|
Dissertações |
|
1
|
-
Daniel Barbosa Sales
-
A educação do πάθος em Aristóteles
-
Orientador : LUCA JEAN PITTELOUD
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EVAN KEELING
-
GABRIELE CORNELLI
-
LUCA JEAN PITTELOUD
-
MARIA CECÍLIA LEONEL GOMES DOS REIS
-
Data: 06/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é investigar em que medida a abordagem de Aristóteles de fundo ético e político à educação, especialmente nas obrasÉtica Nicomaquéiae Política,fornece orientação que permita, por um enfoque no discurso que se direciona em grande medida para esse fim, a obtenção de uma programa de formação do homem de excelência a partir de duas frentes de investigação: a primeira é a formação do indivíduo no âmbito do intelecto, via ensino; e, a segunda e mais determinante, o desenvolvimento da excelência do caráter via disposição de hábito. Para esse fim, se rearticula o quadro de conceitos das referidas obras enfocando especialmente os conceitos chaves que tanto fornecem um sólido suporte no qual se sustentam as premissas e abordagem do projeto quanto escoram e resguardam as conclusões que se obtém garantindo-lhe a consistência necessária.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this study is to investigate to what extent Aristotle's ethical and political approach to education, especially in the Nicomachean Ethics and Politics, provides guidance that allows, through a focus on discourse largely directed to this end, the achievement of a program for the formation of man of excellence from two fronts of investigation: the first is the formation of the individual in the realm of intellect, via teaching; and the second and more decisive, the development of excellence of character via disposition of habit. The framework of concepts of the aforementioned works is to this end rearticulated, focusing especially on the key concepts that provide a solid support for the premises and approach of the project, as well as safeguard for the conclusions obtained, ensuring the necessary consistency.
|
|
2
|
-
GERONILSON DA SILVA SANTOS
-
PENSAR A CIDADE NA FILOSOFIA: DA ONTOLOGIA POLÍTICA À FÁBULA DO ESPAÇO HABITADO
-
Orientador : PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUGUSTO SÉRGIO DOS SANTOS DE SÃO BERNARDO
-
LUIZ TOKUZI KOHARA
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
PRISCILA MONTEIRO BORGES
-
Data: 16/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem por objetivo refletir sobre a gênese e o desenvolvimento da cidade, tendo em conta haver diferentes formas de estabelecer os discursos sobre o espaço do homem, a partir de variadas ciências. O fio condutor da pesquisa, embora interdisciplinar, é filosófico. A pesquisa parte da condição espacial, enquanto característica essencial da constituição das relações humanas, em um mundo de contradições e incoerências no qual a cidade é o chão das realidades. O objetivo principal do trabalho é apresentar os principais debates filosóficos em torno da cidade para entender como os problemas da existência dialogam com a dimensão espacial. Com base na análise histórica-filosófica dos debates sobre a dimensão espacial apresentaremos uma crítica da dimensão espacial da existência em uma complexa fabricação de territórios imiscuídos em diversos conceitos, desde a ―multiterritorialidade‖, até a noção de não-lugares. Investigaremos a confrontação de modelos de comunidade que, ao se contraporem aos valores ―urbanos‖, provocam a seguinte reflexão: é possível criar espaços geradores de cultura e pertencimento na lógica de compressão espaço-temporal na qual se baseia o modo de produção das cidades contemporâneas? Posteriormente, buscaremos demonstrar por meio das teorias do espaço urbano, ancoradas nas ontologias políticas, a importância do estudo filosófico da cidade. Apresentaremos estudos da condição humana frente à espacialidade, visto que há uma produção da cidade inserida em realidades que dão significado à vida, em último caso, podendo revelar as formas do pensamento filosófico do espaço, ao longo da história. E por fim, como objetivo secundário, a partir da noção de corporeidade, rediscutir a barbárie do segregacionismo espacial que reduz o cidadão a um mero usuário no seio democrático, de maneira contundente, mediante uma fabricação de terrenos de mortes aos inúteis e indesejáveis.
-
Mostrar Abstract
-
This study seeks to reflect on the genesis and development of the city, bearing in mind that there are different approaches to establish discourses on human space from various sciences. The guiding thread of the research, although interdisciplinary, is philosophical one, and the research starts from the spatial condition as an essential characteristic of the constitution of human relations of which, in a world of contradictions and inconsistencies, the city is the ground of realities. The main objective of the work is to present the main philosophical debates around the city to understand how the problems of existence dialogue with the spatial dimension, based on the historical-philosophical analysis of the debates about that dimension. We will present a critique of the spatial dimension of existence in a complex fabrication of territories, involved in a diversity of concepts, from ―multiterritoriality‖ to the concept of non-places. We will present the confrontation of community models that, when opposed to ―urban‖ values, provoke the following reflection: is it possible to create spaces that generate culture and belonging in the logic of space-time compression, on which the mode of production of contemporary cities is based? Subsequently, we will try to demonstrate, through theories of urban space, anchored in political ontologies, the importance of the philosophical study of the city. In this sense, we will present studies of the human condition in the face of spatiality, since there is a production of the city inserted in realities that give meaning to life, in the last case, being able to reveal the forms of philosophical thought of space throughout history. Finally, as a secondary objective, based on the notion of corporeality, this work will re-discuss the barbarism of spatial segregationism, which reduces the citizen to a mere user in the democratic bosom, in a forceful way, through a platform for the manufacture of lands of deaths to the useless and undesirable.
|
|
3
|
-
LUCAS RAFAEL JUSTINO DE MORAIS
-
A subjetividade nos mundos semióticos de Haruki Murakami:leitura a partir da teoria de C. S. Peirce
-
Orientador : PRISCILA MONTEIRO BORGES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PRISCILA MONTEIRO BORGES
-
PATRÍCIA MELISA SILVA FONSECA FANAYA
-
JULIANA DE OLIVEIRA ROCHA FRANCO
-
MARIA LUCIA SANTAELLA BRAGA
-
Data: 21/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Haruki Murakami (1949) é um autor japonês cujos livros são um sucesso notável de venda tanto em seu país natal quanto no resto do mundo. Suas histórias carregam descrições do cotidiano, que são facilmente conciliáveis com as experiências dos leitores, aliadas a um tom surreal que transforma praticamente sua obra em um tipo de realismo mágico que discute vários temas relacionados à forma como a modernidade se impõe nos sujeitos. Seja em seus ensaios, contos ou romances, Murakami está sempre trabalhando temas que dizem respeito à forma como um sujeito pode compreender-se e o que isso pode significar sobre a realidade em si mesma, o que incorre em uma leitura psicanalítica e psicologizante de sua obra, a qual sobrevoamos e percebemos como uma leitura dualista. A partir dessa contextualização de como Murakami é lido tradicionalmente, essa dissertação se propõe a pensar uma nova concepção de sujeito, uma subjetividade que não deriva da tradição filosófica moderna iniciada pelo cogito cartesiano, mas uma ideia de sujeito proposta a partir das reflexões de Charles Sanders Peirce (1839-1914), filósofo, lógico e cientista estadunidense, sobre o self. Baseando-se em Peirce, é possível pensar uma concepção de self semiótico, em que a subjetividade não é puramente individual, mas pode ser pensada coletivamente e cujo caráter é plástico, não estático. Essa argumentação defendendo uma concepção de self semiótico torna-se base para que seja feita uma leitura de um dos mais conhecidos romances de Haruki Murakami, 1Q84 (2009-10), à luz dessa nova possibilidade para entender os sujeitos. Os personagens e a história são interpretados a partir do pensamento de Peirce, propondo uma leitura de Murakami que não é a usual, na qual busca-se a continuidade e não a ruptura entre os personagens e seus mundos.
-
Mostrar Abstract
-
Haruki Murakami (born 1949) is a Japanese author whose books are notably best sellers both in his native country and around the world. His stories carry everyday life, which are easily reconcilable with the experiences of readers, combined with a surreal tone that practically transforms his work into a type of realism that discusses various themes related to the way modernity imposes itself on subjects. Whether in his essays, short stories or novels, Murakami is always working on themes related to how a subject can understand himself and what this can mean about reality itself, which incurs a psychoanalytical and psychologizing reading of his work, which we fly over and feel as a dualist reading. From this contextualization of how Murakami is traditionally read, this dissertation proposes to think about a new conception of the subject, a subjectivity that does not derive from the modern philosophical tradition initiated by the Cartesian cogito, but an idea of the subject proposed from the reflections of Charles Sanders Peirce (1839-1914), American philosopher, logician and scientist, on the self. Based on Peirce, it is possible to think of a conception of semiotic self, in which subjectivity is not purely individual, but can be thought collectively and whose character is plastic, not static. This argument defending a conception of the semiotic self becomes the basis for reading one of Haruki Murakami's best-known novels, 1Q84 (2009-10), in the light of this new possibility for understanding subjects. The characters and the story are interpreted from Peirce's thought, proposing a reading of Murakami that is not the usual one, in which continuity is sought and not rupture between the characters and their worlds.
|
|
4
|
-
Cristina Serrão Gonçalves
-
O AMOR DE DIOTIMA NO BANQUETE DE PLATÃO: EROS COMO INTERMEDIÁRIO
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELE CORNELLI
-
AGATHA PITOMBO BACELAR
-
VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL
-
RAFAEL CÉSAR PITT
-
Data: 28/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A concepção de Eros enquanto intermediário, no Banquetede Platão, é apresentadapela sacerdotisa Diotima de Mantineia. É por meio de seus ensinamentos a um jovem Sócrates que vemos a mudança de seu significado da herança grega, onde Erosera tido como um deus, passando, neste discurso, a ser tratado como um daimon, um intermediário, entre mortais e deuses. É feita, primordialmente, uma análise da narrativa, buscando relacionar os acontecimentos que permeiam o “telefone sem fio” deste banquete de Agatão, para relacionar com a finalidade do trabalho, que é debater o discurso de Diotima com o jovem Sócrates tratando de Erose do seu estatuto enquanto intermediário. Para isso, é feita uma leitura do discurso de Agatão e de seu diálogo com Sócrates, onde esse assume que irá fazer um discurso que busque a verdade, construído por meio dialógico, e não apenas discursos aparentemente belos. Busca-se apresentar as pesquisas que tratam de Diotima. Na impossibilidade de atestá-laenquanto personagem histórica,assume-se que se trata de uma personagem mítica de Platão, para modificar o sentido de Eros, estudado como um intermediário, neste discurso. Com isso, a concepção de Eros e Filosofia se confundem, provando ambos serem um caminho para busca da sabedoria e da Forma do Belo, tida como uma divindade em si, que nenhum mortal, nem mesmo Sócrates, conseguiu alcançar em sua vida terrena
-
Mostrar Abstract
-
The conception of Eros as an intermediary, in Plato's Banquet, is presented by the priestess Diotima of Mantineia. It is through his teachings to a young Socrates that we see the change in his meaning from the Greek heritage, where Erose was seen as a god, starting, in this speech, to be treated as a daimon, an intermediary, between mortals and gods. Primarily, an analysis of the narrative is carried out, seeking to relate the events that permeate the "wireless telephone" of Agatho's banquet, in order to relate it to the purpose of the work, which is to discuss Diotima's speech with the young Socrates dealing with Erose of the its status as an intermediary. For this, a reading of Agatho's speech and his dialogue with Socrates is made, where he assumes that he will make a speech that seeks the truth, constructed through dialogic means, and not just apparently beautiful speeches. The aim is to present the researches that deal with Diotima. In the impossibility of attesting to her as a historical character, it is assumed that she is a mythical character of Plato, in order to modify the meaning of Eros, studied as an intermediary, in this discourse. With this, the conception of Eros and Philosophy are confused, proving both to be a way to search for wisdom and the Form of Beauty, considered as a divinity in itself, which no mortal, not even Socrates, managed to reach in his earthly life.
|
|
5
|
-
LEONARDO GUIMARÃES DA COSTA
-
A FÁBULA DE SÓCRATES: UM ESTUDO DAS ÚLTIMAS PALAVRAS DE SÓCRATES NO FÉDON DE PLATÃO
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELE CORNELLI
-
ALDO LOPES DINUCCI
-
GIOVANNI CASERTANO
-
ANDRÉ MALTA CAMPOS
-
Data: 18/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Fédon é o diálogoescrito por Platão para contar o último dia de vidade Sócrates, as coisas que ele fez e as coisas que disse. Esta dissertação analisa as últimas palavras de Sócrates sob umaperspectiva enigmática, onde a mensagem apresenta o estilo das fábulas esópicas, podendo extrair dela uma moral pretendida por Platão. Através da sugestão de Griffith (2017) de entender as últimas palavras como uma fábula, podemos entender a relação que cada personagem dela representa segundo a ótica platônica. Assim, cada personagem é um atuante, um elemento da narrativa que possui uma clara intenção e participa do processo do conto. Delimitando a ação de cada personagem, é possível nos debruçarmos sobre as interpretações variadas que comentadores de diferentes séculos atribuíram a estas palavras, que podem ser ramificadas em duas linhas de interpretação: a primeira é a interpretação literal que afirma não haver um enigma, metáfora ou alegoria contida nas últimas palavras,escritas porPlatão sem umarazão aparenteou descrevendo historicamente as últimas palavras; a segunda é a interpretação enigmática, que afirma haver um significado profundo oculto nas poucas palavras. Seguirei esta segunda hipótese, procuerandoentender as últimas palavras de Sócrates como uma fábula que possui uma lição de moral a ser extraída através de sua história.Defenderei a tese de que as últimas palavrasrevelaa intenção de Platão em colocar o discurso socrático como o verdadeiro discurso merecedor do termo ‘filosofia’. Platão significa com estas palavras que a alma do verdadeiro filósofo, ascendida ao divino e por ele purificada e mantida sã, sempre curada de perigos empregados por qualquer tipo de discurso que não seja um discurso bem examinado, derrota o medo da morte e desperta para a verdadeira vida, a vida vivida pela razão, que ultrapassa qualquer medo e limite colocado pela morte. Essa interpretação só é possível se entendermos oFédoncomo uma obra escrita em composição anelar, conectando as primeiras palavras de Sócrates às últimas, onde Platão se sobressai como o mestre que domina os outros discursos para afirmar o seu tipo de discurso.
-
Mostrar Abstract
-
The Phaedo is the dialoguewritten by Plato to recount thelast day of Socrates' life, the things he did, and the things he said. This dissertation analyzes Socrates' last words from an enigmatic perspective, where the message presents the style of the Aesopicfables and can extract from it a moral intended by Plato. Through Griffith's (2017) suggestion of understanding the last words as a fable, we can understand the relationship that each character in it represents according to the Platonic view. Thus, each character is an actant, an element of the narrative that has a clear intention and participates in the process of the tale. Delimiting the action of each character, it is possible to dwell on the varied interpretations that commentators from different centuries have attributed to these words, which can be branched into two lines of interpretation: the first is the literal interpretation, which claims that there is no enigma, metaphor, or allegory contained in the last words,written by Plato for no apparentreason or historically describing the last words; the second is the cryptic interpretation, derived fromαἴνιγμa, which claims that there is a deep meaning hidden in the few words. Starting from the second interpretation, it is possible to understand Socrates' last words as a fable, which has a moral lesson to be extracted through its story. Thus, the last words are a clear intention of Plato to place Socratic discourse as the true discourse worthy of the term "philosophy." Plato means by these words that the soul of the true philosopher, ascended to the divine and by it purified and kept healthy, always cured of dangers employed by any kind of discourse other than well-examined speech, defeats the fear of death and awakens to true life, the life lived by reason, which surpasses any fear and limit placed by death. This interpretation is only possible if we understand thePhaedoas a work written in a ring composition, connecting Socrates' first words to his last, where Plato stands out as the master who dominates the other discourses to assert his type of discourse.
|
|
6
|
-
STEPHANY GUEDES KRAUSE
-
A TYCHÉ DE ALEXANDRE MAGNO ENTRE A VULGATA E O ROMANCE GREGO: Um estudo comparado a partir de paralelos nas duas tradições
-
Orientador : HENRIQUE MODANEZ DE SANT ANNA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HENRIQUE MODANEZ DE SANT ANNA
-
IVANETE PEREIRA
-
SILVIO MARINO
-
TUPA GUERRA GUIMARAES DA SILVA
-
Data: 26/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação baseia-se na comparação de episódios da vida de Alexandre Magno, narrados tanto nas fontes da tradição vulgar, representada por Quinto Cúrcio, Diodoro Sículo e Justino, quanto no Romance Grego de Alexandre atribuído a Pseudo- Calístenes. O estudo comparativo tem como elemento central as passagens que tratam do mito do nascimento de Alexandre; de sua estadia no Egito, com foco na visita ao oráculo de Amon e na fundação de Alexandria; da simbologia da derrota de Dario na batalha de Gaugamela (331 AEC); e da morte de Alexandre na Babilônia em 323 AEC. Esse estudo analisou os pontos de convergência e divergência entre ambas as tradições, visto que tanto a Vulgata quanto o Romance possuem narrativas fantásticas amplamente conhecidas no mundo antigo e medieval, de ânimo teleológico e em que um suposto fator divino possui papel relevante. O trabalho faz ainda uma reflexão sobre a construção da personalidade de Alexandre Magno ao longo dos séculos a partir de alguns exemplos emblemáticos, e sobre como cada época e autor, desde a antiguidade até a contemporaneidade, descreveu seu próprio Alexandre. Por fim, o texto também aborda a relação entre o Romance Grego e a Morfologia do Conto Maravilhoso, tal qual elaborada por Vladimir Propp, e como esse aspecto colaborou para a difusão do mito do Alexandre heroico.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is based on the comparison of episodes in the life of Alexander the Great, narrated both in the sources of the vulgar tradition, represented by Quintus Curtius, Diodorus Siculus and Justin, and in The Greek Alexander Romance attributed to Pseudo-Calisthenes. The comparative study has as its central element the passages that deal with the myth of Alexander's birth; of his stay in Egypt, focusing on his visit to the oracle of Amun and the founding of Alexandria; the symbology of Darius's defeat at the battle of Gaugamela (331 BCE); and of Alexander's death in Babylon in 323 BCE. This study analyzed the points of convergence and divergence between both traditions, since both the Vulgate and the Romance have fantastic narratives widely known in the ancient and medieval world, teleological in spirit and in which a supposed divine factor plays a relevant role. The work also reflects on the construction of the personality of Alexander the Great over the centuries based on some emblematic examples, and on how each era and author, from antiquity to the present day, described his own Alexander. Finally, the text also addresses the relationship between the Greek Romance and the Morphology of Folktale, as elaborated by Vladimir Propp, and how this aspect contributed to the dissemination of the myth of the heroic Alexander.
|
|
7
|
-
Thiago Rodrigues Lima
-
INDIVIDUAÇÃO E INFORMAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA DE GILBERT SIMONDON
-
Orientador : PRISCILA MONTEIRO BORGES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NELSON MATOS DE NORONHA
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
PRISCILA MONTEIRO BORGES
-
RAINRI BACK DOS SANTOS
-
Data: 31/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho consiste numa leitura e interpretação da obra do filósofo Gilbert Simondon e visa investigar as possíveis relações entre as noções de indivíduo e informação, bem como explicitar os pressupostos e implicações dessas relações, a fim de conhecer o indivíduo pela individuação e não o contrário. Esse conhecimento através da individuação exige um método de transdução analógica que é mais do que uma inferência lógica, ainda que não prescinda dessas inferências. Enquanto inferência, causalidade e relação proposicional, o conhecimento analógico pode ser entendido como o ato de identificar, reconhecer, assemelhar e apreender a realidade naquilo que nela há de estável. Porém, para Simondon a verdadeira analogia é aquela na qual o indivíduo é sempre mais que unidade e identidade. Na verdadeira analogia, a relação é mais do que um nexo entre identidades capaz de revelar o ser. A relação em si tem valor de ser e os nexos entre identidades são fases dessa relação. Logo, conhecer a individuação de modo realmente analógico e transdutivo exige uma individuação do conhecimento como relação, mais do que estabelecer semelhanças entre indivíduos reconhecidos previamente em sua unidade e identidade. No mesmo sentido, Simondon entende que não há unidade e identidade de informação. Então, como é possível conhecer algo que excede todo sentido de unidade e que não pode, em última instância, ser identificado? Tal conhecimento não seria equivalente a tornar todo ser individuado algo destinado a se dissipar na incongruência, disparidade, instabilidade, indiscernibilidade e contradição? Seguindo o método de transdução analógica, a interpretação exposta nesta dissertação é a seguinte: é no conhecimento da força de individuação da informação que Simondon encontrará correlações entre as noções de indivíduo e de informação.Oconhecimentodaontogênesedoindivíduoemsuadimensãoessencialmente informacional pode nos livrar de promessas, convicções e expectativas de pureza na unidade e na identidade; promessas, convicções e expectativas que obliteram em nós a natureza pré-individual e ilimitada de todo ser enquanto indivíduo, uma natureza que nos informa e nos lança em uma individuação perpetuada.
-
Mostrar Abstract
-
This work consists of a reading and interpretation of the philosopher Gilbert Simondon's work and aims to investigate the possible relationships between the notions of individual and information, as well as to explain the assumptions and implications of these relationships in order to know the individual through individuation and not the other way around. This knowledge of the individual through individuation requires a method of analogical transduction that is more than logical inference,althoughitdoesnotdowithouttheseinferences.Asinference,causality,and propositional relationship, analogical knowledge can be understood as the act of identifying, recognizing, likening, and grasping reality in its stable aspects. However, for Simondon, true analogy is one in which the individual is always more than unity and identity. In true analogy, the relationshipismorethanaconnectionbetweenidentitiescapableofrevealingbeing.The relationship itself has value as being, and the connections between identities are only phases of this relationship. Therefore, to truly know individuation in an analogical and transductive way, it requires an individuation of knowledge as a relationship, rather than establishing similarities between individuals previously recognized in their unity and identity. From this same perspective, Simondon understands that there is no unity and identity of information. So how is it possible to know something that exceeds all sense of unity and cannot ultimately be identified? Wouldn't such knowledge be equivalent to making every individuated being destined to dissipate into incongruity, disparity,instability,indiscernibility,andcontradiction?Followingthemethodof analogical transduction, the interpretation presented in this dissertation is as follows: it is in the knowledge of the individuation force of information that Simondon will find correlations between the notions of individual and information. Understanding the ontogenesis of the individual in its essentially informational dimension can free us from promises, convictions, and expectations of purity in unity and identity; promises, convictions, and expectations that obliterate in us the pre-individual and limitless nature of every being as an individual, a nature that informs us and propels us into perpetuated individuation.
|
|
8
|
-
Jeane Torres da Silva
-
A PERSPECTIVA HOLÍSTICA DE FÍLON DE ALEXANDRIA: THERAPEÍA E ARETÉ
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDÃO
-
ALDO LOPES DINUCCI
-
GABRIELE CORNELLI
-
IVANETE PEREIRA
-
Data: 15/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Nossa pesquisa é uma investigação da perspectiva holística na filosofia de Fílon de Alexandria, tendo como base preliminar de análise a concepção dehólosna filosofia grega antiga, depois analisamos a integralidade entretherapeíaeareté, e por fim abordamos os contrastes daareté, entre os banquetes helenísticos e terapeutas. Nosso objetivo foi compreender os antecedentes da holística a partir da concepções dehólosna filosofia grega antiga, que pode ter contribuído com os fundamentos da perspectiva holística de Fílon de Alexandria, especialmente na relação de integralidade entretherapeíaeareté,bem como os contrastes da areté entre os banquetes helenísticos e terapeutas. Nosso percurso metodológico é denatureza qualitativa com abordagemfilosóficahermenêutica,realizadapormeiodeprocedimentos bibliográficos e documental, observando o rigor dos processos de análise, ordem e síntese. Os resultados indicaram que há indícios da ideia de holística na concepção de hólosgrego, bem como argumentos consistentes que demonstram a perspectiva holística na filosofia de Fílon de Alexandria, especialmente em questões relacionadas aareté, que são as virtudes, e atherapeía, que são as práticas do cuidar, tratar e servir.
-
Mostrar Abstract
-
Our research is an investigation of the holistic perspective in the philosophy of Philo of Alexandria, having as preliminary basis of analysis the conception ofhost in ancient Greek philosophy, then we analyze the integrality between therapeia and areté, and finally we approach the contrasts of areté, between Hellenistic banquets and therapists. Our objective was to understand the antecedents of holistics from the conceptions of holos in ancient Greek philosophy, which may have contributed to the foundations of the holistic perspective of Philo of Alexandria, especially in the relationship of integrality between therapeía and areté, as well as the contrasts of areté between the Hellenistic banquets and therapists. Our methodological approach is qualitative in nature with a hermeneuticphilosophicalapproach,carriedoutthroughbibliographicand documentary procedures, observing the rigor of the processes of analysis, order and synthesis. The results indicated that there is evidence of the idea of holistic in the conception of Greek hockey, as well as consistent arguments that demonstrate the holistic perspective in the philosophy of Philo of Alexandria, especiallyin matters related to areté, which are the virtues, and therapeia, practices of caring, treating and serving.
|
|
9
|
-
Juan David Almeyda Sarmiento
-
UNA SUBJETIVIDAD SALVAJE CONTRA EL HOMO DIGITALIS: ESCULPIR UNA REBELDÍA CONTRA EL NEOLIBERALISMO CONTEMPORÁNEO A PARTIR DE HENRY THOREAU Y MICHEL ONFRAY
-
Orientador : ROGERIO DA SILVA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROGERIO DA SILVA LIMA
-
MARIA VERALICE BARROSO
-
WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
-
FLORENCE MARIE DRAVET
-
Data: 30/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
La presente investigación tiene por objetivo retomar las ideas filosóficas de Henry Thoreau sobre la constitución del individuo a partir del lente de Michel Onfray, de modo que sea posible dilucidar tanto la validez contemporánea de las ideas del filósofo estadounidense como los usos subjetivos que dicho pensamiento tiene para producir formas de resistencia en el marco de la sociedad del rendimiento contemporánea. Para conseguir este objetivo, el escrito se divide en cuatro partes: la primera, que se ocupa de hacer una genealogía del sujeto neoliberal que se entiende como un paradigma subjetivo que ha devenido como resultado de un devenir histórico al interior de la sociedad de ahí que se recurra a los conceptos de homo consumens y homo oeconomicus como antecedentes del homo digitalis neoliberal de hoy en día; el segundo, que expone los distintos elementos que rodean el concepto de sujeto en la Henry Thoreau, de ahí que se utilice el concepto de fisiología como condensador de lo que es la filosofía thoreauviana al respecto de la corporalidad y los modos de ser; el tercero, se ocupa de presentar el pensamiento de Michel Onfray en términos generales, de manera que se pueda utilizar con posterioridad dentro de la argumentación de la investigación y; finalmente, se trabaja sobre el salto de lo que es la radicalidad existencial de Thoreau a lo que aquí se llama subjetividad salvaje, que es el resultado de tomar el pensamiento del estadounidense como base para considerar la condición humana en el actual modelo neoliberal.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this research is to return to the philosophical ideas of Henry Thoreau on the constitution of the individual from the lens of Michel Onfray, so that it is possible to elucidate both the contemporary validity of the ideas of the American philosopher and the subjective uses that this thought has to produce forms of resistance within the framework of contemporary achievement society. To reach this objective, the work is divided into four parts: the first one, which deals with making a genealogy of the neoliberal subject that is understood as a subjective paradigm that has come about as a result of a historical evolution within society, hence the concepts of homo consumens and homo oeconomicus are used as antecedents of today's neoliberal homo digitalis; the second one, which exposes the different elements that surround the concept of subject in Henry Thoreau, hence the concept of physiology is used as a condenser of what thoreauvian philosophy said about corporeality and the ways of being; the third one deals with presenting the thought of Michel Onfray in general terms, so that it can be used later within the argumentation of the research and; finally, it works on the leap from Thoreau's existential radicalism to what is called here savage subjectivity, which is the result of taking the thought of the American philosopher as a basis for considering the human condition in the current neoliberal model.
|
|
10
|
-
Vanessa Kiewel Cordeiro
-
A PARRHESIA DE JULIAN ASSANGE
-
Orientador : ALDO LOPES DINUCCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALDO LOPES DINUCCI
-
GABRIELE CORNELLI
-
EVALDO BECKER
-
MARCOS FONSECA RIBEIRO BALIEIRO
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
: O presente trabalho se divide em três partes. Na primeira, analisamos a parrhesia estoica sob o olhar foucaultiano. Nossa análise é primordialmente enfocada nas obras do último Foucault, produzidas nos derradeiros cinco últimos anos de sua vida, entre 1980 e 1984, à qual trazemos a contribuição de trechos das obras dos filósofos estoicos Epicteto e Sêneca. Preliminarmente, partimos do conceito de parrhesia deixado por Foucault, que, para além de ser a fala da verdade com requisitos específicos, é sempre por ele enfocada como instrumento do cuidado de si e dos outros, e dele extraímos os três tipos de parrhesia analisados por Foucault, a parrhesia política, a parrhesia filosófica e a parrhesia político-filosófica, embora discordemos da existência de uma parrhesia puramente filosófica, posto que ela sempre se deu e se dá vinculada à política, portanto, é, em verdade, parrhesia político filosófica. Na segunda parte, focamos na parrhesia como uma forma de exercer a ação comunitária ou sócio-política estoica, priorizando o bem maior do todo, e a trazemos para a contemporaneidade, encontrando na figura de Julian Assange o maior representante vivo da parrhesia que, pela natureza mesma do conceito, ao realizar o bem comum para todas e todos ao denunciar e mostrar a verdade sobre ações corruptas, crimes de guerra e crimes contra a humanidade de vários governos e empresas, se tornou o alvo de poderosa perseguição, campanha de difamação e tentativa, infelizmente bem-sucedida, de torná-lo um pária internacional. E no terceiro e derradeiro capítulo, avaliamos o caráter político-filosófico da parrhesia em Assange, nos concentrando sobretudo na dicotomia entre total privacidade do indivíduo e total transparência do Estado, tal como preconizado pelos cypherpunks, grupo de hackers éticos que inspirou a criação do Wikileaks e lhe concedeu a filosofia da praxis da parrhesia em uma escala global abrindo o caminho para uma nova utopia de democracia direta universal em que a voz de todos tem vez e valor, numa cooperação e ação comunitária embasada nas novas tecnologias que ora permitem uma verdadeira koinonia cósmica e antropológica.
-
Mostrar Abstract
-
The present work is divided into three parts. In the first, we analyze the stoic parrhesia under the Foucaultian gaze. Our analysis is primarily focused on the works of the last Foucault, produced in the last five years of his life, between 1980 and 1984, to which we bring the contribution of excerpts from the works of the Stoic philosophers Epictetus and Seneca. Preliminarily, we start from the concept of parrhesia left by Foucault, which, in addition to being the speech of truth with specific requirements, it is always focused by him as an instrument of care for oneself and others, and from it we extract the three types of parrhesia analyzed by Foucault, the political parrhesia, the philosophical parrhesia and the political-philosophical parrhesia, although we disagree with the existence of a purely philosophical parrhesia, since it has always been linked to politics, therefore, it is, in fact, political-philosophical parrhesia. In the second part, we focus on parrhesia as a way to exercise the Stoic community or socio-political action, prioritizing the greater good of the whole, and we bring it to the contemporaneity, finding in the figure of Julian Assange the greatest living representative of the parrhesia that, by the very nature of the concept, in realizing the common good for all by denouncing and showing the truth about corrupt actions, war crimes and crimes against humanity of various governments and companies, became the target of powerful persecution, smear campaign and attempt, unfortunately successful, to make him an international pariah. And in the third and final chapter, we evaluate the political-philosophical character of the parrhesia in Assange, focusing above all on the dichotomy between total privacy of the individual and total transparency of the state, as advocated by the cypherpunks, a group of ethical hackers who inspired the creation of Wikileaks and granted it’s philosophy of parrhesia’s praxis on a global scale opening the way to a new utopia of universal direct democracy in which the voice of all has turn and value, in a cooperation and community action based on the new technologies that now allow a true cosmic and anthropological koinonia.
|
|
11
|
-
CRISTIAN RENE MOTTA TELLEZ
-
LA HUMANIDAD DE JORGE LUIS BORGES: ENTRE POEMAS Y CUENTOS
-
Orientador : ROGERIO DA SILVA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROGERIO DA SILVA LIMA
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
-
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL
-
Data: 24/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
El objetivo de la presente investigación es hacer un pasaje por la obra de Jorge Luis Borges indagando por las figuraciones que hace de humanidad en su literatura, particularmente en sus cuentos y poemas. Para cumplir con este cometido se plantearon tres categorías de análisis: la primera, titulada multiplicidad, corresponde a las múltiples maneras físicas y mentales que abarcan al ser humano; la segunda, titulada variabilidad, se centra en la variedad de posibilidades que tiene el humano sin perder su identidad y en las limitaciones de esta variedad; la tercera, titulada sustancialidad, tiene como foco la indagación por el soporte de lo humano, es decir, el lugar donde reposan las características del mismo. La metodología elegida para el análisis de estas categorías pretende facilitar un ejercicio fenomenológico de las obras del autor, basándose en un trabajo hermenéutico directo de los textos seleccionados. Adicionalmente se tiene una sección inicial donde se explica la pertinencia de hacer una investigación sobre la humanidad y de enfocarla en la literatura de Borges; otra sección, posterior al análisis de las categorías a partir del autor, establece un diálogo de estas mismas categorías con algunos autores de la tradición filosófica occidental; finalmente, se integran las categorías, lo cual nos permite comprender el ser humano como un ejercicio o una puesta en escena. Si bien este desarrollo nos permite establecer algunas de las principales nociones sobre humanidad que el autor plantea en sus textos, no hay una sistematización propia del concepto en Borges, sino ejercicios retóricos que permiten entrever algunos cuestionamientos filosóficos al respecto.
-
Mostrar Abstract
-
O objetivo da presente pesquisa é a realização de um estudo acerca da obra de Jorge Luis Borges, escritor argentino, investigando as figurações que faz da humanidade em sua literatura, particularmente nos seus contos e poemas. Para este projeto foram propostas três categorias da análise: a primeira, intitulada multiplicidade, corresponde às múltiplas maneiras físicas e mentais que abarcam ao ser humano; a segunda, intitulada variabilidade, centra-se na variedade de possibilidades que têm o humano se, perder sua identidade e nas limitações dessa variedade; a terceira, intitulada substancialidade, tem foco na indagação pelo suporte do humano, isto é, o lugar onde repousam as caraterísticas dele. A metodologia escolhida para a análise destas categorias pretende facilitar um exercício fenomenológico das obras do autor, baseando-se num trabalho hermenêutico direto dos textos escolhidos. Adicionalmente se tem uma seleção inicial onde explica-se a pertinência de fazer uma pesquisa sobre a humanidade e de focalizála na literatura de Borges; outra seção, posterior à análise das categorias acerca do autor, estabelece um diálogo destas com alguns autores da tradição filosófica ocidental; finalmente, integram-se as categorias, o qual nos permite compreender ao ser humano como um exercício ou uma posta em cena. Embora este desenvolvimento nos permita estabelecer algumas das principais noções sobre humanidade que o autor faz em seus textos, não há uma sistematização própria dele do conceito em Borges, mas exercícios retóricos que permitem entrever alguns questionamentos filosóficos a respeito.
|
|
12
|
-
GABRIEL MELO DE PAULA
-
Monoteísmo emergente e desestabilização apocalíptica: o caso da tradição de Jesus
-
Orientador : HENRIQUE MODANEZ DE SANT ANNA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HENRIQUE MODANEZ DE SANT ANNA
-
SILVIO MARINO
-
IVANETE PEREIRA
-
SILAS KLEIN CARDOSO
-
Data: 15/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
À luz da compreensão de que tanto YHWH quanto o monoteísmo são frutos de desenvolvimento histórico, o presente trabalho busca traçar a história da consolidação do monoteísmo judaico e das maneiras em que foi disputado ou estendido até o limite. Após uma síntese das origens do javismo e da emergência da retórica monoteísta, propõe que as experiências visionárias da apocalíptica, em geral, funcionaram como retórica de encobrimento e que desestabilizam a estrita unidade de Deus dentro do monoteísmo emergente no judaísmo do Segundo Templo. A fim de entender tal retórica de modo concreto em uma tradição apocalíptica dentro do judaísmo do Segundo Templo, toma o desenvolvimento da cristologia a partir de considerações relacionadas à pesquisa do Jesus histórico e seu possível relacionamento com uma teologia dos Dois Poderes no céu.
-
Mostrar Abstract
-
Given the comprehension that both YHWH and monotheism come as the result of historical development, this work seeks to trace the history of Jewish monotheism's consolidation and the ways in which it was disputed or pushed to its limits. After synthesising the origins of yahwism and the emergence of monotheistic rhetoric, it proposes that the visionary experiences of the apocalyptic movements worked as a rhetoric of concealment and destabilised the strict unity of God within the emergent monotheism of Second Temple Judaism. In order to understand this rhetorical device in a concrete manner at a specific apocalyptic tradition within Second Temple Judaism it takes the development of Christology within the purview of considerations flowing from historical Jesus research and the possible connection Jesus had with a Two Powers in heaven theology
|
|
13
|
-
ANA PAULA LOPES MENDES
-
O LUGAR DOS JOGOS NA FILOSOFIA E NA EDUCAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA PARA PROMOVER O TRABALHO INTELECTUAL DE MULHERES
-
Orientador : PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
-
PRISCILA ROSSINETTI RUFINONI
-
MARIA VITÓRIA CAMPOS MAMEDE MAIA
-
Data: 21/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta pesquisa é analisar o conceito de jogo na filosofia e na educação, bem como desenvolver um jogo que dê visibilidade ao trabalho de mulheres intelectuais em diferentes áreas do conhecimento, particularmente na filosofia. Busca-se, assim, reivindicar o lugar dessas mulheres no cânone filosófico e nos currículos escolares da educação básica. Para atingir esse objetivo, propõe-se o uso de jogos como recursos didáticos no ensino da filosofia, a fim de tornar a apresentação da produção literária feminina mais dinâmica e acessível. A pesquisa visa, ainda, democratizar o acesso ao conhecimento por meio de jogos e contribuir para reflexões sobre as metodologias aplicadas ao ensino da filosofia, abordando o uso de jogos como mecanismo de educação e o silenciamento do trabalho intelectual das mulheres. A metodologia adotada compreende uma revisão bibliográfica de obras que abordam o jogo como conceito filosófico e como ferramenta para o ensino, além de obras de mulheres intelectuais na filosofia e outras áreas do conhecimento. Espera-se contribuir para uma educação mais inclusiva e diversa, proporcionando materiais de ensino que valorizem o papel das mulheres na história do pensamento e incentivem o acesso ao conhecimento de forma democrática e participativa. Os jogos podem ser recursos eficazes para a promoção da igualdade de gênero e da inclusão no âmbito da educação, favorecendo a reflexão crítica sobre a história da filosofia e o papel das mulheres no desenvolvimento do pensamento humano.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this research is to analyze the concept of play in philosophy and education, as well as to develop a game that highlights the work of intellectual women in different fields of knowledge, particularly in philosophy. The aim is to reclaim the place of these women in the philosophical canon and in the curricula of basic education. To achieve this goal, it is proposed to use games as didactic resources in the teaching of philosophy, in order to make the presentation of female literary production more dynamic and accessible. The research also seeks to democratize access to knowledge through games and contribute to reflections on the methodologies applied to the teaching of philosophy, addressing the use of games as an educational mechanism and the silencing of women's intellectual work. The methodology adopted includes a literature review of works that address play as a philosophical concept and as a tool for teaching, as well as works by intellectual women in philosophy and other fields of knowledge. It is hoped to contribute to a more inclusive and diverse education, providing teaching materials that value the role of women in the history of thought and encourage access to knowledge in a democratic and participatory way. Games can be effective resources for promoting gender equality and inclusion in the realm of education, fostering critical reflection on the history of philosophy and the role of women in the development of human thought.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
ALINE MATOS DA ROCHA
-
CORPO-ORÍ-IDADE: UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE ONTOLOGIA RELACIONAL NO PENSAMENTO DE OYÈRÓNKÉ OYÊWÙMÍ”
-
Orientador : WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
-
AGATHA PITOMBO BACELAR
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
TIGANÁ SANTANA NEVES SANTOS
-
ELZAHRA MOHAMED RADWAN OMAR OSMAN
-
Data: 08/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este texto tem como fio principal o entrelaçamento entre corpo, orí, idade e como esta trama tece uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento da filósofa iorubá Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, que nos alerta que gênero não é ontológico ao ethos iorubá e sua presença é uma evidência de imposições coloniais e mudanças epistemológicas em cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubá assentadas na senioridade. A senioridade exprime relações fluidas, situacionais e relativas independentes do tipo de corpo. O fato de alguém possuir determinada genitália não a coloca automaticamente em lugar desigual de poder como os sistemas de gênero fazem. Ao contrário do gênero, a senioridade não foi feita em função da anatomia e (dis)posição dos órgãos sexuais, mas em função da idade que não mora apenas no corpo, mas na história que fala do coletivo e não da identidade sexual dos seres. Esse ethos torna a ontologia relacional, fluida e situacional, dado que às vezes se é sênior e às vezes jovem, depende de quem se é nas relações e situações. Assim, a senioridade comunica tanto uma ontologia iorubá não generificada quanto uma ontologia pensada em relação e não como algo isolado e excluído da comunidade, da natureza e das divindades. Desse modo, o presente texto busca refletir a partir do pensamento de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí uma ontologia relacional baseada na senioridade, a qual não pode ser tematizada sem Oxum, Ìyá primordial, sênior hon(orí)fica e matriz para a leitura e compreensão entre corpo, orí, idade, evocada na construção deste trabalho.
-
Mostrar Abstract
-
This text has as its main thread the interweaving between body, orí, age and how this weft weaves a philosophical investigation about relational ontology in the thought of the Yorùbá philosopher Oyèrónkẹ́Oyěwùmí, who warns us that gender is not ontological to the Yorùbá ethos and its presence is evidence of colonial impositions and epistemological changes in Ọ{yọ́-Yorùbá seniority-based cosmology and sociocultural institutions. Seniority expresses fluid, situational, and relative relationships independent of body type. The fact that someone possesses a certain genitalia does not automatically place them in an unequal place of power as gender systems do. Unlike gender, seniority was not made on the basis of anatomy and (dis)position of the sexual organs, but on the basis of age that does not dwell only in the body, but in history that speaks of the collective and not the sexual identity of beings. This ethos makes ontology relational, fluid and situational, given that sometimes you are senior and sometimes young, it depends on who you are in relations and situations. Thus, seniority communicates both a non-gendered Yorùbá ontology and an ontology thought of in relation to and not as something isolated and excluded from the community, from nature, and from deities. Thus, the present text seeks to describe from the thought of Oyèrónkẹ́Oyěwùmí a relational ontology based on seniority, which cannot be discussed without Ọ{ṣun, the primordial Ìyá, senior hon(orí)fic and matrix for the reading and understanding between body, orí, and age evoked in the construction of this work.
|
|
2
|
-
Erick Luiz Araujo de Assumpcao
-
Do phármakon. Ensaios sobre a multivalência
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA
-
BEATRIZ CRISTINA DE PAOLI CORREIA
-
RODRIGO SIQUEIRA-BATISTA
-
AGATHA PITOMBO BACELAR
-
GABRIELE CORNELLI
-
Data: 24/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Apresenteteseésustentadaporumtextointrodutório,intituladoAfinação,eumfinal,cujotítuloé Desmontagem.Entre eles são apresentadostrês ensaios,os dois primeirosseparadosdo último por umIntervalo. Abre-se o trabalho com aAfinação. Diferente de uma introdução, busca-se algo como uma preparação instrumental.Preparaçãonecessária,tendoemvistaoobjetivogeraldapesquisa:olevantamentoea interpretação de discursos da Antiguidade grega – em particular naOdisseiade Homero, emHelenade Eurípides, e nos diálogos protagonizados pelo Sócrates platônico–que possam funcionar em oposição à perspectiva da “guerra às drogas”, guerra cujos maiores danos se impõem, no Brasil, mas não só, sobre a população negra. Afinação, poissetrata de ajustar instrumentos muito diferentes – da poesia e da filosofia gregas antigas e da práxis antirracista e antiproibicionista contemporâneas – de maneira a soaremjuntosmantendo suas sonoridades próprias. De modo previsível, dada sua tradução por droga, medicamento ou veneno, a atenção se volta para o termophármakone seu uso nos textos antigos. No primeiro ensaio,intituladoOdisseu e a multivalência épica, vê-se, no entanto, que ophármakonnão pode ser analisado sozinho. No ensaio, propõe-se uma leitura de três episódios daOdisseianos quais há o uso de umphármakon.A partir dessa leitura, centrada inicialmente nophármakon, percebe-se uma articulação à comida floral dos lotófagos e à relação dexénia, chegando à proposta segundo a qual, no texto homérico, há a valorização de algo que pode ser chamado de multivalência – a indefinição,a princípio, de algo; seu caráter aberto, desde o qual, de funcionamentos os mais variados, dá-se o desenvolvimento de um dentre eles de acordo com a atmosfera na qual tal algo está inserido –, um atributo, como se verá, conectado aophármakon, mas que o extrapola. No segundo ensaio, cujo título é Helena e a ambivalência trágica, tem-se como intenção ler, à luz da ambivalência farmacológica, a tragédia Helena, de Eurípides. Fala-se em ambivalência, pois afirma-se que há algo como uma “redução” do campo multivalentehoméricoodisseico,paraaqueleambivalentetrágico.Uma redução que implica em uma intensificação da ambivalência. Processo no qual há, concomitantemente, a diminuição das variáveis próprias à multivalência a dois polos opostos e algo como uma aproximação entre esses polos, criando uma fronteira, atravessada e explorada ininterruptamente pela tragédia. Para lidar e problematizar a ambivalência, Eurípides usa, por um lado, Helena e seueidolon,essa imagem de Helena criada porHera, e, por outro, a relação entre gregos e bárbaros.OIntervaloé um pequeno texto, algo como uma introduçãoà aparição de Sócrates, o protagonista de Platão. Que morre executado por umphármakon, e usa e sofre os efeitos de outro, durante grande parte da vida, ophármakondos discursos.Mas não só isso, pois, dependendo de onde se observa Sócrates, pode-se ver algo como a coexistência entre o bom, o mau e o indiferente. Toda uma multivalência própria ao personagem.Se aAfinaçãoera a preparação para se aproximar e lidar com os textos em foco, a Desmontagemé o afastamento.Tem-se, aí, o momento no qual se fala mais diretamente acerca dos motivos pelos quais se pode analisar os textos antigos gregos, com os olhos voltados, ao mesmo tempo, para nossa vida.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis is supported by an introductory text, entitledTuning, and a final one, entitledDisassemble. Among them are presented three essays, the first two separated from the last by an Interval. The job with Tuning opens. Unlike an introduction, something like an instrumental preparation is sought. Necessary preparation, in view of the general objective of the research: the survey and interpretation of discourses from Greek Antiquity – in particular in Homer's Odyssey, in Euripides' Helen, and in the dialogues carried out by the Platonic Socrates – that can work in opposition to the perspective of the “war on drugs”, a war whose greatest damage is imposed, in Brazil, but not only, on the black population. Tuning, as it is a matter of adjusting very different instruments – from ancient Greek poetry and philosophy to contemporary anti-racist and anti-prohibitionist praxis – so that they sound together while maintaining their own sonorities. Predictably, given its translation as drug, medicine or poison, attention turns to the term phármakon and its use in ancient texts. In the first essay, entitled Odysseus and epic multivalence, it is seen, however, that the phármakon cannot be analyzed alone. In the essay, it is proposed a reading of three episodes of the Odyssey in which there is the use of a phármakon. From this reading, initially centered on the phármakon, one can see an articulation with the floral food of the lotophages and the relationship of xénia, arriving at the proposal according to which, in the Homeric text, there is an appreciation of something that can be called multivalence – the vagueness, at first, of something; its open character, from which, of the most varied functionings, one of them develops according to the atmosphere in which such something is inserted –, an attribute, as will be seen, connected to the phármakon, but which the extrapolates. In the second essay, whose title is Helena and tragic ambivalence, the intention is to read, in the light of pharmacological ambivalence, the tragedy Helena, by Euripides. There is talk of ambivalence, as it is said that there is something like a “reduction” of the Homeric odyssey multivalent field, to that tragic ambivalent. A reduction that implies an intensification of ambivalence. A process in which there is, concomitantly, a decrease in the variables inherent to multivalence to two opposite poles and something like a rapprochement between these poles, creating a border, crossed and explored uninterruptedly by the tragedy. To deal with and problematize the ambivalence, Euripides uses, on the one hand, Helen and hereidolon, this image of Helen created by Hera, and, on the other hand, the relationship between Greeks and barbarians. The Interval is a short text, something like an introduction to the appearance of Socrates, Plato's protagonist. Who dies executed by a pharmakon, and uses and suffers the effects of another, for most of his life, the phármakon of speeches. But not only that, because, depending on where Socrates is observed, one can see something like the coexistence of the good, the bad and the indifferent. A whole multivalence proper to the character. IfTuningwas the preparation to approach and deal with the texts in focus,Disassembleis the distancing. There is, then, the moment in which one speaks more directly about the reasons why ancient Greek texts can be analyzed, with eyes turned, at the same time, to our life.
|
|
3
|
-
Pedro Ivo Souza de Alcantara
-
PROTÁGORAS EM PLATÃO: INTERTEXTUALIDADE DO PROTÁGORAS E A QUESTÃO DA UNIDADE DA EXCELÊNCIA
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FELIPE RAMOS GALL
-
GABRIELE CORNELLI
-
LUCA JEAN PITTELOUD
-
MAICON RÉUS ENGLER
-
MARIA APARECIDA DE PAIVA MONTENEGRO
-
Data: 30/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente tese consiste numa interpretação do significado do uso da figura do personagem Protágoras dentro do corpus platonicum, especificamente no diálogo Protágoras, desde sua apresentação até a discussão da unidade das partes da excelência. A tese que se pretende defender é de que tal figura tem, no mencionado diálogo, uma função operacional de oposição à figura de Sócrates cujo efeito repercute com coerência na República IV. O que se sustenta é que a função dessa oposição é a de distinguir uma imagem associável à figura de Protágoras, de kainḕ paideía (Ar. Nub. 962), do projeto educacional próprio desenvolvido na obra platônica. Fazer uma opção de leitura que apresente possíveis conexões entre dois diálogos implica em se impor a abordagem de uma discussão sobre a organização do corpus platonicum. Assim, o trabalho abre com uma breve apresentação historiográfica do tema da organização do corpus platonicum, fixando-se sobre determinada tendência histórica de “abordagem cronológica” dessa organização. A primeira seção conclui apresentando um método de leitura próprio do corpus platonicum, nomeado método do “unitarismo literário”, que estabelece que uma interpretação sobre as conexões possíveis entre diálogos deve ter três momentos: um primeiro, que fixa a unidade do corpus pelo caráter literário; um segundo, que interpreta relações de diálogos do corpus sem pressupor questões sobre autoria ou ordem de produção; e um terceiro, conclusivo, que conflita a interpretação das relações com hipóteses vigentes sobre autoria e ordem de produção. O método visa tornar uma interpretação de relação entre os diálogos ao menos parcialmente independente de alterações decorrentes de especulação sobre ordem de composição. Na seção dois da tese, especula-se sobre o aqui chamado “Protágoras com hipotética existência histórica” (ou Peh). Tenta-se reconstruir - com uma postura tendente ao ceticismo quanto às possibilidades desse empreendimento - elementos mínimos de predicação para o Peh. O objetivo da seção dois é aferir tais elementos predicativos de Peh para, a partir deles, fundamentar a hipótese de que o corpus platonicum usa a imagem de Protágoras como meio filosófico-literário de distinguir o projeto contido no corpus da imagem pejorativa de kainḕ paideía criada por Aristófanes, alvo de sua pilhéria. A seção três apresenta uma leitura do Protágoras que foca na questão da unidade das partes da excelência. Sua finalidade é apontar que enxergar uma função na representação literária de Protágoras nesse diálogo pode dar mais clareza ao sentido contido na relação entre Coragem e Sabedoria na abordagem sobre a excelência em República IV.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis consists of an interpretation of the meaning of using the figure of the Protagoras character within the corpus platonicum, specifically in the dialogue Protagoras, from its presentation to the discussion on the unity of the parts of excellence. The thesis which intends to be defended is that such figure has, in the aforementioned dialogue, an operational function of opposing the figure of Socrates, whose effects impact coherently on the Republic IV. What is underpinned is that the function of this opposition is to distinguish an image associable to the figure of Protagoras, of kainḕ paideía (Ar. Nub. 962), in the educational project developed in Plato's work. The making of a reading choice that presents possible connections between two dialogues implies the imposition of approaching a discussion about the organization of the corpus platonicum. Thus, the work opens with a brief historiographical presentation of the theme of organization of the corpus platonicum, focusing on a particular historical tendency to take a “chronological approach” for this organization. The first section concludes by presenting an own method of reading the corpus platonicum, called “literary unitarism”, which establishes that an interpretation of the possible connections between dialogues must have three moments: the first, which establishes the unity of the corpus by its literary character; the second, which interprets dialogue relations within the corpus without presupposing issues regarding authorship or order of production; and a third, conclusive one, which conflicts the interpretation of these relations with prevailing hypotheses about authorship and order of production. The method aims to interpret the relationship between the dialogues at least partially independent from alterations resulting from speculation about the order of composition. The section two of the thesis speculates on the here called “Protagoras with hypothetical historical existence” (or Peh). An attempt is made to reconstruct - with an attitude tending towards skepticism regarding the possibilities of this undertaking - minimal elements of predication for Peh. The objective of section two is to assess such predicative elements of Peh to, from them, support the hypothesis that the corpus platonicum uses the image of Protagoras as a philosophical-literary means of distinguishing the project contained in the corpus from the pejorative image of kainḕ paideía created by Aristophanes, target of his mockery. Section three presents a reading of Protagoras that focuses on the question of the unity of the parts of excellence. Its purpose is to point out that seeing a function in the literary representation of Protagoras in this dialogue can better clarify the meaning contained in the relationship between Courage and Wisdom in the approach to excellence in Republic IV.
|
|
4
|
-
Henrique Gomes Guimarães
-
A digressão acerca do conhecimento na Carta Sétima Platônica e sua relação com os Diálogos
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO MAURICIO GARCIA DOTTO
-
EDUARDO WOLF PEREIRA
-
FELIPE RAMOS GALL
-
GABRIELE CORNELLI
-
RENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDÃO
-
Data: 05/09/2023
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
Na digressão da Carta VII (341 c-d, 344 d-e) Platão faz uma descrição do método filosófico e do limite dos discursos, sejam escritos ou falados, para se comunicar o conhecimento dos seres. A digressão se reporta à produção, por parte de Dionísio, jovem tirano de Siracusa, de um tratado pretensioso sobre a filosofia de Platão, visando suas ‘doutrinas’. Platão nos faz então repensar o sentido de filosofia na digressão enquanto um corajoso e difícil esforço de constante busca do conhecimento verdadeiro e do viver melhor, criticando o escrito do tirano, preso a falsas noções, ao escrever como se já soubesse tudo sobre os princípios supremos da realidade. Platão narra como buscou aliar a política verdadeira à filosofia, na tentativa de estabilizar o poder com um discurso estável, e as dificuldades que teve em conseguir tal empreitada na interação com o tirano. Essa digressão, um aparente desvio de curso, revela uma harmonia com o texto como um todo: uma crítica da pretensão de saber da escrita do tirano desenvolve-se numa consideração acerca da linguagem e dos elementos necessários para o conhecimento dos seres em geral. A tese passa em revista a literatura à respeito da carta, sua autenticidade e recepção, para então desdobrar comparativamente as profundas relações possíveis da digressão sobre o conhecimento com os diálogos autenticos.
-
Mostrar Abstract
-
In the digression of the Seventh Letter 341 c-d, 344 d-e) Plato makes a description of the philosophical method and the limit of speeches, whether written or spoken, to communicate the knowledge of beings. The digression refers to the production, by Dionysius, young tyrant of Syracuse, of a pretentious treatise on Plato's philosophy, aiming at his 'doctrines'. Plato then makes us rethink the meaning of philosophy in the digression as a courageous and difficult effort of constant search for true knowledge and better living, criticizing the writing of the tyrant, trapped by false notions, when writing as if he already knew everything about the supreme principles of reality. Plato narrates how he sought to combine true politics with philosophy, in an attempt to stabilize power with a stable discourse, and the difficulties he had in achieving such an undertaking in the interaction with the tyrant. This digression, an apparent deviation from course, reveals harmony with the text as a whole: a critique of the tyrant's claim to knowledge is developed into a consideration of language and the elements necessary for the knowledge of beings in general. The thesis reviews the literature about the letter, its authenticity and reception, and then comparatively develops the deep possible relationships between the digression on knowledge and the authentic dialogues.
|
|
5
|
-
Megue Magalhães de Andrade
-
O CORPO COMO CATEGORIA ÉTICO-POLÍTICA EM JUDITH BUTLER
-
Orientador : PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
GABRIELE CORNELLI
-
PRISCILA MONTEIRO BORGES
-
CARLA RODRIGUES
-
CRISTIANE MARIA MARINHO
-
Data: 19/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Judith Butler é uma das filósofas do campo de estudos de gênero, cujas ideias têm expandido para estudos mais amplos acerca de problemas sociais, éticos e políticos da contemporaneidade. Essa pesquisa participa de um empenho em curso, para trazer as contribuições de suas problematizações e de suas proposições para o trabalho filosófico em contexto brasileiro. A partir desse quadro, busca-se realizar uma leitura de corpo na filosofia de Butler, mapeando o significado que a corporalidade adquiri, o papel que desempenha, bem como a forma como repercute sobre suas teorias. O objetivo principal é compreender o desenvolvimento da ideia de corporalidade na filosofia de Butler e sua repercussão sobre a elaboração de uma ético-político que expande os problemas de gênero, sem abandoná-los. O problema do corpo surge da relação sexo e gênero para a configuração da ontologia do sujeito. Assim, o ponto de partida, e que também o atravessa, é o problema do sujeito, que para Butler, não é pressuposto nem garantido. Assim como o corpo não é dado de antemão, não é mero produto da natureza, mas constructo social. E nesse processo de “construção”, operado pela performatividade, tem-se a produção do corpo abjeto, como consequência da produção regulada de corpos para serem reconhecidos como sujeitos. Essa ontologia rejeita o excesso de sua produção, a fim de garantir a legitimidade dos corpos normatizados. Isso influenciará a perspectiva de Butler sobre as vidas que importam e as vidas que não importam. A elaboração da sua crítica ao sujeito e a des-ontologização do corpo convergem, portanto, para a necessidade de pensar outro modo de subjetividade e de corporalidade. O sujeito de Butler é essencialmente extático porque produzido por contatos, em processos interrelacionais e dinâmicos. A ontologia social do corpo aparece, então, como alternativa à metafísica da substância e apresenta a imagem do corpo interpessoal, enquanto vetor de relações constitutivas da subjetividade. Esse modo social-relacional de existência implica vulnerabilidade e interdependência, valores segundo os quais guiar um outro modo de conceber as relações éticas. Não mais a partir da autoconsciência, autonomia e autoresponsabilização individuais, mas a partir do reconhecimento da dependência, dos limites e dos fracassos das pretensões autorrealizadoras. Por fim, emerge na filosofia de Butler a imagem corporalizada da política, articulada pela imagem política do corpo, por meio da qual a filósofa constrói alternativas de políticas plurais. Através da mobilização da condição de dependência que é possível criar movimentos corporais potentes e produzir transformações inesperadas. Dessa maneira, é uma forma de argumentar contra as perspectivas individualistas liberais, ao mostrar que a agência política não se constrói enquanto uma soberania individual, independência e invulnerabilidade.
-
Mostrar Abstract
-
Judith Butler is one of the philosophers in the field of gender studies, whose ideas have expanded to broader studies on contemporary social, ethical, and political problems. This research participates in an ongoing effort to bring the contributions of its problematizations and propositions to philosophical work in the Brazilian context. From this framework, we seek to carry out a reading of the body in Butler's philosophy, mapping the meaning that corporeality acquires, the role it plays, as well as the way it impacts his theories. The main objective is to understand the development of the idea of corporeality in Butler's philosophy and its repercussions on the elaboration of an ethical-political approach that expands gender problems without abandoning them. The problem of the body arises from the relationship between sex and gender for the configuration of the subject's ontology. Thus, the starting point, and which also crosses it, is the problem of the subject, which for Butler is neither presupposed nor guaranteed. Just as the body is not given in advance, it is not a mere product of nature but a social construct. In this process of “construction” operated by performativity, there is the production of the abject body, as a consequence of the regulated production of bodies to be recognized as subjects. This ontology rejects the excess of its production, to guarantee the legitimacy of standardized bodies. This will influence Butler's perspective on the lives that matter and the lives that don't. The elaboration of his critique of the subject and the de-ontologization of the body therefore converge on the need to think about another mode of subjectivity and corporeality. Butler's subject is essentially ecstatic because it is produced by contacts, in interrelational and dynamic processes. The social ontology of the body appears, then, as an alternative to the metaphysics of substance and presents the image of the interpersonal body, as a vector of relationships constitutive of subjectivity. This social-relational mode of existence implies vulnerability and interdependence, values according to which guide another way of conceiving ethical relationships. No longer based on individual self-awareness, autonomy, and self-responsibility, but based on the recognition of dependence, limits, and failures of self-fulfilling aspirations. Finally, the embodied image of politics emerges in Butler's philosophy, articulated by the political image of the body, through which the philosopher constructs plural policy alternatives. By mobilizing the condition of dependence, it is possible to create powerful movements and produce unexpected transformations. In this way, it is a way of arguing against liberal individualist perspectives, by showing that political agency is not constructed as individual sovereignty, independence, and invulnerability.
|
|
6
|
-
ALEX GONÇALVES PIN
-
A vida indivisa da ontologia da potência em Giorgio Agamben
-
Orientador : GABRIELE CORNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELE CORNELLI
-
PEDRO ERGNALDO GONTIJO
-
MONIQUE TERESINHA PYRRHO DE SOUZA SILVA
-
ANDRE SATHLER GUIMARAES
-
MARCELO SILVA DE CARVALHO
-
Data: 31/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A vida, nesse trabalho, é a possibilidade e o ponto de partida para reconsiderar a cisão metafísica que permeia o pensamento filosófico-teológico no Ocidente – transcendência e imanência, bem e mal, sagrado e profano, humano e animal etc. A vida indivisa, efetivada em cada vivente, é a resistência à máquina antropológica governamental que divide para conquistar. Trata-se de pensar a antropologia e a política que vem antes da captura da vida operada pela lei. Examina-se a relação que G. Agamben estabelece entre biopolítica e a máquina antropológica, com a finalidade de sugerir que a originária captura da vida através da lei e sua consequente dominação por meio da lógica soberana pode ser questionada pela conexão entre a vida insalvável e a forma-de-vida. A vida insalvável, que tem como figura suprema a natureza humana que permanece perfeitamente inoperante, e a forma-de-vida, que resiste ao direito e torna indistinguível vida e regra, unidas são os elementos chave para fazer frente à ontologia da operosidade que predomina na política no Ocidente. Assim a cisão no interior do vivente e produz o humano a partir da oposição homem e animal. É toda a compreensão do vivente que deve ser reequacionada, se é verdade que a vida deve ser pensada como uma potência que excede incessantemente suas formas e suas realizações. Apresenta-se, então, a vida messiânica como uma proposta de ontologia da potência da vida, isto é, da vida vivida em sua potência, a qual não se esgota em forma alguma que assume. Não se trata de assumir uma vida poderosa, em que o poder da potência se evidencie em todo seu esplendor, mas, exatamente, o contrário, reconhecer a potência e a impotência presentes continuamente na vida. Não se deve assumir uma forma de vida tal como, por exemplo, a vida lamuriosa ou hedonista, mas usar da alegria e do choro sem se deixar ser dominado por essas formas. Assim como os compradores devem ser como não detentores, porque o uso não pode ser confundido com a necessidade de posse. Um uso sem posse. Não significa que realizar a forma-de-vida seja algo simples. A vida messianicamente guiada pelo como não representa um grande desafio de ruptura com o direito instituído. A vida messiânica é a paródia das demais vocações. Seja qual for o formato que a vida assuma, todos devem messianicamente ser como não fossem. Todos devem negar a sua vocação situada no mundo. Todos devem negar ser possuídos, formatados, por aquilo que devem apenas usar.
-
Mostrar Abstract
-
Ontologies contemporary
|
|