o que foi vivenciado, com o intuito de compreender a apreensão dos estudantes e os processos educativos gerados. Os resultados mostraram que a proposta experienciada trouxe conhecimentos para todos os envolvidos e gerou nos educandos novos conhecimentos. O trabalho fez com que os estudantes não só fossem capazes de refletir sobre o conteúdo apresentado, o futebol, mas também conseguissem pensar para além deste, fazendo relações com diferentes temas presentes na realidade. Podemos inferir que práticas pedagógicas com intencionalidade e compromisso educativo geram motivação no aluno para o processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, a proposta pedagógica com base na pedagogia crítico-superadora proporciona espaços de maior participação e protagonismo para os alunos, incitando-os a refletirem sobre o conteúdo e extrapolarem o entendimento para além dele. Promover uma Educação Física escolar com maior equidade, menor individualização dos sujeitos, mudança de um processo de ensino acrítico, com livre manifestação de pensamentos, que contemple a diversidade existente, não é um processo fácil de promover na prática. A reinvenção na forma de abordar os conteúdos da cultura corporal na escola é emergencial. E, mesmo sendo um processo lento, é necessário fazê-lo, afinal o que está em jogo é a aprendizagem dos estudantes, que, ao fim da educação básica, terão um entendimento mais crítico diante de todas as informações que os cercam e tomarão melhores decisões, que afetam sua individualidade e também o coletivo, repercutindo nos rumos da sociedade. Concluímos, dessa forma, que a experiência permitiu-lhes vivenciarem as atividades e tornarem-se partícipes do processo, debatendo sobre aquilo que havia sido aprendido e discutido nos encontros. Notaram-se envolvimento dos alunos, troca de conhecimentos, coparticipação, aprendizado e inclusão.


  • Mostrar Abstract
  • The object of the present research is the teaching of soccer in school Physical Education based on a critical-superior pedagogy. Soccer, as a classic of body culture, should be taught from a perspective that goes beyond the reproduction of knowledge and overcomes the traditional approach to teaching. Thus, the present study aimed to experiment with a pedagogical proposal, for the final years of elementary school, approaching the soccer content according to a critical-superior pedagogy, and to identify the educational processes generated from the application of the proposal. The methodology was divided into three stages, all of them with 9th grade students and the Physical Education teacher as participants. In the first stage, we observed the Physical Education classes and recorded it in a field diary; in the second stage, we intervened with the regular teacher in order to improve the observed practices and to elaborate a proposal of soccer classes according to the critical-superior pedagogy; in the third stage, with research-action outlines, we applied the constructed proposal and reflected with the students about what was experienced, in order to understand the students' apprehension and the generated educational processes. The results showed that the proposal brought knowledge to all involved and generated new knowledge in the students. The work made the students not only able to reflect on the content presented, soccer, but also to think beyond it, making relationships with different themes present in reality. We can infer that pedagogical practices with intentionality and educational commitment generate motivation in the students for the teaching-learning process. Moreover, the pedagogical proposal based on the critical-superior pedagogy provides spaces of greater participation and protagonism for the students, encouraging them to reflect on the content and extrapolate the understanding beyond it. Promoting a school Physical Education with more equity, less individualization of the subjects, change of an uncritical teaching process, with free manifestation of thoughts, which contemplates the existing diversity, is not an easy process to promote in practice. The reinvention in the way body culture contents is approached at school is an emergency. And, even though it is a slow process, it is necessary to do it, after all, what is at stake is the students' learning, who, at the end of basic education, will have a more critical understanding of all the information that surrounds them and will make better decisions, which affect their individuality and also the collective, having repercussions on the directions of society. We concluded, therefore, that the experience allowed them to experience the activities and become participants in the process, debating about what had been learned and discussed in the meetings. We noticed student involvement, knowledge exchange, co-participation, learning, and inclusion.

3
  • PATRÍCIA MANSO DE LIMA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE AS CRIANÇAS TÊM A NOS DIZER?

  • Orientador : JACIARA OLIVEIRA LEITE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JACIARA OLIVEIRA LEITE
  • JONATAS MAIA DA COSTA
  • JULIANA DE OLIVEIRA FREIRE
  • PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • Data: 30/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo procurou analisar e refletir criticamente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do Programa Educação com movimento da SEEDF. Buscamos problematizar as seguintes questões de pesquisa: Porque ainda não está universalizada a Educação física nos Anos Iniciais do ensino Fundamental no DF, com a presença de professores de Educação física? E, ainda, Educação Física nos Anos Iniciais, o que as crianças têm a nos dizer? Para tanto foram definidos como objetivo geral: analisar e refletir criticamente sobre a Educação física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do Programa Educação com Movimento da SEDF e como objetivos específicos: elaborar e desenvolver proposta pedagógica de Educação Física voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e compreender o que as crianças expressam sobre a escola pública e a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Crítico Superadora e Sociologia da Infância, recorremos a abordagem qualitativa, considerando essencial compreender e ouvir as crianças, subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma proposta pedagógica que visa apresentar e construir junto  com as crianças o que é a escola pública e a EF neste contexto, foram realizadas observações participantes, a produção de desenhos, a análise documental e ainda, entrevistas subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma proposta pedagógica. As crianças participantes da pesquisa são de uma escola pública de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, no total de 18 estudantes, matriculados no 5º ano e com faixa etária de 10 a 12 anos. O estudo justifica-se pela necessidade de compreender o que as crianças expressam sobre a Educação Física nos Anos Iniciais e além disso contribuir com o debate acerca da legitimidade da Educação Física e na perspectiva de universalização deste componente curricular voltado para as crianças em todas as etapas da Educação básica. Os resultados nos mostram aprofundamento e ampliação da compreensão com relação aos temas abordados considerando fortemente às falas e expressões das crianças com a proposta de um trabalho pedagógico fundamentado nos conhecimentos científicos e que buscaram ser compartilhados de modo interessante, e respeitando o grau de apropriação das crianças. Os estudantes realizaram novas relações, com um novo olhar, demonstrando apropriação do conhecimento e das reflexões.


  • Mostrar Abstract
  • The present study sought to analyze and reflect critically on Physical Education in the early years of elementary school, from the Education with movement Program of SEEDF. We seek to problematize the following research questions: Why is physical education not yet universalized in the Early Years of elementary school in the Federal District, with the presence of physical education teachers? And yet, Physical Education in the Early Years, what do children have to tell us? To this end, the general objective was to analyze and reflect critically on physical education in the Early Years of Elementary School, from the Education with Movement Program of SEDF and as specific objectives: elaborate and develop a pedagogical proposal of Physical Education focused on the Early Years of Elementary School and understand what children express about public school and Physical Education in the Early Years of Elementary School. Based on Historical-Critical Pedagogy, Overcoming Critical Pedagogy and Sociology of Childhood, we resort to a qualitative approach, considering it essential to understand and listen to children, subsidized by an imbricated intervention in a pedagogical proposal that aims to present and build together with the children what is the public school and PE in this context, participant observations, the production of drawings, documentary analysis and also interviews subsidized by an intervention imbricated in a pedagogical proposal were carried out. The children participating in the research are from a public school in Samambaia, administrative region of the Federal District, in a total of 18 students, enrolled in the 5th year and aged between 10 and 12 years. The study is justified by the need to understand what children express about Physical Education in the Early Years and also contribute to the debate about the legitimacy of Physical Education and the perspective of universalization of this curricular component aimed at children in all stages of basic education. The results show us deepening and broadening of the understanding in relation to the topics addressed, strongly considering the children's speeches and expressions with the proposal of a pedagogical work based on scientific knowledge and that sought to be shared in an interesting way, and respecting the degree of appropriation of the children. The students made new relationships, with a new look, demonstrating appropriation of knowledge and reflections

4
  • Alexandra Ribeiro Oliveira
  • JOGOS E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROGRAMA EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO DO DF: uma proposta crítico-superadora nas aulas de Educação Física

  • Orientador : JACIARA OLIVEIRA LEITE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JACIARA OLIVEIRA LEITE
  • DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS
  • SISSÍLIA VILARINHO NETO
  • JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO
  • LUANA ZANOTTO
  • Data: 05/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). O objetivo geral foi analisar o conteúdo jogos e brincadeiras no documento Currículo em Movimento – CMDF (SEDF, 2018), desenvolver e analisar proposta pedagógica e interdisciplinar, a partir do Programa Educação com Movimento - PECM (SEDF, 2018) e à luz da Pedagogia Crítico-Superadora, para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do DF. O PECM é uma iniciativa, no contexto da educação pública do Distrito Federal, que visa a inserção de professores de Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada pesquisa de campo de natureza qualitativa que contou com a participação de 16 (dezesseis) crianças do 2º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em parceria com a professora pedagoga responsável pela turma. Utilizamos os seguintes instrumentos: observação participante com registro em diário de campo; roda de conversa; desenho; registros iconográficos e análise de documentos. Foi elaborada e desenvolvida proposta pedagógica composta por dez aulas sobre jogos e brincadeiras, conforme os conteúdos e objetivos de aprendizagem previstos no CMDF, valorizando múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), buscando contribuir com a apropriação dos conhecimentos, com a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento integral das crianças. Como resultados da investigação, analisamos que o documento Currículo em Movimento apresenta contradições entre seus pressupostos teóricos e certo ecletismo na exposição dos objetivos de aprendizagem e conteúdos previstos para a Educação Física nos Anos Iniciais, em especial nos jogos e brincadeiras, já que estão estruturados com expressiva ênfase no desenvolvimento motor e com pouca menção aos aspectos culturais e históricos. Concluímos ainda, com base na pesquisa imbricada com a proposta pedagógica em torno dos jogos e brincadeiras, à luz da Pedagogia Crítico-Superadora, que as experiências (teórico-práticas) vivenciadas pelas crianças foram significativas para a ampliação e aprofundamento do repertório de jogos e brincadeiras, em seus elementos gestuais, históricos e culturais, e para o desenvolvimento do pensamento crítico.

     


  • Mostrar Abstract
  • The present study is part of the Professional Master's Program in Physical Education in National Network (ProEF). The general objective was to analyze the content of games and games in the document Curriculum in Movement - CMDF (SEDF, 2018), to develop and analyze a pedagogical and interdisciplinary proposal, based on the Education with Movement Program - PECM (SEDF, 2018) and in the light of pedagogy critical-overcoming, for children in the early years of elementary school in a public school in the Federal District. The PECM is an initiative, in the context of public education in the Federal District, which aims to include Physical Education teachers in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. Qualitative field research was carried out with the participation of 16 (sixteen) children from the 2nd year of Elementary School in the Early Years in partnership with the pedagogue teacher responsible for the class. We used the following instruments: participant observation recorded in a field diary; conversation wheel; design; analysis of documents and iconographic records. A pedagogical proposal was elaborated and developed, consisting of ten classes on games and games, according to the contents and learning objectives foreseen in the CMDF, valuing multiple languages (corporal, oral, written and audiovisual), seeking to contribute to the appropriation of knowledge, with the construction of critical thinking and the integral development of children. As a result of the investigation, we analyzed that the Curriculum in Movement document presents contradictions between its theoretical assumptions and a certain eclecticism in the exposition of the learning objectives and contents foreseen for Physical Education in the Early Years, especially in games and games, since they are structured with expressive emphasis on motor development and with little mention of cultural and historical aspects. We also conclude, based on the research intertwined with the pedagogical proposal around games and games, in the light of the Critical-Supercoming Pedagogy, that the (theoretical-practical) experiences lived by the children were significant for the expansion and deepening of the repertoire of games and games, in their gestural, historical and cultural elements, and for the development of critical thinking.

     

     

     

5
  • Marcella da Silva Carolino
  • Mediação docente na Educação Física em classes especiais do Distrito Federal: experiências de aprendizagem para
    alunas com transtorno do espectro autista (TEA)

  • Orientador : ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE JACKSON CHAN VIANNA
  • ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
  • ALFREDO FERES NETO
  • ERENICE NATALIA SOARES DE. CARVALHO
  • JONATAS MAIA DA COSTA
  • Data: 07/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Nas escolas públicas de Anos Iniciais do Distrito Federal, persiste, de acordo com uma recomendação psicopedagógica específica, o atendimento a estudantes com deficiência em classe especial. A inserção da Educação Física nos Anos Iniciais, por sua vez, faz parte de um programa que tem o objetivo fornecer diretrizes que ampliem as experiências corporais dos estudantes. Todavia, as escolas que possuem, ao mesmo tempo, uma classe especial e o Programa Educação com Movimento, carecem de diretrizes que deem suporte pedagógico a um atendimento de qualidade para pessoas com deficiência. A fim de contribuir na construção de saberes docentes que auxiliem na orientação de professores, realizamos uma pesquisa pedagógica qualitativa, com objetivo de analisar as possibilidades de flexibilização educacional da mediação docente, a partir dos conceitos de ciclo de mediação (Vygotsky, 1991) e de experiência de aprendizagem mediada (Feuerstein, 2014). O percurso metodológico compreende: (a) a descrição do Cenário Educacional, com dados sobre o contexto sociocultural e institucional onde a prática educativa está inserida, e sobre as pessoas envolvidas; (b) o Diário de Classe da execução de uma Unidade Didática, pautada nos princípios da psicomotricidade, para o atendimento de duas alunas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 17 e 18 anos de idade, com necessidade de apoio muito substancial. As reflexões sobre a prática educativa abrangem desde a avaliação diagnóstica, a elaboração do planejamento didático até as situações educativas vivenciadas pela professora com as estudantes e os seus resultados em termos de aprendizagem, para as estudantes e para a professora. Concluímos que a mediação docente é capaz de favorecer a aprendizagem de alunas com TEA quando
    a professora se responsabiliza em considerar a intencionalidade e a reciprocidade de suas estudantes na flexibilização das ações docentes. Acreditamos na aprendizagem que decorre do acesso das alunas aos signos culturais presentes em práticas corporais lúdicas, intencionalmente construídas de forma dialógica pela mediação docente da professora. Dessa forma, pretendemos contribuir para reflexão sobre as possibilidades de novas propostas de mediação docente para a Educação Física escolar no atendimento a alunos com TEA matriculados em classes especiais.


  • Mostrar Abstract
  • In the public schools of the Early Years of the Federal District, according to a specific psycho-pedagogical recommendation, the service of students with disabilities in a special class persists. The insertion of Physical Education in the Early Years, in turn, is part of a program that aims to provide guidelines that expand the students' bodily experiences. However, schools that have, at the same time, a special class and the Education with Movement Program, lack guidelines that provide pedagogical support to quality care for people with disabilities. In order to contribute to the construction of teaching knowledge that helps guide teachers, we carried out a qualitative pedagogical research, with the objective of analyzing the possibilities of educational flexibility of teaching mediation, based on the concepts of mediation cycle (Vygotsky, 1991) and mediated learning experience (Feuerstein, 2014). The methodological path comprises: (a) the description of the Educational Scenario, with data on the sociocultural and institutional context where the educational practice is inserted, and on the people involved; (b) the Class Diary of the implementation of a Didactic Unit, based on the principles of psychomotricity, for the care of two students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), aged 17 and 18, in need of very substantial support. The reflections on the educational practice range from the diagnostic evaluation, the elaboration of the didactic planning to the educational situations experienced by the teacher with the students and their results in terms of learning, for the students and for the teacher. We conclude that teacher mediation is capable of favoring the learning of students with ASD when the teacher is responsible for considering the intentionality and reciprocity of her students in the flexibility of teaching actions. We believe in the learning that results from the students' access to the cultural signs present in ludic bodily practices, intentionally constructed in a dialogical way by the teacher's teaching mediation. In this way, we intend to contribute to reflection on the possibilities of new proposals for teacher mediation for school Physical Education in assisting students with ASD enrolled in special classes.

6
  • Beatriz Almeida Amaral
  • Tá no Zap! Mensagens Vividas…” O uso pedagógico do  WhatsApp no contexto da Educação Física Escolar

  • Orientador : ROSANA AMARO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO FERES NETO
  • GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS
  • JITONE LEONIDAS SOARES
  • PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • ROSANA AMARO
  • Data: 10/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Educação Física tem se aproximado do uso das tecnologias educacionais, primeiro,
    como forma de entretenimento e, segundo, como recurso pedagógico, haja vista
    algumas pessoas passarem horas nas mídias sociais sem realizar grandes esforços
    para conectar-se sadia e equilibradamente com o mundo. Posto esse comportamento

    ter aumentado frente ao cenário atual de instabilidade política, econômica e pós-
    pandemia, passou a ser urgente o movimento de reinvenção e enfrentamentos para

    não diminuir os aprendizados que nos engrandecem e agregam conhecimento.
    Nessas circunstâncias, à pesquisa realizada objetivou investigar o uso pedagógico do
    WhatsApp no contexto das atividades escolares envolvendo a Educação Física. A
    sociedade cada vez mais conectada é instada a aprender sobre o uso educativo das
    Tecnologias, sejam elas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC),
    Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias Digitais da
    Informação, Comunicação e Expressão (TICE) ou outras que surgirem ao longo desse
    processo. Com base nesse panorama, salienta-se nesse estudo o uso das tecnologias
    móveis com acesso facilitado na palma da mão, em especial o recurso WhatsApp que
    se constitui como popular aplicativo de mensagens utilizado como caminho para
    viabilizar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se o seguinte problema
    de pesquisa: Quais as possibilidades do uso do WhatsApp como recurso pedagógico
    na Educação Física Escolar? Diante dessa questão inicial, acontece a revisão literária
    em base de dados (artigos científicos, livros, dissertações e teses) encontradas
    também por meios digitais. O percurso metodológico de abordagem qualitativa
    apoiado por Estudo de Caso instrumentalizados por Rodas de Conversa, Planos de
    aula, Observação Participante, Questionário e diferentes Artefatos Digitais
    disponibilizados em diferentes momentos da coleta durante a pesquisa, envolvendo
    as atividades escolares da Educação Física via WhatsApp. Essa investigação das
    possibilidades de mediações pedagógicas possuiu um potencial motivador e
    apresentaram outras concepções para o uso educacional do WhatsApp envolvendo a
    Educação Física permitindo assim estabelecer uma posição crítica e reflexiva da
    realidade desse contexto. Acredita-se que esse estudo possibilitou a compreensão
    dos conteúdos da Educação Física Escolar explorados a partir das palavras, imagens,
    brinquedo, pesquisa e questionário inicial e final relativos ao pensamento e expressão
    da cultura corporal de movimento. Notou-se que os resultados apontam que o uso
    pedagógico do WhatsApp potencializa o ensino e aprendizagem em ambiente
    interativo, colaborativo, oportunizando aos participantes a reflexão, a inclusão, a
    interação, o afeto, a autonomia e o protagonismo frente ao uso educativo das
    tecnologias, contribuindo, enfim, para o “ser integral”.


  • Mostrar Abstract
  • Physical Education has been approaching the use of educational technologies. First, as a form of entertainment and, second, as a pedagogical tool, given that some people spend time connected to social media without any efforts for a healthy and balanced experience with the real world. Since this behavior has increased in face of the current scenario of political, economic, and post-pandemic instability, it urges a movement of reinvention and confrontation to not diminish the learning that makes one great and adds knowledge to one’s life. Under these circumstances, this project intends to investigate the pedagogical use of WhatsApp specifically in Physical Education classes. A society that has become more and more connected is installed to learn about the educational use of Technologies, be them Information and Communication Technologies (ICT), Information and Communication Digital Technologies (ICDT) and Information, Communication and Expression Digital Technologies (ICEDT) and others that may arise during such process. Based on this panorama, the use of mobile technologies with easy access in the palm of the hand stands out in this study, especially this popular messaging application that has become a way to enable teaching and learning. Therefore, the following research problem has been developed: What are the challenges in the using of WhatsApp as a possible pedagogical resource in Physical Education classes? Faced with this initial question, it has been performed the revision of articles, books, dissertations, and literary theses found by digital means. The methodological course of a qualitative approach is of the “case study” type, through instruments made available before, during and after Physical Education classes via WhatsApp. This investigation of possible mediations that motivate and multiply the conceptions of the educational use of WhatsApp in Physical Education classes allows us to stablish a critical and reflective position on the reality of such context. It is believed that this study will enable the comprehension of the School Physical Education contents, the possibilities of the pedagogical use of WhatsApp potentialize teaching and learning in an interactive and collaborative environment, providing the participants with opportunities for reflection, inclusion, interaction, affection, autonomy and protagonism, contributing for the “integral being”.

7
  • Sharlene Fernandes Cambraia
  • “Práticas corporais virtualizadas e jogos eletrônicos: novas implicações para a Educação Física escolar”

  • Orientador : PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS
  • GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS
  • JONATAS MAIA DA COSTA
  • PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • Data: 13/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Trata-se de Dissertação apresentada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, da Universidade de Brasília. Os jogos eletrônicos da atualidade possibilitam novas formas de experimentação das práticas corporais e introduzem novos elementos à cultura corporal. Nesta perspectiva, nos propomos com este estudo analisar o processo de virtualização das práticas corporais por meio dos jogos eletrônicos e suas implicações para a educação física escolar. Para os objetivos específicos foram estabelecidos:1) Contextualizar o processo de desenvolvimento e transformação das práticas corporais no percurso da humanidade; 2) elaborar possibilidades educativas, sistematizadas em uma unidade didática, para a vivência das práticas corporais virtualizadas nas aulas de Educação Física; 3) experimentar uma proposta pedagógica para a vivência das práticas corporais virtualizadas, por meio de jogos eletrônicos nas aulas de educação física, para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. O percurso metodológico foi desenvolvido em cinco fases, são elas: (a) Levantamento bibliográfico e documental; (b) Elaboração do plano de ação materializado em uma unidade didática, (c) Intervenção pedagógica com a aplicação da unidade didática; (d) Aplicação do questionário final; e) elaboração de relatório e análise dos dados construídos. A pesquisa teve como participantes estudantes de uma turma de 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas - Distrito Federal e a proposta pedagógica contou com nove encontros que trabalharam as temáticas: Tecnologia, videogames e Educação Física; Dança urbana Hip Hop; Capoeira; Tênis de campo; Esqui. Todos os conteúdos foram explorados em formato virtualizado utilizando o videogame XBOX 360. Como resultado, verificamos que os jogos eletrônicos podem representar uma possibilidade de ampliação do currículo da Educação Física escolar, uma vez que permitem trabalhar tanto os conteúdos tradicionais como o futebol quanto os que não são comuns no cotidiano da escola pública como o tênis de campo e o esqui, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes. 


  • Mostrar Abstract
  • This is a Dissertation presented to the Professional Master's Program in Physical Education on a National Network – ProEF, at the University of Brasília. Today's electronic games enable new ways of experimenting with body practices and introduce new elements to body culture. From this perspective, we propose with this study to analyze the process of virtualization of bodily practices through electronic games and its implications for school physical education. For the specific objectives, the following were established: 1) Contextualize the process of development and transformation of bodily practices in the course of humanity; 2) develop educational possibilities, systematized in a didactic unit, for the experience of virtualized bodily practices in Physical Education classes; 3) experiment with a pedagogical proposal for experiencing virtualized bodily practices, through electronic games in physical education classes, for the final years of Elementary School. The research methodology applied was exploratory with an action research design. The methodological path was developed in four phases, they are: (a) Bibliographic survey; (b) Preparation of the action plan materialized in a didactic unit, (c) Pedagogical intervention with the application of the didactic unit; (d) Application of the final questionnaire; e) preparation of reports and analysis of constructed data. The research had as participants students from a 6th year class at the Elementary Education Center 113 in Recanto das Emas - Federal District and the pedagogical proposal included nine meetings that worked on the following themes: Technology, video games and Physical Education; Hip Hop urban dance; Capoeira; Field tennis; Ski. All contents were explored in a virtualized format using the XBOX 360 video game. As a result, we verified that electronic games can represent a possibility of expanding the school Physical Education curriculum, since they allow us to work on both traditional content such as football and those that are not common in the daily life of public schools like tennis and skiing, enriching the students' educational experience.

8
  • Elizuita da Conceição Mourão Moraes
  • “Mana, não te Afoba! Que Hoje a Aula Vai Ser Diferente”: As Competências Digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física”

  • Orientador : ROSANA AMARO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO FERES NETO
  • GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS
  • JITONE LEONIDAS SOARES
  • PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
  • ROSANA AMARO
  • Data: 14/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa intitulada “Mana, não te Afoba! Que Hoje a Aula Vai Ser Diferente”: As Competências Digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física”, tem esse título, por surgir dos momentos que antecederam as aulas de aplicação da pesquisa, em que os estudantes estavam ansiosos para saber o que aconteceria na aula de Educação Física, sendo que a pesquisa ocorreu em Macapá-AP. “Mana” é uma gíria usada no norte do Brasil, neste caso no Amapá, sendo um vocativo para pessoas próximas e “Não te afoba” também é uma gíria amapaense que significa “não tenha pressa/te acalma”. Essa foi uma das expressões mais utilizadas pela professora-pesquisadora durante o processo da pesquisa, para pedir que os estudantes esperassem o início das aulas para saberem o que aconteceria. Esta pesquisa foi construída a partir da inquietação de como trabalhar as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que eles possam utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. As competências digitais vêm sendo mais solicitadas a partir da pandemia de COVID-19, onde as pessoas tinham que possuir habilidades com tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) e aquelas que não tinham essa aptidão, tiveram consequências negativas em seus estudos e/ou trabalhados. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física. Buscou-se com os objetivos específicos:investigar as competências digitais dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física; propiciar aos estudantes a compreensão das dimensões tecnológicas, cognitivas e éticas das competências digitais na Educação Física de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009) e; criar um e-book para ampliar as possibilidades de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de Educação Física. O percurso metodológico se apoiou na abordagem qualitativa, do tipo exploratória com procedimento de pesquisa participante, utilizando-se dos instrumentos como plano de aula, roteiro de observação e questionário aberto. A análise dos resultados foi realizada a partir da  relação das respostas  dos estudantes nos questionários e a observação da aula, não havendo uma pré-categorização para  as respostas, contudo, estas foram divididas em categorias conforme o que surgia no processo segundo as aulas e as dimensões e subdivisões das competências digitais de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009). A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Professora Benigna Souza, na cidade de Macapá-Amapá, com 67 estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Foi possível verificar possibilidades de trabalhar competências digitais dos estudantes utilizando conteúdos da Educação Física, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem global dos mesmos.


  • Mostrar Abstract
  • This research, “Don't worry, today's class will be different: students' digital skills in Physical Education classes”, was built on the question of how to improve students' digital skills in Physical Education classes according to the BNCC, so that they can use and create digital information and communication technologies in a critical, meaningful, reflective and ethical way in various social practices. Therefore, this research aimed to investigate the digital skills of high school students in physical education classes. The specific objectives were: to identify the difficulties of physical education students regarding digital skills; provide students with an understanding of the technological, cognitive and ethical dimensions of digital skills in physical education according to Calvani, Cartelli, Fini and Ranieri (2009); create an e-book to expand the possibilities of applying digital information and communication technologies (DIT) in physical education classes. The methodological path is based on a qualitative approach of the participant type, based on intervention, using the instruments lesson plan, observation script, questionnaire and digital artifact. Data analysis was carried out based on the list of student responses in the questionnaires and observation of the class, with no pre-categorization for the responses, however, these were divided into categories according to what emerged in the process. The research took place at Escola Estadual Professora Benigna Souza, in the city of Macapá-Amapá, with 67 students in the second year of Regular High School. It was possible to verify possibilities of working on students' digital skills using Physical Education content, allowing the development of their global learning.


9
  • Bruno Torres Rodrigues
  • AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS NO ENSINO MÉDIO: a Educação Física sob uma perspectiva de educação integral. 

  • Orientador : ALFREDO FERES NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
  • ALFREDO FERES NETO
  • BETANIA OLIVEIRA BARROSO
  • JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO
  • LUIZ SANCHES NETO
  • Data: 14/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Quando abordamos o tema Práticas Corporais alternativas - PCAs no ambiente escolar, assumimos a responsabilidade de proporcionar à Educação Física uma perspectiva de educação Integral, isto representa a ressignificação do processo de ensino aprendizagem do componente curricular. Tendo em vista tais apontamentos, analisaremos por meio deste trabalho a inserção das Práticas Corporais Alternativas nas aulas de Educação Física, e de que forma elas podem contribuir para uma Educação de perspectiva Integral. Para tal, propomo-nos uma pesquisa cujos objetivos são analisar a inserção das práticas corporais alternativas nas aulas de Educação Física, sob uma perspectiva de Educação integral,  como são abordadas as Práticas Corporais Alternativas nos referenciais normativos e teóricos, em especial no Documento Curricular do Território Maranhense do ensino médio, traçando um paralelo com a BNCC, realizar uma proposta de intervenção pedagógica, por meio das práticas corporais alternativas, no Centro de Ensino Joviana Silva Farias - CEJSF, Açailândia – MA., e propor uma unidade didática sobre as práticas corporais alternativas.


  • Mostrar Abstract
  • When we approach the theme Alternative Body Practices - PCAs in the school environment, we assume the responsibility of providing Physical Education with a perspective of Integral education, this represents the resignification of the teaching-learning process of the curricular component. In view of these notes, we will analyze through this work the insertion of Alternative Body Practices in Physical Education classes, and how they can contribute to an Education from an Integral perspective. To this end, we propose a research whose objectives are to analyze the insertion of alternative body practices in Physical Education classes, from a perspective of integral education, how Alternative Body Practices are approached in normative and theoretical references, especially in the Curricular Document of the Territory of Maranhense of high school, drawing a parallel with the BNCC, to carry out a proposal of pedagogical intervention, through alternative corporal practices, in the Centro de Ensino Joviana Silva Farias - CEJSF, Açailândia - MA., and to propose a didactic unit on the practices alternative bodies.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32