Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • Marcele Kristine Cardoso Gonzalez
  • ANÁLISE DO ENSINO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA NO DISTRITO FEDERAL 
  • Orientador : BRENO TENORIO RAMALHO DE ABREU
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • BRENO TENORIO RAMALHO DE ABREU
  • DIANNE MAGALHAES VIANA
  • Francisco Nunes dos Reis Junior
  • Data: 22/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho acadêmico objetiva analisar a formação do profissional de design de moda no Distrito Federal por meio do projeto pedagógico dos cursos e análise de dados obtidos por meio de entrevistas e questionários, a fim de compreender como estão as práticas sustentáveis no ensino-aprendizagem das três instituições que ofertam o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda no Distrito Federal. A partir da compreensão que é preciso ir além de uma inclusão documentada nos Projetos Pedagógicos de Curso e portanto, da necessidade de explorar em profundidade a realidade do ensino superior em design de moda, a pesquisa analisa a situação dos três cursos de graduação do Distrito Federal em relação ao ensino-aprendizagem das práticas sustentáveis, sendo: Centro Universitário IESB, Centro Universitário UNIP e Instituto Federal de Brasília e tem por finalidade contribuir com o mapeamento de estratégias para a inserção das premissas de sustentabilidade na formação do aluno. Este trabalho é de natureza exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, utilizando de pesquisa bibliográfica construído mediante revisão bibliográfica e de documentos legislativos e norteadores das instituições, trazendo posicionamento de autores sobre os conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, moda e projeto pedagógico de Curso. O estudo de caso realizado nas três instituições de ensino superior contou ainda com a aplicação de entrevistas e questionários as coordenações e discentes para aprofundar a análise. Com o entrelaçamento das informações obtidas na análise do Projeto Pedagógico de Curso e entrevistas, estabelece-se um espaço de diálogo que possibilita a formação crítica e ativa dos discentes no que tange a sustentabilidade permitindo que o aluno, por meio de sua formação e prática, atue no campo do design de moda atendendo as demandas mercadológicas e socioambientais. 

  • Mostrar Abstract
  • This academic work aims to analyze the training of fashion design professionals in the Federal District through the pedagogical project of the courses and analysis of data obtained through interviews and questionnaires, in order to understand how sustainable practices are in the teaching-learning of three institutions that offer the Higher Education Course in Fashion Design Technology in the Federal District. Based on the understanding that it is necessary to go beyond documented inclusion in Pedagogical Course Projects and therefore, the need to explore in depth the reality of higher education in fashion design, the research analyzes the situation of the three undergraduate courses in the Federal District in relation to the teaching-learning of sustainable practices, being: Centro Universitário IESB, Centro Universitário UNIP and Instituto Federal de Brasília and its purpose is to contribute to the mapping of strategies for the insertion of sustainability premises in student training. This work is exploratory-descriptive in nature and has a qualitative approach, using bibliographic research constructed through bibliographic review and legislative and guiding documents from institutions, bringing the authors' position on the concepts of sustainability, sustainable development, fashion and pedagogical course design. The case study carried out in the three higher education institutions also included interviews and questionnaires with coordinators and students to deepen the analysis. With the interweaving of information obtained in the analysis of the Pedagogical Course Project and interviews, a space for dialogue is established that enables critical and active training of students regarding sustainability, allowing the student, through their training and practice, work in the field of fashion design, meeting marketing and socio-environmental demands.
2
  • Francisco Renato Fernandes Feitosa
  • Avatar e Recursos Tridimensionais Interativos em Plataforma Digital de Ensino de LIBRAS

  • Orientador : RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AUDREI GESSER
  • RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • VIRGINIA TIRADENTES SOUTO
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Ferramentas digitais têm sido utilizadas para inclusão de pessoas da comunidade Surda como suporte de ensino e tradução. Estudos evidenciam que avatares animados têm boa aceitação dos usuários e podem reproduzir satisfatoriamente a riqueza de expressão facial e física. Porém, a maioria dessas ferramentas ainda é alvo de críticas quanto à qualidade da execução dos sinais, sobretudo os não manuais. A presente pesquisa busca responder a seguinte questão: a customização e interação em ambiente 3D são relevantes para o ensino de LIBRAS quando comparados ao ensino com vídeos animados? O objetivo principal da presente pesquisa foi investigar se as possibilidades de customização e interação em ambiente 3D são relevantes para o ensino de LIBRAS em comparação ao ensino com vídeos animados, ou seja, sem possibilidade de customização e interação. Para atingir o objetivo buscou-se os seguintes objetivos específicos: (1) aplicar um método para o desenvolvimento de protótipo de plataforma 3D para ensinar o alfabeto de LIBRAS utilizando os conceitos de Design Instrucional, Design Inclusivo e Design da Informação; (2) analisar a percepção dos usuários com uma versão α do protótipo para agregá-los ao processo de desenvolvimento seguindo os pressupostos do design inclusivo; e (3) aplicar um segundo teste com uma versão β para comparar a percepção dos usuários em relação ao uso da plataforma 3D desenvolvida e ensino com formato de vídeo animado. Os resultados mostraram que a experiência de aprendizagem com o uso de avatar foi considerada satisfatória pelos usuários, sem resistência significativa ao seu uso, tanto na versão interativa como em vídeo. A maioria dos voluntários considerou que o avatar em questão apresentava características suficientes para transmitir os sinais de LIBRAS. Também acreditam que o uso de avatar ajuda a captar a atenção durante as lições e tornam a experiência de aprendizado estimulante. Na avaliação comparativa entre as duas versões de aprendizado, a plataforma 3D foi apontada por 51,9% como modelo mais eficaz de ensino e 46,2% acreditam que é o vídeo animado. Algumas questões que são exclusivas da versão em ambiente 3D mostraram-se indispensáveis para a maioria dos usuários, como a possibilidade de customização do avatar, que está relacionada à representatividade. A opção mais citada foi “representatividade cultural” (55,8%), seguida por “diversidade de raças” e “aspectos biofísicos” (50% cada), “diversidade de gênero” (42,3%), “aparência, moda e estilo” (38,5%), “sazonalidades” (26,9%) e “orientação sexual” (23,1%). A maioria também indicou que prefere criar avatares que se aproximem da sua real imagem ou de como se percebem. Além disso, os usuários mostraram majoritariamente o interesse na flexibilidade de mudança da imagem de plano de fundo da plataforma e visualização em torno do avatar, possível apenas na versão em ambiente 3D. Conclui-se que apesar de não ter havido diferença discrepante de avaliação entre os dois formatos, a plataforma 3D sobressai-se à medida que características de customização e flexibilidade de visualização, exclusivas deste formato, mostraram-se importantes na avaliação dos usuários. Este estudo, portanto, destaca aspectos a serem considerados na concepção de ferramentas de aprendizado de LIBRAS, tanto no cuidado com a reprodução dos sinais, quanto na contemplação de recursos de interação e representatividade.

  • Mostrar Abstract
  • Digital tools have been used for the inclusion of individuals from the Deaf community as teaching and translation support. Studies show that animated avatars are well-received by users and can satisfactorily reproduce the richness of facial and physical expressions. However, most of these tools are still subject to criticism regarding the quality of sign execution, especially non-manual signs. This research seeks to answer the following question: are customization and interaction in a 3D environment relevant for teaching LIBRAS when compared to teaching with animated videos? The main objective of this research was to investigate whether customization and interaction possibilities in a 3D environment are relevant for teaching LIBRAS compared to teaching with animated videos, that is, without customization and interaction. To achieve the objective, the following specific objectives were sought: (1) apply a method for the development of a 3D platform prototype to teach the LIBRAS alphabet using the concepts of Instructional Design, Inclusive Design, and Information Design; (2) analyze user perceptions with an alpha version of the prototype to incorporate them into the development process following the assumptions of inclusive design; and (3) conduct a second test with a beta version to compare user perceptions regarding the use of the developed 3D platform and teaching with an animated video format. The results show that the learning experience using the avatar was considered satisfactory by users, with no significant resistance to its use, both in the interactive version and in video format. Most volunteers considered that the avatar in question had sufficient characteristics to convey LIBRAS signs. They also believe that the use of the avatar helps capture attention during lessons and makes the learning experience stimulating. In the comparative evaluation between the two learning versions, the 3D platform was identified by 51.9% as the more effective teaching model, and 46.2% believe it is the animated video. Some aspects unique to the 3D environment version were deemed indispensable by the majority of users, such as the possibility of avatar customization, which is related to representativity. The most mentioned option was "cultural representativity" (55.8%), followed by "racial diversity" and "biophysical aspects" (50% each), "gender diversity" (42.3%), "appearance, fashion, and style" (38.5%), "seasonal variations" (26.9%), and "sexual orientation" (23.1%). Most also indicated a preference for creating avatars that resemble their real image or how they perceive themselves. Additionally, users predominantly showed interest in the flexibility to change the platform's background image and view around the avatar, possible only in the 3D environment version. In conclusion, although there was no markedly different evaluation between the two formats, the 3D platform stands out as customization and viewing flexibility, unique to this format, proved to be important in user evaluations. Therefore, this study highlights aspects to be considered in the design of LIBRAS learning tools, both in ensuring accurate sign reproduction and incorporating interaction and representativity features.
3
  • Joao Victor Alves Tonhá
  • NOTAS SOBRE O DIGITAL: UMA SISTEMATIZAÇÃO DA ONTOLOGIA DIGITAL 
  • Orientador : DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • DORIANA DAROIT
  • FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • Leandro de Bessa Oliveira
  • Data: 31/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho investiga a ontologia do Digital ao questionar o uso e disseminação de metáforas que criam uma visão especializada do objeto de pesquisa ainda prevalente no Século XXI. Para isso, foi feita uma exploração para compreender a natureza do Digital e suas implicações sociais, políticas, tecnológicas e perceptivas para com os cidadãos-usuários que fazem parte do sistema em que ele se sobrepões. Por meio de uma abordagem multidisciplinar e sistêmica ancorada nos estudos da Tecnopolítica, da Cibernética e utilizando o Design e suas tecnologias como ponto de partida, é construído ao longo do texto um modelo taxonômico para a ontologia do Digital aliado de uma crítica para sua construção que nos indica que o Digital deve ser visto como uma camada integrante da ecologia humana, abandonando a ideia de “espaço digital”. Essa visão nos permite, ao renunciar aos discursos ferramentais e funcionalistas em torno do Digital, adotar um olhar mais filosófico para o fenômeno, de uma forma mais completa e integrada na vida cotidiana e, assim, contribuir para uma compreensão mais ampla da dimensão digital, incentivando mais explorações sobre suas implicações para pesquisas futuras, práticas de Design e engajamento social.

  • Mostrar Abstract
  • This work investigates the ontology of the Digital by questioning the use and dissemination of metaphors that create a specialized view of the research object still prevalent in the 21st century. For this purpose, an exploration was conducted to understand the nature of the Digital and its social, political, technological, and perceptual implications for the citizen- users who are part of the system it overlaps. Through a multidisciplinary and systemic approach anchored in Technopolitics, Cybernetics studies, and using Design and its technologies as a starting point, a taxonomic model for the ontology of the Digital is constructed throughout the text, accompanied by a critique of its construction that indicates the Digital should be seen as an integral layer of human ecology, abandoning the idea of a "digital space." This perspective allows us, by renouncing tool-based and functionalist discourses around the Digital, to adopt a more philosophical view of the phenomenon, in a more complete and integrated manner in everyday life, and thus contribute to a broader understanding of the digital dimension, encouraging further explorations of its implications for future research, Design practices, and social engagement.
2023
Dissertações
1
  • Higor Bacon Valin
  • A SABEDORIA KALUNGA: UMA REVISÃO SOB O OLHAR DO DESIGN

  • Orientador : NAYARA MORENO DE SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA CRISTINA IBARRA HERNANDEZ
  • ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • NAYARA MORENO DE SIQUEIRA
  • REGINA COELLY FERNANDES SARAIVA
  • Data: 22/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • O design, em um de seus campos, trabalha a solução de problemas e abarca e lança mão de uma diversidade de conhecimentos, o que permite observar os problemas de diversos pontos de vista. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa sustenta que os povos tradicionais apresentam sabedorias que precisam ser documentadas, não só para efeito de reconhecimento e valorização, mas porque podem contribuir, também, para soluções aos problemas deste mundo complexo, pois compreende que o ser humano se relaciona com a materialidade, para solucionar seus problemas, em pelo menos duas dimensões: produzindo materialidade, ou de maneira simbólica, quando novos significados são atribuídos a essa materialidade. Sendo assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa e utilizando a metodologia de levantamento bibliográfico, dedica-se sobre a história e a organização dos quilombolas kalunga e sobre outras pesquisas que também discorrem sobre esse povo, sempre baseada no entendimento de que a extensa relação do povo kalunga com o território permitiu que produzissem sabedorias diversas.

  • Mostrar Abstract
  • This dissertation deals with Design as problem solving that makes use of different kinds of knowledge. This approach makes it possible to observe problems from different points of view. This research argues that traditional peoples have wisdom that needs to be documented, not only for the purpose of recognition and appreciation, but also because they can contribute to finding solutions to complex world problems. It proposes that humanbeings are directly related to materiality, and this relation can solve problems in at least two dimensions: producing materiality, or in a symbolic way, when new meanings are attributed to this materiality. This qualitative research makes use of extensive literature review to focus on the history and organization of the kalunga quilombolas. It is based on the assumption that the extensive relationship of the kalunga people with their territory allowed them to produce different kinds of knowledge.
2
  • Roberta Serednicki de Ávila
  • O design para a promoção da autonomia das mulheres: um estudo sobre os bordados a partir da crítica feminista

  • Orientador : ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAQUEL GOMES NORONHA
  • ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • DIANNE MAGALHAES VIANA
  • NAYARA MORENO DE SIQUEIRA
  • Data: 23/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os bordados são uma manifestação da cultura material, fortemente marcados pela ancestralidade, oralidade, feminilidade, domesticidade e precariedade. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos descritivo e explicativo, de abordagem qualitativa, com o uso de procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas a bordadeiras. Objetivou-se analisar o impacto de bordados realizados por três associações de bordadeiras para promover a autonomia de mulheres nas esferas artístico-cultural e político-feminista, tendo como referencial crítico as teorias do design, com viés feminista. Realizou-se revisão bibliográfica, bem como pesquisa qualitativa, mediante entrevista com questionários semiestruturados, aplicados a 19 integrantes de três associações de bordadeiras. Identificou-se que os bordados são reconhecidos pelas bordadeiras como uma forma de manifestação artística, que gera um especial orgulho criativo e o reconhecimento social. Para mulheres de baixa renda, os bordados trazem significativa contribuição econômica, apesar da baixa remuneração feminina. A valorização artística, social e econômica subverte o tradicional papel feminino, promovendo a capacidade de agência de mulheres. As rodas de bordados fomentam a criação de redes de apoio feminino, tornando-se uma sociotecnologia de cuidado entre mulheres, com potencial de conscientização feminista. Reconheceu-se manifestações de “bordativismo”, um ativismo político feminino através dos bordados. Foram verificadas estratégias de design de inclusão social, design participativo e design emocional. Sustenta-se a relevância de se pensar o design como um processo político, que pode ser direcionado para a promoção da autonomia de grupos historicamente excluídos.


  • Mostrar Abstract
  • Embroidery is a manifestation of material culture, strongly marked by ancestry, orality, femininity, domesticity, and precariousness. This is applied research, with descriptive and explanatory objectives, with qualitative approach, using methodological procedures of bibliographical research and semi-structured interviews with women embroiderers. It aimed to analyse the impact of embroidery executed by three associations of embroiderers to promote the autonomy of women in the artistic-cultural and political-feminist spheres, having design theories as a critical reference, with a feminist perspective. A bibliographical review was accomplished, as well as qualitative research, through interview with semi-structured questionnaires, applied to 19 women members of three associations of embroiderers. The study identifies that embroidery is recognized by embroiderers as a form of artistic manifestation, which generates a special creative pride and social recognition. For low-income women, embroidery brings a significant economic contribution, despite the low female wages. The artistic, social, and economic valorisation of women subverts the traditional feminine role, promoting women's capacity for agency. Manifestations of “embroidactivism” were recognized, a female political activism through embroidery. The embroidery circles encourage the creation of female support networks, becoming a sociotechnology of care among women, with potential for promoting feminist awareness. The study identified strategies of design for social inclusion, participative design, and emotional design. It sustains the relevance of thinking about design as a political process, which can be directed towards promoting the autonomy of historically excluded groups.
3
  • REBECA GLIOSCI TOCANTINS
  • Mundos Terapêuticos: os jogos digitais para jogadores com depressão

  • Orientador : TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MANSUR DE OLIVEIRA
  • DANIELLA ROSITO MICHELENA MUNHOZ
  • NAYARA MORENO DE SIQUEIRA
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • Data: 31/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os anos de 2020 a 2022 foram marcados pela pandemia de COVID-19. Neste período, dois fenômenos contemporâneos entraram em ampla interseção: o avanço da depressão como uma das doenças mais incapacitantes em todo o mundo e a ascensão da indústria de jogos digitais para uma gigante do mercado de entretenimento global. Pessoas passaram a buscar conexão humana e alívio de sintomas depressivos nos games, utilizando-os como intervenção terapêutica aplicada ou mesmo incidental. Por meio de uma revisão sistemática, desenhou-se um panorama científico atual acerca deste tema, o qual revelou fatores subaproveitados nas estratégias de enfrentamento à depressão, como as relações subjetivas entre jogadores e jogos que transformam ambientes virtuais em mundos terapêuticos. Buscou-se um repertório teórico-metodológico para investigar tais relações. A partir de um recorte netnográfico, levantou-se uma amostragem de depoimentos sobre games que auxiliam a lidar com sofrimento psíquico e foram analisados os verbos, tendo em vista que a ação no jogo cria a relação do jogador. Construiu-se uma Teia Semiótica baseada na Teoria das Semioses de Nöth para ilustrar as relações de significância percebidas na análise e fundamentar uma discussão qualitativa. Deste modo, entremeou-se Psicologia, Antropologia e Linguística por meio do Design, visando-se tornar o principal “objeto de pesquisa” — o jogador com depressão — em sujeito produtor de conhecimento relevante sobre si e sua condição. Considera-se que agregar esta perspectiva ao corpus e à práxis possa contribuir na ampliação do entendimento do tema, no desenvolvimento de práticas e jogos terapêuticos, e na desestigmatização de vozes que sofrem em silêncio.

  • Mostrar Abstract
  • The years 2020 to 2022 were marked by the COVID-19 pandemic. Two contemporary phenomena collided into an intersection in this period: the advance of depression as one of the most disabling diseases worldwide and the rise of the video games industry to a global entertainment market giant. People began to seek human connection and relief from depressive symptoms in games, using them as applied or even incidental therapeutic intervention. A systematic review designed a current scientific panorama on this topic, which revealed underutilized factors in coping strategies for depression such as the subjective relationships between players and games that transform virtual environments into therapeutic worlds. A theoretical-methodological repertoire has been sought to investigate such relations. Based on a netnographic approach, a sample of testimonials about games that help to deal with psychic suffering has been collected and the verbs analyzed, bearing in mind that in- game action creates the player's relationship. A Semiotic Web based on Nöth's Theory of Semiosis was then built to illustrate the relationships of significance perceived in the analysis and support a qualitative discussion. Psychology, Anthropology and Linguistics have been intertwined through Design, aiming to make the main object of the research — players with depression — into a subject that produces relevant knowledge about themselves and their condition. It is considered that adding this perspective to the corpus and the praxis can contribute to expand the understanding of the theme, to the development of practices and therapeutic games, and to the destigmatization of voices that suffer in silence.
4
  • Ester Sabino Santos
  • A busca pela educação libertadora: reflexões sobre a fronteira entre design e educação

  • Orientador : MARISA COBBE MAASS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
  • FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • MARISA COBBE MAASS
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • Data: 22/05/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este projeto busca refletir sobre como o design e a educação podem trabalhar juntos na construção de uma pedagogia engajada, crítica e criativa, promovendo a vivência da cidadania plena e gerando mais igualdade de oportunidades na escola. A pesquisa parte dos conceitos de educação emancipadora de bell hooks, da pedagogia crítica e libertadora de Paulo Freire, e da complexidade de Edgar Morin, buscando entender como essas teorias se relacionam e como o design pode ser um vetor para o fortalecimento de um “tipo de ensinar” que busca uma compreensão crítica da realidade. Através da análise bibliográfica e do depoimento de duas professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal que possuem atividades criativas e princípios da pedagogia libertadora, serão discutidos temas como a formação de comunidades de aprendizagem e comunidades criativas, suas convergências e como podem inspirar a construção de um processo educativo libertador que busca superar processos de opressão, especialmente de raça, gênero e classe, reconhecendo o sujeito como um ser social, inspirando, então, a criação de comunidades de mudança. 

  • Mostrar Abstract
  • This project seeks to reflect on how design and education can work together in the construction of an engaged, critical, and creative pedagogy, promoting the experience of full citizenship and generating more equal opportunities from the school. The research starts from the concepts of bell hooks' emancipatory education, Paulo Freire's critical and liberating pedagogy, and Edgar Morin's complexity, seeking to understand how these theories relate and how design can be a vector for the strengthening of a "type of teaching" that seeks a critical understanding of reality. Through bibliographic analysis and the testimony of two teachers from the public school system in the Federal District who have creative activities and principles of liberating pedagogy, topics such as the formation of learning communities and creative communities, their convergences, and how they can inspire the construction of a liberating educational process that seeks to overcome processes of oppression, especially of race, gender, and class, recognizing the subject as a social being, inspiring the creation of communities of change will be discussed.
5
  • Petra Ester Pinheiro
  • PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ENTRE DESIGN E FENOMENOLOGIA

  • Orientador : CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
  • MARC PIERRE OLIVIER BERDET
  • Data: 05/06/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Com o pensamento voltado para o questionamento sobre como a fenomenologia poderia se aproximar dos processos criativos, de maneira a concentrar melhor a configuração dos objetos em design é que o modelo husserliano de consciência dos objetos é lançado sobre as etapas de processos criativos vista através de dois autores em design: Lobach e Flusser, um representando a manifestação concreta enquanto o outro as manifestações abstratas. O modelo do cubo é utilizado pelo filósofo e matemático alemão Edmund Husserl para estabelecer a fenomenologia como método de ciência das essências. A aplicação do exame tem por base a hipótese que as informações sobre o objeto são dadas por ele mesmo nas suas muitas manifestações, uma vez que toda consciência é consciência de alguma coisa e que as essências são públicas. Como resultado foram geradas cinco diretrizes processuais extraídas da estrutura formal dos objetos da consciência que podem vir a possibilitar essa aproximação entre as duas áreas de conhecimento. São elas a diretriz de: (1) evocação de uma informação; (2) multiplicidade de dados; (3) cruzamento de dados; (4) apreensão do fenômeno; (5) atitude criativa. Essas foram devidamente aplicadas a análise gráfica de um livro-objeto “in-world” lançado pela Blizzard Entertainment com a história da franquia de jogo online Diablo III:Livro de Cain, objeto trazido para análise nesta dissertação. A pesquisa evidencia a importância do briefing em processos criativos, que à luz da fenomenologia é uma manifestação descritiva que permite ao designer alcançar as informações sobre o objeto que virá concretizar-se em um tempo futuro. Desse modo, a investigação que se faz na presente dissertação consiste no paralelo entre o abstrair e o concretizar e todas as etapas intermediárias entre o objeto imaginado e o objeto presente. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de caráter exploratório essas pesquisa se fundamenta no método tipológico, no qual compara a fenomenologia aos processos de design a fim de encontrar nessa justaposição um possível caminho em que a fenomenologia possa ser utilizada como método criativo. Concluiu-se que tomar consciência dos objetos é parte da experiência criativa do designer. Essa descoberta da essência de um objeto que se dá para o designer na interação com o projeto em suas diferentes manifestações - mentais, descritivas e evidentes, faz parte da dinâmica criativa e permite ao designer projetar objetos multifacetados. A tomada de consciência dos projetos podem permitir escolhas gráficas mais consistentes com a essência das coisas, mas não apenas, mostrou-se também uma ferramenta poderosa na busca pelo nivelamento entre essências e aparências.

  • Mostrar Abstract
  • With the thought focused on questioning how phenomenology could approach the creative processes, in order to better concentrate the configuration of objects in design, the Husserlian model of consciousness of objects is launched on the stages of creative processes seen through two authors in design: Lobach and Flusser, one representing the concrete manifestation while the other the abstract manifestations. The cube model is used by the German philosopher and mathematician Edmund Husserl to establish phenomenology as a method of science of essences. The application of the exam is based on the hypothesis that the information about the object is given by itself in its many manifestations, since all consciousness is consciousness of something and that essences are public. As a result, five procedural guidelines were generated, extracted from the formal structure of the objects of consciousness that may make possible this approximation between the two areas of knowledge. They are the guideline for: (1) evocation of information; (2) multiplicity of data; (3) data crossing; (4) apprehension of the phenomenon; (5) creative attitude. These were properly applied to the graphic analysis of an object-book "in-world" released by Blizzard Entertainment with the history of the online game franchise Diablo III: Book of Cain, object brought for analysis in this dissertation. The research highlights the importance of the briefing in creative processes, which in the light of phenomenology is a descriptive manifestation that allows the designer to reach information about the object that will come to fruition in a future time. Thus, the investigation carried out in this dissertation consists of the parallel between abstracting and concretizing and all the intermediate steps between the imagined object and the present object. Using bibliographical, qualitative and exploratory research, this research is based on the typological method, in which it compares phenomenology to design processes in order to find in this juxtaposition a possible way in which phenomenology can be used as a creative method. It was concluded that becoming aware of objects is part of the designer's creative experience. This discovery of the essence of an object that happens to the designer in the interaction with the project in its different manifestations - mental, descriptive and evident, is part of the creative dynamics and allows the designer to design multifaceted objects. The awareness of projects can allow graphic choices that are more consistent with the essence of things, but not only that, it also proved to be a powerful tool in the search for leveling between essences and appearances.
6
  • Rodrigo Marcos da Costa Braga
  • A INFLUÊNCIA DA IDENTIDADE VISUAL NA MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA 
  • Orientador : VIRGINIA TIRADENTES SOUTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELAINE RABELO NEIVA
  • LUCIANE MARIA FADEL
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • VIRGINIA TIRADENTES SOUTO
  • Data: 28/08/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação busca verificar se há percepção de maior motivação para trabalhar, por parte de funcionários, quando uma identidade visual é instituída para as agendas que trabalham em uma organização pública. Especificamente, buscou-se, a partir do arcabouço teórico, compreender os principais conceitos sobre motivação, bem como os processos cognitivos visuais que atuam na psique humana, de maneira a gerar sentimentos que levarão os indivíduos a agir mais motivados quando submetidos a alguma identidade visual (IV) em suas organizações. Também é relatado, a partir da revisão de literatura, a importância das IVs e dos seus componentes para a criação de sentido nas organizações. Esta pesquisa é qualitativa e foram realizados dois experimentos, a fim de aferir a mudança de comportamento coletiva. Dessa forma, duas equipes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que tiveram a identidade visual do projeto que trabalham criada por um designer, foram entrevistadas utilizando-se como instrumento metodológico entrevistas semiestruturadas. Assim, a partir da análise dos resultados obtidos por meio das entrevistas e do estudo comparativo aos dois contextos pesquisados no ambiente organizacional, concluiu-se que houve um incremento motivacional no comportamento da maioria dos pesquisados pelo motivo de toda carga simbólica que a IV e o seu uso geraram na equipe. De outra maneira, foi verificada a importância de valorização do papel estratégico do designer nas instituições públicas, uma vez que, a partir dos resultados obtidos nos experimentos, é possível reconhecer o valor do trabalho técnico deste profissional para o incremento motivacional dos empregados do órgão pesquisado. Assim, tendo como base esta investigação e a análise entre os estudos de caso, aferiu-se que houve maior motivação na maioria dos indivíduos das equipes pesquisadas, a partir da criação de IVs produzidas por profissionais de design na organização que atuam.

  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation seeks to verify if there is a perception of greater motivation to work, by employees, when a visual identity is instituted for their agendas in a public organization. Specifically, we sought, from the theoretical framework, to understand the main concepts about motivation, as well as the visual cognitive processes that act in the human psyche, in order to generate feelings that will lead individuals to act more motivated when subjected to some visual identity (VI) in their organizations. It is also reported, from the literature review, the importance of IVs and their components for the creation of meaning in organizations. This research is qualitative and two experiments were carried out in order to measure the change in collective behavior. Thus, two teams from the Ministry of the Environment and Climate Change, who had the visual identity of the project they work on created by a designer, were interviewed using semi-structured interviews as a methodological instrument. Thus, from the analysis of the results obtained through the interviews and the comparative study of the two contexts researched in the organizational environment, it was concluded that there was a motivational increase in the behavior of the majority of those surveyed due to all the symbolic load that VI and its use generated in the team. On the other hand, the importance of valuing the strategic role of the designer in public institutions was verified, since, from the results obtained in the experiments, it is possible to recognize the value of the technical work of this professional for the motivational increase of the employees of the researched organisation. Thus, based on this investigation and the analysis of the case studies, it was verified that there was greater motivation in most of the individuals in the researched teams, based on the creation of IVs produced by design professionals in the organization where they work.
7
  • NATALIA GONCALVES DOS SANTOS
  • DESIGN E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM E DESCARTE DE RESÍDUOS TÊXTEIS DO VESTUÁRIO
  • Orientador : DIANNE MAGALHAES VIANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SANDRA RUFINO SANTOS
  • ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • BRENO TENORIO RAMALHO DE ABREU
  • DIANNE MAGALHAES VIANA
  • Data: 28/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • A indústria têxtil, ao longo dos séculos, se destacou como uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, contribuindo significativamente para a contaminação do ar, da água e do solo e demandando extensa energia em sua produção e transporte. Este estudo evidencia os resíduos gerados pelo processo de confecção, especialmente quando as roupas caem em desuso, tanto na fase pré-consumo quanto na fase pós-consumo. Frequentemente, esses resíduos são destinados a aterros sanitários, onde podem persistir por anos, acarretando sérios impactos ambientais e socioeconômicos. O Brasil se destaca como um expressivo produtor de materiais têxteis, gerando aproximadamente 170.000 toneladas de resíduos têxteis sólidos anualmente, dos quais cerca de 80% são descartados de maneira inadequada em aterros. Ressalta-se que a indústria do vestuário é a terceira maior produtora de resíduos no país. Diante desse cenário, o design assume um papel importante na remodelação de modelos de negócios e na promoção ativa da transição para uma economia sustentável. Esta pesquisa, que utiliza a indumentária como foco investigativo, busca refletir e contribuir para o design sustentável, sustentado em três pilares: econômico, social e ambiental. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica abrangente em bases de dados internacionais e nacionais, bem como investigações locais para contextualizar a pesquisa. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo destaca o papel do design na mudança de paradigmas, incorporando sustentabilidade em suas práticas. Em uma perspectiva holística, o design age como um elo integrador entre diferentes áreas do saber, incentivando uma transição rumo a um mundo mais sustentável e catalisando mudanças profundas e duráveis.

  • Mostrar Abstract
  • The textile industry, over the centuries, has stood out as one of the most harmful to the environment, significantly contributing to the contamination of air, water, and soil and demanding extensive energy in its production and transportation. This study highlights the waste generated by the manufacturing process, especially when clothes become obsolete, both in the pre-consumption and post-consumption phases. Often, these wastes are directed to landfills, where they can persist for years, resulting in severe environmental and socio-economic impacts. Brazil stands out as a prominent producer of textile materials, generating approximately 170,000 tons of solid textile waste annually, of which about 80% are improperly disposed of in landfills. It is noteworthy that the clothing industry is the third-largest waste producer in the country. Given this scenario, design plays a crucial role in reshaping business models and actively promoting the transition to a sustainable economy. This research, using clothing as an investigative focus, seeks to reflect on and contribute to sustainable design, anchored in three main pillars: economic, social, and environmental. An extensive bibliographic analysis was conducted on international and national databases, as well as local investigations to contextualize the research. Adopting a qualitative and exploratory approach, the study emphasizes design's role in shifting paradigms, integrating sustainability into its practices. From a holistic perspective, design acts as a connecting link between different areas of knowledge, encouraging a transition towards a more sustainable world and catalyzing deep and lasting changes. 
8
  • Frederico Freitas Nobre
  • REGENERATIVE LEADERSHIP FRAMEWORK: O design aplicado ao desenvolvimento de líderes para a promoção de uma cultura regenerativa
  • Orientador : RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSEANY RODRIGUES CRUZ
  • NAYARA MORENO DE SIQUEIRA
  • RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • Data: 09/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • A cultura organizacional se apresenta como reflexo dos valores e crenças dos empregados, a qual foi construída por anos em desenvolvimento social, e baseia-se em paradigmas praticamente imutáveis desde a revolução industrial. Esta estagnação tem feito da cultura organizacional um local de crescimento da mentalidade mecanicista baseada na hierarquia e na linearidade. Este trabalho propõe a apresentação de um framework, à luz do Design Regenerativo, para o desenvolvimento de líderes corporativos que fomente uma cultura organizacional regenerativa. O método escolhido para condução da pesquisa foi a Design Science Research, iniciando com uma revisão sistemática e narrativa da literatura, para levantar o estado da arte da temática de pesquisa e definir artefatos de referência. O pressuposto que fundamentou a construção do estudo é de que com a aplicação de métodos do design de culturas regenerativas, design emocional e a abordagem da Teoria U no contexto de desenvolvimento da liderança será possível compor um framework eficiente para orientar os designers de experiências e profissionais de educação corporativa no desenvolvimento de melhores experiências de aprendizagem. Nos estudos de campos foram aplicados questionários para o conhecimento da percepção da cultura organizacional e realizada 5 entrevistas semiestruturadas com gestores em empresas públicas da esfera federal, com a consequente descrição do que foi estudado, com o objetivo de identificar e selecionar temas, elementos e abordagens metodológicas que deveriam ser considerados e aplicados na proposição do framework. Durante as entrevistas foram identificadas pela maioria dos participantes lacunas relacionadas ao processo formal de desenvolvimento da liderança e na cultura organizacional, esta identificada pelos participantes como pluralista. Por fim, foi realizada a avaliação do artefato e identificação de oportunidades de melhorias por meio da condução de um grupo focal composto pelos líderes participantes da pesquisa, cujas contribuições indicaram ajustes e refinamentos para a versão final. O framework proposto nesse estudo, nomeado Regenrative Leadership Framework, tem caráter explicativo, forma circular e apresenta uma jornada de autoconsciência sobre o ato de liderar a partir do pensamento regenerativo.

  • Mostrar Abstract
  • Organizational culture presents itself as a reflection of the values and confidence of workers, which was built over years of social development, and is based on paradigms that have been practically immutable since the industrial revolution. This stagnation has made organizational culture a place of growth for a mechanistic mentality based on direction and linearity. This work proposes the presentation of a framework, in the light of Regenerative Design, for the development of corporate leaders who foster a regenerative organizational culture. The method chosen to conduct the research was Design Science Research, starting with a systematic and narrative review of the literature, to survey the state of the art of the research topic and define reference artifacts. The assumption that underpinned the construction of the study is that with the application of regenerative culture design methods, emotional design and the Theory U approach in the context of leadership development, an efficient framework will be created to guide experience designers and professionals. of corporate education in developing better learning experiences. In our field studies, questionnaires were applied to understand the perception of organizational culture and 5 semi-structured interviews were carried out with managers in public companies at the federal level, with the consequent description of what was trained, with the aim of identifying and selecting themes, elements and approaches methodologies that must be considered and applied when proposing the framework. During the interviews, most participants identified gaps related to the formal process of leadership development and organizational culture, which the participants identified as pluralistic. Finally, an evaluation of the maps was carried out and opportunities for improvement were identified by conducting a focus group made up of leaders participating in the research, whose contributions indicated adjustments and refinements to the final version. The framework proposed in this study, named Regenrative Leadership Framework, has an explanatory character, circular shape and presents a journey of self-awareness about the act of leadership based on regenerative thinking.
9
  • Mayara Rosa Oliveira Santos
  • Ergonomia Cognitiva e Teoria da Atividade no Processo de Design de Interfaces Digitais: Uma Abordagem Integrada do Diagnóstico à (re)Concepção
  • Orientador : TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NAYARA MORENO DE SIQUEIRA
  • RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • ROSIANE PEREIRA ALVES
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • Data: 30/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação busca investigar a aplicação da Ergonomia Cognitiva e da Teoria da Atividade no Processo de Design, especificamente focado em interfaces digitais, para o desenvolvimento de uma abordagem integrada que facilite o diagnóstico e a (re)concepção da interface do sistema de apoio à atividade de publicações do Tribunal de Contas da União. Foram discutidos o método de Análise Ergonômica da Atividade para geração de diagnóstico e  como a ideação no Processo de Design pode favorecer a concepção de soluções mais aderentes. A aplicação dessa abordagem integrada num processo empírico validou os benefícios esperados de melhoria da interface e do processo, evidenciando uma limitação de muitos processos ágeis de software, que frequentemente priorizam funcionalidades em detrimento de uma compreensão mais profunda das motivações humanas que os impulsionam.

  • Mostrar Abstract
  • This dissertation seeks to investigate the application of Cognitive Ergonomics and Activity Theory in the Design Process, specifically focused on digital interfaces, for the development of an integrated approach that facilitates the diagnosis and (re)design of the system interface supporting the activity of publications of the Brazilian Federal Court of Accounts. The method of Ergonomic Activity Analysis for generating diagnosis and how ideation in the Design Process can favor the conception of more adherent solutions were discussed. The application of this integrated approach in an empirical process validated the expected benefits of interface and process improvement, highlighting a limitation of many agile software processes, which often prioritize functionalities to the detriment of a deeper understanding of the human motivations that drive them.
10
  • Matheus Mac-Ginity Moraes Rêgo
  • Sensorialidade & Sentimento: Cartografia Utópica do espaço artístico-cultural urbano no Distrito Federal.
  • Orientador : CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
  • DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • RENATA AZAMBUJA DE OLIVEIRA
  • SONIA MARIA CALDEIRA PAIVA
  • Data: 11/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A investigação realizada nesta dissertação trata da correlação entre sensorialidade, sentimentos, e expressões artísticas inseridas nos espaços urbanos do Distrito Federal — assimilada através das lentes do design e mediada pela interpretação dos imaginários compostos pelos artistas participantes dessa pesquisa.
    A reflexão proposta refere-se ao papel das manifestações artístico-culturais nos espaços urbanos cotidianos como fator potencializador para o despertar de ideias e para a proposição de questionamentos aos indivíduos que habitam a cidade.
    Não obstante, também, apresento uma crítica acerca da capacidade dialógica, do indivíduo, para com os espaços habitados, ao propor que uma conscientização estética — do sentir — nos torna mais aptos ao entendimento às necessidades do espaço para, nesses espaços, propor ações transformativas de mediação.
    O escrutínio se dá, justamente, ao correlacionar o ato de sentir com os conceitos de imaginário, estética, e utopia, dentro do território do Distrito Federal. A partir de tal escopo, realizaram-se as investigações.
    O objetivo é — com a participação de artistas do Distrito Federal — mapear o território através de seus imaginários sensoriais e sentimentais, em vias de visionar intervenções artísticas que afetem o cotidiano dos cidadãos. Para tal verificação, são utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais.
    O movimento derradeiro da pesquisa faz-se na Cartografia Utópica Artístico-Cultural: na qual os imaginários sensório-sentimentais relacionados aos espaços do Distrito Federal — apresentados nas entrevistas — embasam as proposições e entrelaçam-se às proposições de intervenção formuladas pelos artistas investigados.
    Como resultado, uma vasta documentação que representa a percepção e atividade dos artistas, e seus respectivos envolvimentos com o território, especificamente em relação à nuance artística.

  • Mostrar Abstract
  • The research conducted in this dissertation deals with the correlation between sensoriality, feelings and artistic expressions inserted in the urban spaces of the Federal District - assimilated through the lens of design and mediated by the interpretation of the imaginaries composed by the artists who took part in this research.
    The proposed reflection refers to the role of artistic and cultural manifestations in everyday urban spaces as a potentializing factor for awakening ideas and proposing questions to the individuals who inhabit the city.
    However, I also provide a critique of the individual's dialogical capacity with the spaces they inhabit, by arguing that an aesthetic awareness — of feeling — makes us more capable of understanding the needs of space in order to propose transformative mediation actions in these spaces.
    The scrutiny takes place precisely by correlating the act of feeling with the concepts of imaginary, aesthetics and utopia, within the territory of the Federal District. The investigations were carried out with this scope in mind.
    The aim is — with the participation of artists from the Federal District — to map the territory through their sensory and sentimental imaginaries, in order to envision artistic interventions that affect the daily lives of citizens. Semi-structured interviews and focus groups were used to verify these investigations.
    The final stage of the research is the Artistic-Cultural Utopian Cartography: in which the sensory-sentimental imaginaries related to the spaces of the Federal District — presented in the interviews — underpin the propositions and intertwine with the intervention proposals formulated by the artists investigated.
    The result is a vast documentation that represents the artists' perception and activity, and their respective involvement with the territory, specifically in regards to the artistic nuance.
11
  • Flora Egécia Oliveira Morais
  • Álbum de família: interseções entre a obra “Um defeito de cor”, a cidade de Salvador e a mulher negra diaspórica
  • Orientador : CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRESSA MARQUES DA SILVA
  • CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA
  • DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • Data: 14/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa traça uma relação entre a corporeidade das mulheres negras diaspóricas no território da cidade de Salvador (Bahia) e a obra literária Um Defeito de Cor (2006), de Ana Maria Gonçalves. A obra, que teve o título inspirado na lei escravagista - que permitia que pessoas negras e miscigenadas solicitassem que "a deficiência de cor fosse ignorada" quando demonstram talento ou competência excepcional -, foi escolhida como fio narrativo do estudo por ser uma metaficção historiográfica que apresenta a perspectiva de uma mulher negra; ao narrar a história de Kehinde: Luísa Mahin. Durante o século XIX, Kehinde (de origem africana) foi ex-escravizada, mãe do advogado abolicionista Luís Gama brasileiro.
    O livro retrata o território e o espaço urbano, a partir da narração de experiências religiosas, sociais, políticas, afetivas e de importantes revoltas abolicionistas; como a Revolta dos Malês e a Sabinada. A pesquisa empregou a metodologia Álbum de Família (Silva, 2008), visitando 12 residências de famílias negras em Salvador-BA - totalizando 29 pessoas entrevistadas e 491 imagens analisadas. Os resultados principais da análise da pesquisa revelam que há áreas de convergência, na análise comparativa, entre a corporeidade, a relação com o território e o senso de pertencimento de mulheres negras, assim como desafios e obstáculos enfrentados para vivenciar a cidade em sua plenitude. Essa convergência, por sua vez, é observada tanto nas experiências das mulheres negras em Salvador no século XIX, conforme relatado em Um Defeito de Cor, quanto nas narrativas obtidas das entrevistas por nós realizadas na segunda  década do século XXI.
    Por outro lado, identificamos também na pesquisa de campo com os álbuns de família, uma mudança  associada ao aumento do acesso ao território e a uma maior sensação de pertencimento à cidade por parte das mulheres negras. Ainda assim, apesar de se observarem algumas mudanças positivas, fica evidente que a vivência da corporeidade das mulheres diaspóricas guarda mais semelhanças com aquela analisada no século XIX do que com a situação de necessidade da garantir às mulheres negras o pleno acesso aos direitos humanos e ao direito à cidade na contemporaneidade.

  • Mostrar Abstract
  • This research establishes a connection between the corporeality of diasporic black women in the territory of the city of Salvador (Bahia) and the literary work "A Flaw of Color" (2006) by Ana Maria Gonçalves. The referred title was inspired by an enslavement law that allowed black and mixed-race individuals to request that "the deficiency of color be ignored" when demonstrating talent or exceptional competence. It was chosen as the narrative thread of this study for its historiographical metafiction that presents a narrative from  a black woman’s perspective - telling the story of Kehinde: Luísa Mahin. In the 19th century, Kehinde (of African origin) was a former enslaved woman, the mother of the abolitionist lawyer Luís Gama, a Brazilian.
    The book portrays the territory and urban space through religious, social, political, affective experiences, as also important abolitionist revolts, such as the Malê Revolt and the Sabinada. The research employed the Family Album methodology (Silva, 2008) and visited 12 black families in Salvador-BA, resulting in 29 interviewees and 491 analyzed images. The main outcomes of the research analysis reveal areas of convergence in the comparative analysis between the corporeality, the relationship with the territory, and the sense of belonging of black women, as well as challenges and obstacles faced to experience the city to its fullest. This convergence is observed both in the experiences of black women in Salvador in the 19th century, as reported in "A Flaw of Color", and as in the narratives obtained from the interviews conducted by us in the second decade of the 21st century.
    On the other hand, the research with family albums made it possible to identify a change associated with increased access to the territory and a greater sense of belonging to the city by black women. Despite some positive changes being observed, it is evident that the experience of the corporeality of diasporic women still has more similarities with that analyzed in the 19th century than with the current situation of needing to ensure black women full access to human rights and the right to the city in contemporary times.
12
  • EDUARDO GARCIA ARANTES
  • EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM WEBSITES UNIVERSITÁRIOS: Aplicação do Questionário de Websites Universitários  no estudo de caso da Universidade de Brasília
  • Orientador : VIRGINIA TIRADENTES SOUTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • ROSIANE PEREIRA ALVES
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • VIRGINIA TIRADENTES SOUTO
  • Data: 18/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo teve por objetivo investigar a experiência dos usuários ao utilizar websites universitários. Para tanto, empreendeu-se pesquisa referencial teórica sobre os temas “usabilidade” e “websites institucionais universitários”, dos quais se verificam estudos de casos em websites acadêmicos, bem como a relação destes com o estudo de caso em voga. Dessa feita, inicialmente, procedeu-se um estudo piloto no website do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e, para fins de analogia, uma pesquisa no website do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Por conseguinte, como foco da pesquisa, empreendeu-se estudo de caso do website da Universidade de Brasília. De modo quantitativo e qualitativo, para fins metodológicos, fez-se uso de questionário originado da ferramenta Meu Website de Notícias (Cruz, 2015). Essa ferramenta foi adaptada para a aplicação em websites universitários e denominada Questionário de Websites Universitários (“QWU”). O QWU foi dividido em seis fatores principais, quais sejam: 1) Sobre o usuário; 2) Usabilidade (eficiência e eficácia); 3) Adequação visual; 4) Identificação; 5) Motivação; e, 6) Feedback. Também como via metodológica, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista e semiestruturada, com os designers do website da Universidade de Brasília. Os resultados desses estudos demonstram a eficácia da ferramenta QWU para análise da experiência dos usuários de Websites Universitários. Sobre o estudo de caso, conclui-se a necessidade de melhoria e aprimoramentos no website da Universidade de Brasília, em meio ao desenvolvimento em plataformas e uma tentativa de aperfeiçoamento neste sentido. Por fim, espera-se que a pesquisa possa incentivar outras pesquisas relacionadas a websites, em especial, os acadêmicos, bem como auxiliar os pesquisadores a alcançar seus objetivos.

  • Mostrar Abstract
  • The aim of this study was to analyse users' experiences when using university websites. To this end, a theoretical reference research was conducted on the topics of “usability” and “institutional websites” of universities", in which case studies of academic websites were reviewed. This time, a pilot study was first conducted on the website of the Institute of Arts of the University of Brasília and, for analogy purposes, a survey was conducted on the website of the Postgraduate Programme in Communication of the Federal University of Recôncavo da Bahia. Therefore, a case study of the website of the University of Brasília was conducted as the focus of the research. For methodological purposes, we used a quantitative and qualitative questionnaire derived from the tool Meu Website de Notícias (Cruz, 2015). This tool was adapted for use on university websites and labelled the Questionnaire for University Websites (“QWU”). The QWU was categorised into six main factors, namely: 1) About the user; 2) Ease of use (efficiency and effectiveness); 3) Visual appropriateness; 4) Identification; 5) Motivation; and 6) Feedback. As a further methodological approach, a qualitative study was conducted in the form of a semi-structured interview with the designers of the website of the University of Brasília. The results of these studies show the effectiveness of the QWU tool for analysing the experience of university website users. The case study shows the need to improve the University of Brasília website in the midst of developing platforms and trying to improve it in this sense. Finally, it is expected that the investigation can stimulate other research related to websites, especially academic ones, and help researchers achieve their goals.
13
  • RAFAEL BOTELHO PEREIRA
  • Um novo lugar para o Design Brasileiro: considerações sobre design e raça no Brasil.
  • Orientador : FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • NELSON FERNANDO INOCENCIO DA SILVA
  • JULIANA DE OLIVEIRA ROCHA FRANCO
  • Data: 20/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Design brasileiro, como instituição importada dos moldes europeus, se perpetua em uma lógica eurocêntrica que afasta saberes e ontologias outras, seja em seus paradigmas, seja em processos e estéticas. Compreender a disciplina e as possibilidades do que ela pode se tornar, como teoria e prática contextualizada em nosso território e a partir de uma perspectiva decolonial, é uma necessidade para a busca de um design autônomo, capaz de contribuir para a construção de um país mais igualitário, a partir de um profundo entendimento de suas especificidades locais. Assim, partindo da compreensão da pluralidade de universos que ocupam nosso território, há proposição de construção de um design afrocentrado, a partir de
    epistemologias negras e seus corpos-sujeitos.

  • Mostrar Abstract
  • Brazilian design, as an institution imported from European models, perpetuates itself in a eurocentric logic that excludes other knowledges and ontologies, whether in its paradigms or in its processes and aesthetics. Understanding the discipline and the possibilities of what it can become, as a theory and practice contextualized in our territory and from a decolonial perspective, is a necessity for the search for an autonomous design, capable of contributing to the construction of a more egalitarian nation, structured on a deep understanding of its local specificities. Thus, based on the understanding of the plurality of universes that occupy our territory, there is a proposal to construct an afro-centered design, built upon black epistemologies and their bodies-subjects.
14
  • Alejandra Alfonso Pérez
  • Identidade no espaço urbano: Um olhar nas cidades de Havana e Brasília.
  • Orientador : FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGIANE MIRANDA DE OLIVEIRA NAKAGAWA
  • DANIELA FAVARO GARROSSINI
  • FATIMA APARECIDA DOS SANTOS
  • VIRGINIA TIRADENTES SOUTO
  • Data: 20/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa dialoga com o conceito de identidade no espaço urbano, desde o olhar do design gráfico nas cidades de Havana e Brasília. A relação entre o design gráfico e a cidade pode ser analisada desde várias perspectivas, aqui a abordarei sob o ponto de vista da criação de um produto de design, da influência dos fenômenos culturais no estilo gráfico e do lugar do imaginário urbano nos processos criativos. Será construída uma leitura com viés semiótico sobre o contexto urbano para entender como funciona a cadeia de comunicação entre espaço, designer e sociedade na linha de criação profissional do design gráfico.Proponho a análise de soluções gráficas das duas cidades, como forma de estabelecer um paralelo entre o jeito de entender o design e a comunicação dentro das cidades. Além da coleta de trabalhos profissionais, proponho a criação de uma pasta fotográfica, com referências às duas cidades, para comparar assim semelhanças e diferenças na visualidade local. A relevância desta pesquisa radica na possibilidade de entender como o design gráfico, através da semiótica, pode ser a voz de um estilo, de uma lógica comunicativa que define não só uma simples visualidade, mas sim uma forma de enxergar o mundo marcado pelo contexto urbano.

  • Mostrar Abstract
  • This research explores the concept of identity in urban spaces, focusing on the perspective of graphic design in the cities of Havana and Brasília. The relationship between graphic design and the city can be analyzed from various angles. In this study, I will approach it from the viewpoint of creating a design product, considering the influence of cultural phenomena on graphic style, and exploring the role of urban imagination in creative processes. A semiotic analysis of the urban context will be conducted to understand the communication chain among space, designer, and society in the professional practice of graphic design. The research aims to analyze graphic solutions in both cities, establishing a parallel between their approaches to design and communication within urban environments. In addition to gathering professional works, a photographic portfolio will be created, referencing both cities, allowing for comparisons of similarities and differences in local visual aesthetics. The significance of this project lies in the opportunity to comprehend how graphic design, through semiotics, can serve as the voice of a style, representing a communicative logic that defines not merely a visual identity but also a way of perceiving the world shaped by urban contexts.
2022
Dissertações
1
  • ALESSANDRA NARDONI WATANABE
  • Design inclusivo e democracia: perceber o outro e influenciar o coletivo pela visibilidade de recursos assistivos digitais

  • Orientador : ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CLAUDIA MAYNARDES
  • ANDREA CRISTINA DOS SANTOS
  • FELIPE ALEIXO
  • TIAGO BARROS PONTES E SILVA
  • Data: 09/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • As tecnologias de acessibilidade aos bens sociais tangíveis e intangíveis são instrumentos de inclusão. A pesquisa busca compreender se a visualidade de recursos assistivos digitais criados para pessoas com deficiências auditivas e visuais favorece a percepção do outro, diferente de si. A partir de uma abordagem analítica crítico-reflexiva, questiona-se a disponibilização personalizada dessas tecnologias na garantia individual de direitos, desvinculada da noção de pessoa com deficiência como grupo social. São feitos apontamentos sobre o papel e a responsabilidade do designer ao criar recursos assistivos, tendo em vista a diversidade, a cidadania e a democracia. Os estudos sobre personalização e design de experiência do usuário se unem aos de design inclusivo para embasar a reflexão. O método de pesquisa foi a revisão de literatura bibliográfica e, em um dos tópicos, uma revisão sistemática com análise bibliométrica. Os resultados da pesquisa mostram que o atendimento ao indivíduo não visibiliza necessariamente um problema coletivo. E, nesse sentido, personalizar, apesar de suas vantagens no que diz respeito à inclusão, reduz e esconde complexidades sociais. Viu-se que soluções coletivas que criem uma conexão comum, mas enxergam as diferenças, podem contribuir para a prática cidadã em uma democracia. Concluiu-se também que a academia, nos últimos anos, tem olhado para o design inclusivo com foco no modelo médico e não social e, ainda, no consumo e não na cidadania.


  • Mostrar Abstract
  • Accessibility technologies to tangible and intangible social goods are instruments of inclusion. The research seeks to understand whether the visuality of digital assistive resources created for people with hearing and visual disabilities favors the perception of the other, different from youtself. From a critical-reflexive analytical approach, the personalized display of these technologies is questioned in the guarantee of individual rights, disconnected from the notion of the disabled person as a social group. Notes are made about the role and responsibility of the designer when creating assistive resources, in the contexto of diversity, citizenship and democracy. Studies on personalization and user experience design join those of inclusive design to support the reflection. The research method was the literature review and, in one of the topics, a systematic review with bibliometric analysis. The research results show that resolve the individual problem does not necessarily make a collective issue visible. And, in this sense, personalizing, despite its advantages regarding inclusion, reduces and hides social complexities. It was seen that collective solutions that create a common connection, but consider the differences, can contribute to citizen practice in a democracy. It was also concluded that the academy, in recent years, has been looking at inclusive design with a focus on the medical and non-social model and, also, on consumption and not on citizenship.

2
  • Matheus Dantas de Moraes Almeida
  • Do Design Computacional à Manufatura Aditiva: um mapeamento tecnológico no âmbito da Economia Circular

  • Orientador : ANA CAROLINA KALUME MARANHAO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA KALUME MARANHAO
  • DIANNE MAGALHAES VIANA
  • PAULO GUSTAVO BARBONI DANTAS NASCIMENTO
  • PEDRO DAVID RUSSI DUARTE
  • Data: 24/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação tem como objetivo estabelecer um panorama do contexto global de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) relacionado ao Design Computacional e Manufatura Aditiva, dando destaque às produções e desafios relacionados ao âmbito da Economia Circular. Pretende-se, com tal destaque, contribuir com a sistematização e identificação de frentes de pesquisa, tendências e inovações para um futuro sustentável no Design Computacional e Impressão 3D. A pesquisa foi empreendida tomando como base métodos e técnicas de prospecção tecnológica, em especial o mapeamento de artigos e patentes a partir de data and text mining. Foram identificadas 17 frentes de desenvolvimento científico e tecnológico do campo, bem como um conjunto de cenários futuros imaginados. Os resultados obtidos demonstram que, apesar do recente crescimento significativo das tecnologias e descobertas no Design Computacional com ampla relação com a Manufatura Aditiva, ainda são poucos os indícios de iniciativas que considerem a Economia Circular como ponto central, o que aumenta a probabilidade de impactos ambientais no curto e médio prazo.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to establish an overview of the global context of Research, Development, and Innovation (RD&I) related to Computational Design and Additive Manufacturing, highlighting the productions and challenges related to the scope of the Circular Economy. It is intended, with such emphasis, to contribute to the systematization and identification of research fronts, trends, and innovations for a sustainable future in Computational Design and 3D Printing. Methods and techniques of technological prospecting, specifically, the mapping of articles and patents from data and text mining were applied. The study identified seventeen scientific and technological development themes and a set of imagined future scenarios. The results demonstrate that despite the recent significant growth of technologies and discoveries in Computational Design applied to Additive Manufacturing, there is still little evidence of initiatives that consider the Circular Economy as a central point, which increases the probability of environmental impacts in the short and medium term.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app33_Prod.sigaa27