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Dissertações |
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Larissa Mattos da Fonseca
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FOGO E MOVIMENTO: uma abordagem tecnológica sobre a agricultura indígena na Amazônia
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Orientador : CARLOS EMANUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIANO CAMPELO BECHELANY
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CARLOS EMANUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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LAURE EMPERAIRE
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LUIS ABRAHAM CAYON DURAN
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Data: 31/01/2023
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Esta dissertação faz uma revisão e sistematização de dados etnográficos acerca das agriculturas indígenas realizadas na Amazônia, por meio da abordagem da antropologia da técnica. Os dados sobre fenômenos técnicos presentes na agricultura se organizam em dois sistemas distintos, porém, interdependentes, quais sejam: corte-e-queima, na sequência de ações desde a abertura da roça até o seu abandono; e abandono-retorno, que reúne formas de deslocamento entre diversos espaços e seus efeitos para a agricultura. A construção desse par de estratégias deriva do uso de métodos da antropologia da técnica, dos quais se destacam três: [1] a cadeia operatória, para relacionar a sucessão curta e média de ações; [2] a classificação de alternativas opostas de ação, para sistematizar as escolhas feitas em cada etapa técnica, indicando suas concomitâncias ou incompatibilidades; [3] e os itinerários técnicos, para ordenar a sucessão longa de ações que concretizam o calendário agrícola. Tais métodos permitem verificar uma unidade amazônica fundamentada na articulação espacial e na alternância temporal entre, de um lado, um conjunto de ações técnicas de interações constantes, pouco intervaladas entre si e efetuadas diretamente sobre os vegetais e sobre a terra e, do outro, interações esparsas, de longos intervalos e exercidas mediante o jogo de manutenção e supressão dos fluxos de movimento que conectam os meios de desenvolvimento vegetal. Estes dois conjuntos estão atrelados entre si, formando um modo de ação que caracteriza a agricultura indígena na Amazônia.
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Through an anthropology of techniques approach, this dissertation does revises and systematize ethnological data on indigenous agricultures that take place in the Amazon. The data on technical phenomena present in the studied agricultures may be organized in two distinct, although interdependent, systems, namely: slash-and-burn, in the sequence of actions from the clearing of the plot to its abandonment; and abandonment-return which assembles forms of displacement among different spaces. The construction of this pair of strategies stems from the use of anthropology of techniques, among which three stand out: [1] the operational sequence [chaîne opératoire] in order to relate the short and medium succession of actions; [2] the classification of opposite alternatives of action to each technical stage, pointing out whether they are concomitant or incompatible; [3] technical itineraries to organize the long succession of actions that materialize the agricultural calendar. Such methods make it possible to recognize, on the one hand, an Amazon unity of agricultures based on the spatial articulation and on the temporal alternation between a set of technical actions of constant interactions, shortly spaced apart in time and performed directly on plants and land, an on the other, a set of spread interactions, of long intervals and performed through the maintenance and suppression interchange of movement flows which connect the environments of plant growth. These two sets are attached to one another, forming a mode of action which characterizes indigenous agriculture in the Amazon.
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VALENTINA CALADO POMPERMAIER
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Público, privado e estatal nas parcerias em torno das UCs: a quem se destinam as unidades de conservação?
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Orientador : HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
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CARLA COSTA TEIXEIRA
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LUIZ EDUARDO DE LACERDA ABREU
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CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA RODRIGUES
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Data: 10/02/2023
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Esta dissertação objetiva problematizar as noções de “público”, “privado” e “estatal”, em meio à temática das parcerias na gestão de unidades de conservação (UCs). Os programas Adote um Parque e de Parcerias e Investimentos (PPI), incentivados pelo governo federal, durante a gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022), são ponto de partida desta análise. Esta pesquisa recorreu à documentos de diversas naturezas – desde a esfera normativa, como decretos, portarias e resoluções; passando pela esfera administrativa, com seus editais, atas e despachos; até documentos técnicos e políticos, como relatórios, notas de posicionamento e cartas abertas. Além destes documentos, também foram elaborados questionários e conduzidas entrevistas, ambos online, junto a analistas ambientais, atores do terceiro setor e pesquisadores dedicados às parcerias na área ambiental. A partir destes materiais, são analisados os programas em questão, o quanto eles têm sido participativos e transparentes, em que medida os interlocutores consideram as parcerias relevantes na gestão de UCs, e para quem se destinam as unidades de conservação. Entende-se que as UCs devem ser destinadas à “população”, à “sociedade”, ao “povo brasileiro” e à “humanidade”. Apesar disso, é preciso reconhecer que elas ainda são percebidas como sendo “do Estado” e “dos gestores”. O estabelecimento de parcerias foi apontado como altamente relevante para praticamente todos os interlocutores, sendo entendido como uma forma de aproximar a sociedade das unidades de conservação. No entanto, o incentivo a parcerias com entidades privadas com fins lucrativos gera discordâncias entre os interlocutores deste estudo. Diante disso, foi elaborada uma análise das concepções sobre parcerias, que se relacionam com as proposições de Buscher e Fletcher (2020) sobre o conservacionismo mainstream e a conservação convivial. Os eixos de análise propostos não têm limites fixos, e sim porosos, de forma que nenhum interlocutor está irrevogavelmente preso a uma única posição.
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This dissertation aims to problematize the notions of “public”, “private” and “state”, concerning the partnerships in the management of conservation units (UCs). The programs Adopt a Park and the Partnerships and Investments Program (PPI), encouraged by the federal government during the Jair Bolsonaro administration (2019-2022), are the starting point of this analysis. This research resorted to documents of different natures – from the normative sphere, such as decrees, ordinances, and resolutions; passing through the administrative sphere, with its public notices, minutes, and dispatches; to technical and political documents such as reports, position notes and open letters. In addition to these documents, questionnaires were designed, and interviews were conducted, both online, with environmental analysts, third sector actors and researchers dedicated to partnerships in the environmental area. Based on these materials, the programs in question are analyzed, to what extent they have been participatory and transparent, to what extent the interlocutors consider the partnerships relevant in the management of UCs, and for whom the conservation units are intended. It is understood that the UCs must be destined to the “population”, to “society”, to the “Brazilian people” and to “humanity”. Despite this, it is necessary to recognize that they are still perceived as being “of the State” and “of the managers”. The establishment of partnerships was pointed out as highly relevant for virtually all interlocutors, being understood as a way of bringing society closer to conservation units. However, encouraging partnerships with private for-profit entities generates disagreements between the interlocutors of this study. That said, an analysis of the concepts of partnership was elaborated, which are related to the propositions of Buscher and Fletcher (2020) about mainstream conservationism and convivial conservation. The proposed axes of analysis do not have fixed limits, but rather porous ones, so that no interlocutor is irrevocably tied to one extreme.
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LARA NORONHA XAVIER
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Entre Decretos e Portarias: A regulamentação das vidas sociais de documentos e migrantes por meio da Lei no 13.445/2017.
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Orientador : ANDREA DE SOUZA LOBO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA DE SOUZA LOBO
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PALOMA KARUZA MARONI DA SILVA
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MAIRA MARTINS MORAES
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SARA SANTOS MORAIS
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Data: 28/03/2023
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A presente pesquisa demonstra, a partir de uma etnografia da Lei no 13.445/2017, como os processos estatais e as forças políticas de poder que estão imbricadas criam, aprovam e regulamentam as leis. Para além do texto da legislação em si, são utilizados outros instrumentos normativos que gerem a forma como os migrantes são geridos no território brasileiro, para que assim, fique nítido a diferença que há entre as discussões ocorridas na Câmara dos Deputados e como os decretos e portarias a manejam. Por fim, me utilizo de casos etnográficos para compreender como a burocracia estatal afeta na vida social dos migrantes e como os documentos fazem parte dela, pelo fato de ser a partir deles que a relação entre migrante e Estado se consolida. Assim, entendo que, as dificuldades em relação a regularização desses sujeitos no território são permeadas pela vida social dos documentos, que regulamenta e normatiza a trajetória dos migrantes no Brasil.
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The presente ethnography study aims to, based in the procudure of Law no 13.445/2017 analyse and understand how documents and the social life of migrants are connected. Analysing the brazilian context, the bureacracy is intimately conected to the way migrants, because it is from them that people can (not) be legalized. Using not only the law itself, but other normative instruments, as portarias e decretos, which are responsible to regularizing the social life of migrants in Brazil. Thus, the study aims to understand what are the political forces that influence how the law is constructed and put into practice.
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ANA CAROLINA RAMOS DE OLIVEIRA
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MADE BY AUSTRÁLIA, DELIVERED EM TIMOR-LESTE: A INFRAESTRUTURA DE PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TOMAK
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Orientador : KELLY CRISTIANE DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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KELLY CRISTIANE DA SILVA
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DANIEL SCHROETER SIMIAO
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HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
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SUSANNA MOR BARNES
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Data: 22/05/2023
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O argumento desta dissertação esboça como o se deu processo de produção e construção do programa de desenvolvimento da Austrália, TOMAK (To’os Ba Moris Diak, Farming for prosperity ou Agricultura para Prosperidade), antes de ser delivered em Timor-Leste em 2016. O programa foi produzido dentro do Departamento de Relações Exteriores e Comércio (DFAT) da Austrália, ao qual a Australian Aid. A partir da pesquisa em websites e arquivos documentais, argumento que antes de ser entregue em Timor-Leste, para engajar as comunidades com o mercado, o programa circula como uma mercadoria no regime de mercado com os diferentes atores que atuam no “desenvolvimento”. Discorro sobre como os documentos acessados a partir da rede de websites que conecta o TOMAK me levaram à percepção de como a in-formação ali contida estava relacionada com a forma mercadoria que participa do programa antes de chegar em Timor-Leste. O primeiro capítulo foca nos websites navegados. A partir destes, discorro sobre o argumento da construção deste programa em mercadoria. O segundo capítulo aborda de forma mais detida o Investment Concept Document, e faz isso analisando as seções principais, sem os anexos, exceto por um. A partir desse material abordo como a construção do conceito do programa, nesse documento, define a economia praticada nas áreas rurais de TimorLeste, enquanto também constrói o argumento de que há investimento a ser feito. Em seguida, abordo um dos programas centrais para a construção do TOMAK, o Seeds of Life, e as epistemologias que fundamentam a abordagem dos dois programas. Demonstro como algumas técnicas de clusterizar e conceituar as práticas agrícolas, como staple, são vinculadas a uma extensa infraestrutura epistemológica. Incluí a Opção de Investimento 2 e o Anexo 6 do Investment Concept neste capítulo para debruçar de forma mais atenta à in-formação do SoL que fundamenta o investimento no TOMAK. Por fim, finalizo abordando o seminário realizado pelo TOMAK em parceria com a Rede Feto enquanto eu estava no país, para tratar da dimensão dos efeitos que esses seminários geram. Ao abordar esses espaços de interação como rituais, argumento que objetos, formas e técnicas operam em conjunto com as pessoas participantes para comunicar para si e para os outros dimensões de como se engajar com “o desenvolvimento”.
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O argumento desta dissertação esboça como o se deu processo de produção e construção do programa de desenvolvimento da Austrália, TOMAK (To’os Ba Moris Diak, Farming for prosperity ou Agricultura para Prosperidade), antes de ser delivered em Timor-Leste em 2016. O programa foi produzido dentro do Departamento de Relações Exteriores e Comércio (DFAT) da Austrália, ao qual a Australian Aid. A partir da pesquisa em websites e arquivos documentais, argumento que antes de ser entregue em Timor-Leste, para engajar as comunidades com o mercado, o programa circula como uma mercadoria no regime de mercado com os diferentes atores que atuam no “desenvolvimento”. Discorro sobre como os documentos acessados a partir da rede de websites que conecta o TOMAK me levaram à percepção de como a in-formação ali contida estava relacionada com a forma mercadoria que participa do programa antes de chegar em Timor-Leste. O primeiro capítulo foca nos websites navegados. A partir destes, discorro sobre o argumento da construção deste programa em mercadoria. O segundo capítulo aborda de forma mais detida o Investment Concept Document, e faz isso analisando as seções principais, sem os anexos, exceto por um. A partir desse material abordo como a construção do conceito do programa, nesse documento, define a economia praticada nas áreas rurais de TimorLeste, enquanto também constrói o argumento de que há investimento a ser feito. Em seguida, abordo um dos programas centrais para a construção do TOMAK, o Seeds of Life, e as epistemologias que fundamentam a abordagem dos dois programas. Demonstro como algumas técnicas de clusterizar e conceituar as práticas agrícolas, como staple, são vinculadas a uma extensa infraestrutura epistemológica. Incluí a Opção de Investimento 2 e o Anexo 6 do Investment Concept neste capítulo para debruçar de forma mais atenta à in-formação do SoL que fundamenta o investimento no TOMAK. Por fim, finalizo abordando o seminário realizado pelo TOMAK em parceria com a Rede Feto enquanto eu estava no país, para tratar da dimensão dos efeitos que esses seminários geram. Ao abordar esses espaços de interação como rituais, argumento que objetos, formas e técnicas operam em conjunto com as pessoas participantes para comunicar para si e para os outros dimensões de como se engajar com “o desenvolvimento”.
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Camila de Jesus Reis e Silva
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Vida narrada, vida vivida Uma etnografia das escritas de si A Queda do Céu e o Quarto de Despejo.
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Orientador : JOAO MIGUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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MEMBROS DA BANCA :
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GERSEM JOSE DOS SANTOS LUCIANO
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JOAO MIGUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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LUCIANA GONÇALVES DE CARVALHO
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SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
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Data: 06/06/2023
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De que modo se faz uma etnografia no meio de uma pandemia? Foi a partir dessa pergunta que, nesta dissertação, passei a refletir sobre as escritas de si à partir das obras A Queda do Céu e Quarto de Despejo, de Davi Kopenawa Yanomami e Carolina Maria de Jesus. Neste trabalho discuto as possibilidades de apreender as histórias de vida desses autores, suas vidas sociais e as estruturas decorrentes de questões suscitadas por suas narrativas. Neste caminho, tais obras nos por temas como a crise climática, desigualdades sociais, vidas precárias, políticas de morte, racismo, fome, bem como questões literárias, tradutológicas e editoriais.
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How do we make an ethnography in the middle of a pandemic crisis? Based on this question, in this dissertation I have started to reflect upon self writing in the works A Queda do Céu and Quarto de Despejo, by Davi Kopenawa Yanomami and Carolina Maria de Jesus. Therefore, I discuss the possibilities of learning through the life stories of these authors, your social lives and structures derived by questionings from inside its narratives. Following this path, these books encompass themes such as climate change, inequalities, precarious lives, death politics, racism, hunger, as well as literary, translational and editorial issues.
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RUTE MORAIS SOUZA
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"SÃO GONÇALO VAI EMBORA E O POVO FICA CHORANDO” PRÁTICAS, RITUAIS E ESPIRITUALIDADE ANACÉ NA RESERVA INDÍGENA TABA NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ - BRASIL
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Orientador : STEPHEN GRANT BAINES
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MEMBROS DA BANCA :
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FELIPE SOTTO MAIOR CRUZ
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GERSEM JOSE DOS SANTOS LUCIANO
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MARCELA STOCKLER COELHO DE SOUZA
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STEPHEN GRANT BAINES
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Data: 11/07/2023
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O presente trabalho trata de uma pesquisa antropológica e engajada realizada junto ao povo Anacé na Reserva Indígena Taba dos Anacé no município de Caucaia, Ceará, Brasil. Buscando compreender os impactos causados após a mudança de território resultante da segunda remoção da Aldeia Matões e Bolso ocorrida no ano de 2018, motivada pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém-CIPP. O objetivo central da análise é descrever como está evoluindo o processo de construção e reconstrução através da identidade, memórias, e viver cultural narrada pelas famílias. Para tanto, o trabalho dará enfoque nas lutas e mobilizações destacando a Dança de São Gonçalo do Povo Anacé como um dos principais motivadores na adaptação no novo território e ressignificações simbólicas dos indígenas no novo espaço. A discussão abordada nos resultados da investigação transcorre ao longo dos cincos anos de mudança para o território e a relação espiritual que está sendo ressignificada através dos rituais ancestrais, tradições, danças e a relação espiritual Anacé com os encantados.
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The present Masters dissertation deals with a politically engaged anthropological research carried out with the Anacé people in the Taba dos Anacé Indigenous Reserve in the municipality of Caucaia, Ceará, Brazil. Seeking to understand the impacts caused after being forcibly removed from their Territory, a result of the second removal of the Village Matões e Bolso that took place in 2018, motivated by the Pecém Industrial and Port Complex - CIPP. The central objective of the analysis is to describe how the construction and reconstruction process is taking place through the identity, memories, and cultural life narrated by the families. To this end, the work will focus on the struggles and mobilizations, highlighting the Dance of São Gonçalo of the Anacé People as one of the main motivators in adapting to the new territory and symbolic resignifications of the Indigenous people in the new space. The discussion addressed in the research results takes place over the five years of being forcibly resettled in the territory and the spiritual relationship that is being re-signified through ancestral rituals, traditions, dances and Anacé's spiritual relationship with the enchanted ones.
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Pedro Afonso Branco Ramos Pinto
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O QUE SE FAZ NA ILHA: REFLEXÕES SOBRE A MONTAGEM DE FILMES ANTROPOLÓGICOS.
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Orientador : CARLOS EMANUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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MEMBROS DA BANCA :
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RAFAEL VICTORINO DEVOS
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CARLOS EMANUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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DANIEL SCHROETER SIMIAO
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GUILHERME MOURA FAGUNDES
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Data: 13/09/2023
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A presente dissertação gravita ao redor da interface colaborativa entre cineastas e a antropólogos e, a partir da análise de diversas experiências de co-criação vividas pelo autor no seio do IRIS (DAN/UnB), lança uma reflexão sobre as ‘teorias práticas’ em jogo na montagem de filmes antropológicos. Ao longo de quatro capítulos relativamente independentes e uma conclusão que os retoma a fim de articular um último gesto especulativo, esta dissertação traça um panorama da antropologia visual não como um campo teórico abstrato, senão que como uma arena de múltiplas emergências, na qual a manipulação de materiais audiovisuais, a construção de discursos e as experiências de visionamento têm o potencial de reconfigurar os princípios normativos que regem tanto a antropologia quanto o cinema.
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This dissertation gravitates around the collaborative interface between filmmakers and anthropologists and, based on the analysis of several experiences of co-creation lived by the author within IRIS (DAN/UnB), launches a reflection on the ‘practical theories’ at play in the editing of anthropological films. Throughout four relatively independent chapters and a conclusion that revisits them in order to articulate a last speculative gesture, this dissertation outlines a panorama of visual anthropology not as an abstract theoretical field, but as an arena of multiple emergences, in which manipulation of audiovisual materials, the construction of discourses and the viewing experiences have the potential to reconfigure the normative principles that govern both anthropology and cinema.
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Luiz Carlos Lages Sarmento Albuquerque Marques
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CAMINHOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO POVO WARAO EM RORAIMA
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Orientador : STEPHEN GRANT BAINES
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MEMBROS DA BANCA :
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STEPHEN GRANT BAINES
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GERSEM JOSE DOS SANTOS LUCIANO
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ELAINE MOREIRA
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MAXIM REPETTO
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Data: 29/11/2023
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Este trabalho aborda a implementação de iniciativas de educação intercultural no contexto da migração de povos originários da Venezuela para o Brasil, especificamente daquelas desenvolvidas dentro e a partir da inserção desses indígenas enquanto alunos nas escolas públicas de Roraima acompanhados ou não por monitores e/ou professores indígenas na qualidade de educadores interculturais. A metodologia utilizada é composta por revisão bibliográfica do tema da educação escolar indígena intercultural no Brasil e da recente onda de migração dos indígenas venezuelanos para o Brasil, com um enfoque no povo Warao. Relato reuniões, cursos, seminários e outros eventos relacionados a formulação e execução de políticas educacionais para os povos originários da Venezuela, além de conversas presenciais e a distância com professores, lideranças e outros membros de diferentes comunidades do povo Warao, sobretudo no estado de Roraima. Alguns dos resultados demonstram que apesar das comunidades do povo Warao estarem no Brasil na condição de migrantes e refugiados, há a existência de desafios comuns também vivenciados por povos indígenas brasileiros para a implementação de projetos de educação intercultural, preservação e revitalização linguística em escolas da rede pública, mesmo em um cenário onde há abundância de professores e sábios. O encontro entre o sistema de educação pública brasileiro e as demandas e necessidades educacionais e linguísticas do povo Warao evoca novas e velhas formas do racismo anti-indígena na educação escolar no brasil, vivenciadas no cotidiano de alunos, pais e mães, e professores. A dificuldade de oferta de políticas públicas interculturais nas cidades, a disputa pelo sentido jurídico de “indígena”, e os sentidos da interculturalidade na educação escolar, são algumas consequências desse encontro, de onde podem surgir novas frentes de transformação de relações já engessadas na gestão educacional de escolas indígenas, reatualizadas diante da luta por preservação linguística e cultural do povo Warao e outros povos originários da Venezuela no Brasil.
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This work addresses the implementation of intercultural education initiatives in the context of the migration of indigenous peoples from Venezuela to Brazil, specifically those developed within and through the integration of these indigenous individuals as students in public schools in the state of Roraima, accompanied or not by indigenous monitors and/or teachers as intercultural educators. The methodology employed consists of a bibliographic review on the topic of intercultural indigenous education in Brazil and the recent wave of indigenous migration from Venezuela to Brazil, with a focus on the Warao people. I give an account of meetings, courses, seminars and other events associated with the formulation and execution of educational policies for indigenous peoples of Venezuela, along with in person and remote conversations with teachers, leaders, and other members of different communities of the Warao people, especially in the state of Roraima. Some of the results demonstrate that although the Warao communities are in Brazil as migrants and refugees, there are common challenges also experienced by Brazilian indigenous peoples in implementing intercultural education, linguistic preservation, and revitalization projects in public schools, even in a scenario where there is an abundance of teachers and elders. The clash between the Brazilian public education system and the educational and linguistic demands and needs of the Warao people evokes old and new forms of anti-indigenous racism in Brazilian schooling, experienced in the daily lives of students, fathers and mothers, and teachers. The difficulty in offering intercultural public policies in urban settings, the dispute over the legal meaning of “indigenous”, and the meanings of interculturality in school education, are some of the consequences of this clash, from which new fronts for transforming stale relationships in the educational management of indigenous schools may emerge, adjusted within the struggle for the linguistic and cultural preservation of the Warao people and other native peoples of Venezuela and Brazil.
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Marília Caetano Rodrigues Morais
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Seguindo práticas de colecionamento e de exposição de acervos Iny (Karajá): rastros de uma exposição “antiga” do Museu Nacional (RJ)
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Orientador : GUILHERME JOSE DA SILVA E SA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA RUSSI TAVARES DE MELLO
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CRENIVALDO REGIS VELOSO JUNIOR
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GUILHERME JOSE DA SILVA E SA
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HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
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Data: 04/12/2023
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Esta dissertação investiga as práticas de colecionamento e de exposição dos acervos Iny do “antigo” Museu Nacional (UFRJ), partindo especificamente de uma experiência expositiva anterior ao incêndio de 2018, intitulada “Os Karajás: Plumária e Etnografia”, que esteve em exibição de 2012 até ser interrompida de forma abrupta pelo trágico evento. A pesquisa busca compreender como essas práticas se desenvolveram ao longo de diferentes momentos de produção de coleções e exposições etnográficas e como elas se relacionam com as discussões contemporâneas sobre práticas “do passado” que devem ser abandonadas e práticas “do futuro” que são desejadas. As escolhas metodológicas, impactadas pela pandemia da Covid-19 que transformou radicalmente as possibilidades de investigação etnográfica, especialmente entre 2020 e 2022, consistem em seguir os rastros deixados pela mencionada exposição por meio de uma abordagem etnográfica que se baseia em arquivos e recursos digitais, envolvendo atores, humanos e não-humanos, que desempenharam papéis relevantes em diversas etapas, desde a formação das coleções até a produção da exposição. Além disso, pretende-se resgatar a memória e mapear os eventos significativos associados à produção da exposição, rastreando a trajetória de objetos que migraram das aldeias para o museu e, posteriormente, da reserva técnica para o espaço expositivo. Também se almeja apresentar perspectivas institucionais, antropológicas e Iny (Karajá) relacionadas às coleções e à exposição, contextualizando essa experiência em termos de políticas institucionais, produção antropológica e protagonismo indígena. Por meio da narrativa etnográfica, são destacadas as complexidades do acervo, as possibilidades curatoriais da época e as controvérsias que permearam essa experiência. O estudo contribui para o entendimento das práticas de colecionamento e exposição de acervos indígenas em museus de ciência, promovendo uma reflexão crítica sobre o passado e o futuro dessas práticas.
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Following practices of collecting and exhibiting Iny (Karajá) collections: Traces from a Past Exhibition at the National Museum (RJ). 2023. (no de folhas). Dissertation (Master's) - Department of Anthropology, Institute of Social Sciences, University of Brasília, Brasília. This dissertation investigates the practices of collecting and exhibiting Iny collections at the "old" National Museum, specifically focusing on an exhibition experience that predates the 2018 fire, titled “The Karajás: Feathers and Ethnography”, which was on display from 2012 until it was abruptly interrupted by the tragic event. The research seeks to understand how these practices developed during different moments of ethnographic collection and exhibition production and how they relate to contemporary discussions about “past” practices that should be abandoned and “future” practices that are desired. The methodological choices, impacted by the Covid-19 pandemic, which radically transformed the possibilities of ethnographic research, especially between 2020 and 2022. The approach involves following the traces left by the mentioned exhibition through an ethnographic method based on archival materials and digital resources, involving human and non-human actors who played relevant roles in various stages, from the formation of collections to the production of the exhibition. Additionally, it aims to recover the memory and map significant events associated with the exhibition's production, tracing the trajectory of objects that migrated from villages to the museum and later from the technical reserve to the exhibition space. The study also intends to present institutional, anthropological, and Iny (Karajá) perspectives related to collections and the exhibition, contextualizing this experience in terms of institutional policies, anthropological production, and indigenous protagonism. Through ethnographic narrative, the complexities of the collection, the curatorial possibilities of the time, and the controversies that permeated this experience are highlighted. The study contributes to the understanding of the practices of collecting and exhibiting indigenous collections in science museums, promoting a critical reflection on the past and future of these practices.
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Teses |
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Breno Trindade da Silva
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O TRADICIONAL COMO PERSPECTIVA DE FUTURO: relações ecológicas e conflitos ambientais entre as comunidades veredeiras do Norte de Minas Gerais
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Orientador : GUSTAVO SERGIO LINS RIBEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO SERGIO LINS RIBEIRO
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CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
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MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
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ADERVAL COSTA FILHO
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ELLEN FENSTERSEIFER WOORTMANN
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Data: 09/01/2023
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O presente trabalho busca compreender os diferentes processos políticos em que um conjunto de comunidades do Norte de Minas Gerais passou a acionar e experienciar a partir da construção do “ser veredeiro”, a fim de objetivar sua identidade historicamente reconhecida por grupos de fora e recentemente autorreconhecida por eles próprios como Povos e Comunidades Tradicionais. As comunidades veredeiras contempladas nesse estudo estão localizadas nas regiões dos Planaltos Sanfranciscanos, concentradas, principalmente, nas extensas áreas de chapadas da margem esquerda do rio São Francisco, distribuídas nas bacias dos rios Pardo e Pandeiros, que abarcam os municípios de Januária, Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, São Francisco e Cônego Marinho. Tais comunidades encontram-se em uma ampla faixa de tensão ecológica onde se sobrepõem áreas de Cerrado, da Caatinga e porções de Mata Seca, o que confere a estas terras alta variação de espécies vegetais e animais, faixas de solos férteis e, até algumas décadas, alta disponibilidade de água superficial. Desse modo, objetivo analisar os processos de organização sociopolíticos das comunidades veredeiras atrelados à relação estabelecida com o ambiente ao qual estão vinculadas. Para tal, tomei como principais elementos dessa abordagem: (i) os processos históricos, políticos e ecológicos que são intrínsecos à experiência veredeira na relação e construção do seu ambiente; (ii) as redes colaborativas que essas comunidades vêm tecendo ao longo de sua trajetória de reivindicação territorial; (iii) as mudanças ocorridas na própria relação com o ambiente a partir do engajamento junto aos movimentos sociais ligados à agenda de povos e comunidades tradicionais; (iv) o esforço em compreender as práticas cotidianas desenvolvidas no território, assim como a incorporação de novos conhecimentos adquiridos por meio da experiência de indivíduos com outros povos tradicionais e com movimentos sociais; (v) as transformações ambientais ocorridas desde a década de 1970, oriundas da implementação de grandes projetos de desenvolvimento que impactaram diretamente a relação dessas comunidades com seu ambiente. E, por último, (vi) verificar as principais estratégias de construção de futuro, desde uma perspectiva ecológica própria, a partir do que defini como território-ruína, ambientes habitados fortemente degradados pelas empresas vinculadas ao setor agrominerário.
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The current work seeks to comprehend the various political processes that a group of communities in northern Minas Gerais have gone through since the construction of the "being a veredeiro," with the goal of achieving their historically recognized and selfrecognized identity as Traditional People and Communities. The veredeira communities under consideration in this study are located in the Sanfranciscanos highlanh, primarily in the extensive chapada areas of the São Francisco River, which are distributed in the basins of the rivers Pardo and Pandeiros, which abut the municipalities of Januária, Bonito de Minas, Chapada Gaucha, São Francisco and
Cônego Marinho. These communities are located in a high ecological stress zone that includes areas of Cerrado, Caatinga, and Mata Seca, giving these lands a wide variety of plant and animal species, fertile soils, and, for many decades, a high availability of surface water. The goal is to analyze the sociopolitical organizational processes of the veredeira communities in relation to the established relationship with the environment. As a result, I chose the following as the primary elements of this approach: (i) the historical, political, and ecological processes that are intertwined with veredeira experience in the relationship and construction of their environment; (ii) the collaborative networks that these communities are forming along their territorial reclamation journey; (iii) the changes that occur in one's own relationship with the environment as a result of engagement with social movements linked to traditional people's and communities' agendas; (iv) the effort to comprehend daily practices developed in the territory, as well as the incorporation of new knowledge gained through the experiences of individuals with other traditional peoples and social movements; (v) environmental transformations have occurred since the 1970s, as a result of the implementation of large development projects that have had a direct impact on the relationship of these communities with their environment. Finally, (vi) verifying the primary future construction strategies from a specific ecological perspective from what I defined as ruin-territory, habited environments heavily degraded by companies linked to the agriculture and mining.
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Túlio Sávio Magalhães Brandão Diniz
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SE FAZER CHEFE, SE FAZER DONO: PISCICULTURA E MAESTRIA ENTRE OS TUKANO DE PARI-CACHOEIRA/ AM.
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Orientador : LUIS ABRAHAM CAYON DURAN
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIANE VINENTE DOS SANTOS
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GERALDO LUCIANO ANDRELLO
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JOSE ANTONIO VIEIRA PIMENTA
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JOÃO PAULO LIMA BARRETO
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LUIS ABRAHAM CAYON DURAN
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Data: 29/05/2023
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Personagens importantes das elaborações sobre o mundo entre os povos de línguas tukano oriental, os peixes são um dos pilares da alimentação cotidiana e também de histórias que contam sobre a origem do universo e da humanidade. Porém, nas últimas décadas, os Tukano (Ye’pa Masã) de Pari-Cachoeira, comunidade indígena multiétnica localizada no alto rio Tiquié e liderada pelo clã Yeparã Panicu, têm sofrido com a escassez desse alimento fundamental. A pesquisa foi pensada a partir de uma demanda apresentada pelas lideranças de Pari-Cachoeira, representadas pela associação local CIPAC (Coordenação Indígena de PariCachoeira), e trata sobre a escassez dos peixes e a busca da comunidade pela implementação da piscicultura. Ao longo do trabalho analiso a trajetória de iniciativas relativas à piscicultura e manejo dos peixes no alto rio Tiquié, bem como o lugar ocupado pelo clã Yeparã Panicu entre os Ye’pá Masã. Por que a insistência na piscicultura pelas lideranças Yeparã Panicu mesmo com os revezes das tentativas anteriores no rio Tiquié?
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Fish displays an important role as one of the pillars of everyday food supplies amongst peoples of Eastern Tukano languages and, also, is related to stories about the origin of the universe and humanity. However, in recent decades, the Tukano (Ye’pa Masã) of PariCachoeira, a multiethnic indigenous community located on the upper Tiquié River and led by the Yeparã Panicu clan, have suffered from the shortage of this fundamental food. The research was designed based on a demand presented by the leaders of Pari-Cachoeira, represented by the local association CIPAC (Indigenous Coordination of Pari-Cachoeira), and deals with the scarcity of fish and the community's search for the implementation of pisciculture. Throughout the work, I analyze the trajectory of initiatives related to fish farming and fish management on the upper Tiquié River, as well as the place occupied by the Yeparã Panicu clan among the Ye’pá Masã. Why the insistence on fish farming by Yeparã Panicu leaders even with the setbacks of previous attempts in the Tiquié river?
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GABRIEL CALIL MAIA TARDELLI
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"Entre o poder colonial e a razão humanitária: sobre os modos de gestão da população warao".
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Orientador : CARLA COSTA TEIXEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA COSTA TEIXEIRA
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ANDREA DE SOUZA LOBO
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STEPHEN GRANT BAINES
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DEBORAH BRONZ
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ANTONIO CARLOS DE SOUZA LIMA
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Data: 07/06/2023
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Penso que o colonialismo, entendido como uma estrutura onde ocorrem relações de força objetivas assentadas em determinadas visões de mundo, ainda é atualizado contemporaneamente por meio de discursos e práticas que acionam o poder colonial: uma tecnologia de poder exercida sobre territórios e populações classificadas como “indígenas”. Por meio do uso do que chamei de acervo colonial compartilhado, o colonialismo repetese com diferenças, produzindo diferentes formas de desigualdade e assimetrias. Para tanto, o racismo é imprescindível, assim como uma série de saberes e imagens estereotipadas. No que diz respeito às práticas, o estabelecimento de espaços de segregação tem sido uma das principais medidas destinadas àqueles que supostamente deveriam permanecer na era dos “descobrimentos”. Para que possamos compreender como essa modalidade de poder opera, descrevo e analiso os modo de gestão da população warao, que têm sido implementados tanto na Venezuela quanto no Brasil, em diferentes períodos históricos. Interesso-me, sobretudo, por contextos de ajuda humanitária, cujas ações são orientadas por uma moralidade baseada na ideia de salvar vidas, aliviar sofrimentos e proteger pessoas, a qual tem servido para justificar intervenções militares mundo afora. A partir de uma abordagem processual, percorro as páginas de uma longa história, articulando as perspectivas sincrônica e diacrônica. Assim, veremos como o poder tem sido exercido sobre os Warao e como eles têm reagido, tentando romper com as correntes da engrenagem colonial.
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I think that colonialism, understood as a structure where objective relations of force occur based on certain worldviews, is still updated contemporaneously through discourses and practices that trigger colonial power: a power technology exercised over territories and populations classified as “indigenous”. Using what I have called the shared colonial collection, colonialism is repeated with differences, producing countless forms of inequality and asymmetries. For that, racism is essential, as well as a series of knowledge and stereotypical images. Regarding practices, the establishment of spaces of segregation has been one of the main measures to those who supposedly should remain in the era of “discoveries”. So that we can understand how this modality of power operates, I describe and analyze the ways of managing the Warao population, which have been implemented both in Venezuela and in Brazil, in different historical periods. I am particularly interested in humanitarian aid contexts, whose actions are guided by a morality based on the idea of saving lives, alleviating suffering, and protecting people, which has served to justify military interventions around the world. From a procedural approach, I go through the pages of a long history, articulating the synchronic and diachronic perspectives. Thus, we will see how power has been exercised over the Warao and how they have reacted, trying to break with the chains of the colonial gear.
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Mariana Cintra Rabelo
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“Uma mudança de cultura muito grande”: políticas da imaginação na institucionalização do projeto piloto do Novo Ensino Médio no Distrito Federal
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Orientador : CARLA COSTA TEIXEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA COSTA TEIXEIRA
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CRISTINA PATRIOTA DE MOURA
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MAIRA MARTINS MORAES
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SÉRGIO RICARDO RODRIGUES CASTILHO
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FRANCISCO PAOLO VIEIRA MIGUEL
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Data: 16/06/2023
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A Reforma do ensino médio de 2016, batizada por Novo Ensino Médio (NEM), tem seu histórico marcado por objeções por parte de membros das comunidades escolares das redes públicas de ensino e da academia brasileira, bem como carrega o simbolismo de ter sido uma política de ensino promovida por grandes institutos privados. Na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a construção de uma proposta local a ser implantada na rede pública de ensino ficou a cargo da Diretoria de Ensino Médio (DIEM). No contexto de implementação de um projeto piloto a se iniciar em 2020, ganharam centralidade os esforços de definição sobre o que deveria vir a ser os tempos escolares a comporem a parte flexível do currículo, então chamada por Itinerários Formativos. A Reforma pautara que os estudantes deveriam escolher as formas de oferta que cursariam nos Itinerários, de modo que a escolha foi admitida na DIEM enquanto fator que, entre outros, possibilitaria a promoção de uma mudança muito grande da cultura da escola. Nesse cenário, o problema da motivação do jovem para se formar no ensino médio se somava ao fortalecimento do paradigma de que o ensino e as avaliações deveriam garantir e acompanhar as aprendizagens de cada estudante. Em meio a deslocamentos, negociados e disputados, das figuras relacionais do professor e do estudante, despontou uma ética da autorresponsabilidade que permitiria o reenquadramento do papel escolar enquanto instrumento de produção do sujeito unitário a ser subjetivado face seu futuro. A presente tese se debruça sobre os processos de institucionalização do Novo Ensino Médio a partir da realização de etnografia na Diretoria de Ensino Médio (DIEM) da Secretaria de Educação do DF. As análises se desenvolvem na intersecção entre: uma Antropologia das práticas de poder, a partir de uma investigação de inspiração foucaultiana acerca dos dispositivos disciplinares e de segurança acionados no campo empírico; e o campo das etnografias das instituições, que se voltam para o dia a dia das organizações para compreender como se sedimentam e se transformam as configurações institucionais, nos termos de Mary Douglas, em suas dimensões morais, cognitivas e práticas.
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The 2016 secondary education reform, baptized as Novo Ensino Médio (NEM), has a history of objections from members of the public schools and the Brazilian academy. As well it carries the symbolism of having been a policy promoted by big private institutes. At the state department of education of the Federal District (SEEDF), the construction of a local proposal to be implemented in the public system was the responsibility of the Diretoria do Ensino Médio (DIEM) board. In that context, took central efforts the deffinition of what should compose the flexible part of the curriculum, then called Itinerários Formativos. The Reform has stablished that students should choose what they would attend, then choice was admitted as special factor that, among others, would promote a very large change in the school's culture. At the implementation work, the problem of young's motivation to graduate from high school was added to the paradigm that teaching and assessments should guarantee and accompany each student's habilities learning. Those changes caused negociations and disputes about the simbolism of the teacher and of the student, and an ethics of self-responsibility emerged allowing a reframing of the school role: it would be an instrument of a self reification. The present thesis focuses on the processes of institutionalization of the Novo Ensino Médio policy thought an ethnography at the Board of Secondary Education (DIEM). The analyzes are developed from two main references: from an Anthropology of power practices, with a specific foulcautian inspiration to question how de the discipline and the police devices are manage at the empirical field; and form the ethnographic studies realialized in the daylife of organizations and interested on how the institutions are consolidated or transformed, taking Mary Douglas by reference, in their moral, cognitive and practical dimensions.
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Diana Dianovsky
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FAZER ANTROPOLOGIA AO FABRICAR O ESTADO: conhecimento especializado e ação estatal na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial
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Orientador : CARLA COSTA TEIXEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO CARLOS DE SOUZA LIMA
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CARLA COSTA TEIXEIRA
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JOAO MIGUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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MARCIA ANITA SPRANDEL
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SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
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Data: 11/09/2023
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Nesta tese, analiso a relação entre o conhecimento especializado e a prática da antropologia com as ações estatais por meio da atuação de antropólogas e cientistas sociais na administração pública brasileira e, em particular, na construção e implantação das políticas de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal responsável pela preservação do patrimônio desde 1937. O objetivo geral é compreender o processo de institucionalização de prática profissional de antropólogas e cientistas sociais em relação ao processo de institucionalização de ações, discursos e práticas de uma política pública voltada para a valorização da diversidade cultural brasileira. O contexto em foco é o momento no qual a administração pública passa a recrutar antropólogas e cientistas sociais para suas carreiras, o porquê do investimento nesses profissionais e como eles transitam nas esferas decisórias, construindo com isso uma relação entre conhecimento especializado e ação estatal. Desta forma, realizei uma etnografia de instituições e das relações e práticas de poder, considerando o Estado não como uma entidade monolítica e reificada, mas uma construção social heterogênea em permanente (trans)formação e realizada por meio de dimensões performáticas, ações simbólicas e relações de poder que fazem o Estado (CASTILHO, SOUZA LIMA, TEIXEIRA, 2014); e permeada por relações políticas e ideológicas (ABRAMS, 1988). Ademais, busco refletir sobre as estratégias estatais para legibilidade da realidade social (SCOTT, 1999) e a construção de definições fluídas e porosas das fronteiras entre Estado e sociedade (MITCHELL, 1991; 1999). Para tanto, realizei observação participante em reuniões públicas, entrevistas com servidores, análise de documentos e legislações, além de recuperar minha própria memória e trajetória como Técnica em Antropologia no Iphan desde 2010, quando ingressei por meio de concurso público.
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In this thesis, I analyze the relations involving specialized knowledge and anthropological practices in state actions by examining the work of anthropologists and social scientists in the Brazilian public administration, in particular, in the implementation of public policies for safeguarding intangible cultural heritage at the National Institute of Historical and Artistic Heritage (Iphan, acronym in Portuguese), a federal public agency responsible for preserving cultural heritage since 1937. Its general objective is to understand the institutionalization process of the professional practices of anthropologists and social scientists in relation to the institutionalization process of actions, discourses and practices of a public policy aimed at valuing Brazilian cultural diversity. In addition, I seek to analyze the context in which the public administration starts to recruit anthropologists and social scientists, the reason for investing in these professionals and how they transit in decision-making spheres, linking specialized knowledge and state action. For this purpose, I carried out an ethnography of institutions and of power relations and practices. Therefore, I conducted an ethnography of institutions and power relations and practices. Considering the State not as a monolithic and reified entity, but a heterogeneous social construction in permanent (trans)formation and carried out through performative dimensions, symbolic actions and power relations that make up the State (CASTILHO, SOUZA LIMA, TEIXEIRA, 2014), and permeated by political and ideological relations (ABRAMS, 1988). Furthermore, I seek to reflect on state strategies for the legibility of social reality (SCOTT, 1999) and the construction of fluid and porous definitions of the boundaries between state and society (MITCHELL, 1991; 1999). It was based on participant observation during public meetings, interviews with civil servants, documents and legislation analysis, in addition to recovering my own memories and paths as a Technician in Anthropology at Iphan since 2010, when I was hired after passing a public entrance test.
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Franklin Paulo Eduardo da Silva
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AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS DO POVO BANIWA: INSERÇÃO AO MUNDO GLOBALIZADO.
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Orientador : STEPHEN GRANT BAINES
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE FONSECA IUBEL
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RENATO MONTEIRO ATHIAS
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GERSEM JOSE DOS SANTOS LUCIANO
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HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
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STEPHEN GRANT BAINES
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Data: 12/12/2023
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O tema aqui tratado, “As Transformações Socioculturais, Políticas e Econômicas do Povo Baniwa: inserção ao mundo globalizado”, busca estudar e apresentar fatores e experiências que contribuíram, ao longo do tempo, para mudanças das tradições socioculturais, sociopolíticas e socioeconômicas do povo Baniwa na região do rio Içana e seus afluentes. São transformações ocorridas desde período da vida em situação de menos contato com outros povos, para a vida de ‘civilizado’ com contato intensivo com outros povos ou a vida em sociedade globalizada (contato intenso com o mundo todo). A discussão destes assuntos tem como referências as histórias contadas pelos ancestrais, experiências acadêmicas, profissionais e participações em movimentos indígenas e nas políticas não-indígenas, assim como as análises de lideranças e profissionais indígenas de diferentes áreas de conhecimento. As descrições são organizadas em cinco partes: sendo que a primeira parte trata das questões que direcionam a pesquisa, como tema, justificativas metodologias e embasamento bibliográfico. A segunda parte traz as descrições sobre a ‘Origem étnica e geográfica’ do autor, discute e analisa assuntos relacionados a identificação da aldeia de origem; caracterização do clã Awadzoro. Descreve sucintamente a história de primeiros personagens de transformação social, cultural e geográfico a partir de contatos forçados com os colonizadores. Discute os termos de parentesco, não no sentido de como são organizados entre os Baniwa, mas sim, do ponto de vista da transformação ou das trocas destes pelos nomes em outras línguas, como a portuguesa e a espanhola. Destaco nessa análise as consequências que essas transformações das tradições ocasionam na vida cotidiana das aldeias e das famílias. A terceira parte vem com as descrições de experiências acadêmicas, experiências profissionais, cargos e ocupações, participações em políticas não-indígenas e no movimento indígena do rio Negro. E a quarta parte analisa e reflete sobre as transformações de acesso às universidades públicas do Brasil, uso na alimentação e terapêutico da pimenta, termos preconceituosos utilizados na região do alto rio Içana, assim como a transformação da administração de conflitos entre os Baniwa. O propósito é entender as transformações ocasionadas pela introdução ou aceitação das culturas de outros povos pelos Baniwa, em especial, a cultura ocidental. O estudo foi feito de vários ângulos através de observações, participações, entrevistas, conversas e outros meios de obtenção de informações. Com isso, espera-se expor ao público leitor informações importantes sobre a realidade atual do povo Baniwa como importante ferramenta para tomada de decisões políticas em vários campos de interesse das aldeias Baniwa, assim como servir de referência para novos estudos.
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The theme discussed here, "Sociocultural, Political and Economic Transformations of the Baniwa People: insertion into the globalized world", seeks to study and present factors and experiences that have contributed, over time, to changes in the sociocultural, sociopolitical and socioeconomic traditions of the Baniwa people in the region of the Içana river and its tributaries. These are transformations that occur from the period of life in a situation without much contact with other peoples to the 'civilized' life with intensive contact with other peoples or life in a globalized society (effective contact with the whole world). The discussion of these issues is based on the stories contacted by ancestors, academic experiences, professionals and participation in indigenous movements and non-indigenous policies, as well as the analysis of indigenous leaders and professionals from different areas of knowledge. The descriptions are organized into five parts: the first part deals with the questions that guide the research, such as theme, justifications, methodologies and bibliographic basis. The second part provides descriptions of the author's 'Ethnic and geographic origin', discusses and analyzes issues related to the identification of the village of origin; characterization of the Awadzoro clan. It also succinctly describes the history of the first characters of social, cultural and geographic transformation based on forced contacts with the colonizers. It also discusses kinship terms, not in the sense of how kinship terms are organized among the Baniwa, but from the point of view of the transformation or exchange of kinship terms by names in other languages, such as Portuguese and Spanish. In this analysis, the consequences that these transformations of traditions bring about in the daily life of communities and families. The third part comes with descriptions of academic experiences, professional experiences, positions and occupations, participation in non-indigenous policies and in the indigenous movement of the Rio Negro. And the fourth part analyzes and reflects on the transformations of access to public universities in Brazil, the use in alimentation and therapeutic use of pepper, prejudiced terms used in the upper Içana river region, as well as the transformation of conflict management among the Baniwa. The purpose is to understand the transformations brought about by the introduction or acceptance of the cultures of other peoples by the Baniwa, in particular, Western culture. The study was done from several angles through observations, participations, interviews, conversations and other means of obtaining information. With this, it is expected to expose to the reader public important information
about the current reality of the Baniwa people as an important tool for political decision- making in various fields of interest to the Baniwa communities, as well as serving as a
reference for further studies.
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