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Dissertações |
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Gustavo Vinicius Delmondes Chaves
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MELHORIAS PARA A GESTÃO E O PLANEJAMENTO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO: IMPACTOS DAS PARALISAÇÕES E PROPOSTA DE DIRETRIZES DE CONTINGÊNCIA.
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Orientador : CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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ANDRE NUNES
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TITO BELCHIOR SILVA MOREIRA
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Artur Carlos de Morais
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Data: 30/01/2023
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As paralisações (greves) do transporte público são eventos que ocorrem com certa frequência, interrompem a oferta do serviço e causam transtornos diversos. Assim, este trabalho objetiva analisar o contexto das paralisações do transporte público coletivo rodoviário de passageiros no DF, de modo a propor melhorias no processo de planejamento através de: revisão sistemática de literatura sobre as greves no transporte público; levantamento sobre a ocorrência de paralisações no DF; estimativa de impacto das paralisações sobre a demanda de passageiros do transporte público do DF; e elaboração de diretrizes para a elaboração de plano de contingência para o transporte público. Os resultados indicaram que: (i) a metodologia Methodi Ordinatio ressaltou diversos aspectos dos trabalhos acadêmicos sobre os impactos negativos das paralisações; (ii) o levantamento do número de greves indica que são eventos com certa frequência no DF, mas em queda; (iii) há impactos negativos na demanda de passageiros do transporte do DF, segundo estimativas de modelo de dados em painel longo; (iv) um conjunto de ações de contingência é necessário para mitigar os efeitos delas. Demonstrou-se ser essencial a elaboração de um plano de contingência de greves a partir das ações estruturadas, o que permite o aprimoramento da gestão e do serviço de transporte público coletivo.
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Public transit strikes are events often happens stopping the provision of that service and causing inconvenience. This master’s thesis aims to analyze the context of public transit in Distrito Federal (DF), Brazil to propose improvements in the planning process by: systematic literature review; data collection on strike cases in DF; estimation of impact of strikes on passenger’s demand in DF’s public transit; and formulation of guidelines to elaborate contingency plan for public transit strikes. The results show: (i) Methodi Ordinatio systematic literature review methodology highlighted several aspects of scientific papers on negative impacts of strikes; (ii) the data collection on strikes denotes that they often happens in DF but the number is dropping; (iii) there are negative impacts on passenger’s demand for public transit in DF estimate in panel data model; (iv) a set of contingency actions is needed to mitigate that negative effects. The formulation of a contingency plan to mitigate public transit strikes is essential and must be based on structured actions that allows improvement in management and public transit service.
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Rita de Cassia Cardoso da Mota
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O MONITORAMENTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): UM ESTUDO DAS AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIOS ESCOLARES E EQUIPAMENTOS.
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Orientador : LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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Andreia Couto Ribeiro
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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Data: 15/02/2023
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O Plano de Ações Articuladas - PAR, foi proposto em 2007 como um instrumento para descentralizar as ações e recursos da União aos entes federados no sentido de melhorar à qualidade, eficiência e equidade na implementação de políticas educacionais. As políticas públicas, neste caso, têm a finalidade de orientar a atuação governamental para um objetivo comum. Em países como o Brasil com tantas desigualdades inter e intrarregional, pelas condições econômicas dos entes federados e a distribuição de competências previstas constitucionalmente, é particularmente importante para as políticas públicas, como o PAR. Assim, saber se as providencias ou ações adotadas resolveram os problemas que as deram causa, é primordial conhecer dos resultados. Essa possibilidade está ligada ao monitoramento e avaliação uma vez que produzem evidências sobre a efetividade ou não das políticas públicas. O presente trabalho consiste em um estudo de caso de abordagem qualitativa e objetiva descrever sobre o monitoramento do PAR, realizado pelo FNDE, por meio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação – Comap, utilizando análise documental, observação direta, entrevista semiestruturada e questionários aos gestores municipais dos estados de São Paulo e Sergipe, e também aos Secretários estaduais de Educação. Conclui com base nos resultados que o modelo de monitoramento adotado pela Comap/FNDE, está distante dos parâmetros da literatura, considerando a forma como são desenvolvidas as atividades, procedimentos presenciais com foco no aspecto físico-financeiro e a descontinuidade verificadas nas ações, caracterizando-o como pontual e esporádico, somada à ausência de indicadores. Estruturalmente a coordenação tem posição vertical, dando-lhe condição de subordinação e privada de autonomia para decisões e ações ligadas ao ato de monitorar. Ao contrário, conformando ao problema de pesquisa, fica respondido considerando a importância do monitoramento para aprimorar as ações do PAR que tem lugar à medida em que são consideradas as proposições para sua execução por meio de procedimentos contínuos, rotineiros e sistemáticos, bom uso das informações e de indicadores para explorar o seu potencial de gerar conhecimento, garantindo-lhe o caráter de intervenção para maior efetividade, aprendizagem organizacional, melhoria na gestão e fortalecimento da ação pública.
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The Articulated Action Plan - PAR, was proposed in 2007 as an instrument to decentralize the Union's actions and resources to the federated entities in order to improve the quality, efficiency and equity in the implementation of educational policies. Public policies, in this case, aim to guide government action towards a common goal. In countries like Brazil with so many inter- and intra-regional inequalities, due to the economic conditions of the federal entities and the distribution of constitutionally foreseen competences, it is particularly important for public policies, such as the PAR. Thus, knowing whether the measures or actions taken resolved the problems that caused them, it is essential to know the results. This possibility is linked to monitoring and evaluation since they produce evidence about the effectiveness or otherwise of public policies. This work consists of a case study with a qualitative and objective approach to describe the monitoring of the PAR, carried out by the FNDE, through the Coordination of Monitoring and Evaluation - Comap, using document analysis, direct observation, semi- structured interviews and questionnaires to municipal managers of the states of São Paulo and Sergipe, and also to the State Secretaries of Education. It concludes based on the results that the monitoring model adopted by Comap/FNDE, is far from the parameters of the literature, considering the way in which the activities are developed, face-to-face procedures with a focus on the physical-financial aspect and the discontinuity verified in the actions, characterizing it o as punctual and sporadic, added to the absence of indicators. Structurally, the coordination has a vertical position, giving it a condition of subordination and deprived of autonomy for decisions and actions related to the act of monitoring. On the contrary, conforming to the research problem, it is answered considering the importance of monitoring to improve PAR actions that take place as the proposals for its execution are considered through continuous, routine and systematic procedures, good use of information and indicators to explore its potential to generate knowledge, guaranteeing its character of intervention for greater effectiveness, organizational learning, improvement in management and strengthening of public action.
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Andréia Rodrigues da Silva
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ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
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Orientador : MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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MEMBROS DA BANCA :
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JONILTO COSTA SOUSA
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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RENATA MAINENTI GOMES
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Data: 16/02/2023
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O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) visa contribuir para o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes, por meio da oferta de alimentação nas escolas. Em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia da Covid-19 e a legislação do PNAE foi alterada para permitir a entrega de alimentação escolar diretamente aos pais ou responsáveis pelos alunos, veio a impor diversos desafios ao Programa, que demandaram uma atuação mais efetiva do controle social do PNAE, exercido pelos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). O objetivo deste trabalho foi verificar se os Conselhos conseguiram atuar de forma efetiva no controle social do PNAE, no contexto da pandemia da Covid-19. Foram utilizadas técnicas de pesquisa documental, bibliográfica, e quantitativa por meio da aplicação de questionário, enviado eletronicamente aos conselheiros de todo o Brasil, que possuíam cadastrado no Sistema do FNDE, com retorno de 1703 questionários. A maioria dos conselhos deu continuidade às atividades de monitoramento e fiscalização do programa. As atividades mais desenvolvidas pelos Conselhos foram o acompanhamento da montagem dos kits (69,6%) e o acompanhamento da divulgação sobre o fornecimento dos kits e/ou refeições (52,8%). As regiões Sul e Sudeste foram as regiões onde mais foram realizadas essas atividades. As maiores dificuldades enfrentadas pelos Conselhos foram a baixa de participação dos membros (33,4%), mais reportada na região Centro-Oeste, e a baixa capacitação dos conselheiros (27,7%), mais reportada na região Nordeste. Apesar das dificuldades enfrentadas, no contexto da pandemia da Covid-19, houve engajamento e comprometimento da maioria dos Conselhos e de seus membros, que procuraram, voluntariamente, realizar o controle do programa.
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The National School Meals Program (PNAE) aims to contribute to school performance and the formation of healthy eating habits among students, by offering food in schools. In 2020, when face-to-face classes were suspended due to the Covid-19 pandemic and the PNAE legislation was changed to alowthe delivery ofschool meals directly to parents or guardians of students,which came to imposeseveral challenges on the Program,demandinga more effectiveperformanceof thesocial control of thePNAE, exercised by the School Feeding Councils. The objective of this work was to verify if the Councils were able to act effectively in the social control of the PNAE, in the context of the Covid-19 pandemic. Documentary, bibliographical and quantitative research techniques were used, through the application of questionnairessentby e-mailtocounselorsfrom all over Brazil, who had registrationin the FNDE System.1,703 questionnaireswere answered.The majority of Councils continued monitoring andinspectingtheProgram. The activities most developed by the Councils, in the context of the Covid-19 pandemic,were:monitoring the assembly of kits (69.6%);and follow-upof disclosure about the supplyof kits and/or meals (52.8%). The South and Southeast regions were the regions where most of these activities were carried out. Themain difficulties faced by the Boards were:lowparticipationof members(33.4%), morereported in the Midwest region;andlowtrainingofcounselors(27.7%), most reported in the Northeast region. Despite the difficulties faced, there was engagement and commitment on the part of themajorityoftheCouncilsandtheirmembers,who,voluntarily,wereeffectivein controlling theprogram.
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Núbia Augusto de Sousa Rocha
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O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS PELO PODER PÚBLICO.
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Orientador : ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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ANDRE NUNES
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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TIAGO EMMANUEL NUNES BRAGA
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Data: 23/02/2023
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Foi com a aceleração do desenvolvimento tecnológico e o aumento da importância da informação para a sociedade moderna que o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais passou a ganhar destaque nos espaços públicos e privados. Seguindo a tendência mundial, o Brasil editou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, em agosto de 2018, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. A Lei contém um capítulo específico para as regras e responsabilidades no tratamento de dados pessoais pelo Poder Público, no entanto, ainda há muito a ser debatido sobre o tema. Com o objetivo de contribuir para o avanço da pesquisa sobre o assunto, realizou-se a presente Dissertação, que está organizada em três artigos no formato multipaper. O primeiro artigo realizou um estudo bibliométrico com o objetivo de identificar tendências atuais e analisar o panorama das pesquisas desenvolvidas em âmbito global. Uma amostra de 55 artigos foi selecionada utilizando o Methodi Ordinatio. Os resultados apontam um aumento significativo da produção acadêmica sobre o tema nas últimas duas décadas. Há predomínio de publicações em periódicos europeus. Os resultados evidenciam a atualidade do tema e a necessidade de se desenvolver mais pesquisas voltadas para o campo da Administração Pública. O segundo artigo tem por objetivo identificar os principais pontos críticos para o tratamento de dados pessoais pelo Poder Público por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados mostram que a confiança, a transparência, a segurança da informação, a conformidade, o interesse público e o acesso à informação são os principais pontos de tensão abordados pela doutrina. O terceiro artigo tem por objetivos estabelecer níveis de criticidade para os pontos identificados considerando a realidade brasileira, bem como investigar a existência de outros pontos críticos sobre os quais a teoria ainda não avançou, utilizando-se para tanto uma pesquisa com especialistas no tema. Os resultados apontam uma coerência entre o que foi verificado na teoria e a percepção dos especialistas. Outros 10 pontos críticos para o tratamento de dados pessoais pelo Poder Público foram mencionados pelos participantes. Em geral, os principais elementos de tensão identificados foram a falta de capacitação dos agentes públicos e o compartilhamento de dados pessoais.
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With the acceleration of technological development and the increasing in the importance of information for modern society, privacy and personal data protection gained prominence in public and private spaces. Following the world trend, Brazil enacted the General Personal Data Protection Law in 2018 to protect the fundamental rights of freedom and privacy. The Law contains a specific chapter for the rules and responsibilities in personal data processing by the State. However, there is still much to be debated on the subject. This study, organized into three articles in a multi-paper format, was developed to contribute to advancing research in this field. The first article carried out bibliometric research to identify current trends and analyze the panorama of researches developed at the national and international levels on the subject. A sample of 55 articles was selected using the Methodi Ordinatio. The results point to a significant increase in academic production on the subject in the last two decades. There is a predominance of publications in European scientific papers. The results show the topicality of the topic and the need to develop more researchers in the field of Public Administration. The second article aims to identify the main critical points of personal data processing by the State, considered by the national and international literature on the subject through a systematic literature review. The results show that trust, transparency, cybersecurity, compliance, public interest, and access to information are the main points of tension considered by the doctrine. The third article aims to establish levels of criticality for the identified factors considering the Brazilian reality and investigate the existence of other critical points on which the theory has not yet advanced, using empirical research with specialists in the subject. The results show coherence between the ism and the specialists' perception. The specialists mentioned other ten critical points for personal data processing by the Government.
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Patrícia Costa Dias
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GESTÃO E QUALIDADE DE VIDA NO TELETRABALHO (e-QVT): UM ESTUDO DE CASO NO FNDE.
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Orientador : MARIA JULIA PANTOJA DE BRITTO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA JULIA PANTOJA DE BRITTO
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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ANDRÉ VAZ LOPES
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Data: 27/02/2023
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A transformação digital das relações de trabalho, intensificadas com o advento da pandemia da COVID-19, têm impulsionado novas formas e configurações de trabalho, dentre as quais adquirem relevo, o teletrabalho, no qual as equipes virtuais são ligadas por meio de tecnologias da informação e comunicação. Novos desafios têm emergido para a liderança de equipes virtuais, sobretudo quanto aos aspectos da Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT). No Brasil, o governo editou normas que possibilitam a implementação de um programa de gestão visando melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos teletrabalhadores e reduzir custos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é traçar um diagnóstico das dimensões da e-QVT, identificando pontos de atenção e facilitadores à gestão e implementação do trabalho remoto no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, e comparar os resultados das pesquisas nos cinco órgãos públicos onde a Escala e-QVT foi aplicada. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem descritiva de caráter exploratório realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL) baseada no protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008), nas bases de dados: Web of Science e Scopus, no Portal de Periódicos CAPES. Após a utilização de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 43 artigos relacionados aos temas Gestão de Equipes Virtuais e e-QVT, cujos resultados fornecem subsídios para novas pesquisas que contribuam para a institucionalização do tema na academia e em organizações brasileiras. A pesquisa tem características quali-quanti (abordagem mista) e foi realizada com 158 teletrabalhadores do FNDE, com a aplicação da Escala de medida e-QVT, desenvolvida por Andrade composta por cinco dimensões do Teletrabalho: Autogestão, Contexto, Estrutura Tecnológica, Infraestrutura e Sobrecarga de Trabalho, e, ainda, pela dimensão da Gestão do Teletrabalho. Os achados apontam que os teletrabalhadores do FNDE estão numa zona de bem-estar dominante, com resultado positivo para promoção da saúde, em cinco dimensões de e-QVT. A dimensão Sobrecarga de trabalho encontra-se na zona de mal-estar dominante moderado e é um importante fator a ser considerado pela gestão do teletrabalho, segundo a Cartografia Psicométrica de Ferreira (2012). Resultados similares foram observados nas pesquisas realizadas por Andrade (2020) no Superior Tribunal de Justiça, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, e por Fayad (2021), na Universidade de Brasília.
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The digital transformation of labor relations, intensified with the advent of the COVID-19 pandemic, has driven new forms and configurations of work, among which acquires relevance, telework, in which virtual teams are connected by means of information and communication technologies. New challenges have emerged for the leadership of virtual teams, especially regarding the aspects of Quality of Life in Telework (e-QVT). In Brazil, the government has edited norms that enable the implementation of a management program aiming to improve the productivity and the quality of life of teleworkers and to reduce costs. In this context, the objective of this work is to draw a diagnosis of the dimensions of e-QVT, identifying points of attention and facilitators to the management and implementation of remote work in the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, and compare the results of research in five public agencies where the e-QVT Scale was applied. The research is characterized by a descriptive approach of exploratory nature conducted through a systematic literature review (SLR) based on the protocol of Cronin, Ryan and Coughlan (2008), in the databases: Web of Science and Scopus, in the Portal of Periodicals CAPES. After using the inclusion and exclusion criteria, 43 articles related to the themes of Virtual Team Management and e-QVT were selected, whose results provide subsidies for new research that contribute to the institutionalization of the theme in academia and in Brazilian organizations. The research has quali-quantitative characteristics (mixed approach) and was conducted with 158 teleworkers from FNDE, with the application of the e-QVT Measurement Scale, developed by Andrade, composed of five dimensions of Telework: Self-Management, Context, Technological Structure, Infrastructure and Work Overload, and by the dimension of Telework Management. The findings indicate that the FNDE teleworkers are in a dominant well-being zone, with positive results for health promotion, in five dimensions of e-QVT. The dimension Work overload is in the moderate dominant malaise zone and is a crucial factor to has been considered by telework management, according to Ferreira's Psychometric Cartography (2012). Equivalent results have been observed in the research conducted by Andrade (2020) in the Superior Court of Justice, the National Health Surveillance Agency and the Court of Justice of the Federal District and Territories, and by Fayad (2021), at the University of Brasilia.
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Washington Leonardo Guanaes Bonini
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O PLANO PLURIANUAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO - A EXPERIÊNCIA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
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Orientador : MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE NUNES
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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WELLES MATIAS DE ABREU
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Data: 28/06/2023
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O presente trabalho buscou analisar a operacionalidade do Plano Plurianual – PPA, ou seja, a capacidade do Plano orientar efetivamente a ação do Governo Federal. Para tanto, foi contextualizado o planejamento governamental no Brasil, do histórico de planejamento de desenvolvimento, de sua conexão com a dinâmica orçamentária, à sistemática atual de operação, de modo articulado com críticas que são opostas à operação do Plano. Traço importante da pesquisa foi o relacionamento entre os programas do PPA, elemento de agregação de ações, e os programas de políticas públicas, ações do estado. Esse relacionamento tinha o potencial de revelar algumas das razões para a disjunção entre planejamento e ações do governo, bem como da percepção significativamente negativa que se tem do PPA como instrumento de direcionamento governamental.. A metodologia utilizada para a pesquisa envolveu pesquisa bibliográfica, revisão documental, entrevistas semiestruturadas com gestores com atuação tanto em temas administrativos como na gestão de políticas, cujas impressões foram tratadas por meio de análise de conteúdo. Por tratar-se de estudo de caso, o trabalho focou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, seja nos programas, seja nos atores envolvidos . Chegou-se à conclusão de que o PPA, em sua última versão – 2020/2023 – continuava a ser ferramenta de baixa utilidade para a gestão governamental, em especial por sua natureza orçamentária e universalista, com pouco valor estratégico real para o processo decisório ou para a gestão de políticas públicas.
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The present work seeks to analyze the operationality of the Multi-Year Plan – PPA (in Portuguese), in the sense of its ability to effectively orient the Federal Government’s actions. In order to do so, a contextualization of planning in Brazil was made, as well as a historic of development planning, of its connection to budgeting dynamics, the current operational systematic, in an articulated manner with the criticism to the operation of the Plan. An important aspect of the research was the relationship between programs of the PPA, which are an element of action aggregation, and the programs that represent public policies, which are actions of State themselves. This relationship may reveal some of the reasons for the disjunction between planning and government action, as well as explain the significantly negative impression held towards the PPA as an instrument of governmental direction. The methods employed involved bibliographical research, documental review, semi-structured interviews with managers who act both in administrative and in public policy management roles, whose impressions were treated through content analysis. Since it configures a case study, the work focused on the Ministry of Justice and Public Security, be it on its programs, be it in the actors involved. The work concludes that, in its latest version – 2020/2023 – the Plan continued to be of secondary importance for public management, in special due to its budgetary and universalist nature, without a real strategic value or relevance for public policy management.
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Lívia de Paula Miranda Pereira Frauches
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ATO INTERNACIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO TRÂMITE INSTITUCIONAL SOB A PERSPECTIVA DE UM ÓRGÃO PÚBLICO FEDERAL
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Orientador : ANNITA VALLERIA CALMON MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNITA VALLERIA CALMON MENDES
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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NADIA DE ARAUJO
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RICARDO ANDRADE SAADI
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Data: 29/06/2023
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Um dos instrumentos mais importantes para a política externa de um país é o ato internacional, sendo que, por intermédio da quantidade de documentos assinados, do seu emprego e da importância conferida em seus efeitos em território doméstico, é possível mensurar sua atuação diplomática e a ampliação do alcance de sua influência e confiabilidade global. No Brasil, após a celebração de um ato bilateral ou multilateral, deve-se ser empregado um procedimento de internalização das regras acordadas internacionalmente ao ordenamento jurídico brasileiro, pelos diversos trâmites de análise nos Poderes Executivo e Legislativo. Assim, elegida a fase processual que ocorre no Poder Executivo, na elaboração e na tramitação da Exposição de Motivos Interministerial (EMI), o passo seguinte ocorre no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Desse modo, é necessário um estudo do fluxo processual de tramitação da internalização dos atos internacionais nos órgãos da Pasta (MJSP), para fins de verificação de uma visão integrada das atividades desempenhadas por essas unidades, à luz dos conceitos de Gerenciamento de Processos e Negócios (Business Process Management, conhecido pela sigla BPM). Observa-se, ademais, que, em 31 de agosto de 2020, foi publicada a Portaria nº. 453, que dispõe sobre a elaboração e a tramitação de atos no âmbito do MJSP, para oficializar fluxos de modo a promover a segurança jurídica para a assinatura e a implementação desses dispositivos de competência do Ministério. Considerando o cenário de internalização dos atos internacionais acima descritos e partindo da gestão processual para gerar um produto que possa atender as expectativas das partes interessadas, este estudo busca responder à seguinte questão: como se dá o processo de internalização de ato internacional, no que se refere à fase de análise da EMI no contexto do MJSP, a partir da Portaria nº. 453, de 31 de agosto de 2020? Para tanto, a presente pesquisa está baseada na metodologia qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental e também quinze entrevistas não estruturadas com servidores de nível de gestão. Obtidos esses dados, realizam-se a caracterização e o mapeamento dos fluxos adotados entre as unidades setoriais envolvidas, em relação a uma etapa específica do processo de incorporação de um ato internacional, com a respectiva identificação de fatores que dificultam e facilitam a utilização da Portaria nº. 453/2020. Faz-se isso com o objetivo de depreender as boas práticas e os obstáculos existentes no fluxo processual institucional utilizado contemporaneamente. Partindo dessas análises, apresentam-se, como resultado neste trabalho , sugestões de melhorias para o órgão, propondo-se a utilização de controles gerenciais unificados entre as unidades, com o seu respectivo monitoramento com base em indicadores de desempenho. Também é sugerida a utilização de um único sistema de tramitação (interno e externo), bem como o aprimoramento da interlocução entre as unidades envolvidas, com a devida gestão entre as partes. Além disso, é proposta a implementação de reuniões interministeriais periódicas e capacitação dos envolvidos. Por fim, recomenda-se a criação e implementação de ferramenta para empreender centralidade, horizontalidade e maior transparência ao processo discutido neste estudo, o que pode dirimir os obstáculos indiciados pelos dados obtidos.
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Mostrar Abstract
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One of the most important instruments for a country's foreign policy is the international act, and, through the number of documents signed, their use and the importance given to their effects in domestic territory, it is possible to measure their diplomatic performance and the expanding the reach of its influence and global reliability. In Brazil, after the signature of a bilateral or multilateral act, a procedure to internalize the rules internationally agreed to the Brazilian legal system must be used, through the various analytical procedures in the Executive and Legislative Powers. Thus, having chosen the procedural phase that occurs in the Executive Branch, in the elaboration and in the processing of the Interministerial Explanatory Statement - EMI, will be straiten the perspective under the Ministry of Justice and Public Security - MJSP, being necessary a study of the procedural workflow of processing of the internalization of the international acts in the areas of the Ministry, for the purpose of verifying an integrated vision of the activities performed by these units, in the light of the concepts of Business Process Management (BPM). It is also noted that on August 31, 2020, Ordinance No. 453 was published, which provides the preparation and processing of acts within the scope of the MJSP, to formalize workflows in order to promote legal certainty for the signature and implementation of these legal devices within the competence of the Ministry. Considering the scenario of internalization of the international acts described above, starting from the procedural management to generate a product that can meet the expectations of the interested parties, this study will seek to answer the following question: how does the process of internalization of an international act take place, regarding the analysis phase of the Interministerial Explanatory Statement - EMI in the context of the MJSP, as of Ordinance No. 453, of August 31, 2020? This research project, therefore, aims to characterize and suggest a model of integrated institutional management of procedures of mapping the workflows adopted between the sectoral units involved, in relation to the initial phase of incorporation of an international act.
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Luiz Henrique da Silva Marciano
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GOVERNO ELETRÔNICO E TELETRABALHO: O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA AUTARQUIA DISTRITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Orientador : LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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MARIA JULIA PANTOJA DE BRITTO
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MARIANA LUISA DA COSTA LAGE
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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Data: 30/06/2023
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Mostrar Resumo
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A presente pesquisa tem como objetivo analisar a adoção do teletrabalho compulsório no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) na perspectiva do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas do governo eletrônico (e-Gov). Para tanto, foram delimitados como objetivos específicos: Descrever o contexto da adoção do teletrabalho compulsório no Detran/DF em razão da pandemia; relatar a percepção dos servidores do autarquia em relação ao teletrabalho compulsório; identificar as características relacionadas ao uso das TICs na prática do teletrabalho compulsório em razão da pandemia de Covid-19 e descrever os pressupostos, as características e funcionalidades do Sistema Eletrônico de informações (SEI) e os fatores relacionados a seu uso durante a realização do teletrabalho na percepção de seus servidores. Para alcance dos objetivos foi realizada pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva a partir de um estudo de caso, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, mesmo com a impossibilidade de realização de um planejamento para o estabelecimento de critérios para a adoção do teletrabalho em razão da pandemia repentina, houve manutenção das atividades essenciais da autarquia, possibilitando a entrega dos serviços públicos por meio da intensificação do uso das TICs, destacando-se o comprometimentos dos servidores e gestores no enfrentamento dos desafios apresentados e a importância do SEI como ferramenta com o uso consolidado entre os servidores, garantindo a manutenção da gestão processual e validando, em parte, as expectativas em relação aos objetivos estabelecidos pela administração pública por meio das estratégias de governo eletrônico em relação ao sistema.
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Mostrar Abstract
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The present research aims to analyze the adoption of compulsory telework in the Department of Transit of the Federal District (Detran/DF) from the perspective of using Information and Communication Technologies (ICTs) as tools of electronic government (e-Gov). To achieve this, the following specific objectives were defined: To describe the context of the adoption of compulsory telework in Detran/DF due to the pandemic; to report the perception of the autarchy's employees regarding compulsory telework; to identify the characteristics related to the use of ICTs in the practice of compulsory telework due to the Covid-19 pandemic, and to describe the assumptions, characteristics, and functionalities of the Sistema Eletrônico de Informações [Electronic Information System] (SEI) and the factors related to its use during telework as perceived by its employees. To achieve these objectives, a qualitative exploratory and descriptive research was conducted based on a case study, using documentary research techniques and semi-structured interviews, which were examined through content analysis. The results demonstrate that, even with the impossibility of establishing criteria for the adoption of telework due to the sudden pandemic, the essential activities of the autarchy were maintained, enabling the delivery of public services through the intensified use of ICTs. The commitment of employees and managers in facing the challenges presented, as well as the importance of SEI as a tool with consolidated use among employees, stand out, ensuring the maintenance of procedural management and partially validating the expectations regarding the objectives established by the public administration through e-government strategies in relation to the system.
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Yara Cristine dos Santos Costa
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A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS E A TRANSPARÊNCIA NO SETOR PÚBLICO FEDERAL: DESAFIOS E PRÁTICAS
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Orientador : MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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MEMBROS DA BANCA :
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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JONILTO COSTA SOUSA
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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MAURÍCIO MURIACK DE FERNANDES E PEIXOTO
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Data: 11/07/2023
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A complexidade das relações entre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) resulta em um terreno árduo para a atuação do Serviço Público Federal, uma vez que enquanto a LAI preconiza a transparência pública, a LGPD busca proteger os dados pessoais dos cidadãos brasileiros. Considerando essa problemática, este estudo teve como objetivo analisar o aparente conflito relacionado ao acesso à informação no setor público federal à luz da LAI, da LGPD e das Boas Práticas aplicadas. Metodologicamente, assume-se uma pesquisa descritivo-exploratória para examinar o tema em seus relevos mais recentes, no caso o conflito interpretativo ao aplicar as referidas leis. Para coleta de dados, adota-se uma revisão bibliográfica não sistemática, consultando bases de dados nacionais de relevância, a saber: Portal Periódicos CAPES associado à plataforma da Universidade de Brasília (UnB); Scientific Electronic Library Online (SciELO); e Google Acadêmico. Para análise e interpretação das evidências bibliográficas, parte-se de uma perspectiva teórica interdisciplinar, acolhendo a Teoria do Novo Serviço Público (NSP); a Teoria do Diálogo das Fontes; e a Teoria da Ponderação dos Direitos. Adotou-se, ainda, uma pesquisa qualitativa, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com integrantes de quatro instituições com diferentes níveis de maturidade na implementação dos dois estatutos legais. Após as análises realizadas, verificou-se que boas práticas na implementação e execução da LAI e da LGPD significa observar fundamentalmente os preceitos das três teorias mencionadas, especialmente no que diz respeito ao atendimento do interesse público, a fim de assegurar a proteção da personalidade dos indivíduos pela ponderação dos direitos. Para tanto, no decorrer das pesquisas, algumas lições foram aprendidas, como a importância de se mapear todos os processos de negócio e os dados pessoais que estes armazenam antes de sua disponibilização e, ainda, recomenda-se como boas práticas: garantir transparência e proteção dos dados pessoais sensíveis e promover o atendimento ao cidadão-usuário de forma eficiente e integrada. Além disso, foi possível constatar que a LAI e a LGPD são duas faces de uma mesma moeda, que é a transparência dos dados entre os distintos e diversos atores sociais. Este estudo demonstrou isso ao analisar grupos diferentes de instituições públicas e seus gestores na aplicação de ambas as leis. Portanto, a implementação da LAI vem para promover o acesso à informação, e a LGPD a auxilia nessa operação. Por conseguinte, é fundamental que gestores públicos atuem em conformidade com as leis de transparência e proteção de dados, e que as boas práticas em sua implementação sejam amplamente difundidas e aplicadas, a fim de garantir um equilíbrio entre a transparência pública e a proteção dos direitos dos indivíduos.
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The complexity of the relationship between the Law on Access to Information (LAI) and the General Data Protection Law (LGPD) results in difficult terrain for the Federal Public Service to operate, since while the LAI advocates public transparency, the LGPD seeks to protect the personal data of Brazilian citizens. Considering this problem, this study aimed to analyze the apparent conflict related to access to information in the federal public sector in the light of LAI, LGPD and applied Good Practices. Methodologically, a descriptive-exploratory research is assumed to examine the theme in its most recent reliefs, in this case the interpretative conflict when applying the referred laws. For data collection, a non-systematic bibliographic review was adopted, consulting relevant national databases, namely: Portal Periódicos CAPES associated with the platform of the University of Brasília (UnB); Scientific Electronic Library Online (SciELO); and Google Scholar. For the analysis and interpretation of the bibliographic evidence, we start from an interdisciplinary theoretical perspective, embracing the Theory of the New Public Service (NSP); the Dialogue of Sources Theory; and the Theory of Weighting of Rights. A qualitative research was also adopted, using documentary and bibliographical research techniques, as well as conducting semi-structured interviews with members of four institutions with different levels of maturity in the implementation of the two legal statutes. After the analyses, it was verified that good practices in the implementation and execution of the LAI and the LGPD mean fundamentally observing the precepts of the three theories mentioned, especially with regard to serving the public interest, in order to ensure the protection of the personality of the individuals by weighing their rights. To this end, during the course of the research, some lessons were learned, such as the importance of mapping all business processes and the personal data they store before they are made available, and it is also recommended as good practices: ensuring transparency and protection of sensitive personal data and promote the service to the citizen-user in an efficient and integrated way. In addition, it was possible to verify that the LAI and the LGPD are two sides of the same coin, which is the transparency of data between different and diverse social actors. This study demonstrated this by analyzing different groups of public institutions and their managers in the application of both laws. Therefore, the implementation of the LAI comes to promote access to information, and the LGPD assists in this operation. Therefore, it is essential that public managers act in accordance with transparency and data protection laws, and that good practices in their implementation are widely disseminated and applied, in order to guarantee a balance between public transparency and the protection of human rights. of individuals.
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Rogério Xavier Rocha
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GOVERNANÇA COMO INSTRUMENTO PARA A PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
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Orientador : LUIZ HONORATO DA SILVA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ HONORATO DA SILVA JUNIOR
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ANDRE NUNES
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THERESE HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA
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LUCIANO PEREIRA DA SILVA
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Data: 13/07/2023
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A presente pesquisa busca compreender a importância de um sistema a governança, seus arranjos e práticas estabelecidas, como um instrumento apto a fomentar a participação social no ciclo das políticas públicas a cargo de uma organização pública brasileira. Estabelecida a proposição central da pesquisa, de que a estruturação formal de um sistema de governança favorece o estabelecimento de arranjos institucionais de participação social no ciclo das políticas públicas, busca responder como um sistema de governança influencia a adoção de arranjos de participação social no ciclo das políticas públicas numa organização pública federal? Neste caminho, descreve o Sistema de Governança instituído no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, organização lócus da pesquisa, identificando os principais arranjos, instrumentos e práticas de governança e de participação social no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública e associa, a partir da percepção dos gestores públicos, a instituição do Sistema de Governança aos arranjos, práticas e instrumentos de participação social existentes. Para deslinde do objetivo da pesquisa, adota como principal procedimento metodológico o estudo de caso, de natureza descritiva, apoiado em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram estruturados, codificados e categorizados, a posteriori, e analisados e interpretados por meio da aplicação das técnicas de combinação de padrão referencial e da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, permitem identificar e descrever o Sistema de Governança do Ministério da Justiça e Segurança Pública como um sistema de governança formalmente estruturado, com um conjunto conceitos definidos e dotado de estruturas, arranjos e práticas instituídas de forma a cumprir os objetivos propostos a um sistema dessa natureza. Além disso, identificou e descreveu o conjunto de instrumentos de participação social utilizados pela organização. Embora não tenha sido identificado um modelo formal de participação formal, ficou demonstrada a institucionalização de um conjunto de práticas de participação social, tais como os conselhos de políticas públicas, o canal de ouvidoria e as consultas e audiências públicas. Os gestores demonstraram uma percepção positiva tanto em relação aos efeitos decorrentes da institucionalização do sistema de governança, com também em relação aos efeitos gerados pelo sistema de governança em relação aos esforços de participação social. Foi possível identificar que na visão dos gestores da organização há uma associação direta entre a instituição do sistema de governança e a ampliação institucional da capacidade de articulação e de envolvimento da sociedade na condução de políticas públicas da organização.
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This study seeks to understand the importance of a governance system, its arrangements and practices, as a tool to promote social participation in the public policy cycle in a Brazilian public organization. The central argument of the study is that the formal structuring of a governance system favors the establishment of institutional arrangements for social participation in the public policy cycle. It attempts to answer how a governance system influences the adoption of arrangements for social participation in the public policy cycle in a federal public organization? In this way, the governance system in the field of the Ministry of Justice and Public Security, the organizational setting of the research, is described, identifying the main regulations, instruments and practices of governance and social participation in the field of the Ministry of Justice and Public Security, and relating the establishment of the governance system from the perspective of public administrators to the existing arrangements, practices and instruments of social participation. In order to delineate the objective of the research, the main methodological procedure is the descriptive case study supported by bibliographic research, document searches and semi-structured interviews. The data were structured, coded and categorized, a posteriori, and analyzed and interpreted through the application of reference pattern combination techniques and content analysis. The results obtained allow identifying and describing the Governance System of the Ministry of Justice and Public Security as a formally structured governance system, with a set of defined concepts and endowed with structures, arrangements and practices instituted in order to fulfill the objectives proposed to a system of this nature. In addition, it identified and described the set of social participation instruments used by the organization. Although a formal model of formal participation has not been identified, the institutionalization of a set of social participation practices has been demonstrated, such as public policy councils, the ombudsman channel and public consultations and hearings. Managers showed a positive perception both in relation to the effects arising from the institutionalization of the governance system, as well as in relation to the effects generated by the governance system in relation to social participation efforts. It was possible to identify that, in the view of the organization's managers, there is a direct association between the institution of the governance system and the institutional expansion of the capacity for articulation and involvement of society in conducting the organization's public policies.
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Renata Braz Melo Franco Bahia
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A INTERNALIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE PALERMO NO BRASIL SOB A LUZ DA POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS.
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Orientador : ANNITA VALLERIA CALMON MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNITA VALLERIA CALMON MENDES
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ELAINE NOLASCO RIBEIRO
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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WALDIMEIRY CORREA DA SILVA
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Data: 24/07/2023
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O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão. Trata-se de um fenômeno complexo e que ainda subsiste em escala global, notadamente estruturado em movimentos de pessoas em contexto de vulnerabilidade com a finalidade de exploração. Dados do Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas, produzido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC,2020) indicam que, apenas no ano de 2018, foram detectadas quase 50.000 vítimas de tráfico humano em 135 países, incluindo o Brasil. Nesse sentido, propôs-se com esta pesquisa estudar o fenômeno do tráfico de pessoas, em especial a implementação da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP) do governo brasileiro como resposta ao fenômeno, da perspectiva da proteção e à atenção às vítimas do crime. A fundamentação teórica incluiu uma análise dos antecedentes do tema nos documentos internacionais, em especial o Protocolo de Palermo, e uma descrição da PNETP no Brasil, além das medidas de assistência e proteção oferecidas às vítimas. A metodologia empregada consistiu em pesquisa documental e bibliográfica, com técnicas de coleta e análise de dados adequadas ao estudo. Os resultados alcançados revelaram que a existência de correlações entre as legislações brasileiras e o Protocolo de Palermo, indicando um alinhamento significativo entre ambos os instrumentos. O fato de as mesmas categorias e abordagens depreendidas pela análise categorial estarem presentes nos documentos legais evidencia o esforço do Brasil em adotar medidas e diretrizes que estejam de acordo com os padrões internacionais de combate ao tráfico de pessoas na perspectiva de atenção às vítimas- aspecto examinado neste trabalho. Ao identificar a presença das categorias relacionadas à proteção de vítimas de tráfico de pessoas nos documentos legais, na PNETP, na Lei 13.344/2016 e nos Planos Nacionais, podemos afirmar que o Brasil está buscando seguir as diretrizes internacionais estabelecidas pelo Protocolo de Palermo. De maneira geral, os planos brasileiros apresentaram maior percentual de conteúdo das metas de atendimento às vítimas, porém, esse alinhamento não se reflete de maneira uniforme nos três planos aprovados. Isso se deve ao fato de haver mais metas no Plano II em relação ao Plano I, mas houve uma diminuição no percentual de metas para o atendimento às vítimas do Plano III para o Plano II. Por conseguinte, ainda é necessário muito esforço para garantir que as vítimas de tráfico no Brasil tenham plenitude de direitos, devendo os planos nacionais seguintes abordarem este aspecto.
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Human trafficking is a modern form of slavery. It is a complex phenomenon that still exists on a global scale, notably structured in the movements of people in a context of vulnerability with the purpose of exploitation. Data from the Global Report on Trafficking in Persons, produced by the United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC, 2020) indicate that, only in 2018, almost 50,000 victims of human trafficking were detected in 135 countries, including Brazil. Thus, the aim of this research is to study the implementation of the Brazilian government's National Policy to Combat Trafficking in Humans (PNETP) as a response to human trafficking in Brazil, from the perspective of caring for victims. The theoretical foundation included an analysis of the theme's antecedents in international documents, in particular the Palermo Protocol, and a description of the PNETP in Brazil, in addition to the assistance and protection measures offered to victims. The methodology used consisted of documentary and bibliographical research, with data collection and analysis techniques suitable for the study. The results achieved revealed the existence of correlations between Brazilian legislation and the Palermo Protocol, indicating a significant alignment between both instruments. In relation to caring for victims, the analysis showed that the same categories and approaches are present in the legal documents, demonstrating Brazil's effort to adopt measures and guidelines that are in accordance with international standards for combating human trafficking. This compliance is essential to support national action regarding the crime of human trafficking, in addition to ensuring adequate protection for victims of this crime. By identifying the presence of categories related to the protection of victims of human trafficking in legal documents, in PNETP, in Law 13.344/2016, and in National Plans, we can say that Brazil is seeking to follow the international guidelines established by the Palermo Protocol. In general, the Brazilian plans presented a higher percentage of content of goals for victims caring, however, this alignment is not uniformly reflected in the three plans approved. This is due to the fact that there are more goals in Plan II compared to Plan I, but there was a decrease in the percentage of goals for victims caring from Plan III to Plan II. Therefore, much is still needed to ensure that victims of trafficking in Brazil have full rights.
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Tiago Oliveira Loup
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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) AOS USUÁRIOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA (MJSP)
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Orientador : LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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WEEBERB JOAO REQUIA JUNIOR
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Data: 03/08/2023
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O objetivo do presente estudo é avaliar a prestação dos serviços de Tecnologia da Informação-TI aos usuários do Ministério de Justiça e Segurança Pública-MJSP, utilizando-se do metamodelo dos 6Es do desempenho. Para tratar do tema buscou-se realizar uma pesquisa exploratória em diferentes bases de dados bibliográficas para identificar as lacunas de pesquisa e os principais temas e subtemas dos artigos científicos e executar as 10 etapas para construir dos indicadores propostas no Guia referencial para medição de desempenho (BRASIL, 2009), o que possibilitou selecionar os indicadores de desempenho, mensurar o desempenho na prestação dos serviços de TI aos usuários do MJSP e identificar as variáveis que impactam o desempenho na prestação dos serviços de TI. Como resultado da análise comparativa da nota de desempenho agregado é notória a evolução na prestação dos serviços de TI para os usuários do MJSP, a mensuração do desempenho utilizou a coleta de dados realizada no período de amostragem, de dezembro de 2019 a novembro de 2022, onde em dezembro de 2019 a Nota do Desempenho Agregado foi de 68,52 em um total de 100 e em novembro de 2022 a Nota do Desempenho Agregado aferida foi de 100 de um total de 100. Os fatores responsáveis pela melhoria na prestação dos serviços foi a obrigatoriedade de certificações específicas para cada profissional na execução dos serviços de TI; exigência da certificação PinkVerify 2011 Toolsets, da empresa Pink Elephant, na ferramenta de Gerenciamento de Serviços de TI (em inglês, IT Service Management – ITSM), em processos da biblioteca de boas práticas do Information Technology Infrastructure Library (ITIL); implantação de uma série de automações nos processos do ambiente de TI; e utilização do modelo baseado em indicadores de prestação de serviços de TI com o objetivo de monitorar o cumprimento de metas. Assim, os resultados obtidos com essa pesquisa além de mensurar a prestação dos serviços de TI aos usuários do MSJP e descrever as variáveis que impactam o desempenho na prestação dos serviços de TI, também orientam os gestores de TI na tomada de decisão em relação à quais serviços de TI precisam ser aperfeiçoados
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The aim of this study is to evaluate the provision of Information Technology-IT services to users of the Ministry of Justice and Public Security-MJSP, using the performance 6Es metamodel. To deal with the theme, an exploratory research was carried out in different bibliographic databases to identify research gaps and the main themes and subtopics of scientific articles and to execute the 10 steps to build the indicators proposed in the Reference Guide for Performance (BRAZIL, 2009), which made it possible to select performance indicators, measure performance in the provision of IT services to MJSP users and identify the variables that impact performance in the provision of IT services. As a result of the comparative analysis of the aggregated performance score, the evolution in the provision of IT services to MJSP users is notorious, the performance measurement used the data collection carried out in the running period, from December 2019 to November 2022, where in December 2019 the Aggregate Performance Score was 68.52 out of a total of 100 and in November 2022 the Aggregate Performance Score measured was 100 out of a total of 100. The factors responsible for the improvement in the provision of services was the obligation of specific certifications for each professional in the execution of IT services; requirement of PinkVerify 2011 Toolsets certification, from Pink Elephant company, in the IT Service Management (ITSM) tool, in processes of the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) best practices library; implementation of a series of automation processes in the IT environment; and use of the model based on IT service provision indicators in order to monitor the achievement of goals. Thus, the results obtained from this research, in addition to measuring the provision of IT services to MSJP users and describing the variables that impact performance in the provision of IT services, also guide IT managers in decision making regarding which IT services need to be improved.
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David de Lima Freitas
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AS IMPLICAÇÕES DO BLOQUEIO E CANCELAMENTO DE DESPESAS PÚBLICAS INSCRITAS EM RESTOS A PAGAR NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS A CARGO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA (MJSP).
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Orientador : LUIZ HONORATO DA SILVA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ HONORATO DA SILVA JUNIOR
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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ANDRE NUNES
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LUCIANO PEREIRA DA SILVA
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Data: 13/11/2023
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Verificada uma tendência de crescimento do montante de restos a pagar não processados, nos exercícios de 2008 a 2014, foram publicados os Decretos no 8.407/2015 e 9.428/2018, que alteram o Decreto no 93.872, de 23 de dezembro de 1986, e instituíram um recrudescimento da forma de gerir os empenhos inscritos em restos a pagar, onde cita-se a instituição dos bloqueios e cancelamentos automáticos e a redução do prazo de vigência de um empenho inscrito em restos a pagar não processados de 5 anos para 3 anos. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa verificar se as atuais disposições normativas que tratam do bloqueio e cancelamento de despesas públicas inscritas em restos a pagar restringem a implementação das políticas a cargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Durante o estudo, analisou-se o estoque de restos a pagar não processados dos anos de 2008 a 2022 e na sequência foram realizados testes de diferenças de médias utilizando os períodos anteriores e posteriores de aplicabilidade dos cancelamentos automáticos de restos a pagar não processados impostos pelos Decretos no 8.407/2015 e 9.428/2018, que indicaram impacto na execução das despesas classificadas como investimentos e nas transferências de recursos para os entes subnacionais, em especial na área de atuação governamental relacionada à segurança pública. Procedeu-se ainda, a realização de entrevistas semiestruturadas presenciais visando coletar a percepção dos gestores que atuam no órgão objeto de estudo em relação às consequências e impactos do Decreto no 93.872/1986, restando evidenciado que o prazo de três anos, para vigência dos empenhos inscritos em restos a pagar não processados, se mostra suficiente para a execução de despesas de baixa complexidade, entretanto, é insuficiente para atendimento das transferências voluntárias, execução de obras e execução de alguns investimentos mais complexos. A principal implicação referente ao cancelamento de restos a pagar não processados diagnosticada foi o comprometimento do orçamento do exercício vigente para suportar aquelas despesas que já possuíam suporte orçamentário e tiveram seus empenhos cancelados de forma automática.
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After identifying a growing trend in the accumulation of unprocessed unpaid obligations in the years 2008 to 2014, Decrees No. 8,407/2015 and 9,428/2018 were issued, amending Decree No. 93,872 of December 23, 1986, and introduced a stricter approach to managing commitments recorded as unpaid obligations, which included the implementation of automatic blocking and cancellations, along with a reduction in the validity period of commitments recorded as unprocessed unpaid obligations, from 5 years to 3 years. This work aims to determine whether the current normative provisions that deal with the blocking and cancellation of public expenses recorded as unprocessed unpaid obligations might restrict the implementation of public policies under the responsibility of the Ministry of Justice and Public Security. During the research, the rollup of unpaid obligations from 2008 to 2022 was analyze and tests comparing the average values were conducted using the previous and subsequent periods of the applicability of the automatic cancellations of unpaid obligations imposed by Decrees No 8,407/2015 and 9,428/2018, which indicated an impact on the execution of expenses categorized as investments and on resource transfers to subnational entities, especially in the government activities related to public security. Proceeding with semi-structured, in-person interviews with managers working within the studied federal entity aiming to gather perception into the consequences and effects of Decree No 93,872/1986, highlighting that the three-year validity period for commitments recorded as unprocessed unpaid obligations remains sufficient for executing low-complexity expenses, yet inadequate for covering voluntary transfers, project execution, and complex investments. The main implication regarding the cancellation of unprocessed unpaid obligations was the commitment of the current year's budget to support those expenses which had already received budgetary support but were subsequently canceled automatically.
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MARCELO BINENBOJM
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O PAPEL DOS INCENTIVOS FISCAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES NORDESTE E AMAZÔNICA BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA.
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Orientador : CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANO FIRMINO VALDEVINO DE ARAUJO
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ANDRE NUNES
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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LUIZ HONORATO DA SILVA JUNIOR
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Data: 21/11/2023
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Este estudo examina, desde sua implantação, a política de incentivos fiscais para o desenvolvimento regional do Nordeste brasileiro, abrangendo mais de 60 anos. O objetivo é analisar a efetividade e relevância desses incentivos e suas implicações nas políticas públicas. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura acadêmica que explora o impacto dos incentivos fiscais no desenvolvimento dessa região. A metodologia incluiu também a análise de dados tributários federais de 2011 a 2020, com foco na evolução dos gastos tributários para o Nordeste. Os resultados mostraram oscilações nos gastos tributários federais, com aumento real de 8,8% na década, mas queda de 14,3% nos gastos específicos para o desenvolvimento regional do Nordeste. A falta de avaliação de impacto e o histórico de renovação indiscriminada desses incentivos têm comprometido a efetividade da política. A renovação dos incentivos é proposta no PL 4.416/2021, mas não estão sendo considerados critérios como temporalidade, seletividade e distributividade para garantir efetividade na política de desenvolvimento regional. Conclui-se que é fundamental um debate qualificado para ajustar a política de incentivos fiscais e promover o crescimento econômico sustentável e equitativo da região Nordeste.
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ABSTRACT: This study examines, since its implementation, the policy of fiscal incentives for the regional development of the Brazilian Northeast, covering more than 60 years. The objective is to analyze the effectiveness and relevance of these incentives and their implications for public policies. For this, a review of the academic literature was carried out that explores the impact of tax incentives on the development of this region. The methodology also included the analysis of federal tax data from 2011 to 2020, focusing on the evolution of tax expenditures for the Northeast. The results showed fluctuations in federal tax expenditures, with a real increase of 8.8% in the decade, but a decrease of 14.3% in specific expenditures for the regional development of the Northeast. The lack of impact assessment and the history of indiscriminate renewal of these incentives have compromised the effectiveness of the policy. The renewal of incentives is proposed in PL 4.416/2021, but criteria such as temporality, selectivity and distributiveness are not being considered to guarantee the effectiveness of the regional development policy. It is concluded that a qualified debate is essential to adjust the tax incentive policy and promote sustainable and equitable economic growth in the Northeast region.
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Rodrigo Cesar de Melo
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Impacto do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP.
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Orientador : ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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ALEXANDRE ANDRADE PIRES
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Data: 28/11/2023
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Objetivo da pesquisa: tratar do impacto do SUSP como política pública em segurança pública, especificamente a influência da governança do SUSP na política para redução de homicídios; e, a descrição da percepção dos especialistas em segurança pública do MJSP em relação ao modus de atuação do SUSP na segurança pública.
Enquadramento teórico: Políticas Públicas sobre redução de homicídios e governança em segurança pública a partir do MJSP. Metodologia: O método documental foi utilizado no objetivo específico: influência da governança do SUSP na redução da taxa de homicídios. Já o método da análise de conteúdo foi utilizado no objetivo específico: percepção dos especialistas em segurança pública do MJSP em relação aos impactos do SUSP na segurança pública.Resultados: A pesquisa documental demonstrou a redução da incidência criminal nos municípios participantes do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. O Programa foi uma experiência exitosa na diminuição da letalidade violenta dos municípios participantes. O desdobramento do Programa para o Projeto CidadeSusp aperfeiçoou a política pública através do uso de banco de dados para tomada de decisão. O modus de atuação do SUSP em segurança pública, segundo os especialistas, impactou na governança através do foco na redução de violência, na integração entre os órgãos de segurança pública, e, na atuação com profissionais com vivência em segurança pública.
Originalidade: O modus de atuação do SUSP envolve um achado que permite elaborar o Modelo da Governança Tridimensional em Segurança Pública, baseado nas dimensões: 1) foco na redução de violência, 2) integração entre os órgãos de segurança pública, e 3) atuação com profissionais com vivência em segurança pública.
Contribuições teóricas e práticas: O Modelo de Governança Tridimensional contribui, em parte, para a compreensão do modus de atuação do SUSP na segurança pública e a utilização de profissionais de segurança pública em políticas públicas ministeriais.
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Research objective: to address the impact of SUSP as a public policy on public security, specifically the influence of SUSP governance on the policy to reduce homicides; and a description of the perception of MJSP public security specialists in relation to SUSP's way of acting in public security.
Theoretical framework: Public Policies on homicide reduction and public security governance based on the MJSP. Methodology: The documentary method was used for the specific objective: influence of SUSP governance on reducing the homicide rate. The content analysis method was used for the specific objective: perception of MJSP public security specialists in relation to the impacts of SUSP on public security. Results: Documentary research demonstrated a reduction in criminal incidence in municipalities participating in the National Program to Combat Violent Crime. The Program was a successful experience in reducing violent lethality in the participating municipalities. The unfolding of the Program for the CidadeSusp Project improved public policy through the use of databases for decision-making. The way SUSP operates in public security, according to experts, impacted governance through its focus on reducing violence, integration between public security bodies, and working with professionals with experience in public security. Originality: SUSP's way of acting involves a finding that allows the elaboration of the Three-Dimensional Governance Model in Public Security, based on the dimensions: 1) focus on reducing violence, 2) integration between public security bodies, and 3) acting with professionals with experience in public security. Theoretical and practical contributions: The Three-Dimensional Governance Model contributes, in part, to the understanding of the way SUSP operates in public security and the use of public security professionals in ministerial public policies.
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Stefane Nascimento da Silva
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Centralização das compras públicas: vantagens e desafios de implementação.
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Orientador : ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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ANDRE NUNES
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FELIPE DALENOGARE ALVES
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MARCUS VINÍCIUS DE AZEVEDO BRAGA
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Data: 28/11/2023
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A importância das compras públicas e o impacto que geram na economia mundial alcançaram destaque em pesquisas e relatórios elaborados por instituições regulamentadoras, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Dentre as práticas recomendadas às nações, a centralização das compras converge potenciais vantagens relacionadas à eficiência, economia de escala, transparência e sustentabilidade. Muitos países adotaram estratégias e modelagens da ferramenta de compras, para reformar e modernizar o setor público. Essa tendência reverberou no Brasil por meio da recente Lei Geral de Licitações e Contratos, Lei 14.133/2021, a qual, apesar dos benefícios, possui desafios para o incentivo à inovação e ao desenvolvimento nacional sustentável. Por se tratar de um tema recente no país, são apontadas lacunas da pesquisa científica sobre as experiências da Administração Pública, a partir da centralização das contratações. A presente Dissertação encontra-se organizada em três artigos no formato multipaper, tratando-se o primeiro de um estudo bibliométrico, que visou identificar as tendências das modelagens de centralização e analisar o panorama de pesquisas desenvolvidas sobre suas vantagens empíricas, em âmbito nacional e global. Uma amostra de 25 artigos foi selecionada utilizando o instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C), cujos resultados apontaram o crescimento da produção acadêmica sobre o tema nas últimas duas décadas. Há o predomínio de publicações em periódicos do Brasil e Reino Unido, principalmente a partir de 2018, o que evidencia a atualidade do tema e o contexto do período pandêmico (COVID-19), quando se exigiu maior coordenação entre as nações, com as aquisições emergenciais. Além disso, evidencia-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas, no campo da Administração Pública, que se debrucem sobre as experiências brasileiras. O segundo artigo teve por objetivo identificar as principais vantagens da centralização das compras, pelo Poder Público, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados mostram que os benefícios se concentram nos eixos temáticos da economicidade, inovação e sustentabilidade, apesar de não se esgotarem apenas nesses pilares, quando abordados pela doutrina. O terceiro artigo tem por objetivos um estudo empírico, a fim de estabelecer níveis de hierarquização de possíveis vantagens da centralização de compras, considerando a Administração Pública Federal (APF) do Brasil, e a partir da percepção de especialistas no tema. As opiniões dos respondentes convergem à proporção dos achados da teoria e se aproximam da realidade prática das experiências investigadas. Em geral, as principais vantagens analisadas foram a capacidade de interação da Administração Pública com o mercado; apadronização dos procedimentos que facilitam a supervisão das fases pelos gestores; e a maturidade da governança das contratações centralizadas, no âmbito da sustentabilidade.
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The importance of public procurement and the impact they generate on the world economy have been highlighted in research and reports prepared by regulatory institutions, such as the Organization for Economic Cooperation and Development – OECD. Among the practices recommended to nations, the centralization brings together potential advantages related to efficiency, economies of scale, transparency and sustainability. Many countries have adopted strategies and models of purchasing in a way to reform and modernize the public sector. This trend reverberated in Brazil through the recent federal law nº 14.133/2021, which, despite the benefits, has brought challenges in encouraging innovation and sustainable national development. As this is a recent topic in the country, there are gaps in scientific research when regards the experiences of Public Administration, based on many centralized public contracts. This Dissertation is organized into three articles in multipaper format. The first one is a bibliometric study, which aimed to identify trends in centralization modeling and analyze the panorama of research about empirical advantages, on a national and global level. A sample of 25 articles was selected using the Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) intervention instrument, whose results showed the growth of academic production on the topic in the last two decades. There is a predominance of publications in periodicals from Brazil and the United Kingdom, mainly from 2018 onwards, which puts in relevance the topic and the context of the pandemic period (COVID-19), when nation’s coordination was required about public emergencies acquisitions. Furthermore, there is a need to develop more in-depth research in the field of Public Administration, which focuses on Brazilian experiences. The second article aimed to identify the main advantages of centralizing procurement, by the Public Authorities, through a systematic review of the literature. The results show that the benefits are concentrated in three thematic categories: economicity, innovation and sustainability, although they are not limited to these pillars alone. The third article deals with an empirical study, whose main advantages analyzed by experts converge in proportion to the theoretical findings and are close to the practical reality of the investigated public experiences. In general, the main advantages analyzed were the interaction between Public Administration and the market; the standardization of procedures concerning the phases supervisionized by managers; and the maturity of centralized purchase governance, within the scope of sustainability.
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Sérgio Paulo Futer
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO DO PORTAL CONSUMIDOR.GOV.BR
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Orientador : LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JONILTO COSTA SOUSA
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LUCIANA DE OLIVEIRA MIRANDA
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LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA
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MARCOS ROGERIO MARTINS COSTA
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Data: 01/12/2023
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Nos anos 80, o papel do Estado começou a ser repensado. Foram introduzidos conceitos e técnicas gerenciais do setor privado para o setor público, com base na eficiência, competitividade e redução da máquina administrativa (Peci; Pieranti; Rodrigues, 2008). Essas mudanças de paradigmas permitiram a evolução da Administração Pública até o modelo atual. Nesse sentido, a Administração Pública vem passando por uma profunda reflexão sobre a qualidade dos serviços prestados e os resultados entregues à sociedade, bem como sobre os meios e recursos públicos aplicados para atingir essa finalidade. Em tempos em que a tecnologia da informação se solidifica como meio essencial para atender às necessidades do cidadão, a partir da implantação de serviços públicos digitais, a transformação digital torna-se imperativo ao Estado moderno. Com essa dinâmica, há de se ponderar que as políticas públicas estão cada vez mais associadas ao uso de recursos tecnológicos, os quais podem servir como meio, instrumento e/ou ambiente para o exercício da cidadania (Mozini et al., 2023). Os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel relevante na ampliação da relação entre governo e cidadão, notadamente na elaboração de políticas públicas imbuídas de uma maior eficácia e transparência. O governo eletrônico exerce uma função que se revela facilitadora e propulsora ao estimular a acessibilidade, a transparência e a eficiência dos mecanismos administrativos. Nesse cenário, o governo brasileiro, por meio da atual Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos (SGD/ME), vem investindo na discussão, promoção e aprovação de diversas normas para intensificar o uso dos benefícios carregados pelas tecnologias. Tais transformações digitais trazem reflexos para a economia e para o próprio governo (Varella; Oliveira; Moesch, 2017). Como resultado desse trabalho, procura-se atingir o maior número de indivíduos que buscam serviços públicos de forma mais ágil, eficiente, digital e barata. A transformação digital se apresenta como uma estratégia de articulação de tecnologias para resolver os desafios a serem enfrentados, em especial na ampliação da produtividade, da eficiência organizacional e da comunicação, se diferenciando como um movimento inovador, transformando a própria organização. No entanto, ainda não sabemos até que ponto a tecnologia é disruptiva para a sociedade e até que ponto ela serve de apoio, já que também pode aumentar a exclusão digital. Para amenizar essa questão, os governos do mundo estão investindo na acessibilidade digital das comunidades mais carentes e fora dos grandes centros. Através do Estudo de Caso do Portal Consumidor.gov.br, este estudo procura examinar os desafios da transformação digital no governo brasileiro e como ela aumenta a acessibilidade aos serviços do governo eletrônico e formulação de políticas públicas. Para a pesquisa, utiliza a estratégia metodológica de Lawrence Bardin. A autora propõe uma análise de conteúdo que se concentra na interpretação do significado das mensagens, buscando compreender os contextos e subtextos subjacentes ao material analisado. Para tanto, com auxílio do software Atlas.ti, utiliza a categorização e codificação de dados textuais, permitindo a identificação de padrões e tendências emergentes nos discursos ou textos estudados, o que permitiu a análise mais abrangente e aprofundada. Como resultado da pesquisa, este estudo trouxe recomendações para melhorias no portal Consumidor.gov.br, no sentido de aprimorar a experiência dos usuários, fortalecer a segurança de dados e melhorar a gerência da plataforma. Para além desses resultados, demonstra a importância da transformação digital na modernização dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos.
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In the 1980s, the role of the State began to be rethought. Management concepts and techniques were introduced from the private sector to the public sector, based on efficiency, competitiveness and reduction of the administrative machinery (Peci; Pieranti; Rodrigues, 2008). These paradigm shifts allowed the evolution of Public Administration to the current model. In this sense, public administration has been undergoing a deep reflection on the quality of services provided and the results delivered to society, as well as on the public means and resources applied to achieve this purpose. In times when information technology solidifies itself as an essential means of meeting citizens' needs, through the implementation of digital public services, digital transformation becomes imperative to the modern state. With this dynamic, it must be considered that public policies are increasingly associated with the use of technological resources – which can serve as a means, instrument and/or environment for the exercise of citizenship (Mozini et al., 2023). Technological advances have played a relevant role in expanding the relationship between government and citizens, notably in the development of public policies imbued with greater effectiveness and transparency. Electronic government plays a role that proves to be a facilitator and driver by stimulating accessibility, transparency and efficiency of administrative mechanisms. In this scenario, the Brazilian government, through the current Digital Government Secretariat of the Ministry of Management and Innovation of Public Services (SGD/ME), has been investing in the discussion, promotion and approval of various standards to intensify the use of the benefits brought by technologies. Such digital transformations have consequences for the economy and the government itself (Varella; Oliveira; Moesch, 2017). As a result of this work, we seek to reach the largest number of individuals who seek public services in a more agile, efficient, digital and cheap way. Digital transformation presents itself as a strategy for articulating technologies to solve the challenges to be faced, especially in increasing productivity, organizational efficiency, communication, differentiating itself as an innovative movement transforming the organization itself. However, we still do not know to what extent technology is disruptive to society and to what extent it serves as support, as it can also increase digital exclusion. To alleviate this issue, governments around the world are investing in digital accessibility for the poorest communities and those outside large centers. Through the case study of Portal Consumidor.gov.br, this study sought to examine the challenges of digital transformation in the Brazilian government and how it increases accessibility to e-government services and the formulation of public policies. For the research, the methodological strategy according to Lawrence Bardin was used. The author proposes a content analysis that focuses on interpreting the meaning of messages, seeking to understand the contexts and subtexts underlying the analyzed material. To this end, with the help of the Atlas.ti software, the categorization and coding of textual data was used, allowing the identification of emerging patterns and trends in the speeches or texts studied, which allowed for a more comprehensive and in-depth analysis. As a result of the research, this study brought recommendations for improvements to the Consumidor.gov.br portal in order to improve user experience, strengthen data security and improve platform management. In addition to these results, the importance of digital transformation in modernizing public services offered to citizens was demonstrated.
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Cayza Pinheiro Santos
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ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TELETRABALHO: EFEITO MODERADOR DA CONFIANÇA DA EQUIPE
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Orientador : MARIA JULIA PANTOJA DE BRITTO
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO RESENDE DA SILVA
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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MARIA JULIA PANTOJA DE BRITTO
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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Data: 07/12/2023
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Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos articulados às novas modalidades de trabalho (híbrido e teletrabalho), bem como às competências técnicas e comportamentais emergentes no contexto da transformação digital, vêm impulsionando novos arranjos e configurações organizacionais. Compreendendo esse cenário, este estudo investiga as relações entre os estilos de liderança, voltados para as pessoas ou para os resultados e os níveis de engajamento de teletrabalhadores, em uma autarquia federal, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Faz isso com foco no contexto do teletrabalho exercido na referida organização. Considera-se, nessa análise, em específico, a mediação da variável confiança para influenciar os resultados nos níveis de engajamento dos teletrabalhadores. Portanto, o objetivo geral deste estudo é verificar como os níveis de confiança das equipes virtuais podem interagir com os estilos de liderança para explicar os níveis de engajamento do teletrabalhador no FNDE. Sobre a metodologia adotada, segue-se uma abordagem quantitativa com estudo de caso e uma estratégia quantitativo-explicativa. O delineamento da pesquisa é de corte transversal, com uso de survey e amostra não-probabilística. Para coletar dados, foram empregadas diferentes técnicas de pesquisa, incluindo pesquisa documental, pesquisa tipo survey e pesquisa bibliográfica. Já os instrumentos de pesquisa variaram, com a coleta de dados documentais internos e externos, escalas de medida previamente validadas, e pesquisas em bases de dados e bibliotecas. As fontes de dados, por sua vez, também foram diversas, com dados primários e secundários. Como resultados deste estudo, confirmou-se a existência de uma relação positiva entre os estilos de liderança, sejam focados em tarefas ou pessoas, e o engajamento no trabalho a distância. Os dados indicaram que os teletrabalhadores pesquisados percebem o teletrabalho como uma experiência positiva. Eles estão comprometidos com o desempenho de suas funções e tendem a se engajar e aprimorar seu desempenho em atividades laborais remotas. Adicionalmente, foi evidenciado que a variável confiança se posiciona como um componente mediador expressivo nessa relação, agora vislumbrada num ambiente a distância. Implicações práticas dos resultados obtidos para as políticas públicas de gestão de pessoas são discutidas.
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In recent decades, technological advances linked to new work modalities (in-person, hybrid and teleworking), as well as technical and behavioral skills emerging in the context of digital transformation, have been driving new organizational arrangements and configurations. Understanding this scenario, this study investigates the relationships between leadership styles, focused on people or results, in a federal agency, the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). It does this with emphasis on the context of teleworking carried out in that organization. In this analysis, specifically, the mediation of the trust variable is considered to influence the results in the engagement levels of teleworkers. Therefore, the general objective of this study is to verify how the trust levels of virtual teams can interact with leadership profiles to explain teleworker engagement levels in the FNDE. Regarding the methodology adopted, a quantitative approach is followed with a quantitative-descriptive strategy. The nature of the research is cross-sectional, using a survey method with descriptive characteristics. The sample is non-probabilistic. To collect data, different research techniques were used, including documentary research, survey research and bibliographic research. The research instruments varied, with the collection of internal and external documentary data, questionnaires validated in the academic community, and research in databases and libraries. The data sources, in turn, were also diverse, with primary and secondary data. As a result of this study, the existence of a positive relationship between leadership styles, whether focused on tasks or people, and engagement in distance work was confirmed. The data illustrated how individuals perceive their work as a positive experience. They are committed to performing their duties and tend to engage and improve their performance in remote work activities. With this, it can be inferred that the trust variable is positioned as an expressive mediating component in this relationship, now glimpsed in a remote environment.
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Tiago Mesquita Matos da Paz
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A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE NA QUALIDADE DOS PRODUTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PISTOLA BERETTA APX.
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Orientador : CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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ANDRE NUNES
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MAURO EDUARDO DEL GROSSI
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FÁBIO FERREIRA REAL
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Data: 14/12/2023
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Ao longo dos últimos anos, iniciativas pontuais de melhoria na Gestão Pública têm sido adotadas pelo Estado visando à otimização da qualidade dos meios e serviços ofertados ao funcionamento da própria Administração e à sociedade. Nesse contexto, através de políticas públicas estruturantes, a Administração Pública vem buscando adequar suas atividades, sendo a padronização técnica de produtos, processos e serviços empregados na segurança pública, umas das vertentes cruciais à melhoria da prestação de serviços ao cidadão. Em consequência, uma vez instituídas, as políticas públicas necessitam ser avaliadas em suas entregas efetivas à sociedade. Desse modo, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a influência do processo de avaliação da conformidade instituído em Normas Técnicas Senasp pelo do MJSP na melhoria de qualidade, segurança e desempenho dos produtos destinados à segurança pública. Nesse sentido, a partir de um estudo metodológico envolvendo duas amostras de pesquisa componentes da população da segurança pública brasileira, foi possível analisar como o processo de avaliação da conformidade, sendo parte do ciclo de padronização técnica e normalização de mercado, influem na importante melhoria desses equipamentos. Para tanto, analisou-se a percepção de especialistas e posteriormente a comparou com a avaliação realizada pelo público em geral da segurança pública para as mesmas variáveis estudadas, sendo possível, por oportuno, analisar ainda a correlação existente entre a percepção de importância do processo de avaliação da conformidade estudado com a melhoria de qualidade, segurança, desempenho de pistolas adquiridas em licitação realizada pelo MJSP no ano de 2020 para as instituições de segurança pública. Partindo dessas análises, apresentam-se, como resultado neste trabalho atestou-se que o processo de avaliação da conformidade é percebido com elevado grau de importância e está significativamente correlacionado com a melhoria de qualidade segurança e desempenho dos produtos empregados na segurança pública, influindo essencialmente este resultado na compra das pistolas da marca, Beretta, modelo APX pela Administração Pública. Depreende-se ainda da pesquisa que este produto adquirido satisfaz à expectativa dos usuários quanto aos requisitos de qualidade, segurança e desempenho, porém possui alguns parâmetros técnicos passíveis de melhoria, sendo um ponto de controle para os profissionais, instituições de segurança pública e indústria relacionada com esse nicho de mercado.
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Over the past few years, there have been targeted initiatives to enhance Public Administration adopted by the government, with the aim of optimizing the quality of resources and services provided to the functioning of the Administration itself and to society. In this context, through foundational public policies, Public Administration has been striving to align its activities, with the technical standardization of products, processes, and services utilized in public safety being one of the critical aspects for enhancing citizen services. Consequently, once implemented, public policies need to be evaluated in terms of their effective impact on society.This research aimed to assess the influence of the conformity assessment process established in Senasp Technical Standards by MJSP on the enhancement of quality, safety, and performance of products intended for public safety. In this regard, through a methodological study involving two research samples from the Brazilian public safety population, we were able to analyze how the conformity assessment process, as part of the technical standardization and market normalization cycle, significantly influences the improvement of these equipment. To achieve this, the perception of experts was analyzed and subsequently compared with the evaluation conducted by the general public regarding public safety for the same variables studied. This analysis allowed us, in due course, to explore the correlation between the perceived importance of the studied conformity assessment process and the enhancement of quality, safety, and performance of pistols acquired in the tender held by MJSP in 2020 for public safety institutions. Based on these analyses, this work demonstrates that the conformity assessment process is perceived with a high degree of importance and is significantly correlated with the improvement of quality, safety, and performance of products used in public safety. This influence is essential, essentially impacting the procurement of Beretta APX pistols by the Public Administration. The research also suggests that this acquired product meets users' expectations regarding quality, safety, and performance requirements but has some technical parameters that can be improved. This serves as a checkpoint for professionals, public safety institutions, and the industry related to this market niche.
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Márcio de Freitas Mozini
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COEXISTÊNCIA DE SANÇÕES ÉTICAS E ADVERTÊNCIAS DISCIPLINARES: QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO PÚBLICA?
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Orientador : CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CELSO VILA NOVA DE SOUZA JUNIOR
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ANDREA FELIPPE CABELLO
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THERESE HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA
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GEORGE HENRIQUE DE MOURA CUNHA
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Data: 29/12/2023
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Esta dissertação tem como objetivo geral observar o procedimento de triagem das denúncias de infração de pequeno potencial ofensivo inseridas no sistema Fala.BR, direcionadas ao Núcleo Central do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no período de 2018 a 2022, sua adesão aos normativos de Ouvidoria, de Correição e de Ética, e o custo médio empregado para seu processamento, para se verificar a implicação na gestão da manutenção de entendimentos e procedimentos. Para tanto, se analisa os procedimentos, esforços e custos, tomando-se inicialmente a verificação do atendimento da orientação da Comissão de Ética Pública da Presidência da República - CEP quanto a afirmação de que há independência da apuração na esfera ética em relação àquela promovida na esfera disciplinar, e consequentemente, as denúncias de infração de menor potencial ofensivo deveriam ser direcionadas pela Ouvidoria para as instâncias éticas e disciplinares do órgão. O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi um dos órgãos pioneiros na instituição de Comissão de Ética, desde os idos de 2007, logo após a implementação do Sistema com o Decreto no 6.029, de 1o de fevereiro de 2007, e sempre compôs Comissões de Apuração Disciplinar conforme legislação, e constituindo unidade de Corregedoria em 2010, porém somente com o advento da Portaria no 1.733, de 27 de dezembro de 2012, obteve formalmente suas atribuições, e de Ouvidoria em 2012, por meio da Portaria no 753, de 9 de maio de 2012, sendo assim um órgão representativo e maduro nessas esferas para se avaliar a coexistência de sanções éticas e advertências disciplinares, e suas implicações para a gestão pública. Os eixos analisados desde o projeto estão relacionados à triagem, possíveis resultados paralelos, esforços e custos nos procedimentos. Porém, após a análise de mais e seiscentas denúncias, verificou-se que no órgão não houve tratamento das denúncias de menor potencial ofensivo de forma paralela e independente nas duas instâncias (ética e disciplinar), o quê de início se põe como sintomático de que a orientação da CEP se mostra não acatada, e, por motivos ainda não pesquisados em profundidade, os gestores dessas unidades de integridade não seguem o paralelismo. Sugere-se então, para trabalhos futuros, a avaliação dos motivos que fazem com que essas denúncias não sejam submetidas às duas instâncias (Ética e Disciplinar), principalmente quanto às implicações na gestão pública, uma vez que no presente trabalho não se pôde verificar com entrevistas a gama de gestores que passaram pelas três unidades envolvidas nos cinco anos estudados, e ainda, identificar órgãos que tratam de forma paralela e independente para se averiguar as consequências para a gestão.
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This dissertation aims to observe the screening procedure for reports of minor offenses inserted into the Fala.BR system, directed to the Central Nucleus of the Ministry of Justice and Public Security, from 2018 to 2022. The study assesses their adherence to Ombudsman, Audit, and Ethics regulations, as well as the average cost employed for their processing, to examine the implications on the maintenance of understandings and procedures in management. To achieve this, the procedures, efforts, and costs are analyzed, starting with the verification of compliance with the guidance of the Public Ethics Commission of the Presidency of the Republic regarding the assertion that there is independence between the ethical investigation and the disciplinary one. Consequently, reports of minor offenses should be directed by the Ombudsman to the ethical and disciplinary instances of the organization. The Ministry of Justice and Public Security was one of the pioneer organizations in establishing an Ethics Commission since 2007, shortly after the implementation of the system with Decree no. 6,029, on February 1, 2007. It consistently formed Disciplinary Investigation Commissions according to legislation and established a Corregidor unit in 2010. However, it formally obtained its responsibilities with the advent of Ordinance no. 1,733, on December 27, 2012, and the Ombudsman in 2012, through Ordinance no. 753, on May 9, 2012. Thus, it is a representative and mature organization in these areas to assess the coexistence of ethical sanctions and disciplinary warnings and their implications for public management. The analyzed axes since the project are related to screening, possible parallel results, efforts, and costs in the procedures. However, after the analysis of more than six hundred reports, it was found that the organization did not treat reports of minor offenses in a parallel and independent manner in both instances (ethical and disciplinary), which initially appears symptomatic of the non-compliance with the CEP guidance. For reasons not yet deeply researched, the managers of these integrity units do not follow parallelism. Therefore, it is suggested, for future work, to assess the reasons why these reports are not submitted to both instances (Ethical and Disciplinary), especially concerning the implications for public management. Since this study did not involve interviews with the range of managers who passed through the three units involved in the five years studied, and also to identify organizations that treat reports in a parallel and independent manner to investigate the consequences for management.
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