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Dissertações |
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GABRIELA CAMPELO CAVALCANTE
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Os Efeitos da Prática de Yoga Atual e a Longo-Prazo Sobre a Regulação Emocional Explícita e Implícita
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Orientador : GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELISA HARUMI KOZASA
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GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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RUI DE MORAES JUNIOR
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WANIA CRISTINA DE SOUZA
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Data: 30/01/2023
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O yoga tem sido apontado como uma possível intervenção de regulação emocional. Modelos teóricos propõem que a prática promove a integração entre mecanismos top-down (como funções inibitórias, de monitoramento executivo e controle atencional) e bottom-up (como funções interoceptivas, proprioceptivas e sensório-motoras), o que se traduziria em uma autorregulação mais efetiva em domínios cognitivos, comportamentais e afetivos. A regulação emocional modula a ocorrência, duração e qualidade das emoções, mas apresenta variados níveis de engajamento consciente, gerando suas dimensões explícita e implícita. Quando um objetivo de regulação emocional é ativado e perseguido conscientemente, acionam-se estratégias explícitas de regulação, como a reavaliação cognitiva, a supressão emocional e o controle voluntário atencional. Quando inconscientemente, acionam-se estratégias implícitas, como a aprendizagem por extinção e vieses atencionais automáticos. Este trabalho propôs dois estudos para avaliar se a prática de yoga a longo-prazo e a atual carga horária de prática de yoga estão associadas a mudanças na regulação emocional explícita e implícita. O primeiro estudo investigou se a prática de yoga atual e a longo-prazo se associaria à reavaliação cognitiva, à supressão expressiva, ao foco atencional e à alternância atencional (como medidas explícitas de regulação emocional) e à performance em uma tarefa go/no-go verbal emocional, com estímulos positivos e negativos (como uma medida implícita de regulação emocional). Hipotetizava-se que o tempo de experiência com yoga e a carga atual de prática prediriam maiores índices de reavaliação cognitiva, foco atencional e alternância atencional, e menores índices de supressão emocional. Na tarefa go/no-go, prediriam menores erros por comissão no geral (indicando controle inibitório), menores diferenças entre estímulos positivos vs. negativos em erros de comissão e menores diferenças entre estímulos positivos vs. negativos nas médias de tempos de 16 resposta (indicando menor viés emocional no controle inibitório). A amostra contou com 368 participantes (gênero: 79.3% feminino, 20.1% masculino, 0.6% não-binário; idade: 33.85±7.28 anos, em média; experiência com yoga: 6.9±5.73 anos, em média), em um estudo pré-registrado, online e transversal. Destes, 255 completaram apenas as medidas explícitas, enquanto 143 completaram todas. Entre as medidas explícitas, os anos de experiência com yoga e a carga atual de prática predisseram maiores índices de foco atencional autorrelatado, apenas. Na tarefa go/nogo, os anos de experiência predisseram melhor controle inibitório geral (menos erros de comissão). Além disso, comparando padrões de resposta para estímulos positivos vs. negativos, os anos de experiência predisseram menor viés emocional nas taxas de erros de comissão, enquanto carga atual de prática predisse menor viés emocional nas médias de tempo de resposta. Assim, as hipóteses iniciais foram parcialmente corroboradas. Na dimensão explícita, a prática de yoga associou-se apenas ao controle de foco atencional, enquanto na dimensão implícita associou-se tanto a um melhor controle inibitório geral quanto a menos vieses emocionais. O segundo estudo, visando a aprofundar os achados do primeiro, testou a viabilidade da combinação de medidas fisiológicas e comportamentais para melhor discriminar efeitos topdown e bottom-up das práticas de yoga na regulação emocional. Tratou-se de um estudo piloto que investigou se a prática de yoga atual e a longo prazo prediriam maior variabilidade de frequência cardíaca, (um marcador fisiológico de regulação emocional, que foi mensurado em linha de base, estresse leve e recuperação), e padrões de resposta em duas tarefas de atenção emocional: uma tarefa emocional de pistas espaciais com orientação exógena e uma com orientação endógena (endogenous and exogenous emotional spatial cueing tasks). Nas tarefas, foram utilizados estímulos faciais amedrontados e neutros, com diferentes frequências espaciais (alta, baixa e intacta). Com base em estudos prévios, parâmetros das tarefas foram manipulados 17 para melhor distinguir processos top-down e bottom-up de atenção emocional. Enquanto a atenção emocional top-down pode ser mais fortemente evidenciada no desengajamento atencional para longe de estímulos negativos vs. neutros, especialmente para estímulos de frequência espacial alta, na tarefa endógena, a atenção emocional bottom-up pode ser mais fortemente evidenciada no engajamento atencional frente a estímulos negativos vs. neutros, especialmente estímulos de frequência espacial baixa, na tarefa exógena. Dos 27 participantes, 20 foram incluídos na amostra final (gênero: 60% feminino, 35% masculino, 5% não-binário; idade: 46.60±12.37 anos, em média; experiência com yoga: 16.40±13.02 anos, em média; professores de yoga/meditação: 70%). A coleta de dados foi presencial, em contexto de laboratório—os dados sociodemográficos e de prática de yoga/meditação foram respondidos em lápis e papel, enquanto as demais tarefas (cardiovasculares e de atenção emocional), foram respondidas no computador através do software PsychoPy. As diferenças entre condições de variabilidade de frequência cardíaca desapareceram ao controlar os efeitos da experiência com yoga, o que pode indicar uma relação de mediação (a ser formalmente testada em estudos futuros), enquanto a carga atual de prática levou a uma maior reatividade na variabilidade de frequência cardíaca, ao enfrentar estresse cognitivo. Tal reatividade, apesar de não hipotetizada, pode ser interpretada como uma eficiente modulação vagal para enfrentar demandas situacionais. Em relação às tarefas comportamentais, apenas a experiência a longo-prazo com yoga (e não a carga atual de prática) interagiu com padrões nos tempos de resposta. As respostas frente a estímulos de diferentes frequências espaciais não se diferenciaram como esperado. Mesmo assim, houve evidências de que a experiência a longo-prazo facilitou o desengajamento atencional para longe de estímulos negativos, especificamente sob orientação endógena, o que indica habilidades voluntárias de controle atencional e regulação. Tais resultados apontam que a 18 prática de yoga regular se associou primariamente a mudanças em processos top-down de regulação emocional, embora efeitos bottom-up não possam ser descartados, considerando limitações metodológicas deste trabalho (em especial o pequeno tamanho de amostra, poder estatístico limitado e maior necessidade de controle experimental). Em conjunto, ambos os estudos sugerem que a modificação de funções atencionais de maneira top-down constitui um possível mecanismo pelo qual a prática de yoga afeta a regulação emocional explícita e implícita, levando a menores vieses emocionais. Apesar de encorajantes, os resultados aqui apresentados devem ser considerados com cautela, à espera de suporte empírico mais robusto de diversas frentes de evidência
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Yoga-based practices are proposed to affect explicit and implicit emotion regulation. This work presents two studies that investigated this proposition. Study 1 tested whether longterm and current weekly hours of yoga practice predicted self-reported cognitive reappraisal, expressive suppression, attentional focusing, and attentional shifting (as indices of explicit emotion regulation), and performance in a verbal emotional go/no-go task (as implicit emotion regulation), in a pre-registered, online, and cross-sectional design. Out of 368 respondents (gender: 79.3% female, 20.1% male, 0.6% non-binary; mean age: 33.85±7.28 years; mean yoga experience: 6.9±5.73 years), 255 completed explicit measures, and 143 completed all of them. Among explicit measures, long-term and current yoga practice predicted greater attentional focusing only. Comparing response patterns of happy vs. sad stimuli in the go/no-go task, longterm yoga experience predicted less emotional bias in commission errors, whilst current yoga practice predicted less emotional bias in mean reaction times. Study 2 followed up on these findings, testing the feasibility of combining heart rate variability and emotional spatial cueing paradigms to disentangle top-down and bottom-up effects of yoga on emotion regulation. As a pilot study, it tested whether long-term and current yoga practice predicted greater heart rate variability across measurement conditions (baseline, mild stress, and recovery), and whether they predicted less emotional bias in spatial cueing tasks under exogenous and endogenous orienting, using fearful and neutral facial stimuli of high, low, and broad spatial frequencies. Out of 27 participants, 20 were included due to clinical conditions or technical difficulties in data collection (gender: 60% feminine, 35% masculine, 5% non-binary; age: 46.60±12.37 years, on average; yoga experience: 16.40±13.02 years, on average; yoga/meditation teachers: 70%). HRVs differed as expected, suggesting an effective manipulation of measurement conditions. 14 When controlling for yoga experience, all effects disappeared what might suggest a mediational relationship (to be formally tested in future studies). Besides, current yoga practice was linked to greater vagal reactivity. Only long-term yoga experience, and not current hours of practice, interacted with performance in the tasks. Long-term yoga experience was associated with a facilitated attentional disengagement away from fearful faces, specifically under endogenous orienting, which are processes largely based on attentional control and regulatory skills. These results suggest that long-term regular yoga practice primarily modified top-down processes of emotion regulation, although bottom-up effects cannot be discarded, considering methodological limitations of this work. Combined, both studies suggest that the modification of top-down attentional functions constitutes a possible pathway through which yoga affects explicit and implicit emotion regulation, leading to less overall emotional bias. Although encouraging, these findings should be met with caution, and they await further empirical support from different fronts of evidence.
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RAPHAEL LOPES OLEGÁRIO
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Efficacy of Cognitive Training on Executive Functions in Healthy Older Adults: A Systematic Review with Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials
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Orientador : RUI DE MORAES JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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RUI DE MORAES JUNIOR
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MARIA ANGELA GUIMARAES FEITOSA
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GISLANE FERREIRA DE MELO
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EINSTEIN FRANCISCO DE CAMARGOS
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Data: 06/02/2023
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Revisar sistematicamente ensaios clínicos randomizados sobre a eficácia do treinamento cognitivo nas funções executivas em idosos saudáveis. Métodos e medidas: Este estudo foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) com o código de identificação CRD42021237057 e conduzido de acordo com as recomendações descritas pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses (PRISMA). As medidas de desfecho foram relacionadas ao controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Resultados: Trinta e um ensaios foram incluídos na síntese qualitativa (i.e., revisão sistemática) e treze ensaios na síntese quantitativa (i.e., metanálise). Na análise geral, o treinamento cognitivo melhorou o controle inibitório quando medido pela tarefa Stroop (p < .001) e a memória de trabalho quando medida pela tarefa Corsi Block (p = .002). Foi encontrada uma significância marginal para a memória de trabalho na tarefa Digit Span – Forward (p = .06). No entanto, o treinamento cognitivo não aumentou o controle inibitório quando medido pela tarefa Go/No-Go (p = .76), a memória de trabalho quando medida pelo Digit Span – Backward (p = .72) e N-Back (p =. 10) e flexibilidade cognitiva quando medida pelas tarefas Trail Making – Parte B (p = .08) e Fluência Semântica (p = .49). Conclusão: Nosso estudo mostrou que as intervenções de treinamento cognitivo podem ser eficazes para melhorar ou manter a função executiva em idosos saudáveis. Evidências mistas foram encontradas para controle inibitório e memória de trabalho; flexibilidade cognitiva não mostrou nenhuma evidência de melhora.
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Systematically review randomized controlled trials on the effectiveness of cognitive training on executive functions in healthy older people. Methods and measures: This study has been registered in the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) with identification code CRD42021237057 and conducted in accordance with recommendations outlined by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses (PRISMA). The outcome measures were related to inhibitory control, working memory, and cognitive flexibility. Results: Thirty-one trials were included in the qualitative synthesis (i.e., systematic review) and thirteen trials in the quantitative synthesis (i.e., metaanalysis). In the overall analysis, the cognitive training enhanced inhibitory control when measured by the Stroop task (p < .001) and working memory when measured by the Corsi Block task (p = .002). A marginal significance was found for working memory in the Digit Span task – Forward (p = .06). However, cognitive training did not enhance inhibitory control when measured by the Go/No-Go task (p = .76), working memory when measured by the Digit Span – Backward (p = .72) and N-Back (p = .10) tasks, and cognitive flexibility when measured by Trail Making – Part B (p = .08) and Semantic Fluency (p = .49) tasks. Conclusion: Our study showed that cognitive training interventions can be effective for improving or maintaining executive function in healthy older adults. Mixed evidence was found for inhibitory control and working memory; cognitive flexibility showed no evidence of improvement.
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Aline Picoli Gonçalves de Almeida
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Estudo de estereótipos de gênero por meio do paradigma de equivalência de estímulos
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Orientador : NATALIA MARIA AGGIO
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MEMBROS DA BANCA :
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TÁHCITA MEDRADO MIZAEL
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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NATALIA MARIA AGGIO
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RAQUEL MARIA DE MELO
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Data: 14/02/2023
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Questões de gênero tem sido objeto de estudo de cientistas do comportamento que buscam diversas formas de transpor desafios inerentes ao estudo de temáticas sociais, assim como desenvolver tecnologias que possam embasar e contribuir com questões relacionadas a temática. A literatura tem apontado o estudo de questões sociais por meio do Paradigma das relações conflitantes, utilizando de medidas auxiliares para verificação de viés. O presente trabalho é uma replicação do estudo realizado por Mizael et al. (2016) que verificava a formação das classes de equivalência em crianças com viés racial. Estre trabalho realizou procedimento seguindo os parâmetros facilitadores propostos no estudo anterior, em população adulta, substituindo os estímulos relacionados a viés racial por estereótipos de gênero, em uma população que apresentou um viés pró estereótipo de gênero. Para identificar os participantes com viés pró, os instrumentos utilizados foram um Inventário de Sexismo Ambivalente e um teste em que os participantes relacionam nomes de pessoas culturamente identificados como masculino ou feminino, com adjetivos representativos de estereótipos de gênero (Teste AC3). Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo experimental e controle. O primeiro grupo foi exposto a um procedimento de formação de classes de equivalência, seguido de medidas de pós teste (I.S.A. e teste AC3) e o IRAP. O segundo grupo, após verificação do viés passou apenas pelo instrumento de medidas implícitas IRAP. Seis semanas depois, os participantes realizaram um follow-up para realizar as medidas do I.S.A, teste AC3 e o IRAP. Os resultados obtidos mostram que nove dos 16 participantes do grupo experimental formaram as classes de equivalência entre estímulos representativos de gênero. Foi observado também uma diminuição estatisticamente significativa no viés de sexismo medido a partir do teste AC3 e no I.S.A para o grupo experimental que formou as classes de equivalência. No follow-up, foi identificado que a média do grupo experimental no teste AC3 se manteve não representativa de viés, apresentando diferença não significativa em comparação ao pós teste. Quanto ao I.S.A., foi observada diferença não significativa entre o pós teste e o follow-up. Os dados se diferenciam do grupo controle, que não apresentou redução de viés no follow-up do I.S.A e no teste AC3. Esses dados colaboram com os estudos acerca gênero na perspectiva da análise do comportamento na medida que possibilita o desenvolvimento de tecnologias que tem por objetivo a redução de viés de estereótipos de gênero. Entende-se a importância de desenvolver mais estudos que busquem a verificar formação de classes de equivalência com estímulos com significado social, trabalhando também com estímulos interseccionais como gênero e raça.
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Gender issues have been the subject of study by behavioral scientists who seek different ways of overcoming challenges inherent in the study of social issues, as well as developing technologies that can support and contribute to issues related to the theme. The literature has pointed to the study of social issues through the Paradigm of conflicting relationships, using auxiliary measures to verify bias. The present work replicate the study of Mizael et al. (2016) who verified the formation of equivalence classes in children with racial bias. This work followed the procedure that facilitating parameters proposed in the previous study with an adult population, replacing stimuli related to racial bias by gender stereotypes, in a population that presented a pro gender stereotype bias. To identify participants with pro bias, the instruments used were an Ambivalent Sexism Inventory and a test in which participants relate names of people culturally identified as male or female, with adjectives representing gender stereotypes (AC3 Test). Participants were divided into two groups: experimental and control group. The first group was exposed to an equivalence class formation procedure, followed by post-test measures (I.S.A. and AC3 test) and the IRAP. The second group, after verifying the bias, only went through the IRAP implicit measurement instrument. Six weeks later, participants performed a follow-up to perform the I.S.A., AC3 test and the IRAP. The results obtained show that nine of the 16 participants in the experimental group formed equivalence classes between gender-representative stimuli. A statistically significant decrease in the sexism bias measured from the AC3 test and the I.S.A was also observed for the experimental group. In the follow-up, it was identified that the mean of the experimental group in the AC3 test remained non-representative of bias, presenting a non-significant difference in comparison to the post-test. As for the I.S.A., a non-significant difference was observed between the post-test and the follow-up. The data are different from the control group, which did not present a reduction in bias in the follow-up of the I.S.A and in the AC3 test. These data collaborate with studies about gender from the perspective of behavior analysis as it enables the development of technologies that aim to reduce gender stereotype bias. It is understood the importance of developing more studies that seek to verify the formation of equivalence classes with stimuli with social meaning, also working with intersectional stimuli such as gender and race.
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CONRADO ESTEVÃO IJANC NETO
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Aferindo Atitudes Explícitas e Implícitas de Brasileiros Frente a Refugiados
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Orientador : NATALIA MARIA AGGIO
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MEMBROS DA BANCA :
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NATALIA MARIA AGGIO
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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RAQUEL MARIA DE MELO
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JULIO CESAR COELHO DE ROSE
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Data: 16/02/2023
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A partir de uma perspectiva behaviorista, os vieses podem ser entendidos como padrões de comportamento sob controle de determinadas generalizações de controle de estímulos. Entre os tipos de manifestações de vieses conhecidos, é possível inserirmos a xenofobia, caracterizável pela emissão de comportamentos violentos, preconceituosos ou discriminatórios contra pessoas consideradas estrangeiras ou estranhas ao meio em que se encontram inseridas. Atualmente, cerca de 103 milhões de pessoas vivem forçosamente deslocadas de sua origem, de acordo com os números mais recentes do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), inseridas em diferentes regiões onde são consideradas estranhas ao meio. Deste contingente, 32,5 milhões estão reconhecidamente sob a condição de refugiado, no que a Organização das Nações Unidas considera a maior crise humanitária do século. Contando aproximadamente 5,6 milhões de pessoas, os cidadãos venezuelanos formam hoje o segundo maior grupo de refugiados sob assistência da ACNUR no mundo. Em um movimento desorganizado e marcado pelo desamparo institucional, essas pessoas têm buscado distribuir-se e estabelecer-se pelos países vizinhos, o que por vezes implica em reações adversas das populações locais. Com frequência se percebe a rejeição dessas pessoas por nacionais, e comportamentos xenofóbicos na interação com elas ou simples alusão às mesmas. A investigação desse fenômeno se torna cada dia mais importante, para que se desenvolva um diagnóstico conciso do cenário e se possam propor intervenções voltadas a evitar a emergência de tal aversão e o agravamento dos comportamentos xenofóbicos. O presente estudo explora atitudes explícitas e implícitas relacionadas à xenofobia, de 102 indivíduos brasileiros, classificados de acordo com a cidade em que residem. A medida de atitudes explícitas foi obtida por auto relato, por meio da aplicação de um questionário versando sobre impressões e comportamentos na menção ou interação com imigrantes. A medida de atitudes implícitas foi extraída pela exposição dos indivíduos a uma tarefa de Functional Acquisition Speed Test (FAST), ferramenta computadorizada desenvolvida para medir as curvas de aprendizagem de novas relações entre estímulos, pela observação da taxa diferencial de resposta dos indivíduos ante a apresentação desses estímulos. Além das curvas de aprendizagem obtidas, o estudo examina outras medidas adicionais e se é possível a correlação dessas medidas com o resultado do questionário, comparando os estratos de participantes.
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From a behaviorist perspective, biases can be understood as patterns of behavior under the control of certain stimulus control generalizations. Among the types of manifestations of known biases, it is possible to include xenophobia, characterized by the emission of violent, prejudiced, or discriminatory behavior against people considered foreign or strange to the environment in which they are placed. Nowadays, around 103 million people live forcibly displaced, according to the latest United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) data, located in different territories, where they are considered foreign to the environment. This contingent includes 32.5 million people recognized as refugees, comprising what the United Nations considers the biggest humanitarian crisis of the century. Numbering approximately 5.6 million people, Venezuelan citizens now constitute the second largest refugee group under the UNHCR mandate in the world. In a disorganized movement marked by institutional helplessness, these people have sought to spread and establish themselves in neighboring countries, a situation that sometimes results in adverse reactions from local populations. Often, it is noticed the rejection of these people by nationals and xenophobic behavior in the interaction with them or a simple allusion to them. The investigation of this phenomenon becomes relevant to make possible the development of a concise diagnosis of the scenario and the proposal of interventions aimed to prevent arising of such aversion and the worsening of xenophobic behaviors. The present study explores explicit and implicit attitudes related to the xenophobia of 102 Brazilian individuals, classified according to the city where they live. The measure of explicit attitudes was obtained by self-report, through a questionnaire relating impressions and behaviors when mentioning or interacting with immigrants. The measure of implicit attitudes was retrieved by exposing the individuals to a Functional Acquisition Speed Test (FAST) task, a computerized tool developed to measure the learning curves of new relationships between stimuli, by observing the differential rate of response of individuals to the presentation of these stimuli. In addition to the learning curves obtained, the study also examines another measures and whether it is possible to correlate them with the questionnaire results, comparing the strata of participants.
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Fábio Henrique de Souza Silva
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Efeitos do Número de Respostas por Sequência e do Critério Lag Sobre o Padrão na Emissão de Sequências
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Orientador : JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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AMILCAR RODRIGUES FONSECA JUNIOR
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JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
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RAQUEL MARIA DE MELO
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RAQUEL MOREIRA ALO
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Data: 17/02/2023
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O presente estudo avaliou os efeitos da contingência de variabilidade (i.e., critério Lag n) e do número de respostas por sequência sobre o padrão de sequências. Quatro ratas foram expostas a duas fases (Lag 1 e Lag 10) que compreendiam condições com 4, 6 e 8 respostas por sequência. Na Fase Lag 1, a sequência só era reforçada se diferisse da sequência imediatamente anterior, enquanto na Fase Lag 10, o reforço era contingente à sequência que diferisse das 10 últimas. A variabilidade (i.e., equiprobabilidade e recência das sequências) foi maior sob o critério Lag 10 do que sob o critério Lag 1 e aumentou em função do número de respostas por sequência, mas apenas sob o critério Lag 10. O critério Lag 1 selecionou padrões sistemáticos entre sequências e intrassequência, enquanto o critério Lag 10 selecionou um padrão randômico entre sequências, mas um padrão sistemático intrassequência. Esses resultados sugerem que contingências de variabilidade geram efeitos não somente sobre as sequências, mas também sobre as respostas que compõem a sequência.
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The present study evaluated the effects of contingency variability (i.e., Lag-n criterion) and the number of responses per sequence on the pattern of sequences emission. Four female rats were exposed to two phases (Lag 1 and Lag 10) comprising conditions with 4, 6 and 8 responses per sequence. In the Lag-1 Phase, the sequence was reinforced if it differed from the immediately preceding sequence, while in the Lag 10-Phase, reinforcers were contingent to sequences that differed from the last 10 ones. Variability (i.e., equiprobability and sequence recency) was greater with the Lag-10 than with the Lag-1 criterion and increased as a function of the number of responses per sequence, but only with the Lag-10 criterion. The Lag-1 criterion selected systematic inter-sequences and intra-sequence patterns, while the Lag-10 criterion selected a random inter-sequences pattern and a systematic intra-sequence pattern. These results suggest that contingencies of variability generate effects not only upon the sequences, but also upon the responses that form the sequence.
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DANILO RIBEIRO DO NASCIMENTO ARAGÃO
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A violência sexual e suas marcas na memória episódica, atitudes e comportamento sexual: Uma investigação em mulheres vitimadas
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Orientador : GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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WANIA CRISTINA DE SOUZA
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ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE
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GRAZIELA FURTADO SCARPELLI FERREIRA
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Data: 28/03/2023
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A violência sexual sofrida por mulheres é um problema de saúde pública. Segundo a Organização das Nações Unidas(World Health Organization [WHO/OMS], 2013), estima-se que um terço das mulheres no mundo jáforam vítimas de violência, sendo observados extensos efeitos deletérios em várias esferas da vida da mulher vítima (emocional, cognitiva, sexual, interpessoal, biológica).Objetivos:Compararosefeitosdaviolênciasexualentremulheresvítimas(Grupo Sobreviventes) e não vítimas (Grupo Controle) através de escalas e questionários visando identificar o perfil das vítimas, histórico de agressão, estados emocionais (depressão e ansiedade), respostas somáticas, cognições e atitudes em relação à violência sexual, aspectos da vida sexual e rastreamento de disfunções sexuais. Também são objetivos a condução de um estudo quase-experimental para avaliar os efeitos da violência sexual sobre a memória episódica e um estudo correlacional entre as mediadasaferidas.MateriaiseProcedimentos:Paraessamensuraçãoforamutilizadosos paradigmas“Que-Onde-Quando” (QOQ) e“Que-Onde-Qual contexto”(QOCc), contextualizados em um Quase-Experimento conde se testou a hipótese de que as mulheres vítimas teriam pior performance nas tarefas de memória episódica (QOQ e QOCc), emrelação ao controle. Também foram adotados em uma fase de estudos exploratórios os instrumentos para rastreio da função sexual com o teste Female Sexual Function Index-FSFI, a existência de Transtorno de Estresse Pós Traumático (Posttraumatic Stress Disorder Checklist-PCL-C) a Escala de Aceitação do Mitos de Estupro (IRMA), Escala de Imobilidade Tônica (TIS), Lista de Qualidade de vida (LEC-5), os inventários de depressão de ansiedade de Beck e 4 questionários idealizados para identificar o perfil socioeconômico das participantes, identificar mudanças no comportamento sexual das vítimas antes e depois da agressão e coletar dados sobre a agressão sexual. Os procedimentos incluíram seis blocos seriais de coleta de dados, onde foram distribuídos os instrumentos e protocolos descritos, sendo que os inventários de depressão e ansiedade assim com a escala FSFI foram aplicados em dois momentos distintos. Todo o procedimento foi conduzido em ambiente virtual através da Plataforma Google Forms, sendo o quase experimento programado no Psychopy e hospedado em site para coleta on-line.Resultados:No Quase-Experimento não foram identificadas diferenças significativas entre as médias globais de acertos entre grupos. Por outro lado, efeitos parciais foram identificadospelo teste não paramétrico de Mann-Whitney para uma das tarefas do QOQ, o fator “INTEGRAÇÃO” (U=7,000, p>0,001, com tamanho de feito grande (r=0,67)), e para “QOQc” (U=9,00, p<=0,05) e significância moderada para o fator “QUE” (U=14,500, P>=0,05). Não foram encontradas correlações significativas entre o FSFI e os paradigmas de memória, embora outras correlações fortes tenham sido identificadas.Conclusão:A violências sexualé acompanhada de moderadas a severas alterações emocionais, com forte indicativo de TEPT; foi observada a presenças de mitos sobre o estupro, disfunção sexual, respostas somáticas ao estresse, cognições negativas sobre o self. Os efeitos parciais sobre a memória episódica sugerem uma relação entre violência sexual e pior desempenho emtarefas com o paradigma QOQ e QOQc, entretanto novos estudos devem ser conduzidos com amostras maiores. Em relação às diferenças entre grupos, via de regra e em números absolutos, as mulheres vítimas tiveram pior desempenho em todas as avaliações.
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Sexual violence suffered by women is a public health problem. According to the United Nations (World Health Organization [WHO/WHO], 2013), it is estimated that one third of women in the world have already been victims of violence, with extensive deleterious effects being observed in various spheres of the victim's life (emotional, cognitive, sexual, interpersonal, biological). Objectives: To compare the effects of sexual violence among female victims (Survivors Group) and non-victims (Control Group) using scales and questionnaires to identify the profile of victims, history of aggression, emotional states (depression and anxiety), somatic responses, cognitions and attitudes towards sexual violence, aspects of sexual life and screening for sexual dysfunctions. Also objectives are conducting a quasi-experimental study to assess the effects of sexual violence on episodic memory and a correlational study between measured measures. Materials and Procedures: For this measurement, the paradigms “What-Where-When” (WWWhen) and “What-Where-What context” (WWWc) were used, contextualized in a Quasi-Experiment where the hypothesis was tested that women victims would have worse performance in episodic memory tasks (WWWhen and WWWc), in relation to the control. Also adopted in a phase of exploratory studies were instruments for screening sexual function with the Female Sexual Function Index - FSFI test, the existence of Posttraumatic Stress Disorder Checklist (PCL-C), Illinois Rape Myth Acceptance Scale (IRMA), Tonic Immobility Scale (TIS), Quality of Life List (LEC-5), the Beck Depression and Anxiety Inventories and 4 questionnaires designed to identify the socioeconomic profile of the participants, identify changes in the sexual behavior of the victims before and after the aggression and collect data on sexual aggression. at two different times. The entire procedure was conducted in a virtual environment through the Google Forms Platform, with the quasi-experiment being programmed in Psychopy and hosted on a website for online collection. Results: In the Quasi-Experiment, no significant differences were identified between the global means of correct answers between groups. On the other hand, partial effects were identified by the non- arametric Mann-Whitney test for one of the WWWhen tasks, the “INTEGRATION” factor (U=7.000, p≥0.001, with large effect size (r=0.67)), and for “WWWc” (U=9.00, p≤0.05) and moderate significance for the factor “WHAT” (U=14.500, P≥0.05). . No significant correlations were found between FSFI and memory paradigms, although other strong correlations were identified. Conclusion: Sexual violence is accompanied by moderate to severe emotional changes, with a strong indication of PTSD; the presence of myths about rape, sexual dysfunction, somatic responses to stress, negative cognitions about the self was observed. Partial effects on episodic memory suggest a relationship between sexual violence and worse performance on tasks with the WWWhen and WWWc paradigm, however new studies should be conducted with larger samples. Regarding differences between groups, as a rule and in absolute numbers, female victims performed worse in all assessments.
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SARAH TORRES TEIXEIRA DE MELLO
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COERÇÃO SEXUAL E TRÍADE SOMBRIA DA PERSONALIDADE: UM ESTUDO COM CASAIS BRASILEIROS
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Orientador : MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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KEILA REBELLO EVANGELISTA
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FRANCISCO DYONISIO CARDOSO MENDES
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MARCO ANTONIO CORREA VARELLA
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MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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Data: 10/05/2023
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A coerção sexual consiste num padrão de comportamento utilizado para obter contato sexual quando não há consentimento. Tal tática tem sido associada a diversos problemas interpessoais e desfechos negativos, como por exemplo, indicadores de insatisfação num relacionamento amoroso. Dentre as possíveis variáveis que influenciam os atos de coerção sexual, encontram-se níveis mais altos de traços aversivos de personalidade do perpetuador, conhecidos como tríade sombria: o maquiavelismo, a psicopatia subclínica e o narcisismo. A presente dissertação teve como principal objetivo investigar a relação entre a tríade sombria da personalidade, atos de coerção sexual e níveis de satisfação em relacionamentos amorosos de longo prazo. Ela foi dividida em três capítulos. O primeiro exibe a definição da Tríade sombria da personalidade associada à coerção sexual, a qual foi publicada na Encyclopedia of Sexual Psychology and Behavior. O segundo capítulo apresenta uma análise evolucionista sobre a coerção sexual, submetida à revista Evolutionary Psychological Science. O terceiro capítulo apresenta dois estudos no contexto brasileiro, utilizando as escalas Dark Triad Dirty Dozen – DTDD, Sexual Coercion in Intimate Relationships Scale – SCIRS, Escala do Amor, para avaliar os níveis de traços da tríade sombria da personalidade, frequência de comportamentos de coerção sexual e indicadores de satisfação no relacionamento, respectivamente. O primeiro estudo do artigo empírico envolve uma amostra de 55 casais, possibilitando a comparação das respostas da díade, enquanto o segundo estudo contou com uma amostra de 847 indivíduos que relatam estar num relacionamento há mais de um ano. Os resultados apontaram que a satisfação no relacionamento foi a variável de maior efeito na prática de coerção sexual. Quanto aos aspectos da personalidade, os traços de narcisismo da participante do sexo feminino foram preditores de sua prática de coerção sexual, enquanto para o sexo masculino, os traços de maquiavelismo estiverem mais associados com tal prática. Uma limitação do estudo consiste na pouca variabilidade da amostra nos indicadores de prática de coerção sexual.
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This tactic has been associated with various interpersonal problems and negative outcomes, such as indicators of dissatisfaction in a romantic relationship. Among the possible variables that influence acts of sexual coercion, there are higher levels of aversive personality traits of the perpetrator, known as the dark triad: Machiavellianism, subclinical psychopathy and narcissism. The present study aimed to investigate the relationship between the dark triad of personality, acts of sexual coercion and levels of satisfaction in long-term romantic relationships. It was divided into three chapters. The first displays the Dark Triad definition of personality associated with sexual coercion, which was published in the Encyclopedia of Sexual Psychology and Behavior. The second chapter presents an evolutionary analysis of sexual coercion, submitted to the journal Evolutionary Psychological Science. The third chapter presents two studies in the Brazilian context, using the Dark Triad Dirty Dozen – DTDD, Sexual Coercion in Intimate Relations Scale – SCIRS Escala do Amor scales, to assess the levels of dark triad personality traits, frequency of sexual coercion behaviors and romantic relationship satisfaction indicators, respectively. The first study of the empirical article involves a sample of 55 couples, allowing the comparison of the dyad's responses, while the second study had a sample of 847 individuals who report being in a relationship for more than a year. The results showed that relationship satisfaction was the variable with the greatest effect on the practice of sexual coercion. As for personality aspects, the narcissism traits of the female participant were predictors of their practice of sexual coercion, while for the male gender, Machiavellian traits were more associated with such practice. A limitation of the study is the little variability of the sample in the indicators of sexual coercion.
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André Luis Moura de Oliveira Almeida
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Abordagem evolucionista sobre a relação entre apego adulto e coerção sexual: uma investigação teórica e empírica
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Orientador : MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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JEAN CARLOS NATIVIDADE
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HELLEN VIVANNI VELOSO CORRÊA
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KEILA REBELLO EVANGELISTA
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MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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Data: 26/06/2023
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O presente trabalho busca trazer, através da ótica da Psicologia Evolucionista, análises críticas e associações relativas à relação entre coerção sexual e apego adulto em relacionamentos íntimos. O primeiro capítulo do trabalho apresenta um capítulo publicado sobre orgasmo e vinculação de pares. O segundo capítulo tem o objetivo de levantar algumas questões metodológicas referentes à literatura da área, principalmente por conta de seus resultados divergentes. O terceiro capítulo tem como objetivo o teste da associação entre a coerção sexual, o apego adulto e a satisfação no relacionamento em uma população brasileira, trazendo dados de casais (díades) e indivíduos em um relacionamento. Por fim, busca-se trazer a importância desse estudo para o combate dessa forma de violência em relacionamentos.
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The present work brings, trough the perspective of Evolutionary Psychology, na critical analysis and associations related to the relationship between sexual coercion and adult attachment in intimate partner. The first chapter of the work presents a chapter published about orgasm and pair bonding. The second chapter aims to raise some methodological issues about the literature in the area, mainly due to their divergent results. The third chapter aims to test the association between sexual coercion, adult attachment and relationship satisfaction in a Brazilian population, bringing data from couples (dyads) and individuals in a relationship. Finally, the importance of this study for combating this form of violence in relationships is highlighted.
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Marília Pacheco de Almeida
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A Cooperação de Adultos em Esquemas de Razão Fixa: A Contribuição Conceitual e Metodológica do Reforçamento Mútuo e da Metacontingência
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Orientador : LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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EILEEN PFEIFFER FLORES
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MARCELO FROTA LOBATO BENVENUTI
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MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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Data: 03/07/2023
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O comportamento coordenado é caracterizado como um modo de cooperação, e é estudado desde meados da década de 1950 pela Análise do Comportamento. Destaca-se contudo que a maior parte destes estudos investigaram apenas o efeito contingente entre uma resposta coordenada (RCoord) e o reforçamento. Entretanto, a partir de 2018 surgem estudos que investigaram o efeito de diferentes esquemas de reforçamento sob as respostas coordenadas. Em um desses estudos, realizado por Carvalho et al. (2020) com ratos, investigou-se a relação entre razão fixa (FR) e RCoord, no qual observou-se que as taxas e proporções de RCoord mostraram uma função bitônica em forma de U invertido do tamanho da razão. Embasado neste estudo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar diferenças na Tx de RCoord em díades de adultos, a partir da manipulação paramétrica de valores de FR, e como objetivo específico averiguar como procedimentos com reforçamento distintos (i.e., reforço individual ou compartilhado) afetam essas taxas. Para tanto, participaram desta pesquisa 12 adultos que foram alocados em duplas e divididos entre o Grupo Ind e o Grupo Comp. A tarefa realizada pelas duplas consistia em emitir respostas coordenadas entre os dois participantes em um tabuleiro de xadrez com dimensões 8 x 8 para obtenção de reforços. RCoord eram descritas quando os dois participantes posicionam suas peças dentro do quadrante determinado (a faixa 4 x 4 no centro do tabuleiro) e próximas umas às outras. Sempre que ocorria o encontro, as peças retornavam à posição inicial, e caso tivesse ocorrido encontros suficientes para o cumprimento do FR em vigor eram sequenciadas pelo reforçamento entregue individualmente ou compartilhado, a depender do grupo. O jogo era dividido entre Fase de Treino (FR1) e Fase de Teste, no qual tinha 5 condições (FR1, FR2, FR3, FR4 e FR2). Como resultado, verificou-se que os dados desta pesquisa diferem do estudo original no que refere-se à função bitônica na Tx de RCoord e a presença do efeito break-and-run. Isto pode ser explicado por diferenças procedimentais entre os dois experimentos, bem como, pelo fenômeno da facilitação social. Contudo, esta pesquisa acrescenta a literatura ao mostrar o desenvolvimento do comportamento cooperativo promovido pela metacontingência programada no tabuleiro de xadrez, sem instruções voltadas para a necessidade de coordenação, bem como, ao apontar a contribuição dos diferentes modos de reforçamento para desenvolvimento e manutenção do comportamento cooperativo, mesmo com aumento do requisito da resposta (i.e., valores do FR).
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Coordinated behavior is characterized as a mode of cooperation, and has been studied since the mid-1950s by Behavior Analysis. It is noteworthy, however, that most of these studies investigated only the contingent effect between a coordinated response (RCoord) and reinforcement. However, from 2018 onwards, studies have been published that investigated the effect of different reinforcement schedules on coordinated responses. In one of these studies carried out by Carvalho et al. (2020) with rats investigated the relationship between FR requirement and RCoord, in which it was observed that the rates and proportions of RCoord found an inverted U-shaped bitonic function of the size of the ratio. Based on this study, the present research aimed to investigate differences in the RCoord rate in adult dyads, from the parametric manipulation of FR values, and as a specific objective to investigate how procedures with different reinforcement (i.e., separate or shared reinforcement) affect these fees. To this end, 12 adults participated in this research, who were allocated in pairs and divided between the Ind Group and the Comp Group. The task performed by the pairs consisted of issuing coordinated responses between the two participants on an 8 x 8 chessboard to obtain reinforcements. RCoord were described when the two participants place their pieces within the determined quadrant (the 4 x 4 band in the center of the board) and next to each other. Whenever the encounter occurred, the pieces returned to the initial position, and if enough encounters had occurred for the fulfillment of the FR in effect, they were sequenced by reinforcement delivered separately or shared depending on the group. The game was divided between Training Phase (FR1) and Test Phase, in which it had 5 conditions (FR1, FR2, FR3, FR4 and FR2). As a result, it was found that the data from this research differ from the original study with regard to the bitonic function in the Tx of RCoord and the presence of the break-and-run effect. This can be explained by procedural differences between the two experiments, as well as by the phenomenon of social facilitation. However, this research adds to the literature by showing the development of cooperative behavior promoted by the metacontingency programmed on the chessboard, without instructions focused on the need for coordination, as well as by pointing out the contribution of different modes of reinforcement to the development and maintenance of behavior cooperative, even with increased response requirement (i.e., FR values).
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Jade Ramos de Araújo Souza
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Mindfulness-Based Cognitive Therapy, Mood, and Autobiographical Memory Specificity
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Orientador : GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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WANIA CRISTINA DE SOUZA
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CARMEM BEATRIZ NEUFELD
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VIRGINIA NUNES TURRA
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Data: 04/07/2023
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Memória autobiográfica é a memória de uma pessoa sobre sua própria experiência de vida. Já as memórias autobiográficas específicas se referem a experiências e eventos em particular, que possuem localizações temporal e espacial definidas e que não duraram mais que um dia (e.g., “o show que fui com meus amigos na viagem de faculdade”). A dificuldade de lembrar memórias autobiográficas específicas, chamada de memória autobiográfica supergeneralizada ou reduzida especificidade de memória autobiográfica, é conhecida não apenas como uma característica do estado de humor deprimido, mas também como um marcador cognitivo estável de depressão e um marcador potencial de sensibilidade para depressão futura. A memória autobiográfica supergeneralizada está associada ao aumento da frequência de episódios depressivos e a tentativas de suicídio. Além disso, a supergeneralização da memória pode indicar a progressão da depressão, incluindo recaídas. Finalmente, descobriu-se que a memória autobiográfica supergeneralizada é um traço estável de depressão, mesmo em pacientes em remissão. Estudos prévios demonstraram que passar por um programa de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) pode aumentar a especificidade das memórias autobiográficas em participantes deprimidos. No entanto, poucos estudos investigaram os possíveis efeitos da MBCT sobre a especificidade da memória autobiográfica de participantes saudáveis. Os objetivos do presente estudo foram os seguintes: avaliar os efeitos da intervenção MBCT sobre a especificidade da memória autobiográfica de adultos saudáveis (sem histórico de depressão) e, posteriormente, avaliar os efeitos combinados da MBCT e de um procedimento de indução de humor sobre a especificidade da memória autobiográfica da mesma amostra. A amostra final foi composta por 71 adultos (56 mulheres) com idade entre 18 e 50 anos (M = 35, DP = 8). Este estudo foi dividido em duas fases. A fase 1 (N = 71) avaliou os efeitos de um programa MBCT sobre a especificidade da memória autobiográfica de adultos sem histórico de depressão por meio em um experimento fatorial misto 2 2 com participantes aleatoriamente designados para condição MBCT (n = 35) ou condição controle (n = 36). Conforme previsto, os indivíduos do grupo MBCT, mas não os do grupo controle, experimentaram aumento da especificidade da memória autobiográfica após o grupo MBCT de 8 semanas. Apesar das pontuações semelhantes de memória autobiográfica específicas no início do estudo, o grupo MBCT obteve memórias significativamente mais específicas pós-tratamento do que o grupo controle. Já na Fase 2, um estudo fatorial 2 2 2 foi conduzido para avaliar os efeitos do treinamento combinado de MBCT e um procedimento de indução de humor na especificidade da memória autobiográfica da mesma amostra. No entanto, apesar da manipulação do humor ter se mostrado bemsucedida, a memória autobiográfica foi maior para o grupo MBCT somente quando comparado ao grupo controle e nenhum outro efeito principal ou de interação alcançou significância estatística. Como previamente mencionado, a Fase 2 teve como principal limitação uma linha de base não similar entre os grupos, portanto a interpretação desta fase deve ser feita com cautela. Em conclusão, esses achados dão suporte aos resultados de estudos anteriores sugerindo que o treinamento de MBCT aumenta a especificidade das memórias autobiográficas recuperadas. Além disso, o presente estudo estende os resultados dos estudos anteriores a uma amostra sem histórico de depressão, apoiando a ideia de que a especificidade das memórias autobiográficas pode ser treinada com a MBCT. Embora intrigantes, devido às limitações metodológicas, para compreender os resultados da segunda fase serão necessárias novas pesquisas que investiguem a possível relação entre MBCT e procedimentos de indução de humor sobre a especificidade da memória autobiográfica. Futuros estudos nesta área aparentam ser promissores, uma vez que os marcadores cognitivos da depressão podem revelar como os indivíduos assintomáticos, porém vulneráveis à depressão, processam conteúdos emocionais de maneira diferente de indivíduos não deprimidos.
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A reduced autobiographical memory specificity (AMS) is known not only as a characteristic of the depressed mood state but also as a steady cognitive marker of depression and a potential marker of sensitivity to future depression. Previous research has demonstrated that Mindfulness-Based cognitive therapy (MBCT) increases the AMS in depressed participants. However, few studies have investigated the possible effects of MBCT on the AMS of nonclinical participants. The objectives of the present study were twofold: to evaluate the effects of an MBCT intervention on the AMS of nonclinical adults with no history of depression and to investigate the combined effects of MBCT and mood induction procedures on the AMS of the same sample. In Phase 1, we assessed the effects of an MBCT program on the autobiographical memory of 71 nonclinical adults in a mixed 2 2 factorial design with participants randomly assigned to either the MBCT group (n = 35) or the waiting-list control group (n = 36). Despite similar levels of Autobiographical Memory Test scores across groups at baseline, the MBCT group scored significantly more specific memories at post-treatment than the control group. In Phase 2, a factorial 2 2 2 was conducted to assess the effects of combined MBCT intervention and a mood induction procedure (negative and neutral valence) on the AMS of the same sample. The mood manipulation was successful; however, autobiographical memory was higher for the MBCT group when compared to the control group, and no other main or interaction effects were significant. Phase 2 did not have a matched baseline, so the interpretation must be made with caution. These findings support prior results suggesting that MBCT interventions increase AMS. Further, it extends these findings to a never-depressed sample, supporting AMS can be trained by MBCT. Future study in this area seems promising since stable depression cognitive factors may reveal how asymptomatic depression-vulnerable individuals process emotional data differently than nondepressed individuals.
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Gustavo Campelo Leopoldo
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Efeito da complexidade de cálculos multidígitos em estudantes universitários com diferentes níveis de ansiedade matemática
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Orientador : RICARDO JOSE DE MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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LARISSA SALVADOR
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RICARDO JOSE DE MOURA
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RUI DE MORAES JUNIOR
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WANIA CRISTINA DE SOUZA
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Data: 19/07/2023
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Experimentos sobre cálculos aritméticos concentravam-se em operações com um único dígito. Encontraram efeitos de tamanho de operação e de interferência usando-os como explicação dos procedimentos realizados para resolução dos cálculos. Atualmente, experimentos contemplam cálculos multidígito, que são mais complexos e demandam mais a memória de trabalho, e os efeitos da ansiedade matemática. O presente estudo investigou a performance em cálculos multidígitos com "vai um" para analisar efeitos da memória de trabalho e ansiedade matemática. Ao todo, 21 participantes responderam ao questionário SMARs e uma tarefa com problemas de adição. Na ANOVA 2×2 de medidas repetidas foi encontrado efeito na condição com e sem "vai um" e entre as operações grandes e pequenas, tendo interação entre as duas condições apenas quando analisada a acurácia. Em seguida, a ANOVA 2×2×2 no teste entre sujeitos com a condição ansiedade matemática revelou os mesmos resultados e foi significativo para ansiedade. Isso significa que os participantes levaram mais tempo para responder itens grandes e com "vai um" e os participantes com alta ansiedade foram os mais lentos. A acurácia entre os grupos com ansiedade foi parecida, em que acertavam mais itens pequenos e sem "vai um".
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Experiments of arithmetic calculations have traditionally focused on single-digit operations. They have found the problem-size effect and interference, using them to explain the procedures employed to solve the calculations. Currently, experiments encompass multidigit calculations, which are more complex and place higher demands on working memory, as well as investigate the effects of math anxiety. The present study investigated performance in multidigit calculations with carry to analyze the effects of working memory and math anxiety. A total of 21 participants completed the SMARs questionnaire and a task involving addition problems. A 2×2 repeated measures ANOVA revealed an effect of the condition with and without carry and between large and small operations, with an interaction between the two conditions observed only when analyzing accuracy. Subsequently, a 2×2×2 ANOVA was conducted among participants categorized by math anxiety condition, which yielded the same results and was significant for anxiety. This indicates that participants took longer to respond to large items with carry, and participants with high anxiety were the slowest. The accuracy between anxiety groups was similar, with higher accuracy observed for small items without carry.
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João Miguel dos Santos Oliveira
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A coordenação da pandemia de Covid-19 por um líder governamental: relações verbais com a comunidade via Decretos e mídia social
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Orientador : LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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EILEEN PFEIFFER FLORES
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WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
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FÁBIO HENRIQUE BAIA
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Data: 28/08/2023
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A Coordenação da pandemia de Covid-19, apresentou desafios de grandes proporções para líderes políticos. A larga utilização de mídias sociais foi uma característica que merece investigações de seus impactos na gestão de uma crise sanitária. E, a comunicação de risco é uma área que pode receber contribuições da Análise do Comportamento. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre dados epidemiológicos, decretos e a utilização de mídia social pelo governador do Distrito Federal. Contingências e metacontingências foram interpretadas a partir de dados secundários obtidos pelo número de óbitos, alguns decretos selecionados, dados econômicos, mobilidade urbana e publicações no perfil oficial do Facebook do governador do Distrito Federal, de 26 de fevereiro a 2020 a 26 de agosto 2021. Este período correspondeu, em geral, do início da pandemia em 2020 ao início da vacinação em 2021. Os resultados mostraram que as publicações no Facebook priorizaram informações relacionadas à doença no DF, com foco no comportamento de proteção não farmacológico do uso de máscaras. Entretanto, os decretos determinaram a abertura progressiva do comércio e serviços, independente do cenário epidemiológico. A Coordenação da pandemia de Covid-19 pelo governador foi consistente com o plano nacional do Ministério da Saúde. A comunicação de risco não envolveu contínuas práticas voltadas para o controle da pandemia, tais como apoio a grupos minoritários, informações periódicas sobre os cenários epidemiológicos e as medidas adotadas. A abordagem científica do comportamento humano tem o potencial de contribuir, em equipes interdisciplinares, em crises sanitárias de forma a considerar variáveis que impactam sobre o controle e previsão de intervenções, junto a diferentes grupos em espaços urbanos, foco deste estudo.
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The Covid-19 Pandemic coordination posed major challenges for political leaders. The wide use of social media was a feature that deserves investigation of its impacts in the management of a health crisis. Risk communication is an area that can receive contributions from Behavior Analysis. The purpose of this research was to review the relationships between epidemiological data, decrees and the use of social media by the Federal District Governor. Contingencies and metacontingencies were construed based on secondary data obtained by the number of deaths, some selected decrees, economic data, urban mobility and publications on the official Facebook profile of the Federal District Governor, from February 26, 2020 to August 26, 2021. That period corresponded, in general, beginning of the pandemic in 2020 to the beginning of vaccination in 2021. The results showed that Facebook publications prioritized information related to the disease in the Federal District, focusing on the non-pharmacological protective behavior of wearing masks. The decrees, however, determined the progressive opening of commerce and services, regardless of the epidemiological scenario. The Governor's coordination of the Covid-19 pandemic was consistent with the Ministry of Health’s national plan. Risk communication did not involve continued practices aimed at controlling the pandemic such as support for minority groups, regular information on epidemiological scenarios and the measures adopted. The scientific approach to human behavior has the potential to contribute, in interdisciplinary teams, in health crises in order to consider variables that impact on the control and prediction of measures with different groups in urban spaces, which is the focus of this study.
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Suzane Garcia de Santana
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The role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers
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Orientador : RICARDO JOSE DE MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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RICARDO JOSE DE MOURA
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GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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RUI DE MORAES JUNIOR
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PATRÍCIA MARTINS DE FREITAS
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Data: 30/08/2023
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Construir representações cardinais e ordinais é crucial para desenvolver uma compreensão completa dos números nos primeiros anos de educação. Uma questão em aberto é se, e em caso afirmativo, como essas duas representações estão envolvidas em cálculos aritméticos em crianças. Pesquisas anteriores indicam uma mudança no curso do desenvolvimento dessas representações, com a cardinalidade sendo responsável pelas habilidades aritméticas das crianças mais novas, e a ordinalidade desempenhando um papel apenas após a primeira ou a segunda série. Aqui abordamos essa questão investigando representações cardinais e ordinais dos números em uma amostra de crianças em idade pré-escolar. Nossos resultados indicam que o conhecimento da ordinalidade numérica está associado às habilidades de adição de préescolares, mesmo após controlar a inteligência fluida e as habilidades verbais. Além disso, descobrimos que as representações ordinais mediam o efeito amplamente relatado da cardinalidade na adição simples. O presente estudo fornece evidências de que já na pré-escola as representações ordinais desempenham um papel na aritmética básica.
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Mostrar Abstract
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Building cardinal and ordinal representations is crucial for developing a full understanding of number in the first years of education. One open question is whether, and if so, how, these two representations are involved in arithmetic computations in children. Previous research indicates a shift in the developmental course of these representations, with cardinilaty being responsible for arithmetic skills of younger children, and ordinality playing a role only after first or second grades. Here we addressed this issue by investigating cardinal and ordinal representations of number in a sample of preschool children. Our results indicate that knowledge of numerical ordinality is associated with preschooler’s addition skills even after controlling fluid intelligence and verbal skills. Moreover, we found that ordinal representations mediate the widely-reported effect of cardinality on simple addition. The present study provides evidence that already in preschool ordinal representations already have a role in basic arithmetic.
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LÍVIA BARBOSA ALVES DE SOUZA
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Ambiente de desenvolvimento e estratégias de história de vida em adolescentes: A relação entre imprevisibilidade e severidade ambiental e traços antissociais
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Orientador : MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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DANDARA DE OLIVEIRA RAMOS
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ROSANA SUEMI TOKUMARU
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KEILA REBELLO EVANGELISTA
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MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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Data: 04/12/2023
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A adolescência e o início da vida adulta são marcos de vida importantes para o início de traços e comportamentos antissociais e a teoria da história de vida poderia explicar as razões para o surgimento desses comportamentos em pessoas que estiveram expostas a contextos severos e imprevisíveis. Nesse estudo, foi avaliado se adolescentes expostos a determinadas pistas de imprevisibilidade e severidade ambientais, como a morte de pessoas próximas e a mudança constante de residência, desenvolvem comportamentos antissociais em maior frequência e maiores níveis de psicopatia e agressão. Oitenta e dois adolescentes que residem no Brasil, de 15 a 19 anos, responderam a um conjunto de instrumentos que incluíam imprevisibilidade e severidade ambientais, agressão, psicopatia e delinquência. A delinquência foi prevista por ambas as condições ambientais no último ano. Um dos fatores identificados no questionário de agressão, denominado reatividade, foi previsto pela severidade ambiental no último ano. A psicopatia e o fator da agressão, denominado desacordo, não se relacionaram com nenhuma das variáveis ambientais. Os resultados são discutidos com base na teoria da história de vida e nas críticas feitas à abordagem psicométrica e suas limitações para a identificação de fatores ambientais do desenvolvimento. Os dados apresentam relevância para compreender possíveis relações entre as experiências mais recentes dos adolescentes e as estratégias adotadas para lidar com conflitos. São apresentadas perspectivas futuras para a construção de novas hipóteses na área.
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Adolescence and early adulthood are important life milestones for the onset of antisocial behaviors and traits, and life history theory could explain the reasons for the emergence of these behaviors in people who have been exposed to harsh and unpredictable contexts. In this study, we evaluated whether people exposed to certain cues of environmental unpredictability and harshness, such as the death of relatives and friends and the constant change of residence, develop higher levels of antisocial behavior and personality traits of psychopathy and aggression. Eighty-two adolescents living in Brazil, aged 15 to 19, responded to a set of instruments that included environmental unpredictability and harshness, aggression, psychopathy, and delinquency. Delinquency was predicted by both environmental conditions in the past year. One of the factors identified in the aggression questionnaire, named reactivity, was predicted by environmental harshness in the last year. Psychopathy was not related to any of the environmental variables. Results are discussed based on life history theory and its critics to psychometric approach and its limitations for identifying environmental factors of development. Data, however, is relevant to understand relations between the most recent experiences of adolescents and strategies adopted to deal with conflict. Future perspectives for the construction of new hypotheses in the area are presented.
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Cinthia Borges Camimura
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Inovações em práticas culturais com a “Justiça Restaurativa”: as “Medidas Socioeducativas”
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Orientador : LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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VIRGÍNIA CORDEIRO AMORIM
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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LUDE MARIETA GONCALVES DOS SANTOS NEVES
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Data: 05/12/2023
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O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE, Lei nº 12.594/2012) é uma política pública de alto impacto para jovens em conflito com a lei, implementando mudanças culturais da criança e adolescente abordados pela compaixão-repressão para crianças e adolescentes com plenos direitos. A partir de uma pesquisa descritiva, com um experimento natural, o SINASE e outras legislações, foram submetidos a pesquisa sob a perspectiva da ciência, Análise do Comportamento. A Fase 1 do estudo foi constituída por análises funcionais que utilizaram o conceito de contingência tríplice (A-R→C), interpretando a recorrência de eventos antecedentes, classe de respostas alvo de análise e consequências produzidas. Na Fase 2, o nível seleção cultural foi investigado ao utilizar o conceito de metacontingências presentes na Lei nº 12.594/2012. Na Fase 3, documentos oficiais complementares aos processos existentes da política pública SINASE subsidiaram a Análise de sistemas comportamentais (BSA), utilizando o Total Performance System (TPS). Os resultados mostraram que as contingências operantes se restringiram à punição dos agentes que concorrem para o descumprimento da Lei. Na análise das metacontingências identificou-se que as recorrentes contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) contam com Entes Federativos (órgãos, conselhos, instituições, programas, equipes e gestores). O SINASE apresenta produtos agregados (PAs) primários, que são os objetivos das medidas socioeducativas: a responsabilização, a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, e a desaprovação da conduta infracional. E PAs secundários, no que se refere à instituição do Sistema, composto por ações executivas, legislativas e judiciárias, sendo que estavam mais incompletas ou imprecisas quando se referia às ações executivas. Identificaram-se selecionadores dos culturantes (CCEs→PAs), como os índices de: criminalidade, violência, fatores de vulnerabilidade social, desenvolvimento de cidadania; a avaliação da gestão das entidades, programas; e resultados da execução das MSEs, as avaliações internacionais e suas possíveis intervenções, das quais depende também o financiamento. A descrição dos elementos contingentes da Lei e das outras normas operacionais possibilitaram a identificação das estratégias para a mudança do paradigma retributivo para as práticas restaurativas na estrutura organizacional, com destaque para a programação de metacontingências com alta complexidade, tendo em vista que, quanto mais entrelaçamentos, mais efetivas serão as práticas socioeducativas. Discutiu-se sobre a viabilidade e o sucesso de implementação do que é previsto nas leis, bem como sugeriu-se a realização da expansão da pesquisa na área da Socioeducação, e a utilização desta metodologia para investigar outros sistemas de políticas públicas.
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The National Social-Educational Assistance System (SINASE, Law Nº 12.594/2012) is a high-impact public policy for young people in conflict with the law, implementing cultural changes from children and adolescents approached by compassion-repression to children and adolescents with full rights. Based on descriptive research, with a natural experiment, SINASE and other legislation were subjected to research from the perspective of science, Behavior Analysis. Phase 1 of the study consisted of functional analyzes that used the concept of triple contingency (A-R→C), interpreting the recurrence of antecedent events, class of responses targeted for analysis and consequences produced. In Phase 2, the cultural selection level was investigated using the concept of metacontingencies present in Law No. 12,594/2012. In Phase 3, official documents complementary to the existing SINASE public policy processes supported the Behavioral Systems Analysis (BSA), using the Total Performance System (TPS). The results showed that the operative contingencies were restricted to the punishment of agents who contribute to non-compliance with the Law. In the analysis of metacontingencies it was identified that the recurrent intertwined behavioral contingencies (IBCs) rely on Federative Entities (bodies, councils, institutions, programs, teams and managers). SINASE presents primary aggregated products (APs), which are the objectives of socio-educational measures: accountability, social integration of adolescents and the guarantee of their individual and social rights, and the disapproval of offending conduct. And secondary PAs, with regard to the institution of the System, composed of executive, legislative and judicial actions, which were more incomplete or imprecise when referring to executive actions. Culturant selectors (CCEs→PAs) were identified, such as indices of: crime, violence, social vulnerability factors, citizenship development; assessment of the management of entities and programs; and results of the execution of MSEs, international assessments and their possible interventions, on which financing also depends. The description of the contingent elements of the Law and other operational standards made it possible to identify strategies for changing the retributive paradigm to restorative practices in the organizational structure, with emphasis on the programming of highly complex metacontingencies, bearing in mind that the more intertwining, the more effective socio-educational practices will be. The feasibility and successful implementation of what is foreseen in the laws was discussed, as well as suggestions for expanding research in the field of Social-education, and the use of this methodology to investigate other public policy systems.
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Eduardo Walcacer Viegas
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O efeito das propriedades discriminativas da passagem do tempo sobre a impulsividade e demanda
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Orientador : JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANO COELHO
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JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
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RAQUEL MARIA DE MELO
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RAQUEL MOREIRA ALO
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RENATA PENNA BORGES NUNES CAMBRAIA
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Data: 24/02/2023
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Este estudo investigou o efeito do controle discriminativo temporal sobre a impulsividade e demanda. No Experimento 1, o controle temporal foi estabelecido por meio do procedimento de bissecção (Condição Sem Viés). Manipulações na probabilidade do reforço prejudicaram esse controle, produzindo viés para o modelo longo (Condição Viés Longo) e para o modelo curto (Condição Viés Curto). No Experimento 2, o esquema FI e tentativas de pico foram usados para estabelecer e avaliar o controle temporal (Condição FI). Para alterar esse controle, reforços independentes e irregularmente apresentados foram adicionados de acordo com um esquema misto (Condição FI VT). A impulsividade e a demanda foram avaliadas no início de cada experimento e após cada condição. O controle temporal estabelecido pelos procedimentos de bissecção e de pico não afetou a impulsividade (escolhas impulsivas), mas aumentou a demanda (breakpoint) . No Experimento 1, o viés para modelos longos diminuiu a impulsividade e a demanda, enquanto o viés para modelos curtos aumentou a impulsividade, mas não afetou a demanda sistematicamente. No Experimento 2, o esquema misto não alterou sistematicamente o controle temporal, e nem a impulsividade, mas houve diminuição na demanda. Não foi observada uma relação sistemática entre impulsividade e demanda. Diferenças procedimentais podem ter contribuído para as falhas de replicação observadas nesta pesquisas. Os resultados também foram analisados com base nas hipóteses da discriminação temporal e da aversão ao atraso.
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This study investigated the effect of temporal discriminative control on impulsivity and demand. In Experiment 1, temporal control was established with the bisection procedure (No Bias Condition). Manipulations in the probability of reinforcement impaired this control, producing bias for long (Long Bias Condition) and short (Short Bias Condition) sample stimuli. In Experiment 2, the FI schedule and peak trials were used to establish and evaluate temporal control (FI Condition). To alter temporal control, independent and irregularly presented reinforcers were added according to a mixed schedule (FI VT Condition). Impulsivity and demand were assessed at the beginning of each experiment and after each condition. The temporal control established by the bisection and peak procedures did not affect impulsivity (impulsive choices), but increased demand (breakpoint ). In Experiment 1, bias towards long samples decreased impulsivity and demand, while bias towards short samples increased impulsivity and did not affect demand. In Experiment 2, the mixed schedule altered temporal control and impulsivity unsystematically, but decreased demand. A systematic relation between impulsivity and demand was not observed. Procedural differences may have contributed to the replication failures observed in this research. The results were also analyzed based on the temporal discrimination and delay aversion hypotheses.
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Ricardo Mucury Filho
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Aspectos sociais dos intercâmbios vocais de muriquis do norte (Brachyteles hypoxanthus)
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Orientador : FRANCISCO DYONISIO CARDOSO MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO BESSA PEREIRA DA SILVA
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FRANCISCO DYONISIO CARDOSO MENDES
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MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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PATRICIA FERREIRA MONTICELLI ALMADA
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ROGÉRIO GRASSETTO TEIXEIRA DA CUNHA
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Data: 14/08/2023
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Intercâmbios vocais são encontrados em diferentes espécies de primatas, de lêmures aos pongídeos, e se caracterizam pela alternância de turnos entre os interlocutores e por preferências na definição dos parceiros vocais, em função de fatores sociais, como a relação afiliativa entre eles. Nos muriquis do norte (Brachyteles hypoxanthus) existe um intercâmbio vocal que envolve chamados com extensa variabilidade acústica (denominados “chamados sequenciais”). Novos estudos sobre a organização temporal e social desses intercâmbios são necessários para permitir comparações com o que já foi descrito em outros primatas. Neste trabalho, os dados coletados são de um grupo da Reserva Particular do Patrimônio Natural – Feliciano Miguel Abdala (RPPN – FMA) em Minas Gerais, Brasil. Primeiro, 667 amostras focais foram utilizadas para obter dados sobre o comportamento vocal e interações não-vocais. Segundo, foram analisados 393 chamados (de 619 amostras focais), para avaliar se o sexo e a idade dos indivíduos têm influência sobre sua participação nos intercâmbios. Os chamados sequenciais foram o tipo mais comum de interação social, vocal e não-vocal, dos animais focais. Sua taxa de emissão foi, em média, de 7,0 ± 4,2 chamados por hora. Os intercâmbios foram compostos, em média, por 3,0 ± 2,5 chamados (máx.: 26), com os indivíduos raramente emitindo mais de um chamado. Dados qualitativos indicam que a presença de parentes, machos, e fêmeas receptivas pode afetar a ocorrência desses intercâmbios. O número esperado de chamados emitidos por um indivíduo para iniciar um intercâmbio vocal foi maior para adultos mais velhos. O sexo e a idade não tiveram efeito sobre o número de respostas nos intercâmbios. Esses resultados sugerem que os intercâmbios vocais dos muriquis do norte não se restringem a auxiliar na coesão espacial, mas também podem facilitar a manutenção e reforço de laços sociais, de acordo com as características dos interlocutores.
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Vocal exchanges occur in various primate species, from lemurs to great apes. During these exchanges, individuals alternate turns and have preferred interlocutors defined by social factors, such as affiliative bonding. Northern muriquis (Brachyteles hypoxanthus) use acoustically variable calls (named “sequential calls”) during vocal exchanges, and more information on its temporal and social organization is needed to allow comparisons with other primates. Here we use data from members of a group in Reserva Particular do Patrimônio Natural – Feliciano Miguel Abdala (RPPN – FMA) in Minas Gerais, Brazil. First, data on vocal and non-vocal interactions were taken from 667 focal samples. Second, 393 calls (from 619 focal samples) were analyzed to assess whether the subject´s sex and age have influenced its participation in exchanges. Sequential calls were the most frequent type of interaction, vocal and non-vocal, of focal animals. Mean rate of calling was 7,0 ± 4,2 calls per hour. Vocal exchanges had a mean of 3,0 ± 2,5 calls (max.: 26), with individuals rarely calling more than once. Qualitative data suggest that the presence of kin, males, and receptive females may influence the occurrence of vocal exchanges. The expected number of calls emitted to initiate vocal exchanges was higher for older adults. Sex and age did not affect the number of responses during vocal exchanges. These findings suggest that the vocal exchanges of northern muriquis are not restricted to aid in spatial cohesion but can also facilitate the maintenance and reinforcement of social bonds, depending on the interlocutors' characteristics.
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Marcos Felipe Rodrigues de Lima
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Efeitos Diretos e Indiretos da Inteligência Fluida Sobre o Efeito de Prática de Lembrar: Experimento e Simulações
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Orientador : LUCIANO GRUDTNER BURATTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ROBERTA EKUNI DE SOUZA
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ANTÔNIO JAEGER
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GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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LUCIANO GRUDTNER BURATTO
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RICARDO JOSE DE MOURA
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Data: 11/12/2023
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Recuperar informações da memória (i.e., prática de lembrar) é uma estratégia de aprendizagem que, em média, melhora a retenção a longo prazo—um fenômeno conhecido como efeito de prática de lembrar. Contudo, a prática de lembrar não beneficia todos os aprendizes igualmente. O objetivo geral desta tese é investigar os efeitos diretos e indiretos da inteligência fluida (gF) sobre a magnitude do efeito de prática de lembrar. A tese está dividida em três manuscritos principais. O primeiro manuscrito consiste em uma revisão de literatura sobre as diferenças individuais no efeito de prática de lembrar. Embora estudos te-nham examinado traços de personalidade e habilidades cognitivas, vínculos consistentes entre diferenças individuais e o efeito da prática de lembrar permanecem incertos. A análise é complicada pelos procedi-mentos heterogêneos utilizados nesses estudos. Alguns resultados indicam que o impacto de uma variável de diferenças individuais na magnitude do efeito da prática de lembrar pode depender de outras diferenças individuais ou fatores contextuais. O segundo manuscrito apresenta os resultados de um experimento (N = 144) delineado para expandir os achados de Minear et al. (2018) e para apresentar um novo conjunto de análises. Observamos que o efeito da prática de lembrar e o desempenho durante a fase de prática depen-deram da gF e da dificuldade do item. Além disso, observamos correlações positivas entre gF e a quanti-dade de novos itens que os participantes se recordaram durante a fase de prática nos Ciclos 1–3. Adicio-nalmente, encontramos um efeito indireto da gF sobre o efeito da prática de lembrar, mediado pelo de-sempenho durante a fase de prática. O terceiro manuscrito explora o arcabouço teórico de memória dual (Rickard & Pan, 2018), que foi utilizado para derivar dois modelos simples: o modelo de limiar fixo e o modelo de limiar aleatório. Esses modelos foram testados com os dados coletados no experimento descrito no segundo manuscrito. O modelo de limiar aleatório produziu uma estimativa pontual mais próxima do valor empírico que obtivemos do que o modelo de limiar fixo, embora o intervalo de confiança empírico tenha se sobreposto às estimativas de ambos os modelos. Com base nesses três manuscritos, propomos uma agenda de pesquisa, que inclui, mas não se limita a: explorar se o impacto das diferenças individuais no efeito da prática de lembrar depende de outras diferenças individuais (p.ex., o uso espontâneo de estra-tégias de codificação) e fatores contextuais (p.ex., prática estendida); testar se as diferenças individuais afetam o efeito da prática de lembrar de forma indireta através da habilidade dos aprendizes de gerar e recuperar mediadores, e de monitorar e modificar mediadores após tentativas de lembrar malsucedidas; e testar diferentes modelos derivados do arcabouço teórico de memória dual com diversos pontos de dados.
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Retrieving information from memory (i.e., retrieval practice) is a learning technique that, on average, enhances long-term retention—a phenomenon known as the retrieval practice effect. However, retrieval practice does not benefit all learners equally. The overall goal of this dissertation is to investigate direct and indirect effects of fluid intelligence (gF) on the magnitude of the retrieval practice effect. The dissertation is divided into three main manuscripts. The first manuscript comprises a literature review on individual differences in the retrieval practice effect. While studies have examined personality traits and cognitive abilities, consistent links between individual differences and the retrieval practice effect remain elusive. The analysis is complicated by the heterogeneous procedures employed in these studies. Some findings indicate that the impact of an individual-difference variable on the magnitude of the retrieval practice effect might depend on other individual differences or contextual factors. The second manuscript presents the results of an experiment (N = 144) designed to extend the findings of Minear et al. (2018) and to present a novel set of analyses. We found that the retrieval practice effect and performance during the practice phase were contingent on gF and item difficulty. Moreover, we observed positive correlations between gF and the amount of new items participant recalled during the practice phase in Cycles 1–3. Additionally, we found an indirect effect of gF on the retrieval practice effect mediated by performance during the practice phase. The third manuscript explores the dual-memory framework (Rickard & Pan, 2018), which was used to derive two simple models: the fixed-threshold model and the random-threshold model. These models were tested against the data collected in the experiment described in the second manuscript. The random-threshold model yielded a point estimate closer to the empirical value we obtained than the fixed-threshold model, although the empirical confidence interval overlapped with estimates from both models. Drawing from these three manuscripts, we propose a research agenda, which includes, but is not limited to: exploring whether the impact of individual differences on the retrieval practice effect depends on other individual differences (e.g., participants’ spontaneous encoding strategy use) and contextual factors (e.g., extended practice); testing whether individual differences impact the retrieval practice effect indirectly through the learners’ ability to generate and retrieve mediators, and to monitor and shift mediators after unsuccessful retrieval attempts; and testing different models derived from the dual-memory framework with various data points.
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Matheus Fernando Felix Ribeiro
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Estudos sobre a disponibilidade esquemática, expertise e pertença religiosa: Normas de associação semântica, julgamentos de tipicidade e similaridade
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Orientador : WANIA CRISTINA DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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RENATA FERRAREZ FERNANDEZ LOPES
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CLAUDIO VAZ TORRES
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GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
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MARY RUTE ESPERANDIO
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MAURO DIAS SILVA JUNIOR
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Data: 20/12/2023
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O presente estudo teve como objetivo criar um banco normativo padronizado em português brasileiro das associadas de religião, bem como a apresentação dos atributos, exemplos, tamanho de categoria e cálculo de força associativa. Ademais, também foi investigado se a disponibilidade esquemática, a expertise e a identidade religiosa estão relacionadas com julgamentos de tipicidade e de similaridade. No estudo da coleta de normas, foram coletados dados de 229 participantes universitários. Os resultados sugerem que as palavras mais citadas são ligadas ao componente de crença do que aos elementos ritualísticos, institucionais ou dogmáticos e também que os exemplos de religião mais citados são aqueles que tem maior prevalência demográfica. No estudo experimental, foram coletados dados de 126 participantes e foi verificado que há uma assimetria no julgamento de tipicidade dos exemplos com maior força associativa do que os com menor, e que os atributos foram julgados de maneira equivalente, independente da probabilidade de sua evocação. Também foi verificado uma assimetria nos julgamentos de similaridade dos exemplos de diferentes forças associativas. Esses resultados coadunam com a hipótese de acessibilidade conceitual. Face a isso, argumenta-se que essa pode ser estendida para ambos os tipos de julgamentos para a categoria semântica religião. Em nenhum julgamento foi detectado um efeito significativo da disponibilidade esquemática ou da expertise. Porém, foram encontradas diferenças nos julgamentos de participantes que tinham mais de uma pertença religiosa. Foi proposto um esquema de religião baseado nas normas geradas. Sugere-se que os julgamentos de similaridade possam ser reinterpretados à luz da acessibilidade conceitual e que a múltipla pertença religiosa tenha um impacto na cognição religiosa, mas não houveram evidências de que a disponibilidade esquemática ou expertise religiosa estivessem envolvidas nesses tipos de julgamentos.
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The aim of this study was to create a standardized normative database in Brazilian Portuguese of associates of religion, as well as the presentation of attributes, examples, category size and calculation of associative strength. It was also investigated whether schematic availability, expertise and religious identity were related to judgments of typicality and similarity. In the norm collection article, data was collected from 229 university participants. The results suggest that the most cited words are linked to the belief component rather than to ritualistic, institutional or dogmatic elements, and also that the most cited examples of religion are those with the highest demographic prevalence. In the experimental article, data was collected from 126 participants and it was found that there was an asymmetry in the judgment of the typicality of the examples with greater associative strength than those with less, and that the attributes were judged in an equivalent way, regardless of the probability of their evocation. There was also an asymmetry in the similarity judgments of examples of different associative strengths. These results are consistent with the conceptual accessibility hypothesis. In view of this, it is argued that this can be extended to both types of judgments for the semantic category religion. No significant effect of schematic availability or expertise was detected in any judgment. However, differences were found in the judgments of participants who had more than one religious’ affiliation. It is suggested that similarity judgments can be reinterpreted in the light of conceptual accessibility and that single/multiple religious belonging has an impact on religious cognition.
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