|
Dissertações |
|
1
|
-
Mariana Volfzon Mordente
-
MuDANÇAS vibráteis de pele: conjuros cardíacos nas fronteiras entre sonhos, performances e vastidão.
-
Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
-
ALICE STEFANIA CURI
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
Angela Aparecida Donini
-
Data: 16/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa parte do estudo sobre um processo de arte-vida que se desenrola na abertura às fronteiras do sonhar. Trata-se de uma jornada permeada por situações criativas cênicas e performativas atravessadas pela relação com as ruas (e suas insurgências políticas), comunidades (artísticas e ativistas) e a terra (no reconhecimento das relações com existências mais-que-humanas). Um percurso investigativo que se faz nas bordas entre mundos, rasgando a pele dos confins entre sono e vigília, em uma mu(dança) dos limites do corpo e de imaginários cósmico-políticos.
-
Mostrar Abstract
-
This research starts from the study of an art-life process that unfolds in the opening to the borders of dreaming. It is a journey permeated by scenic and performative creative situations crossed by the relationship with the streets (and their political insurgencies), communities (artistic and activists) and the earth (in the recognition of relationships with more-than-human existences). An investigative journey that takes place on the borders between worlds, tearing the skin of the confines between sleep and wakefulness, in a vibrating change of the limits of the body and of cosmic-political imaginaries.
|
|
2
|
-
Ingreth da Silva Adriano
-
Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo: análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
-
Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
LUCIANA HARTMANN
-
ANA FLAVIA MAGALHAES PINTO
-
KELCI ANNE PEREIRA
-
Data: 23/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tece reflexões sobre a valorização dos patrimônios culturais de Ceilândia-DF e a prática pedagógica que deu origem ao livro coletivo “Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo” desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Ancorada na pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (MATTOS, 2011) e na pesquisa-ação crítica (FRANCO, 2005), a pesquisa parte das seguintes indagações: como a arte e a educação podem transformar ou ressignificar um território fomentando a relação de pertencimento? Quais metodologias podem ser significativas para este tipo de experiência? Como a relação “centro-periferia” afeta as produções artísticas? Como desenvolver práticas pedagógicas que possibilitem a produção de autonomia e o protagonismo estudantil? Contextualiza-se os caminhos do entendimento do que são os patrimônios culturais no Brasil na perspectiva de Fonseca (2000); os conceitos de identidade pela perspectiva de Hall (1997) e Castells (2008); cultura por Boal (1979), Rincón (2021) e Barbero (2015); territorialidade por Santos (1978), Saquet (2007) e Haesbaert (2004); e pertencimento por Lestingue (2004) e Cousin (2010). Investiga-se a cidade como território de experiências artísticas e como isso se conecta às relações de pertencimento por meio da memória e da construção da identidade a partir da gênese da construção de Brasília e da formação de Ceilândia. São apresentadas as contradições presentes no discurso hegemônico da história de Brasília à luz de Holston (2010), Paviani (2010) e Gouvêa (1995) explorando a abordagem midiática e artística em relação à cidade. Por fim, apresento o relato de experiência do processo de exploração das práticas pedagógicas realizadas para a construção coletiva do livro “Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo” realizado no CEF 27 de Ceilândia, tendo como via de reflexão os inventários participativos em educação patrimonial, o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a experiência audiovisual. As concepções discorrem sobre questões culturais, imagéticas e sociais, arte educação, alfabetização estética, memória em âmbito escolar e valorização do patrimônio cultural local.
-
Mostrar Abstract
-
The present research reflects on the appreciation of the cultural heritage of Ceilândia-DF and the pedagogical practice that gave rise to the collective book “Ceilândia Minha Quebrada é Maior que o mundo” developed in partnership between the Department of Education of the DF and the Instituto do Patrimônio National Artistic History (IPHAN). Anchored in qualitative ethnographic research (MATTOS, 2011) and critical action research (FRANCO, 2005), the research starts from the following questions: how can art and education transform or re-signify a territory by fostering the relationship of belonging? What methodologies can be meaningful for this type of experience? How does the “centerperiphery” relationship affect artistic productions? How to develop pedagogical practices that enable the production of autonomy and student protagonism? The ways of understanding what are the cultural heritages in Brazil are contextualized in the perspective of Fonseca (2000); the concepts of identity from the perspective of Hall (1997) and Castells (2008); culture by Boal (1979), Rincón (2021) and Barbero (2015); territoriality by Santos (1978), Saquet (2007) and Haesbaert (2004); and belonging by Lestingue (2004) and Cousin (2010). The city is investigated as a territory of artistic experiences and how this connects to the relationships of belonging through memory and the construction of identity from the genesis of the construction of Brasília and the formation of Ceilândia. The contradictions present in the hegemonic discourse of the history of Brasilia are presented in the light of Holston (2010), Paviani (2010) and Gouvêa (1995) exploring the media and artistic approach to the city. Finally, I present the experience report of the process of exploring the pedagogical practices carried out for the collective construction of the book “Ceilândia Minha Quebrada é Maior que o mundo” carried out at CEF 27 in Ceilândia, having as a way of reflection the participatory inventories in heritage education , the Theater of the Oppressed by Augusto Boal and the audiovisual experience. The concepts discuss cultural, imagery and social issues, art education, aesthetic literacy, memory in the school environment and appreciation of the local cultural heritage.
|
|
3
|
-
PEDRO RIBEIRO SOUSA
-
DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE DESLOCAMENTO POR MEIO DO TEATRO NA FERCAL (DF).
-
Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
RAYSSA AGUIAR BORGES
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Dois terrenos alicerçam essa investigação: a escola como espaço formal de atuação e a comunidade como território fértil de experiência. A presente pesquisa propõe reflexões acerca do Teatro escolar, do Teatro em Comunidade e da interface entre estes conceitos, onde um processo criativo serviu como base para essa análise: a construção de “Gigante pela própria natureza”, espetáculo elaborado no Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF com alunas e alunos do Ensino Médio e o seu deslocamento para a região administrativa Fercal – DF. O percurso didático-metodológico contou com o arsenal de jogos do Teatro do Oprimido e com a Estética do Oprimido como ferramentas de sensibilização, o que possibilitou o envolvimento prático de “não atores” na execução de toda a proposta. A pesquisa oportunizou a constatação da possibilidade do trabalho com teatro como mecanismo de formação, organização e transformação social.
-
Mostrar Abstract
-
Two fields underpin this investigation: the school as a formal performance space and the community as a fertile territory of experience. This research proposes reflections about the School Theater, Theater in Community and the interface between these concepts, where a creative process served as the basis for this analysis: the construction of "Gigante pela própria Natureza" (Giant by Nature), a play elaborated at Centro Educacional 02 de Sobradinho (DF) with high school students and their displacement to the administrative region Fercal (DF). The didactic-methodological course included the arsenal of games of the Theater of the Oppressed and the Aesthetics of the Oppressed as sensitizing instruments, which made possible the practical involvement of "non-actors" in the execution of the entire proposal. The research allowed the realization of the possibility of working with theater as a mechanism of formation, organization and social transformation.
|
|
4
|
-
Isadora Lima Rodrigues
-
Encontrando a si e um retrato da sociedade: a poética de uma catadora de palavras.
-
Orientador : ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALICE STEFANIA CURI
-
CYNTHIA DE CÁSSIA SANTOS BARRA
-
ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
Data: 22/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho investiga a poética da palavra enquanto linguagem plurissignificativa: conceito aliado à sensoridade da mensagem verbi-voco-visual. Na qual a palavra não se reduz à vocalidade e muito menos à palavra grafada. Palavra-imagem-som se interligam, sendo o corpo expressão da memória, da força vocalizada que intervém em um percurso da composição da palavra. Traço, voz, letra e imagem se encontrando corpo a corpo na proposta de uma composição dramatúrgica – sendo a dissertação, em seu processo de escrita – movências, processo prático-teórico da poética da palavra. Transmissão e legitimação de contra narrativas e modos de vida pela poética da palavra, através de percursos e escavações de uma personagem chamada Catadora de palavras, que ao sentir o tremor do chão, começa a cavá-lo – encontrando a si e um retrato da sociedade. Buracos sem fim, maquiados por “verdades translucidas” com o objetivo de mascarar o tempo espiralar que se faz de passado-agora. Dissertação que se propõe ser dramaturgia, numa tríade: vivencia, teoria e projeto composicional. Escrita que experimenta estéticas em que o signo verbal extrapola seus próprios limites, revelando a palavra como cenário não só de letra e de voz, mas, sobretudo, de uma escrita performativa.
-
Mostrar Abstract
-
This study enquire about the poetics of the word as a plurisignificant language: a concept combined with the sensoriality of the verbal-vocal-visual message. In which the word is not reduced to vocality, much less to the spelled word. Wordimage-sound are interconnected, the body is the expression of memory, the body is the vocalized force that intervenes in a course of word composition. Trace, voice, letter and image are meeting body to body in the proposal of a dramaturgical composition – in which this study, in its writing process – movements, practical-theoretical process of the poetics of the word. Transmission and legitimization of counter-narratives and ways of life through the poetics of the word, through the paths and excavations of a character called Catadora de Palavras [Words Catcher], that, when feeling the ground trembling, begins to dig it – finding herself and a portrait of society . Endless holes, masked by “translucent truths” with the goal of masking the spiraling time that is made of past-now. Study that proposes to be dramaturgy, in a triad: experience, theory and compositional project. Writing which experiments an aesthetics in which the verbal sign goes beyond its own limits, revealing the word as a scenario not only of lyrics and voice, but, above all, of performative writing.
|
|
5
|
-
Rodrigo Ribeiro Bittes
-
Música, atuação e cena na 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina.
-
Orientador : CESAR LIGNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALICE STEFANIA CURI
-
CESAR LIGNELLI
-
FRANCIS WILKER DE CARVALHO
-
MARCOS MACHADO CHAVES
-
Data: 18/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como tema o estudo de diferentes elementos presentes no trabalho da 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina, realizado em 2022 na cidade de São Paulo. Aspectos da música, atuação e cena são discutidos e analisados em primeira pessoa por um pesquisador que participou do laboratório de experimentos musicais, cantos e composições – também chamado de núcleo 5. São utilizadas como ferramentas de pesquisa: a gravação do espetáculo; fotos dos ensaios e de encontros dentro e fora do núcleo 5; o diário de bordo do pesquisador; o texto e o roteiro que compõem o anexo deste trabalho; as composições musicais do núcleo 5 – bem como as suas gravações e partitura. A partir dessas ferramentas, pretende-se alcançar os objetivos da pesquisa que consistem em: documentar e analisar essa dentição em específico e o rito resultante chamado Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade. Para tanto, faz-se uma breve recuperação histórica do Teatro Oficina, o relato das experiências de ensaio do Núcleo 5 e o estudo do espetáculo. Também se pretende apontar uma perspectiva de como ou de quais formas música, atuação e cena foram trabalhados no Núcleo 5 da 5ª dentição da Universidade Antropófaga.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to study the different elements present at the work of the 5th edition of the Anthropophagus University at Oficina Theatre, that took place in 2022 in São Paulo, Brazil. Music, acting and scene are analyzed and discussed in first hand by a researcher who was part of the laboratory of musical experiments, singing and songwriting – also known as group 5. As tools, this research uses: the video recording of the play; photos of rehearsals and meetings within and out of group 5; the researcher’s logbook; the text and the script that are in the appendix of this work; the songs written by group 5 – as well as their recordings and music sheets. By using these tools, this research intends to fulfill its goals: the documentation and analysis of this edition in particular and the resulting play called Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade. For such, a brief historical record of Oficina Theatre, an experience report of group 5 and the study of the play will be made. The research also intends to answer how music, acting and scene were structured and worked in the group 5 of the 5th edition of the Anthropophagus University.
|
|
6
|
-
Julie Anna Wetzel Deeter
-
CIA BURLESCA NA MARCHA DA HISTÓRIA: Teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira”
-
Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARINA MARIA GUIMARÃES MOREIRA
-
FELIPE CANOVA GONCALVES
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O percurso do grupo teatral Cia Burlesca do Distrito Federal é matéria de pesquisa deste trabalho, com recorte analítico que compreende três obras elaboradas coletivamente pelos integrantes do coletivo – “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira” – que debatem a questão territorial em perspectiva do feminismo popular. O corpus da pesquisa abarca momentos do teatro político no Brasil em diálogo com as lutas sociais, partindo da década de 1950 e o movimento do teatro de grupo de São Paulo, tendo em vista que os diretores dos espetáculos da Cia Burlesca fizeram parte das experiências que surgem na década de 1990 com o movimento “Arte contra a barbárie”, de resistência do segmento artístico e teatral ao desmonte promovido pelo neoliberalismo. O panorama histórico e sociocultural da cidade de Brasília e do Distrito Federal é investigado para contribuir com a análise da atuação do grupo, que inicia em 2008. Desta forma o trabalho da Cia Burlesca dá continuidade ao legado histórico do teatro político devido ao seu modo de produção, pelos temas que abordam em suas obras e pelos territórios de movimentos e organizações sociais que atuam. As obras analisadas denunciam a estrutura fundiária desigual e apontam perspectivas de relações mais humanizadas e de organização popular a partir de lideranças feministas. O trabalho teatral do coletivo contribui para popularizar temas que estruturam a sociedade e se coloca na disputa pelo projeto político popular da classe trabalhadora de uma sociedade mais justa, igualitária e digna.
-
Mostrar Abstract
-
The journey of the Cia Burlesca do Distrito Federal theater group is the subject of research in this work, with an analytical focus comprising three works collectively produced by the members of the collective – “Bendita Dica”, “O Longe” and “A Legítima História Verdadeira” – which discuss the territorial issue from the perspective of popular feminism. The research corpus encompasses moments of political theater in Brazil in dialogue with social struggles, starting from the 1950s and the group theater movement in São Paulo, considering that the directors of Cia Burlesca shows were part of the experiences that emerged in the 1990s with the movement “Arte contra a barbarie”, of resistance of the artistic and theatrical segment to the dismantling promoted by neoliberalism. The historical and sociocultural panorama of the city of Brasília and the Federal District is investigated to contribute to the analysis of the group's performance, which began in 2008. In this way, Cia Burlesca's work continues the historical legacy of political theater due to its mode of production, the themes they address in their works and the territories of social movements and organizations that operate. The analyzed works denounce the unequal land structure and point out perspectives of more humanized relations and popular organization from feminist leaders. The collective's theatrical work contributes to popularizing themes that structure society and places itself in the dispute for the popular political project of the working class for a more just, egalitarian and dignified society.
|
|
7
|
-
Gabriela Guimarães Luque
-
RECEITA DE FAMÍLIA: Autoficção, pós-memória, gênero e resistência política na peça Bolo Republicano
-
Orientador : SULIAN VIEIRA PACHECO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CESAR LIGNELLI
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
MARA LUCIA LEAL
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
Data: 08/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação busca compreender como a noção de autoficção operou nas construções dramatúrgicas da peça Bolo Republicano, escrita e produzida por esta autora entre os anos de 2021 e 2023 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considera-se as relações entre questões de gênero, memória e pós-memória como aportes sociais e políticos para a análise do objeto de estudo. A partir da metodologia prática como pesquisa, realizou-se estudos sobre o trauma familiar herdado, repercutindo na memória e nos corpos de gerações posteriores. Através da teoria teatral performativa, site-specific, teorias psicanalíticas e políticas, relevou-se a importância de valorizar a autoficção, no contexto da ‘escrita de si’ no teatro contemporâneo, sobretudo no teatro feminista, como forma de operar a memória no presente e para o futuro. Verifica-se que a autoficção nos estimula a operar a partir da natureza inventiva da memória, permitindo-nos olhar para nossas memórias e suas relações com o presente de modo crítico em amplas perspectivas. Considera-se que uma autoficção familiar, pautada na performance, que atravessa dois tempos sociais históricos diferentes, pode criar na dimensão pública condições favoráveis para refletirem seu próprio posicionamento em determinadas esferas da vivência política. Conclui-se que uma obra artística que propõe discutir pós-memórias e memórias familiares pode ter relevância e impacto social, assim como pode atuar como resistência política na forma de fazer teatral.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation seeks to understand how the notion of self-fiction operated in the dramaturgical constructions of the play Bolo Republicano, written and produced by this author between the years 2021 and 2023 in Belo Horizonte, Minas Gerais. The relationships between issues of gender, memory and post-memory are considered as social and political contributions to the analysis of the object of study. Using the methodology Practice as Research, studies were carried out on inherited family trauma, impacting the memory and bodies of later generations. Through performative theater theory, site-specific, psychoanalytic and political theories, the importance of self-fiction was highlighted in the context of ‘self writing’ in contemporary theater, especially in feminist theater, as a way of operating memory in the present and for the future. It appears that self-fiction stimulate us to operate from the inventive nature of memory, allowing us to look at our memories and their relationships with the present critically, from broad perspectives. It is considered that a family self-fiction, based on performance, which crosses two different historical social times, may create favorable conditions in the public dimension to reflect their own positioning in certain spheres of political experience. It is concluded that an artistic work which proposes to discuss post-memories and family memories can have relevance and social impact, as well as acting as political resistance in the form of theatrical production.
|
|
8
|
-
Ava Heinrich Scherdien
-
Cometa Cenas: Identidade cultural, produção teatral e prática pedagógica
-
Orientador : FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
-
HELOISA MARINA DA SILVA
-
NITZA TENENBLAT
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
Data: 08/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho está centrado em um resgate de memória enquanto identidade cultural, produção teatral e prática pedagógica a partir do projeto de extensão da Mostra Semestral Cometa Cenas, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, da Universidade de Brasília - UnB. Essa pesquisa traz elementos importantes para o departamento, para a universidade, para cultura local e nacional, ao entendermos que possivelmente a Mostra Semestral Cometa Cenas tenha influência como colaboradora de criação artística, de grupos e de eventos teatrais do Distrito Federal. Numa pesquisa quantitativa e qualitativa a partir da metodologia etnográfica e cartográfica, para a busca desses dados e informações. A pesquisa se propõe como um guia e/ou um mapa sobre a identidade cultural e política do departamento de Artes Cênicas em uma perspectiva de trajetória, memória, oralidade e registros. Além de também servir como uma análise futura e guia de fácil acesso a um acervo, a uma recordação e até estudos futuros sobre a Mostra Semestral Cometa Cenas.
-
Mostrar Abstract
-
The present work is focused on a memory retrieval as cultural identity, theatrical production, and pedagogical practice based on the extension project of the Cometa Cenas Semester Showcase, from the Department of Performing Arts - CEN, at the University of Brasília - UnB. This research brings important elements to the department, the university, the local, and national culture, as we understand that the Cometa Cenas Semester Showcase possibly has an influence as a collaborator in artistic creation, theater groups, and events in the Federal District. Through a quantitative and qualitative research using ethnographic and cartographic methodology, the aim is to gather this data and information. The research is proposed as a guide and/or map of the cultural and political identity of the Department of Performing Arts from a perspective of trajectory, memory, orality, and records. It also serves as a future analysis and an easily accessible guide to a collection, a recollection, and even future studies on the Cometa Cenas Semester Showcase.
|
|
9
|
-
Tuanny Pereira de Araujo
-
Inscritas negras: ficcionalizando nossas histórias, fortalecendo subjetividades
-
Orientador : ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CYNTHIA DE CÁSSIA SANTOS BARRA
-
ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
-
JOSE JACKSON SILVA
-
LUCIANA HARTMANN
-
Data: 15/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como caminho e proposição investigar a prática de inscrever a si no exercício da escrita dramatúrgica e refletir como esses processos podem se relacionar, assim como impactar, influenciar e potencializar o trabalho criativo da artista. Com movimentos distintos, o percurso de inscrever a si mesma pode fornecer materiais e ferramentas que permitam àquela que cria, um território fértil de bem viver e em constante fricção. Desde o que chamo de “esvaziamento dos atravessamentos”, dinâmica de dar vazão às diferentes provocações que mobilizam quem faz parte do processo criativo, até a “reinauguração de uma paisagem criativa”, em que a artista é estimulada a, através dos seus materiais levantados, ficcionalizar e propor possibilidades da sua expressão dramatúrgica de uma forma até então não experimentada. A metodologia a ser lançada nesta investigação se dá a partir de três eixos de análise: o levantamento historiográfico de parte das experiências práticas do Grupo Embaraça – coletivo de Teatro Negro residente em Brasília desde 2012 –, a análise e compartilhamento da experiência de uma oficina ministrada pela autora com a presença de sete pessoas participantes e as reflexões e costuras da própria autora no percurso apresentando. Dessa forma, eu, o grupo e a oficina se transformam em sujeitos da pesquisa que forcenem diálogos a serem entrelaçados com conceitos e/ou teorias. Assim, para o levantamento historiográfico, o projeto terá como abordagem a pesquisa centrada no sujeito e a discussão da memória a partir da inscrição de si. E para a análise da oficina o projeto apresentará as experiências e os conceitos em que a pesquisa se debruça como caminho metodológico. Lanço a hipótese de que quem se coloca no papel, através da inscrição de si mesma, tem sua qualidade criativa potencializada, assim como busco investigar como podem se dar os processos de se ficcionalizar materiais pessoais para levar para a cena.
Para ancorar os questionamentos propostos, apresento o diálogo com os seguintes conceitos: Escritas de si, Escrevivências, Oralituras, Dramaturgias Negras, Autoficção e Subjetividade.
O trabalho está dividido em cinco pedaços, estrutura criada para contemplar as pistas que tecem a pesquisa e esmiuçam a investigação.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to investigate the practice of inscribing oneself in the exercise of dramaturgical writing and reflect on how these processes can be connect, as well as impact, influence and grow up the artist's creative work. With different movements, inscribing oneself can provide materials and tools that allow the person who creates, a fertile territory of good living and in constant friction. From what I call the “emptying of the crossings”, dynamics of giving vent to the different provocations that mobilize those who are part of the creative process, to the “reinauguration of a creative landscape”, in which the artist is encouraged to, through her collected materials, fictionalize and propose possibilities for its dramaturgical expression in a way that has not been tried before. The methodology to be launched in this investigation is based on three axes of analysis: the historiographical survey of part of the practical experiences of the Embaraça Group – a Black Theater collective residing in Brasília since 2012 –, the analysis and sharing of the experience of a workshop given by the author with the presence of seven people participating and the reflections of the author herself in the path presented. In this way, I, the group and the workshop become research person that force dialogues to be intertwined with concepts and/or theories. In this way, for the historiographical survey, the project will approach the research centered in person and the discussion of memory from the autoinscription. And for the analysis of the workshop, the project will present the experiences and concepts on which the research use as a methodological path. I propose the hypothesis that those who put themselves on paper, through the inscription of themselves, have their creative quality improve, as well as I try to investigate how the processes of fictionalizing personal materials to performing in scene. To anchor the proposed questions, I will show the dialogue with the following concepts: Self writting, Escrevivências, Oralitures, Black Dramaturgies, Autofiction and Subjectivity. The work is divided into five parts, a structure created to contemplate the clues that weave the research and detail the investigation.
|
|
10
|
-
Thiago Augusto Schuenck Moreto Linhares
-
TEMPO-RITMO E O TEATRO MUSICAL: AS POSSÍVEIS RUPTURAS ENTRE O TEXTO FALADO E CANTADO NO PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO “ISSO PASSA?”
-
Orientador : TIAGO ELIAS MUNDIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TIAGO ELIAS MUNDIM
-
CESAR LIGNELLI
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
MARCOS MACHADO CHAVES
-
Data: 20/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como propósito a definição, análise e principalmente a experimentação do conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo. Na sequência, é feito um resumo da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo, conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito de tempo-ritmo dialoga com outras definições de pesquisadores da área, como Renato Ferracini e Jacyan Castilho. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo musical Isso Passa?, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial. A encenação do espetáculo também é reverberada, assim como a análise do público que presenciou as apresentações.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to define, analyze, and primarily experiment with the concept of time-rhythm, initially introduced by Constantin Stanislavski, and relate it to the process of creating a Musical Theatre performance. First, a bibliographical review of the concepts of time and rhythm was conducted. Subsequently, a summary of Stanislavski's artistic life is provided, leading to his re-search on time-rhythm, the main concept used in this dissertation. Further on, the discussion explores how this concept of time-rhythm interacts with other definitions from researchers in the field, such as Renato Ferracini and Jacyan Castilho. In conclusion, the process of constructing the musical production "Isso Passa?" is detailed, covering its textual and musical dramaturgy, as well as the rehearsal room process, delving into the analysis of time-rhythm in experiential practice. The staging of the performance is also reflected upon, along with an analysis of the audience that witnessed the performances.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
DEBORA CRISTINA SALES DA CRUZ VIEIRA
-
Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal.
-
Orientador : LUCIANA HARTMANN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
-
GILBERTO ICLE
-
GILKA ELVIRA PONZI GIRARDELLO
-
LUCIANA HARTMANN
-
ROSELETE FAGUNDES DE AVIZ
-
Data: 19/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A escola da infância é um espaço privilegiado para a difusão de saberes e fazeres literários, propiciando a experiência estética de crianças e adultos. Como professora da educação básica há 26 anos, e pesquisadora junto às crianças pequenas e suas narrativas orais, algumas inquietações surgiram: quais seriam as temáticas presentes nas narrativas do cotidiano de crianças pequenas em instituições educativas? Como se dariam as experiências estéticas vivenciadas pelas crianças pequenas nas práticas literárias em instituições educativas? Somadas a essas questões que me acompanhavam anteriormente, questionei ainda: como se dariam esses processos em um contexto pandêmico? Na busca por responder a essas perguntas, desenvolvo a presente tese, que tem como objetivo central compreender os mundos de vida de crianças pequenas por meio de suas próprias narrativas em instituições educativas do Distrito Federal. Para tanto, opto por uma escrita que articula saberes da Teoria Histórico-Cultural, da interface entre Estudos da Performance e Educação e das Ciências Sociais da Infância. O objetivo da tese se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: analisar como as crianças pequenas manifestam seus contextos sociais em situações narrativas cotidianas, de mediação de leitura e contação de histórias em instituições educativas; analisar as performances narrativas de crianças a partir das experiências estéticas vivenciadas e analisar produções simbólicas de crianças pequenas presentes na escola da infância em contexto pandêmico. A pesquisa empírica foi realizada com quatro turmas de 2º período compostas por crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos em quatro unidades escolares públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2 durante o ano letivo de 2021, delineada em uma abordagem etnográfica performativa por meio de práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias, oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e audiovisual da produção narrativa das crianças pequenas. Produzi com as crianças colaboradoras o livro Crianças Narradoras, com 57 performances narrativas das crianças pequenas, que foram categorizadas conforme os temas abordados: histórias de morte, histórias de família, histórias de não-humanos, histórias de seres encantados, histórias de pobreza, histórias de heróis e heroínas e histórias de machucados. Defendo que as narrativas das crianças pequenas evidenciam seus mundos de vida como prática performativa na escola da infância, a partir da materialidade das performances narrativas das crianças pequenas e dos relatos de episódios vivenciados no percurso empírico em diálogo com as autoras e os autores convidados para esta conversa sobre infâncias, narrativas e cotidianos pandêmicos.
-
Mostrar Abstract
-
The childhood school is a privileged space for the dissemination of knowledge and literary practices, providing the aesthetic experience of children and adults. As a basic education teacher for 26 years, and a researcher with young children and their oral narratives, some concerns arose: what would be the themes present in the daily narratives of young children in educational institutions? How would the aesthetic experiences experienced by young children occur in literary practices in educational institutions? Added to these questions that accompanied me previously, I also questioned: how would these processes take place in a pandemic context? In the quest to answer these questions, I develop this thesis, which has as its central objective to understand the lifeworlds of young children through their own narratives in educational institutions in the Distrito Federal. This objective resulted in the following specific objectives: to analyze how young children express their social contexts in everyday narrative situations, reading mediation and storytelling in educational institutions; to analyze the narrative performances of children based on the aesthetic experiences they have lived and to analyze symbolic productions of young children present at kindergarten in a pandemic context. The empirical research was carried out with four classes of the 2nd period composed of children aged between 5 and 6 years in four public school units of Early Childhood Education located in peripheral regions of the Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas and Riacho Fundo 2 during the 2021 school year, outlined in a performative ethnographic approach through artistic-pedagogical practices of reading mediation and storytelling in a virtual and face-to-face context, with the following instruments: participant observation, conversational dynamics, story workshops, workshops of ludic activities and written, pictorial and audiovisual records of the narrative production of young children. I produced with the collaborating children the book Children Narrators, with 57 narrative performances by young children, which were categorized according to the themes addressed: stories of death, family stories, stories of non-humans, stories of enchanted beings, stories of poverty, stories of heroes and heroines and stories of hurt. I argue that the narratives of young children show their worlds of life as a performative practice in childhood school, based on the materiality of the narrative performances of young children and the reports of episodes experienced in the empirical journey in dialogue with the authors and guest authors for this conversation about childhoods, narratives and pandemic everyday life.
|
|
2
|
-
Belister Rocha Paulino
-
Ampliando o Movimento Expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
-
Orientador : PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALISSON ARAUJO DE ALMEIDA
-
DIEGO PIZARRO
-
Marcos Ramon Gomes Ferreira
-
PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA
-
PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
-
Data: 20/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Partindo da afirmação de que a dança é um fenômeno da experiência vivida, o estudo defende o entrelaçamento e integração dos itinerários coreográficos com os sentidos, percepções, imaginação, criações e recriações que se apresentam aos sujeitos aquiescentes desta experiência, em contextos artístico-educacionais. O problema que emergiu de uma pesquisa baseada na prática, portanto performativa, destaca, que mesmo diante da realidade onde se percebe a inexistência de ações ou desentendimentos em torno da prática de dança no contexto da educação, permanece o desejo de superação da dança, enquanto prática comumente desvinculada da experiência e do entendimento do corpo, da totalidade do ser e da integração com o mundo das coisas e das pessoas. O estudo acredita, portanto, que inserir a dança no cotidiano da educação, para além das contribuições evidenciadas em orientações curriculares que destacam o desenvolvimento da corporeidade, dentre outras, é uma forma de permitir a experiência criadora e inventiva dos sujeitos. A partir de uma experiência de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do DF, com o curso Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE, a pesquisa no doutorado se inicia e se alarga com as proposições pedagógicas desenvolvidas neste processo investigativo em dança, com as intervenções do Ampliando o Movimento Expressivo - AME, vivenciado com alunos da disciplina de Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC e através de experimentações artísticas realizadas pela pesquisadora, cujo envolvimento prático a coloca junto aos sujeitos da pesquisa. O estudo tem o objetivo principal de propor/analisar/vivenciar/dançar processos de criação coreográfica a partir das experiências e das poéticas expressivas do corpo, evidenciadas em práticas educacionais. O corpo, a imaginação e a palavra, formam os núcleos para análise das poéticas da pesquisa, destacadas nos neologismos da Poestesia, do Poetiver e do Poecitar, respectivamente. Cada poética é acompanhada de simbologias, verbos e abordagens filosóficas, principalmente relacionadas às percepções fenomenológicas de Merleau-Ponty e Gaston Bachelard, para entendimento dos processos criativos desenvolvidos. Assim, a Poestesia traz a imagem da árvore da vida para explicar a relação estesiológica entre corpo/espaço/movimento, o Poetiver tem na simbologia do papel o caminho para que a imaginação desvele as metáforas do movimento e o Poecitar toma o objeto livro para representar a capacidade performativa do corpo que recita e interpreta as palavras através de sua expressividade comunicativa. As três poéticas se entrelaçam na figura de Möbius para apresentar os itinerários coreográficos do Poamear e evidenciar os elementos que vão caracterizar as descobertas deste processo investigativo, sintetizadas na intercorporeidade, nas metáforas e na performatividade que instrumentos e práticas pedagógicas como o MAE/AME, a TEAC, a Bibliodance, a dança de papel e os cadernos/livros de palavras dançadas, ajudaram a promover nesta experiência de dança na educação. No encontro distante de corpos isolados pela pandemia, um jardim de possibilidades criativas cresce e faz brotar outros sentidos da presença-ausência instaurada, assim como as artesanias para as quais o corpo se volta na construção de experiências com o movimento dançado.
-
Mostrar Abstract
-
Based on the statement that dance is a phenomenon of lived experience, the study advocates the interweaving and integration of choreographic itineraries with the senses, perceptions, imagination, creations and recreations that present themselves to the subjects acquiescent to this experience in artistic-educational contexts. The problem that emerged from a practice-based research, therefore performative, highlights, that even in the face of the reality where one perceives the inexistence of actions or misunderstandings around the practice of dance in the context of education, there remains the desire to overcome dance as a practice commonly disconnected from the experience and understanding of the body, the totality of being and the integration with the world of things and people. The study believes, therefore, that the inclusion of dance in the daily routine of education, beyond the contributions evidenced in curricular orientations that highlight the development of corporeality, among others, is a form of allowing the creative and inventive experience of the subjects. Based on a continuing education experience for teachers of the Education Secretariat of the Federal District, with the course Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE (Movement, Art and Expression at School), the doctoral research begins and expands with the pedagogical propositions developed in this investigative process in dance, with the interventions of Ampliando o Movimento Expressivo - AME (Extending the Expressive Movement), experienced with students from the discipline of Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC (Experimental Topics in Performing Arts) and through artistic experiments conducted by the researcher, whose practical involvement places her together with the research subjects. The study has the main purpose of proposing/analyzing/ experiencing/dancing processes of choreographic creation from the experiences and expressive poetics of the body, evidenced in educational practices. The body, the imagination, and the word form the nuclei for the analysis of the poetics of the research, highlighted in the neologisms Poestesia, Poetiver, and Poecitar, respectively. Each poetics is accompanied by symbologies, verbs, and philosophical approaches, mainly related to the phenomenological perceptions of Merleau-Ponty and Gaston Bachelard, to understand the creative processes developed. Thus, the Poestesia brings the image of the tree of life to explain the esthesiological relationship between body/space/movement, the Poetiver has in the symbolism of paper the way for the imagination to unveil the metaphors of movement, and the Poecitar takes the book object to represent the performative capacity of the body that recites and interprets the words through its communicative expressiveness. The three poetics are interwoven in the figure of Möbius to present the choreographic itineraries of Poamear and to highlight the elements that will characterize the discoveries of this investigative process, synthesized in the intercorporeality, in the metaphors and in the performativity that pedagogical instruments and practices such as MAE/AME, TEAC, Bibliodance, paper dance and the notebooks/books of danced words, helped to promote in this dance in education experience. In the distant encounter of bodies isolated by the pandemic, a garden of creative possibilities grows and makes other meanings of the presence-absence instaured sprout, as well as the craftsmanship to which the body turns in the construction of experiences with the danced movement.
|
|
3
|
-
Kleber Damaso Bueno
-
Via Deslocado – produção de alteridades na oxigenação de práticas artísticas expandidas.
-
Orientador : ALICE STEFANIA CURI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HUGO ALVES CRUZ
-
ALICE STEFANIA CURI
-
INAICYRA FALCÃO DOS SANTOS
-
KENIA E SILVA DIAS
-
RICARDO ROCLAW BASBAUM
-
Data: 18/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Via Deslocado ou a arte de transviar rotas é uma tese composta por tentativas de se performar, em (práticas de) escritas, alguns dos encontros que modificaram os percursos do Conexão Samambaia - programa de residências transestéticas, organizadas e ofertadas como ações de pesquisa e extensão, em contextos ampliados de ensino e aprendizagens. Naus coletivas que se aventuraram na duração das relações como tática de produção de alteridades, de convívios dissensuais, para oxigenação e transformação dos modos de pensar e fazer no campo expandido das artes. E que abraça o erro como privilegiada e embaçada lente pela qual observa e revisita processos, derivas e trajetos, no esforço de praticar uma episteme que seja, no mínimo, honesta com a imprevisibilidade errante e desviante de seus processos.
-
Mostrar Abstract
-
Dislocated Gaze or the art of diverting routes is a thesis composed of attempts to perform in (practices of) writing some of the encounters that modified the paths of the Conexão Samambaia - program of transaesthetic residencies organized and offered as research and extension actions in expanded contexts of teaching and learning. Collective vessels that ventured into the duration of relationships as a tactic to produce alterities (dissenting coexistence) to oxygenate and transform ways of thinking and doing in the expanded field of the arts. And that embraces error as a privileged and blurry lens through which it observes and revisits processes, drifts and itineraries, in an effort to practice an episteme that is at least honest with the errant and deviant unpredictability of its processes.
|
|