Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • Rogério Luiz de Oliveira
  • Teatro de Quintal: processos de composição teatral em Unaí-MG, de nova utopia à insurgência poética

  • Orientador : NITZA TENENBLAT
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GILBERTO ICLE
  • GISLAINE REGINA POZZETI
  • NITZA TENENBLAT
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • Data: 07/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A Cia. Pé na Estrada, grupo teatral de que faço parte, desde 2015 vem produzindo e apresentando seu teatro em Unaí, uma cidade agropecuária, localizada no estado de Mi-nas Gerias e a 150 km de Brasília, onde não há galerias, teatros ou salas de espetáculo. Sem outro espaço que nos recebesse, começamos a ensaiar e apresentar nossos trabalhos no quintal da casa de um dos integrantes do grupo, em um bairro periférico de Unaí. O que parecia uma alternativa temporária para o grupo foi se mostrando uma possibilidade estética e ética para as nossas criações. Lá acabamos fundando o Teatro de Quintal, que por ser um espaço teatral com muitas especificidades, limitações, mas também potências, tem nos guiado para uma forma particular de fazer o teatro. Na pesquisa estudei a história de Unaí (nos livros dos historiadores Maria Torres Gonçalves e Oliveira Mello), a história da prática do teatro na cidade (pelo relatos dos dois historiadores e por meio de entrevistas que fiz com artistas locais), além da trajetória da Cia. Pé na Estrada e da análise de seus processos criativos, colhendo elementos que ajudam a entender o Teatro de Quintal não só como o espaço teatral alternativo do grupo, mas também como a sua poética política, o seu modo doméstico e comunitário de produção teatral, que se constitui como uma insurgência cultural numa cidade interiorana governada pelas exigências do agronegócio. À luz de Rosyane Trotta e Patrícia Fagundes, de seus estudos sobre coletivos teatrais desafiando a realidade neoliberal que tanto dificulta as produções simbólicas no Brasil, mas também de reflexões de Augusto Boal, Henri Lefebvre, David Harvey e Michel Fou-cault, utopias do teatro e do mundo, busco mostrar como, mesmo na precariedade, o Te-atro de Quintal da Cia. Pé na Estrada funda outros espaços na realidade geográfica, his-tórica e cotidiana de Unaí, constituindo lutas pelo direito à cidade e pelo direito à fruição do teatro nas cidades de interior da região central do país, onde, nas últimas décadas, o aumento das populações nas áreas urbanas tem sido motivado pelo agronegócio, cujo poder financeiro e político se estende inclusive ao campo da cultura.


  • Mostrar Abstract
  • Cia. Pé na Estrada is a theater company of which I am part. Since 2015 they have produced and staged their plays in Unaí, a rural town in Minas Gerais state located 150 km from Brasília. There are no art galleries, theaters or performance spaces there. Having nowhere else to work, we began to rehearse and perform in one of our members’ backyard, in a marginalized neighborhood of Unaí. At first seemingly a provisional alternative for the group, this circumstance gradually presented itself as a possibility for the aesthetics and ethics of our creation. It was there that we eventually started the Backyard Theater. Since this was a theatrical space with both many peculiarities and limitations but also potentialities, it has guided us towards a form of stagecraft of its own. My research included the history of Unaí (works by historians Maria Torres Gonçalves and Oliveira Mello), the history of theatre practices in that town (historians’ reports and interviews with local artists), Cia. Pé na Estrada’s own trajectory as well as the analysis of their creative processes. The material thus collected leads to the finding of the Backyard Theater not only as an alternate performing space for the company, but also as their political poetics, their domestic and communal form of stagecraft. Ultimately, it was a cultural insurgency in a parochialist town ruled by the demands of agribusiness. I base my considerations on Rosyane Trotta and Patrícia Fagundes, who have researched theatrical collectives in their challenge of the neoliberal state of affairs that impairs symbolic work at every turn in Brazil. Other refeences were Augusto Boal. Henri Lefebvre, David Harvey and Michel Foucault, as well as utopian instances throughout theatre and the world. As agribusiness pushes for demographic growth in rural settlements, its economic and political clout overreaches into cultural affairs. Against that background, I aim to demonstrate how, even faced with precariousness, Cia. Pé na Estrada’s Backyard Theater breaks new ground in Unaí’s geographical, historical, and workaday conditions and becomes a struggle for the right to the city and to the enjoyment of theater in rural areas of central Brazil

2
  • Meimei Camila Silveira Alves Bastos
  • Versos que inquietam, ensinam e desetiquetam: a slam

  • Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MIRIANE DA COSTA PEREGRINO
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • LUCIANA HARTMANN
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este é um trabalho sobre slam a partir de perspectivas empíricas e teóricas. Início esta dissertação descrevendo o funcionamento, os elementos e as principais regras das batalhas de poesia falada. Subsequentemente, realizo um levantamento histórico da manifestação abordando desde sua origem nos Estados Unidos até os tempos atuais. Também apresento o mapeamento da presença da slam no Brasil e na América Latina; compartilharei memórias, experiências e produções acumuladas a partir do contato e da troca com comunidades de slam em território nacional e internacional. Na segunda rodada e na conclusão desta investigação a partir do levantamento bibliográfico e do diálogo com autorias de diversos campos do saber, me dedico a analisar e refletir sobre as potencialidades cênicas, educacionais, sociais e políticas da slam buscando compreendê-la como um espaço de ensinoaprendizagem e do que chamo aqui de rito de desetiquetamento social. Concluiu-se que a performance poética característica da slam vai além da simples recitação de poemas; ela representa uma manifestação de identidade, resistência e transformação. As participantes utilizam a poesia do corpo e da voz como uma ferramenta para desafiar as normas e os estereótipos sociais, expressando suas experiências e perspectivas de forma autêntica e profunda. Dessa maneira, concluo que a slam se torna um ritual de desconstrução social; pois a sociedade que antes rotulava alguém como possível criminoso passa a enxergá-lo com outros olhos - não mais como tal rótulo pejorativo - mas sim como poeta ou artista.


  • Mostrar Abstract
  • This is a work about slam from empirical and theoretical perspectives. I begin this dissertation by describing the functioning, elements, and main rules of spoken word poetry battles. Subsequently, I conduct a historical survey of the phenomenon, covering from its origins in the United States to the present day. I also present a mapping of the presence of slam in Brazil and Latin America; I will share memories, experiences, and productions accumulated from contact and exchange with slam communities on national and international territory. In the second round and in the conclusion of this investigation, based on bibliographic research and dialogue with authors from various fields of knowledge, I dedicate myself to analyzing and reflecting on the scenic, educational, social, and political potentialities of slam, seeking to understand it as a space for teaching and learning and what I call here a ritual of social destigmatization. It is concluded that the characteristic poetic performance of slam goes beyond the simple recitation of poems; it represents a manifestation of identity, resistance, and transformation. Participants use the poetry of body and voice as a tool to challenge social norms and stereotypes, expressing their experiences and perspectives authentically and profoundly. In this way, I conclude that slam becomes a ritual of social deconstruction; for the society that once labeled someone as a possible criminal begins to see them in a different light - no longer as such a pejorative label - but rather as a poet or artist.

3
  • Rosanna Ferreira Viegas
  • DEPURAÇÂO DA ALMA: oráculo, performance e trabalho sobre si

  • Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALICE STEFANIA CURI
  • LUCIANA AIRES MESQUITA
  • RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • SIMONE SILVA REIS MOTT
  • Data: 28/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho apresenta o processo composicional de uma artista que se coloca em uma perspectiva alquímica quando se propõe a transmutar o chumbo em ouro no sentido espiritual, por meio de uma jornada iniciática de autoconhecimento e transformação de si, coagulada em uma performance-ritual-oracular-autobiográfica-1x1. A pesquisa colhe informações sobre a alquimia, oráculos, tarô, sincronicidade, verticalidade, umbanda e a arte da performance. Em um trabalho sobre si, as experiências da artista são matéria-prima da pesquisa alquímica, e como resposta criativa a impermanência da vida, cria-se um oráculo das imagens registradas no litoral de São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul. As imagens foram editadas em analogia ao tarô e sobrepostas por colagens através de uma seleção iconográfica de diversos arcanos, e estão disponíveis na dissertação e em uma performance singular, onde a cada execução, a relação 1x1 proporciona uma dimensão ritualística e oracular em um diálogo íntimo entre a artista e a espectadora-consulente.


  • Mostrar Abstract
  • The work presents the compositional process of an artist who places herself in an alchemical perspective when she proposes to transmute lead into gold in the spiritual sense, through an initiatory journey of self-knowledge and transformation of the self, coagulated in a 1x1 performance-ritual-oracular-autobiographical. The research gathers information about alchemy, oracles, tarot, synchronicity, verticality, mbanda and the art of performance. In a work about herself, the artist’s experiences are the raw material of alchemical research, and as a creative response to the impermanence of life, an oracle is created from the images recorded on the coast of São José do Norte, in the extreme south of Rio Grande do Sul.The images were edited in analogy to the tarot and superimposed by collages through an iconographic selection of several arcana, and are available in the dissertation and in a singular performance, where at each performance, the 1x1 relationship provides a ritualistic and oracular dimension in an intimate dialogue between the artist and the spectator-querent.

Teses
1
  • Danilo Henrique Faria Mota
  • A dramaturgia épica em “Papa Highirte” de Oduvaldo Vianna Filho: O Teatro no Brasil sob a Censura.

  • Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE VILLIBOR FLORY
  • ANDRE LUIS GOMES
  • ELIZANGELA CARRIJO
  • MARIA SILVIA BETTI
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A tese analisa a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho, elegendo a peça teatral “Papa Highirte”, escrita pelo dramaturgo e censurada no ano de 1968. O objetivo é refletir sobre os impasses do trabalho artístico de Vianna, no período da ditadura civil-militar brasileira, com o intuito de verificar o amadurecimento da escrita do autor e do uso dos expedientes dramatúrgicos na experiência da construção de uma obra épica.


  • Mostrar Abstract
  • The thesis analyzes the dramaturgy of Oduvaldo Vianna Filho, choosing the play “Papa Highirte”, written by the playwright and censored in 1968. The objective is to reflect on the impasses in Vianna's artistic work, during the period of the Brazilian civil-military dictatorship. , with the aim of verifying the maturity of the author's writing and the use of dramaturgical devices in the experience of constructing an epic work.

2
  • Cícero Félix de Sousa
  • ‘Nasci, criei e tô aqui até hoje’ - As espetacularidades do cotidiano rural no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento, em Canápolis

  • Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • LUCIANA HARTMANN
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • ALEXANDRA GOUVEIA DUMAS
  • MARLINI DORNELES DE LIMA
  • Data: 18/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta tese tem como propósito compreender como o Altar do Menino Deus e a Folia de Nossa do Livramento, manifestações sagracionais que acontecem há várias décadas no Jataí, comunidade rural de Canápolis (BA), no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, Oeste da Bahia, têm resistido na contextualidade da região que se transformou em uma das mais recentes fronteiras agrícolas do Brasil. Reconhecidas pela Etnocenologia como fenômenos sociais extraordinários da cena contemporânea, essas manifestações são marcadas por resíduos do devocionário colonial português, pelas culturas afro-indígenas e constituem um espaço de socialização rural e de resistência cultural. Esta tese é estruturada a partir da subjetividade existencial da rezadeira dona Pulu, faz uma abordagem transdisciplinar e cosmoperceptiva sobre essas tradições que transgridem a rotina do cotidiano rural do território com estéticas sonoras e visuais, reunindo gente de várias comunidades para celebrar a poíesis da fé, o estar juntos em festa e com o sagrado.


  • Mostrar Abstract
  • This thesis aims to understand how the Altar of Menino Deus and the Folia de Nossa do Livramento, sacred manifestations that have been taking place for several decades in Jataí, a rural community in Canápolis (BA), in the Rio Corrente Basin Identity Territory, West of Bahia , have resisted in the context of the region that has become one of the most recent agricultural frontiers in Brazil. Recognized by Ethnocenology as extraordinary social phenomena of the contemporary scene, these manifestations are marked by residues of Portuguese colonial devotion, by Afro-indigenous cultures and constitute a space for rural socialization and cultural resistance. This thesis is structured based on the existential subjectivity of the prayer woman Dona Pulu, it takes a transdisciplinary and cosmoperceptive approach to these traditions that transgress the routine of rural daily life in the territory with sound and visual aesthetics, bringing together people from different communities to celebrate the poíesis of faith, being together in celebration and with the sacred.

2023
Dissertações
1
  • Mariana Volfzon Mordente
  • MuDANÇAS vibráteis de pele: conjuros cardíacos nas fronteiras entre sonhos, performances e vastidão.

  • Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • ALICE STEFANIA CURI
  • ELISABETH SILVA LOPES
  • Angela Aparecida Donini
  • Data: 16/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa parte do estudo sobre um processo de arte-vida que se desenrola na abertura às fronteiras do sonhar. Trata-se de uma jornada permeada por situações criativas cênicas e performativas atravessadas pela relação com as ruas (e suas insurgências políticas), comunidades (artísticas e ativistas) e a terra (no reconhecimento das relações com existências mais-que-humanas). Um percurso investigativo que se faz nas bordas entre mundos, rasgando a pele dos confins entre sono e vigília, em uma mu(dança) dos limites do corpo e de imaginários cósmico-políticos.


  • Mostrar Abstract
  • This research starts from the study of an art-life process that unfolds in the opening to the borders of dreaming. It is a journey permeated by scenic and performative creative situations crossed by the relationship with the streets (and their political insurgencies), communities (artistic and activists) and the earth (in the recognition of relationships with more-than-human existences). An investigative journey that takes place on the borders between worlds, tearing the skin of the confines between sleep and wakefulness, in a vibrating change of the limits of the body and of cosmic-political imaginaries.

2
  • Ingreth da Silva Adriano
  • Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo: análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local

  • Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • LUCIANA HARTMANN
  • ANA FLAVIA MAGALHAES PINTO
  • KELCI ANNE PEREIRA
  • Data: 23/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tece reflexões sobre a valorização dos patrimônios culturais de Ceilândia-DF e a prática pedagógica que deu origem ao livro coletivo “Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo” desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Ancorada na pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (MATTOS, 2011) e na pesquisa-ação crítica (FRANCO, 2005), a pesquisa parte das seguintes indagações: como a arte e a educação podem transformar ou ressignificar um território fomentando a relação de pertencimento? Quais metodologias podem ser significativas para este tipo de experiência? Como a relação “centro-periferia” afeta as produções artísticas? Como desenvolver práticas pedagógicas que possibilitem a produção de autonomia e o protagonismo estudantil? Contextualiza-se os caminhos do entendimento do que são os patrimônios culturais no Brasil na perspectiva de Fonseca (2000); os conceitos de identidade pela perspectiva de Hall (1997) e Castells (2008); cultura por Boal (1979), Rincón (2021) e Barbero (2015); territorialidade por Santos (1978), Saquet (2007) e Haesbaert (2004); e pertencimento por Lestingue (2004) e Cousin (2010). Investiga-se a cidade como território de experiências artísticas e como isso se conecta às relações de pertencimento por meio da memória e da construção da identidade a partir da gênese da construção de Brasília e da formação de Ceilândia. São apresentadas as contradições presentes no discurso hegemônico da história de Brasília à luz de Holston (2010), Paviani (2010) e Gouvêa (1995) explorando a abordagem midiática e artística em relação à cidade. Por fim, apresento o relato de experiência do processo de exploração das práticas pedagógicas realizadas para a construção coletiva do livro “Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo” realizado no CEF 27 de Ceilândia, tendo como via de reflexão os inventários participativos em educação patrimonial, o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a experiência audiovisual. As concepções discorrem sobre questões culturais, imagéticas e sociais, arte educação, alfabetização estética, memória em âmbito escolar e valorização do patrimônio cultural local.


  • Mostrar Abstract
  • The present research reflects on the appreciation of the cultural heritage of Ceilândia-DF and the pedagogical practice that gave rise to the collective book “Ceilândia Minha Quebrada é Maior que o mundo” developed in partnership between the Department of Education of the DF and the Instituto do Patrimônio National Artistic History (IPHAN). Anchored in qualitative ethnographic research (MATTOS, 2011) and critical action research (FRANCO, 2005), the research starts from the following questions: how can art and education transform or re-signify a territory by fostering the relationship of belonging? What methodologies can be meaningful for this type of experience? How does the “centerperiphery” relationship affect artistic productions? How to develop pedagogical practices that enable the production of autonomy and student protagonism? The ways of understanding what are the cultural heritages in Brazil are contextualized in the perspective of Fonseca (2000); the concepts of identity from the perspective of Hall (1997) and Castells (2008); culture by Boal (1979), Rincón (2021) and Barbero (2015); territoriality by Santos (1978), Saquet (2007) and Haesbaert (2004); and belonging by Lestingue (2004) and Cousin (2010). The city is investigated as a territory of artistic experiences and how this connects to the relationships of belonging through memory and the construction of identity from the genesis of the construction of Brasília and the formation of Ceilândia. The contradictions present in the hegemonic discourse of the history of Brasilia are presented in the light of Holston (2010), Paviani (2010) and Gouvêa (1995) exploring the media and artistic approach to the city. Finally, I present the experience report of the process of exploring the pedagogical practices carried out for the collective construction of the book “Ceilândia Minha Quebrada é Maior que o mundo” carried out at CEF 27 in Ceilândia, having as a way of reflection the participatory inventories in heritage education , the Theater of the Oppressed by Augusto Boal and the audiovisual experience. The concepts discuss cultural, imagery and social issues, art education, aesthetic literacy, memory in the school environment and appreciation of the local cultural heritage.

3
  • PEDRO RIBEIRO SOUSA
  • DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE DESLOCAMENTO POR MEIO DO TEATRO NA FERCAL (DF).

  • Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • RAYSSA AGUIAR BORGES
  • SULIAN VIEIRA PACHECO
  • Data: 31/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Dois terrenos alicerçam essa investigação: a escola como espaço formal de atuação e a comunidade como território fértil de experiência. A presente pesquisa propõe reflexões acerca do Teatro escolar, do Teatro em Comunidade e da interface entre estes conceitos, onde um processo criativo serviu como base para essa análise: a construção de “Gigante pela própria natureza”, espetáculo elaborado no Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF com alunas e alunos do Ensino Médio e o seu deslocamento para a região administrativa Fercal – DF. O percurso didático-metodológico contou com o arsenal de jogos do Teatro do Oprimido e com a Estética do Oprimido como ferramentas de sensibilização, o que possibilitou o envolvimento prático de “não atores” na execução de toda a proposta. A pesquisa oportunizou a constatação da possibilidade do trabalho com teatro como mecanismo de formação, organização e transformação social.


  • Mostrar Abstract
  • Two fields underpin this investigation: the school as a formal performance space and the community as a fertile territory of experience. This research proposes reflections about the School Theater, Theater in Community and the interface between these concepts, where a creative process served as the basis for this analysis: the construction of "Gigante pela própria Natureza" (Giant by Nature), a play elaborated at Centro Educacional 02 de Sobradinho (DF) with high school students and their displacement to the administrative region Fercal (DF). The didactic-methodological course included the arsenal of games of the Theater of the Oppressed and the Aesthetics of the Oppressed as sensitizing instruments, which made possible the practical involvement of "non-actors" in the execution of the entire proposal. The research allowed the realization of the possibility of working with theater as a mechanism of formation, organization and social transformation.

4
  • Isadora Lima Rodrigues
  • Encontrando a si e um retrato da sociedade: a poética de uma catadora de palavras.

  • Orientador : ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALICE STEFANIA CURI
  • CYNTHIA DE CÁSSIA SANTOS BARRA
  • ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • Data: 22/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho investiga a poética da palavra enquanto linguagem plurissignificativa: conceito aliado à sensoridade da mensagem verbi-voco-visual. Na qual a palavra não se reduz à vocalidade e muito menos à palavra grafada. Palavra-imagem-som se interligam, sendo o corpo expressão da memória, da força vocalizada que intervém em um percurso da composição da palavra. Traço, voz, letra e imagem se encontrando corpo a corpo na proposta de uma composição dramatúrgica – sendo a dissertação, em seu processo de escrita – movências, processo prático-teórico da poética da palavra. Transmissão e legitimação de contra narrativas e modos de vida pela poética da palavra, através de percursos e escavações de uma personagem chamada Catadora de palavras, que ao sentir o tremor do chão, começa a cavá-lo – encontrando a si e um retrato da sociedade. Buracos sem fim, maquiados por “verdades translucidas” com o objetivo de mascarar o tempo espiralar que se faz de passado-agora. Dissertação que se propõe ser dramaturgia, numa tríade: vivencia, teoria e projeto composicional. Escrita que experimenta estéticas em que o signo verbal extrapola seus próprios limites, revelando a palavra como cenário não só de letra e de voz, mas, sobretudo, de uma escrita performativa.


  • Mostrar Abstract
  • This study enquire about the poetics of the word as a plurisignificant language: a concept combined with the sensoriality of the verbal-vocal-visual message. In which the word is not reduced to vocality, much less to the spelled word. Wordimage-sound are interconnected, the body is the expression of memory, the body is the vocalized force that intervenes in a course of word composition. Trace, voice, letter and image are meeting body to body in the proposal of a dramaturgical composition – in which this study, in its writing process – movements, practical-theoretical process of the poetics of the word. Transmission and legitimization of counter-narratives and ways of life through the poetics of the word, through the paths and excavations of a character called Catadora de Palavras [Words Catcher], that, when feeling the ground trembling, begins to dig it – finding herself and a portrait of society . Endless holes, masked by “translucent truths” with the goal of masking the spiraling time that is made of past-now. Study that proposes to be dramaturgy, in a triad: experience, theory and compositional project. Writing which experiments an aesthetics in which the verbal sign goes beyond its own limits, revealing the word as a scenario not only of lyrics and voice, but, above all, of performative writing.

5
  • Rodrigo Ribeiro Bittes
  • Música, atuação e cena na 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina.


     


  • Orientador : CESAR LIGNELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALICE STEFANIA CURI
  • CESAR LIGNELLI
  • FRANCIS WILKER DE CARVALHO
  • MARCOS MACHADO CHAVES
  • Data: 18/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como tema o estudo de diferentes elementos presentes no trabalho da 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina, realizado em 2022 na cidade de São Paulo. Aspectos da música, atuação e cena são discutidos e analisados em primeira pessoa por um pesquisador que participou do laboratório de experimentos musicais, cantos e composições – também chamado de núcleo 5. São utilizadas como ferramentas de pesquisa: a gravação do espetáculo; fotos dos ensaios e de encontros dentro e fora do núcleo 5; o diário de bordo do pesquisador; o texto e o roteiro que compõem o anexo deste trabalho; as composições musicais do núcleo 5 – bem como as suas gravações e partitura. A partir dessas ferramentas, pretende-se alcançar os objetivos da pesquisa que consistem em: documentar e analisar essa dentição em específico e o rito resultante chamado Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade. Para tanto, faz-se uma breve recuperação histórica do Teatro Oficina, o relato das experiências de ensaio do Núcleo 5 e o estudo do espetáculo. Também se pretende apontar uma perspectiva de como ou de quais formas música, atuação e cena foram trabalhados no Núcleo 5 da 5ª dentição da Universidade Antropófaga.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to study the different elements present at the work of the 5th edition of the Anthropophagus University at Oficina Theatre, that took place in 2022 in São Paulo, Brazil. Music, acting and scene are analyzed and discussed in first hand by a researcher who was part of the laboratory of musical experiments, singing and songwriting – also known as group 5. As tools, this research uses: the video recording of the play; photos of rehearsals and meetings within and out of group 5; the researcher’s logbook; the text and the script that are in the appendix of this work; the songs written by group 5 – as well as their recordings and music sheets. By using these tools, this research intends to fulfill its goals: the documentation and analysis of this edition in particular and the resulting play called Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade. For such, a brief historical record of Oficina Theatre, an experience report of group 5 and the study of the play will be made. The research also intends to answer how music, acting and scene were structured and worked in the group 5 of the 5th edition of the Anthropophagus University.

6
  • Julie Anna Wetzel Deeter
  • CIA BURLESCA NA MARCHA DA HISTÓRIA: Teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira”

  • Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARINA MARIA GUIMARÃES MOREIRA
  • FELIPE CANOVA GONCALVES
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • SULIAN VIEIRA PACHECO
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O percurso do grupo teatral Cia Burlesca do Distrito Federal é matéria de pesquisa deste trabalho, com recorte analítico que compreende três obras elaboradas coletivamente pelos integrantes do coletivo – “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira” – que debatem a questão territorial em perspectiva do feminismo popular. O corpus da pesquisa abarca momentos do teatro político no Brasil em diálogo com as lutas sociais, partindo da década de 1950 e o movimento do teatro de grupo de São Paulo, tendo em vista que os diretores dos espetáculos da Cia Burlesca fizeram parte das experiências que surgem na década de 1990 com o movimento “Arte contra a barbárie”, de resistência do segmento artístico e teatral ao desmonte promovido pelo neoliberalismo. O panorama histórico e sociocultural da cidade de Brasília e do Distrito Federal é investigado para contribuir com a análise da atuação do grupo, que inicia em 2008. Desta forma o trabalho da Cia Burlesca dá continuidade ao legado histórico do teatro político devido ao seu modo de produção, pelos temas que abordam em suas obras e pelos territórios de movimentos e organizações sociais que atuam. As obras analisadas denunciam a estrutura fundiária desigual e apontam perspectivas de relações mais humanizadas e de organização popular a partir de lideranças feministas. O trabalho teatral do coletivo contribui para popularizar temas que estruturam a sociedade e se coloca na disputa pelo projeto político popular da classe trabalhadora de uma sociedade mais justa, igualitária e digna.


  • Mostrar Abstract
  • The journey of the Cia Burlesca do Distrito Federal theater group is the subject of research in this work, with an analytical focus comprising three works collectively produced by the members of the collective – “Bendita Dica”, “O Longe” and “A Legítima História Verdadeira” – which discuss the territorial issue from the perspective of popular feminism. The research corpus encompasses moments of political theater in Brazil in dialogue with social struggles, starting from the 1950s and the group theater movement in São Paulo, considering that the directors of Cia Burlesca shows were part of the experiences that emerged in the 1990s with the movement “Arte contra a barbarie”, of resistance of the artistic and theatrical segment to the dismantling promoted by neoliberalism. The historical and sociocultural panorama of the city of Brasília and the Federal District is investigated to contribute to the analysis of the group's performance, which began in 2008. In this way, Cia Burlesca's work continues the historical legacy of political theater due to its mode of production, the themes they address in their works and the territories of social movements and organizations that operate. The analyzed works denounce the unequal land structure and point out perspectives of more humanized relations and popular organization from feminist leaders. The collective's theatrical work contributes to popularizing themes that structure society and places itself in the dispute for the popular political project of the working class for a more just, egalitarian and dignified society.

7
  • Gabriela Guimarães Luque
  • RECEITA DE FAMÍLIA: Autoficção, pós-memória, gênero e resistência política na peça Bolo Republicano

  • Orientador : SULIAN VIEIRA PACHECO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CESAR LIGNELLI
  • ELISABETH SILVA LOPES
  • MARA LUCIA LEAL
  • SULIAN VIEIRA PACHECO
  • Data: 08/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação busca compreender como a noção de autoficção operou nas construções dramatúrgicas da peça Bolo Republicano, escrita e produzida por esta autora entre os anos de 2021 e 2023 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considera-se as relações entre questões de gênero, memória e pós-memória como aportes sociais e políticos para a análise do objeto de estudo. A partir da metodologia prática como pesquisa, realizou-se estudos sobre o trauma familiar herdado, repercutindo na memória e nos corpos de gerações posteriores. Através da teoria teatral performativa, site-specific, teorias psicanalíticas e políticas, relevou-se a importância de valorizar a autoficção, no contexto da ‘escrita de si’ no teatro contemporâneo, sobretudo no teatro feminista, como forma de operar a memória no presente e para o futuro. Verifica-se que a autoficção nos estimula a operar a partir da natureza inventiva da memória, permitindo-nos olhar para nossas memórias e suas relações com o presente de modo crítico em amplas perspectivas. Considera-se que uma autoficção familiar, pautada na performance, que atravessa dois tempos sociais históricos diferentes, pode criar na dimensão pública condições favoráveis para refletirem seu próprio posicionamento em determinadas esferas da vivência política. Conclui-se que uma obra artística que propõe discutir pós-memórias e memórias familiares pode ter relevância e impacto social, assim como pode atuar como resistência política na forma de fazer teatral.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation seeks to understand how the notion of self-fiction operated in the dramaturgical constructions of the play Bolo Republicano, written and produced by this author between the years 2021 and 2023 in Belo Horizonte, Minas Gerais. The relationships between issues of gender, memory and post-memory are considered as social and political contributions to the analysis of the object of study. Using the methodology Practice as Research, studies were carried out on inherited family trauma, impacting the memory and bodies of later generations. Through performative theater theory, site-specific, psychoanalytic and political theories, the importance of self-fiction was highlighted in the context of ‘self writing’ in contemporary theater, especially in feminist theater, as a way of operating memory in the present and for the future. It appears that self-fiction stimulate us to operate from the inventive nature of memory, allowing us to look at our memories and their relationships with the present critically, from broad perspectives. It is considered that a family self-fiction, based on performance, which crosses two different historical social times, may create favorable conditions in the public dimension to reflect their own positioning in certain spheres of political experience. It is concluded that an artistic work which proposes to discuss post-memories and family memories can have relevance and social impact, as well as acting as political resistance in the form of theatrical production.

8
  • Ava Heinrich Scherdien
  • Cometa Cenas: Identidade cultural, produção teatral e prática pedagógica

  • Orientador : FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
  • HELOISA MARINA DA SILVA
  • NITZA TENENBLAT
  • SULIAN VIEIRA PACHECO
  • Data: 08/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho está centrado em um resgate de memória enquanto identidade cultural, produção teatral e prática pedagógica a partir do projeto de extensão da Mostra Semestral Cometa Cenas, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, da Universidade de Brasília - UnB. Essa pesquisa traz elementos importantes para o departamento, para a universidade, para cultura local e nacional, ao entendermos que possivelmente a Mostra Semestral Cometa Cenas tenha influência como colaboradora de criação artística, de grupos e de eventos teatrais do Distrito Federal. Numa pesquisa quantitativa e qualitativa a partir da metodologia etnográfica e cartográfica, para a busca desses dados e informações. A pesquisa se propõe como um guia e/ou um mapa sobre a identidade cultural e política do departamento de Artes Cênicas em uma perspectiva de trajetória, memória, oralidade e registros. Além de também servir como uma análise futura e guia de fácil acesso a um acervo, a uma recordação e até estudos futuros sobre a Mostra Semestral Cometa Cenas.


  • Mostrar Abstract
  • The present work is focused on a memory retrieval as cultural identity, theatrical production, and pedagogical practice based on the extension project of the Cometa Cenas Semester Showcase, from the Department of Performing Arts - CEN, at the University of Brasília - UnB. This research brings important elements to the department, the university, the local, and national culture, as we understand that the Cometa Cenas Semester Showcase possibly has an influence as a collaborator in artistic creation, theater groups, and events in the Federal District. Through a quantitative and qualitative research using ethnographic and cartographic methodology, the aim is to gather this data and information. The research is proposed as a guide and/or map of the cultural and political identity of the Department of Performing Arts from a perspective of trajectory, memory, orality, and records. It also serves as a future analysis and an easily accessible guide to a collection, a recollection, and even future studies on the Cometa Cenas Semester Showcase.

9
  • Tuanny Pereira de Araujo
  • Inscritas negras: ficcionalizando nossas histórias, fortalecendo subjetividades

  • Orientador : ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CYNTHIA DE CÁSSIA SANTOS BARRA
  • ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
  • JOSE JACKSON SILVA
  • LUCIANA HARTMANN
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem como caminho e proposição investigar a prática de inscrever a si no exercício da escrita dramatúrgica e refletir como esses processos podem se relacionar, assim como impactar, influenciar e potencializar o trabalho criativo da artista. Com movimentos distintos, o percurso de inscrever a si mesma pode fornecer materiais e ferramentas que permitam àquela que cria, um território fértil de bem viver e em constante fricção. Desde o que chamo de “esvaziamento dos atravessamentos”, dinâmica de dar vazão às diferentes provocações que mobilizam quem faz parte do processo criativo, até a “reinauguração de uma paisagem criativa”, em que a artista é estimulada a, através dos seus materiais levantados, ficcionalizar e propor possibilidades da sua expressão dramatúrgica de uma forma até então não experimentada.
    A metodologia a ser lançada nesta investigação se dá a partir de três eixos de análise: o levantamento historiográfico de parte das experiências práticas do Grupo Embaraça – coletivo de Teatro Negro residente em Brasília desde 2012 –, a análise e compartilhamento da experiência de uma oficina ministrada pela autora com a presença de sete pessoas participantes e as reflexões e costuras da própria autora no percurso apresentando. Dessa forma, eu, o grupo e a oficina se transformam em sujeitos da pesquisa que forcenem diálogos a serem entrelaçados com conceitos e/ou teorias.
    Assim, para o levantamento historiográfico, o projeto terá como abordagem a pesquisa centrada no sujeito e a discussão da memória a partir da inscrição de si. E para a análise da oficina o projeto apresentará as experiências e os conceitos em que a pesquisa se debruça como caminho metodológico.
    Lanço a hipótese de que quem se coloca no papel, através da inscrição de si mesma, tem sua qualidade criativa potencializada, assim como busco investigar como podem se dar os processos de se ficcionalizar materiais pessoais para levar para a cena.

    Para ancorar os questionamentos propostos, apresento o diálogo com os seguintes conceitos: Escritas de si, Escrevivências, Oralituras, Dramaturgias Negras, Autoficção e Subjetividade.

    O trabalho está dividido em cinco pedaços, estrutura criada para contemplar as pistas que tecem a pesquisa e esmiuçam a investigação.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to investigate the practice of inscribing oneself in the exercise of dramaturgical writing and reflect on how these processes can be connect, as well as impact, influence and grow up the artist's creative work. With different movements, inscribing oneself can provide materials and tools that allow the person who creates, a fertile territory of good living and in constant friction. From what I call the “emptying of the crossings”, dynamics of giving vent to the different provocations that mobilize those who are part of the creative process, to the “reinauguration of a creative landscape”, in which the artist is encouraged to, through her collected materials, fictionalize and propose possibilities for its dramaturgical expression in a way that has not been tried before. The methodology to be launched in this investigation is based on three axes of analysis: the historiographical survey of part of the practical experiences of the Embaraça Group – a Black Theater collective residing in Brasília since 2012 –, the analysis and sharing of the experience of a workshop given by the author with the presence of seven people participating and the reflections of the author herself in the path presented. In this way, I, the group and the workshop become research person that force dialogues to be intertwined with concepts and/or theories. In this way, for the historiographical survey, the project will approach the research centered in person and the discussion of memory from the autoinscription. And for the analysis of the workshop, the project will present the experiences and concepts on which the research use as a methodological path. I propose the hypothesis that those who put themselves on paper, through the inscription of themselves, have their creative quality improve, as well as I try to investigate how the processes of fictionalizing personal materials to performing in scene. To anchor the proposed questions, I will show the dialogue with the following concepts: Self writting, Escrevivências, Oralitures, Black Dramaturgies, Autofiction and Subjectivity. The work is divided into five parts, a structure created to contemplate the clues that weave the research and detail the investigation.

10
  • Thiago Augusto Schuenck Moreto Linhares
  • TEMPO-RITMO E O TEATRO MUSICAL: AS POSSÍVEIS RUPTURAS ENTRE O TEXTO FALADO E CANTADO NO PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO “ISSO PASSA?”

  • Orientador : TIAGO ELIAS MUNDIM
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TIAGO ELIAS MUNDIM
  • CESAR LIGNELLI
  • SULIAN VIEIRA PACHECO
  • MARCOS MACHADO CHAVES
  • Data: 20/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como propósito a definição, análise e principalmente a experimentação do conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo. Na sequência, é feito um resumo da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo, conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito de tempo-ritmo dialoga com outras definições de pesquisadores da área, como Renato Ferracini e Jacyan Castilho. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo musical Isso Passa?, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial. A encenação do espetáculo também é reverberada, assim como a análise do público que presenciou as apresentações.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to define, analyze, and primarily experiment with the concept of time-rhythm, initially introduced by Constantin Stanislavski, and relate it to the process of creating a Musical Theatre performance. First, a bibliographical review of the concepts of time and rhythm was conducted. Subsequently, a summary of Stanislavski's artistic life is provided, leading to his re-search on time-rhythm, the main concept used in this dissertation. Further on, the discussion explores how this concept of time-rhythm interacts with other definitions from researchers in the field, such as Renato Ferracini and Jacyan Castilho. In conclusion, the process of constructing the musical production "Isso Passa?" is detailed, covering its textual and musical dramaturgy, as well as the rehearsal room process, delving into the analysis of time-rhythm in experiential practice. The staging of the performance is also reflected upon, along with an analysis of the audience that witnessed the performances.

Teses
1
  • DEBORA CRISTINA SALES DA CRUZ VIEIRA
  • Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal. 

  • Orientador : LUCIANA HARTMANN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
  • GILBERTO ICLE
  • GILKA ELVIRA PONZI GIRARDELLO
  • LUCIANA HARTMANN
  • ROSELETE FAGUNDES DE AVIZ
  • Data: 19/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A escola da infância é um espaço privilegiado para a difusão de saberes e fazeres literários, propiciando a experiência estética de crianças e adultos. Como professora da educação básica há 26 anos, e pesquisadora junto às crianças pequenas e suas narrativas orais, algumas inquietações surgiram: quais seriam as temáticas presentes nas narrativas do cotidiano de crianças pequenas em instituições educativas? Como se dariam as experiências estéticas vivenciadas pelas crianças pequenas nas práticas literárias em instituições educativas? Somadas a essas questões que me acompanhavam anteriormente, questionei ainda: como se dariam esses processos em um contexto pandêmico? Na busca por responder a essas perguntas, desenvolvo a presente tese, que tem como objetivo central compreender os mundos de vida de crianças pequenas por meio de suas próprias narrativas em instituições educativas do Distrito Federal. Para tanto, opto por uma escrita que articula saberes da Teoria Histórico-Cultural, da interface entre Estudos da Performance e Educação e das Ciências Sociais da Infância. O objetivo da tese se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: analisar como as crianças pequenas manifestam seus contextos sociais em situações narrativas cotidianas, de mediação de leitura e contação de histórias em instituições educativas; analisar as performances narrativas de crianças a partir das experiências estéticas vivenciadas e analisar produções simbólicas de crianças pequenas presentes na escola da infância em contexto pandêmico. A pesquisa empírica foi realizada com quatro turmas de 2º período compostas por crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos em quatro unidades escolares públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2 durante o ano letivo de 2021, delineada em uma abordagem etnográfica performativa por meio de práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias, oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e audiovisual da produção narrativa das crianças pequenas. Produzi com as crianças colaboradoras o livro Crianças Narradoras, com 57 performances narrativas das crianças pequenas, que foram categorizadas conforme os temas abordados: histórias de morte, histórias de família, histórias de não-humanos, histórias de seres encantados, histórias de pobreza, histórias de heróis e heroínas e histórias de machucados. Defendo que as narrativas das crianças pequenas evidenciam seus mundos de vida como prática performativa na escola da infância, a partir da materialidade das performances narrativas das crianças pequenas e dos relatos de episódios vivenciados no percurso empírico em diálogo com as autoras e os autores convidados para esta conversa sobre infâncias, narrativas e cotidianos pandêmicos.


  • Mostrar Abstract
  • The childhood school is a privileged space for the dissemination of knowledge and literary practices, providing the aesthetic experience of children and adults. As a basic education teacher for 26 years, and a researcher with young children and their oral narratives, some concerns arose: what would be the themes present in the daily narratives of young children in educational institutions? How would the aesthetic experiences experienced by young children occur in literary practices in educational institutions? Added to these questions that accompanied me previously, I also questioned: how would these processes take place in a pandemic context? In the quest to answer these questions, I develop this thesis, which has as its central objective to understand the lifeworlds of young children through their own narratives in educational institutions in the Distrito Federal. This objective resulted in the following specific objectives: to analyze how young children express their social contexts in everyday narrative situations, reading mediation and storytelling in educational institutions; to analyze the narrative performances of children based on the aesthetic experiences they have lived and to analyze symbolic productions of young children present at kindergarten in a pandemic context. The empirical research was carried out with four classes of the 2nd period composed of children aged between 5 and 6 years in four public school units of Early Childhood Education located in peripheral regions of the Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas and Riacho Fundo 2 during the 2021 school year, outlined in a performative ethnographic approach through artistic-pedagogical practices of reading mediation and storytelling in a virtual and face-to-face context, with the following instruments: participant observation, conversational dynamics, story workshops, workshops of ludic activities and written, pictorial and audiovisual records of the narrative production of young children. I produced with the collaborating children the book Children Narrators, with 57 narrative performances by young children, which were categorized according to the themes addressed: stories of death, family stories, stories of non-humans, stories of enchanted beings, stories of poverty, stories of heroes and heroines and stories of hurt. I argue that the narratives of young children show their worlds of life as a performative practice in childhood school, based on the materiality of the narrative performances of young children and the reports of episodes experienced in the empirical journey in dialogue with the authors and guest authors for this conversation about childhoods, narratives and pandemic everyday life.

2
  • Belister Rocha Paulino
  • Ampliando o Movimento Expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais

  • Orientador : PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALISSON ARAUJO DE ALMEIDA
  • DIEGO PIZARRO
  • Marcos Ramon Gomes Ferreira
  • PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA
  • PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
  • Data: 20/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Partindo da afirmação de que a dança é um fenômeno da experiência vivida, o estudo defende o entrelaçamento e integração dos itinerários coreográficos com os sentidos, percepções, imaginação, criações e recriações que se apresentam aos sujeitos aquiescentes desta experiência, em contextos artístico-educacionais. O problema que emergiu de uma pesquisa baseada na prática, portanto performativa, destaca, que mesmo diante da realidade onde se percebe a inexistência de ações ou desentendimentos em torno da prática de dança no contexto da educação, permanece o desejo de superação da dança, enquanto prática comumente desvinculada da experiência e do entendimento do corpo, da totalidade do ser e da integração com o mundo das coisas e das pessoas. O estudo acredita, portanto, que inserir a dança no cotidiano da educação, para além das contribuições evidenciadas em orientações curriculares que destacam o desenvolvimento da corporeidade, dentre outras, é uma forma de permitir a experiência criadora e inventiva dos sujeitos. A partir de uma experiência de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do DF, com o curso Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE, a pesquisa no doutorado se inicia e se alarga com as proposições pedagógicas desenvolvidas neste processo investigativo em dança, com as intervenções do Ampliando o Movimento Expressivo - AME, vivenciado com alunos da disciplina de Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC e através de experimentações artísticas realizadas pela pesquisadora, cujo envolvimento prático a coloca junto aos sujeitos da pesquisa. O estudo tem o objetivo principal de propor/analisar/vivenciar/dançar processos de criação coreográfica a partir das experiências e das poéticas expressivas do corpo, evidenciadas em práticas educacionais. O corpo, a imaginação e a palavra, formam os núcleos para análise das poéticas da pesquisa, destacadas nos neologismos da Poestesia, do Poetiver e do Poecitar, respectivamente. Cada poética é acompanhada de simbologias, verbos e abordagens filosóficas, principalmente relacionadas às percepções fenomenológicas de Merleau-Ponty e Gaston Bachelard, para entendimento dos processos criativos desenvolvidos. Assim, a Poestesia traz a imagem da árvore da vida para explicar a relação estesiológica entre corpo/espaço/movimento, o Poetiver tem na simbologia do papel o caminho para que a imaginação desvele as metáforas do movimento e o Poecitar toma o objeto livro para representar a capacidade performativa do corpo que recita e interpreta as palavras através de sua expressividade comunicativa. As três poéticas se entrelaçam na figura de Möbius para apresentar os itinerários coreográficos do Poamear e evidenciar os elementos que vão caracterizar as descobertas deste processo investigativo, sintetizadas na intercorporeidade, nas metáforas e na performatividade que instrumentos e práticas pedagógicas como o MAE/AME, a TEAC, a Bibliodance, a dança de papel e os cadernos/livros de palavras dançadas, ajudaram a promover nesta experiência de dança na educação. No encontro distante de corpos isolados pela pandemia, um jardim de possibilidades criativas cresce e faz brotar outros sentidos da presença-ausência instaurada, assim como as artesanias para as quais o corpo se volta na construção de experiências com o movimento dançado.


  • Mostrar Abstract
  • Based on the statement that dance is a phenomenon of lived experience, the study advocates the interweaving and integration of choreographic itineraries with the senses, perceptions, imagination, creations and recreations that present themselves to the subjects acquiescent to this experience in artistic-educational contexts. The problem that emerged from a practice-based research, therefore performative, highlights, that even in the face of the reality where one perceives the inexistence of actions or misunderstandings around the practice of dance in the context of education, there remains the desire to overcome dance as a practice commonly disconnected from the experience and understanding of the body, the totality of being and the integration with the world of things and people. The study believes, therefore, that the inclusion of dance in the daily routine of education, beyond the contributions evidenced in curricular orientations that highlight the development of corporeality, among others, is a form of allowing the creative and inventive experience of the subjects. Based on a continuing education experience for teachers of the Education Secretariat of the Federal District, with the course Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE (Movement, Art and Expression at School), the doctoral research begins and expands with the pedagogical propositions developed in this investigative process in dance, with the interventions of Ampliando o Movimento Expressivo - AME (Extending the Expressive Movement), experienced with students from the discipline of Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC (Experimental Topics in Performing Arts) and through artistic experiments conducted by the researcher, whose practical involvement places her together with the research subjects. The study has the main purpose of proposing/analyzing/ experiencing/dancing processes of choreographic creation from the experiences and expressive poetics of the body, evidenced in educational practices. The body, the imagination, and the word form the nuclei for the analysis of the poetics of the research, highlighted in the neologisms Poestesia, Poetiver, and Poecitar, respectively. Each poetics is accompanied by symbologies, verbs, and philosophical approaches, mainly related to the phenomenological perceptions of Merleau-Ponty and Gaston Bachelard, to understand the creative processes developed. Thus, the Poestesia brings the image of the tree of life to explain the esthesiological relationship between body/space/movement, the Poetiver has in the symbolism of paper the way for the imagination to unveil the metaphors of movement, and the Poecitar takes the book object to represent the performative capacity of the body that recites and interprets the words through its communicative expressiveness. The three poetics are interwoven in the figure of Möbius to present the choreographic itineraries of Poamear and to highlight the elements that will characterize the discoveries of this investigative process, synthesized in the intercorporeality, in the metaphors and in the performativity that pedagogical instruments and practices such as MAE/AME, TEAC, Bibliodance, paper dance and the notebooks/books of danced words, helped to promote in this dance in education experience. In the distant encounter of bodies isolated by the pandemic, a garden of creative possibilities grows and makes other meanings of the presence-absence instaured sprout, as well as the craftsmanship to which the body turns in the construction of experiences with the danced movement.

3
  • Kleber Damaso Bueno
  • Via Deslocado – produção de alteridades na oxigenação de práticas artísticas expandidas.

  • Orientador : ALICE STEFANIA CURI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HUGO ALVES CRUZ
  • ALICE STEFANIA CURI
  • INAICYRA FALCÃO DOS SANTOS
  • KENIA E SILVA DIAS
  • RICARDO ROCLAW BASBAUM
  • Data: 18/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Via Deslocado ou a arte de transviar rotas é uma tese composta por tentativas de se performar, em (práticas de) escritas, alguns dos encontros que modificaram os percursos do Conexão Samambaia - programa de residências transestéticas, organizadas e ofertadas como ações de pesquisa e extensão, em contextos ampliados de ensino e aprendizagens. Naus coletivas que se aventuraram na duração das relações como tática de produção de alteridades, de convívios dissensuais, para oxigenação e transformação dos modos de pensar e fazer no campo expandido das artes. E que abraça o erro como privilegiada e embaçada lente pela qual observa e revisita processos, derivas e trajetos, no esforço de praticar uma episteme que seja, no mínimo, honesta com a imprevisibilidade errante e desviante de seus processos.


  • Mostrar Abstract
  • Dislocated Gaze or the art of diverting routes is a thesis composed of attempts to perform in (practices of) writing some of the encounters that modified the paths of the Conexão Samambaia - program of transaesthetic residencies organized and offered as research and extension actions in expanded contexts of teaching and learning. Collective vessels that ventured into the duration of relationships as a tactic to produce alterities (dissenting coexistence) to oxygenate and transform ways of thinking and doing in the expanded field of the arts. And that embraces error as a privileged and blurry lens through which it observes and revisits processes, drifts and itineraries, in an effort to practice an episteme that is at least honest with the errant and deviant unpredictability of its processes.

2022
Dissertações
1
  • Natália Lins Solorzano
  • ENSAIADA – brincadeiras de corpos encantados nas rodas.

  • Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • ALICE STEFANIA CURI
  • GISELLE RODRIGUES DE BRITO
  • ALISSAN MARIA DA SILVA
  • Data: 03/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho discute os caminhos que fiz para a criação da apresentação teatral e rito cênico Ensaiada, realizado em 2019. Para essa realização costurei a consciência das energias criativas dos ciclos naturais e das encantarias brasileiras como componentes fundamentais do me ensaiar no giro das saias. Para a cena acontecer, visto a saia e costuro saberes femininos que vão para além de uma ação junto a uma simples peça de roupa. A saia aqui é vista como potencial geradora e comunicadora de corpos encantados. Uma vestimenta e divindade, corpo feminino em movimento de expressão. Trago como base minha prática dentro da cultura popular brasileira e na brincadeira feminina RodaDa Saia®1 . Para dar conta desse giro espiral de rodas também abordo minha prática religiosa dentro do terreiro universalista com fundamentos na umbanda para falar sobre o templo que roda, o meu corpo-terreiro como local de habitação e passagem de figuras, encantamentos e divindades de saias, uma vez que a criação artística aconteceu paralelamente ao meu desenvolvimento espiritual. Com foco no feminino que aflora o conhecimento, zelo e criação nos ritos da encantaria brasileira, e na conexão com a sagrada natureza, peço licença e a benção para abrir essa roda. Para falar mais do ser corpo de saia, de ser ENSAIADA.


  • Mostrar Abstract
  • The present work discusses the paths I took for the creation of the theatrical presentation and scenical rite Inskirted, performed in 2019. For the foundation of the scene, I wove together principles of natural cycles and creative energies with enchanted Brazilian cultures. The scene goes beyond an action with a simple piece of clothing, as woven into the skirt I sewed, is feminine wisdom. The skirt here is seen as a potential generator and communicator of enchanted bodies; a garment and divinity, a female body in movement of expression. With respect to spinning circles, I base my scenical practice within Brazilian popular culture and in the female game RodaDa Saia®; and my religious practice on universalistic terreiro and Umbanda principles, which speak to the temple that rotates. My body-terreiro, then, is a place of habitation and passage of figures, enchantments and divinities in skirts, as the time of artistic creation took place in parallel with my spiritual development. With the focus of fostering feminine wisdom, zeal and creation in the rites of Brazilian enchantment, and in connection with sacred nature, I ask permission and blessing to open this circle. To talk more about being a body in a skirt, about being INSKIRTED.

2
  • GUILHERME MAYER SANTOS
  • Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra

  • Orientador : CESAR LIGNELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CESAR LIGNELLI
  • SULIAN VIEIRA PACHECO
  • WÂNIA MARA AGOSTINI STOROLLI
  • MARCOS MACHADO CHAVES
  • Data: 05/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Sonoridades; cena; encontro; coisas; objetos; não-humanos.


  • Mostrar Abstract
  • The theme of the present dissertation is born from the fascination for listening to those who do not belong to the human species in a certain scene, focusing on this mode of operation found in the shows DeBanda and De Perto Uma Pedra. This time, the objective is to analyze the compositional process of creating the sounds of the scene and its development in the shows directed, respectively, by César Lignelli and João Fiadeiro. In this sense, the central question of this research is: What are the effects of the scenic encounter with non-humans regarding the composition of the scene's sonorities? To this end, concepts of these directors will be used, about their compositional processes, and the concepts are still considered: scene as encounter, sounds, sound design, scene music, things, objects, negotiation, speculation, time, acceleration, mediation, inventory, listen, listen, understand and understand. Throughout the dissertation, the analysis of the work and the presentation of concepts occurs in a retro-feeding way.

3
  • IGOR PASSOS PIRES
  • Estratégias pedagógico-performativas para o ensino de Teatro: um estudo com seis professores/as no Distrito Federal, Brasil

  • Orientador : GILBERTO ICLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GILBERTO ICLE
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • LUCIANA HARTMANN
  • TAÍS FERREIRA
  • Data: 26/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa se insere no campo da Performance e Educação, estuda a prática docente em Teatro e foca o olhar sobre as estratégias pedagógico-performativas usadas pelos/as docentes para minimizar as dificuldades do cotidiano da escola. O objetivo da pesquisa foi compreender como professores/as de Arte, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, licenciados/as em Artes Cênicas, performam as dificuldades da sala de aula em soluções cotidianas. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores/as de três Regiões Administrativas do Distrito Federal – a saber: Samambaia, Ceilândia e Brazlândia. Além das entrevistas foram utilizados, ainda, dados advindos das aulas ministradas pelo próprio pesquisador durante os anos de 2020 e 2021, também na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Os dados foram analisados a partir dos campos Performance e Educação (PAZ, 2020; PAZ; ICLE, 2020; ICLE; BONATTO, 2017; PINEAU, 2013) e Estudos da Performance (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2006). Infere-se que, frente às dificuldades cotidianas encontradas na escola, os/as professores/as criam estratégias pedagógico-performativas para desenvolverem o ensino de Teatro. Identificam-se três estratégias que serão desenvolvidas ao longo da dissertação, sendo elas: a) Performance docente como ação de deformar; b) Atenção performativa e c) Bricolagem performativa. Conclui-se, ademais, que tais estratégias são concebidas ao longo de seus trajetos como docentes, sendo, então, modos de experimentação da prática e de aposta em um saber do corpo e que abre espaços propícios ao trabalho com a linguagem teatral.

     


  • Mostrar Abstract
  • This research is part of the field of Performance and Education, studies the teaching practice in Theater and focuses on the pedagogical-performative strategies used by teachers to minimize the difficulties of everyday school life. The objective of the research was to understand how Art teachers, from the Public Education Network of the Federal District, graduated in Performing Arts, perform the difficulties of the classroom in everyday solutions. To this end, semi-structured interviews were carried out with six teachers from three Administrative Regions of the Federal District – namely: Samambaia, Ceilândia and Brazlândia. In addition to the interviews, data from the classes given by the researcher during the years 2020 and 2021, also in the Public Education Network of the Federal District, were used. Data were analyzed from the fields of Performance and Education (PAZ, 2020; PAZ; ICLE, 2020; ICLE; BONATTO, 2017; PINEAU, 2013) and Performance Studies (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2006). It is inferred that, faced with the daily difficulties encountered at school, the teachers create pedagogical-performative strategies to develop the teaching of Theater. Three strategies are identified that will be developed throughout the dissertation, namely: a) Teacher performance as an action to deform; b) Performative attention and c) Performative bricolage. It is concluded, moreover, that such strategies are conceived along their paths as teachers, being, therefore, ways of experimenting with the practice and betting on a knowledge of the body that opens spaces conducive to working with theatrical language.

4
  • Antonio do Carmo Brasil
  • Ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados em Tarauacá-Acre

  • Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALICE STEFANIA CURI
  • ELISABETH SILVA LOPES
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • LUZIRENE DO REGO LEITE
  • Data: 09/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • O processo de democratização, expansão e interiorização do ensino superior por meio da educação a distância, levanta reflexões sobre sua relevância inclusiva de norte a sul do Brasil. Este trabalho tem como enfoque analisar os ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados na cidade de Tarauacá-Acre. Para tanto, os referenciais teóricos e metodológicos desta dissertação situam-se em pesquisa de campo qualitativa, através da técnica de entrevista semiestruturada em rodas de bate-papo com professores-alunos e estudantes de escolas locais. Discute ainda, diferentes contribuições voltadas ao entendimento do panorama da educação a distância no Brasil nos últimos anos, e ao processo de formação de professores em Teatro por meio da EaD. Neste contexto, destaca-se ainda, a atuação da Universidade de Brasília-UnB no pioneirismo a ofertar cursos superiores, que a princípio, só eram oferecidos presencialmente, considerando as especificidades, na modalidade a distância, nas mais diversas localidades do país. Constata-se ainda que, entre os aspectos dimensionais analisados nesta pesquisa, surge uma nova percepção sobre a educação a distância, no que se refere à formação docente e sua relevância da interiorização às culturas locais. Nesse sentido, os resultados dessa pesquisa evidenciam contribuições éticas, estética e econômicas do curso de Teatro à prática pedagógica e no cotidiano pessoal e profissional dos professores formados, refletindo no cotidiano dos alunos desses docentes.  


  • Mostrar Abstract
  • The process of democratization, expansion and interiorization of higher education through distance education raises reflections on its inclusive relevance from north to south of Brazil. This work focuses on analyzing the echoes and reflexes of the graduation in Theater EaD/UnB in the practice and in the daily life of licensed teachers in the city of Tarauacá-Acre. For that, the theoretical and methodological references of this dissertation are situated in qualitative field research, through the technique of semi-structured interview in chat circles with professors-students and students from local schools. It also discusses different contributions aimed at understanding the panorama of distance education in Brazil in recent years, and the process of training teachers in Theater through distance education. In this context, we also highlight the role of the University of Brasília-UnB in the pioneering spirit of offering higher education courses, which at first were only offered in person, considering the specificities, in the distance modality, in the most diverse locations of the country. It is also noted that, among the dimensional aspects analyzed in this research, a new perception arises about distance education, with regard to teacher training and its relevance of internalization to local cultures. In this sense, the results of this research show ethical, aesthetic and economic contributions of the Theater course to the pedagogical practice and in the personal and professional daily life of the trained teachers, reflecting on the daily life of the students of these teachers. 

5
  • FLÁVIO CAFÉ DE MIRANDA
  • O QUE APRENDI COM MEU MESTRE: Mapeamento dos Princípios Técnicos para o Ator utilizados por Hugo Rodas

  • Orientador : MARCUS SANTOS MOTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELLO AMALFI
  • MARCUS SANTOS MOTA
  • NITZA TENENBLAT
  • RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • Data: 22/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa de mestrado mapeia e discute os princípios técnicos utilizados pelo diretor e professor Hugo Rodas para o treinamento de intérpretes de teatro. Utilizou-se para a análise os registros audiovisuais de uma oficina de treinamento para o ator ministrada pelo diretor assim como as memórias do pesquisador na qualidade de ator por doze anos da Agrupação Teatral Amacaca, grupo de excelência de Rodas. A primeira parte do trabalho descreve a suas proposições técnicas e a segunda consiste em análise de um exercício recorrente nas suas aulas segundo os princípios descritos na primeira parte.


  • Mostrar Abstract
  • This master's research maps and discusses the technical principles used by the director and professor Hugo Rodas for the purpuse of actors training. The database for the analysis consists in the audiovisual records of a training workshop for the actor taught by the director as well as the memories of the researcher as an actor for twelve years in the Agrupação Teatral Amacaca, Hugo Rodas state of the art theater group. The first part of the work describes its technical propositions and the second consists of an analysis of a recurrent exercise in his classes according to the principles described in the first part.

6
  • PEDRO HENRIQUE SILVA LOPES
  • A Vulnerabilidade como aspecto de atuação na Coletiva Teatro

  • Orientador : NITZA TENENBLAT
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DENIVALDO CAMARGO DE OLIVEIRA
  • GISELLE RODRIGUES DE BRITO
  • NITZA TENENBLAT
  • RENATO FERRACINI
  • Data: 23/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo desta pesquisa é investigar a vulnerabilidade como um aspecto da atuação bem como sua percepção e utilização técnica dentro do teatro de grupo Coletiva Teatro. Bebendo em fontes como a bioética, ciências sociais e psicologia busco entender sobre as definições do conceito de vulnerabilidade e a respectiva aplicabilidade para o trabalho do atuador. Utilizo a definição de vulnerabilidade segundo Brene Brown (2012) com suporte teórico-conceitual dos autores Donald M. Kaplan (1969), Declan Donnellan (2008), Gabbard (1979), William Saad Hossne (2009), J. G. Simmonds E J. E. Southcott (2012) em diálogo na atuação com Stanislaviski (2001), Renato Ferracini (2013), Josette Féral (2015) e Giselle Rodrigues de Brito (2020). A partir da prática de teatro de grupo gerada pela Coletiva Teatro analiso sob a ótica da vulnerabilidade do atuador os projetos #poesiadodia (2017), O Amor que Habito (2018) e Baú de Histórias (2018), todos de autoria do grupo. Aplicando um questionário investigo como a vulnerabilidade é utilizada por membros da Coletiva Teatro e procuro entender, de forma qualitativa, o uso e as reverberações da vulnerabilidade do atuador nas diferentes fases de exploração do processo criativo: composição, pré-apresentação, apresentação e pós-apresentação. Finalmente, a partir da perspectiva neurocientífica de stress proposta por Andrew Huberman e o conceito de mindset de Alia Crum, proponho um guia para auxiliar atuadores na identificação da vulnerabilidade em sua forma produtiva e contraproducente bem como em sua ativação. Resultados obtidos na pesquisa e observados na prática indicam a vulnerabilidade enquanto aspecto relevante no trabalho de atuador na Coletiva Teatro e o mindset individual sobre a vulnerabilidade como determinante na sua utilização. A partir destes resultados, o guia proposto objetiva auxiliar atuadores a utilizar a vulnerabilidade como uma ferramenta técnica, criativa e produtiva desde o momento de exploração no processo artístico até o pós-apresentação, seja em sua práxis individual ou coletiva.


  • Mostrar Abstract
  • The goal of this research is to investigate vulnerability as an aspect of acting as well as its perception and technical use within the group theater Coletiva Teatro. Drawing from fields of study such as bioethics, social sciences and psychology I seek to understand definitions and concepts of vulnerability and their applicability towards acting. I use the definition of vulnerability according to Brene Brown (2012) with theoretical-conceptual support of Donald M. Kaplan (1969), Declan Donnellan (2008), Gabbard (1979), William Saad Hossne (2009), J. G. Simmonds and J. Southcott (2012) in dialogue with Stanislaviski (2001), Renato Ferracini (2013), Josette Féral (2015) and Giselle Rodrigues de Brito (2020) from the field of acting. Based on the group theatre practice generated by Coletiva Teatro I analyze from the perspective of the actor’s vulnerability the performance projects #poesiadodia (2017), O Amor que Habito (2018) and Baú de Histórias (2018), all created by the group. Applying a questionnaire I investigate how vulnerability is used by Coletiva Theatre members and seek to understand, in a qualitative manner, the use and reverberations of the actors’ vulnerabilities during the different exploratory phases of the creative process: composition, pre-presentation, presentation and post-presentation. Finally, from the neuroscientific perspective of stress proposed by Andrew Huberman and Alia Crum’s concept of mindset, I suggest a guide to help actors identify vulnerability in its productive and counterproductive forms as well as its activation. Results obtained in the research and observed in practice indicate vulnerability as a relevant aspect of acting in Coletiva Teatros’s work and ones individual mindset as determinant of its utilization. From these results the proposed guide intends to help actors use their vulnerability as a technical, creative and productive tool from the moment of exploration in the artistic process to the post-presentation, wether in an individual or collective praxis.

     

7
  • Thaís Felizardo Resende
  • Criabrincos: o despertar do sensível na infância por meio do teatro, música, dança e brincadeiras no ensino não formal - CEU das Artes - Recanto das Emas – DF.

  • Orientador : LUCIANA HARTMANN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA HARTMANN
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • FABIANA MARRONI DELLA GIUSTINA
  • JOANA ABREU PEREIRA DE OLIVEIRA
  • Data: 06/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • No presente texto analiso o papel da afetividade nas práticas educacionais no âmbito do ensino não formal de aprendizagem. Constituem o corpus de análise as atividades/oficinas ligadas às linguagens artísticas em especial as artes cênicas, ministradas por mim, entre 2018 e 2021, na instituição CEU das Artes/Estação Cidadania-Cultura do Recanto das Emas no Distrito Federal, que tem com a função social de ofertar atividades de arte, esporte, lazer e cultura para a comunidade em vulnerabilidade social e/ou econômica. Narro a dialética do ofício apontando as dificuldades e as potencialidades do ensino presencial e remoto/híbrido realizado antes e durante à pandemia. A pesquisa é orientada metodologicamente pelos pressupostos da “pesquisa guiada pela prática” e “pesquisa-ação” e é pautada teoricamente por diálogos com Jorge Larrosa, Paulo Freire, bell hooks, Luciana Hartmann, entre outros pesquisadores da arte e educação. A finalidade foi refletir sobre os atravessamentos ocorridos neste contexto educacional, evidenciando a importância da escuta atenta/sensível através das experiências vividas e adquiridas durante a organização e reorganização do trabalho e suas particularidades, considerando o afeto, a troca e o amor, fortalecendo o que acredito ser a conexão entre arte, vida e educação.


  • Mostrar Abstract
  • In the present text I analyze the role of affectivity in educational practices in the context of nonformal teaching of learning. The corpus of analysis is the activities/workshops linked to artistic languages, especially the performing arts, taught by me, between 2018 and 2021, at the institution CEU das Artes/Citizenship-Culture Station of Recanto das Emas in the Federal District, which has with the social function of offering art, sport, leisure and cultural activities to the community in social and/or economic vulnerability. I narrate the dialectic of the craft pointing out the difficulties and potential of face-to-face and remote/hybrid teaching carried out before and during the pandemic. The research is methodologically guided by the assumptions of “research guided by practice” and “research-action” and is theoretically guided by dialogues with Jorge Larrosa, Paulo Freire, bell hooks, Luciana Hartmann, among other researchers in art and education. The purpose was to reflect on the crossings that occurred in this educational context, highlighting the importance of attentive/sensitive listening through the experiences lived and acquired during the organization and reorganization of work and its particularities, considering affection, exchange and love, strengthening what I believe to be the connection between art, life and education.

8
  • PABLO DILSON DE ALMEIDA MAGALHÃES
  • VOZ E MOVIMENTO: Uma análise da práxis de Zygmunt Molik


  • Orientador : CESAR LIGNELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO MANOEL ALEIXO
  • JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
  • CESAR LIGNELLI
  • LIDIA OLINTO DO VALLE SILVA
  • Data: 14/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as técnicas de trabalho vocal desenvolvido por Zygmunt Molik durante e após sua trajetória ao lado de Jerzy Grotowski no Teatro Laboratório. Aborda temas como “Os Ressonadores”, “O Alfabeto do Corpo” e um enfoque particular na condução de Molik em seu workshop solo “Voz e Corpo”. No que tange aos recursos metodológicos, a pesquisa conta com informações adquiridas a partir de uma entrevista com Giuliano Campo; descrições e análises dos registros audiovisuais Acting Therapy (1976), Dyrygent (2006) e Alfabeto do Corpo (2009); registros pessoais do autor acerca de um workshop realizado no Instituto Grotowski em 2019; e análises dos registros bibliográficos que tratam destas técnicas, abarcando autores da linha grotowskiana. A pesquisa aposta nestes múltiplos acessos buscando fornecer ao leitor uma perspectiva dialógica acerca do tema tratado.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of this dissertation is to analyze the vocal work techniques developed by Zygmunt Molik during and after his career with Jerzy Grotowski at Teatr-Laboratorium. It addresses topics such as “The Resonators”, “The Body Alphabet” and a particular focus on Molik's conduction in his solo workshop “Voice and Body”. With regard to methodological resources, the research relies on information acquired from an interview with Giuliano Campo; descriptions and analyzes of the audiovisual recordings Acting Therapy (1976), Dyrygent (2006) and The Body Alphabet (2009); author's personal records about a workshop held at the Grotowski Institute in 2019; and analysis of bibliographic records dealing with these techniques, including authors of the Grotowskian line. The research bets on these multiple accesses, seeking to provide the reader with a dialogic perspective on the topic addressed.

9
  • MAGNO GERALDO RIBEIRO DE ASSIS
  • Reivax x - à deriva, em fluxo com a cena performativa

  • Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISABETH SILVA LOPES
  • Maicyra Teles Leão e Silva
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
  • Data: 27/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem o intuito de refletir sobre o processo de criação e de apresentação performativa de Reivax X. Neste sentido, este estudo visa elencar e refletir sobre os procedimentos adotados na criação da cena performática do personagem e do roteiro dramatúrgico, que compuseram a peça “Reivax X em: uma comédia cotidiana de amor muda”. São explorados aspectos da performatividade do corpo em fluxo no cotidiano, assim como os procedimentos adotados como fator provocador e motivador de relações de afeto dramatizadas na obra teatral. Da mesma maneira, este estudo trata dos aspectos performativos realizados em fluxo no ambiente urbano com as pessoas transeuntes, com abrangência entre vida e arte, considerando as características que confluem na composição da cena no ambiente urbano, construída a partir de experimentações, derivas e interações performáticas que ocorreram de 2008 a 2022.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to reflect on the process of creation and performative presentation of Reivax X.  In this sense, this study aims to list and reflect on the procedures adopted in the creation of the character's performance scene and the dramatist script, which composed the play "Reivax X in: an everyday comedy of mute love". Aspects of the performance of the body in flux in daily life are explored, as well as the procedures adopted as a provoking and motivating factor of relationships of affection dramatized in the theatrical work. Similarly, this study deals with the performative aspects performed in flux in the urban environment with people who are passers-by, with a range between life and art, considering the characteristics that concurrent in the composition of the scene in the urban environment, constructed from experiments, drifts and performative interactions that occurred from 2008 to 2022.

10
  • IVANA DELFINO MOTTA
  • Movências nas rotas de Sankofa: Pontos de partilha, danças e implicações étnicoraciais.

  • Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AMÉLIA VITÓRIA DE SOUZA CONRADO
  • ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
  • JORGE DAS GRACAS VELOSO
  • RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
  • Data: 08/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Com este trabalho, almejo tensionar o organismo institucionalizado das danças no Brasil, apontando operações do racismo como constituinte estrutural que condiciona e normaliza violências de apropriação, exclusão, exotificação, desqualificação e invisibilização de corpos/corpas e epistemologias na área. Com uma postura relacional, implico a branquitude, pretensamente neutra e universal, como força motriz de manutenção e reinvenção das lógicas coloniais que sustentam privilégios e funcionam para a perpetuação destes operativos. Investigando minha própria caminhada em perspectiva etnocenológica de trajetividade e tecendo relações analíticas com o macro projeto de país, me posiciono em um local afro referenciado de ação e investigação para inquirir a dança enquanto campo investigativo e prático sobre seu silêncio em relação às violências étnico-raciais que também estão presentes nas entranhas de seu organismo institucional no âmbito da formação, gestão, pesquisa, cenas, fomento, mercados, entre outros. Com esta iniciativa, para além de apontamentos e problematizações, desejo nos convidar a outras movências dançantes, relacionais, políticas, afetivas e éticas, fomentando, quem sabe, outros modos de (con)fiar (n)as tessituras que nos conectam em vida e em fazeres das danças.


  • Mostrar Abstract
  • With this work, I aim to stress the institutionalized organism of dances in Brazil, pointing out operations of racism as a structural constituent that conditions and normalizes violence of appropriation, exclusion, exotification, disqualification and invisibilization of bodies and epistemologies in the area. With a relational stance, I imply whiteness, supposedly neutral and universal, as a driving force for the maintenance and reinvention of colonial logics that sustain privileges and function for the perpetuation of these operatives. Investigating my own journey in an ethnocenological perspective of trajectory and weaving analytical relationships with the macro project of the country, I position myself in an Afro-referenced place of action and investigation to inquire about dance as an investigative and practical field about its silence in relation to ethnic-racial violence. that are also present in the bowels of its institutional organism in the scope of training, management, research, scenes, promotion, markets, among others. With this initiative, in addition to notes and problematizations, I wish to invite us to other relational, political, affective and ethical dancing movements, fostering, who knows, other ways of (trusting) the textures that connect us in life and in dances

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app21_Prod.sigaa15