|
Dissertações |
|
1
|
-
LUIS PEREIRA DOS SANTOS
-
A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA NO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL NA ERA DIGITAL: UM ESTUDO DOS TRIBUNAIS SUPERIORES E DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
-
Orientador : RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
ROGERIO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR
-
LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
-
ANA CELIA RODRIGUES
-
Data: 08/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta Pesquisa tem por objeto de estudo a organização da informação arquivística no Poder Judiciário Federal na era digital, com enfoque nos tribunais superiores e no Conselho Nacional de Justiça, as instituições de cúpula daquele Poder. Sob essa perspectiva, procurou-se identificar e mensurar o nível de organização dos documentos arquivísticos digitais nas instituições do Judiciário Federal. Para esse fim, utilizou-se como método de pesquisa a revisão sistemática de literatura com o objetivo de explicitar claramente as etapas da pesquisa, com técnicas padronizadas e passíveis de comprovação; nessa etapa, realizou-se pesquisa na literatura especializada exemplos de modelos de níveis de maturidade em gestão de documentos digitais e, a partir da análise dessa bibliografia, propôs-se um novo modelo de mensuração de maturidade em gestão dos documentos arquivísticos digitais das instituições do Poder Judiciário Federal., complementado pela submissão de um questionário estruturado para a obtenção de respostas de forma a preencher as lacunas deixadas pela revisão de literatura. Com a finalidade de cumprir o objetivo da pesquisa, revisitam-se de forma analítica alguns dos conceitos de base da área da arquivologia. Verificam-se os principais aspectos relacionados aos documentos arquivísticas digitais, à informação arquivística, às funções da arquivologia contemporânea, às políticas de gestão de documentos e à organização da informação arquivística. Analisam-se também aspectos relacionados à gestão e à preservação dos documentos arquivísticas digitais ante o novo paradigma da preservação digital. Fez-se uma trajetória explicativa sobre as Instituições do Poder Judiciário Federal, suas principais atividades e suas funções constitucionais. Por fim, partiu-se para a análise do nível de maturidade em gestão de documentos arquivísticos digitais das Instituições do Judiciário Federal, baseado na criação de um modelo capaz de medir esse nível de maturidade juntamente com a analisa das respostas enviadas pelas instituições em atendimento ao questionário aplicado. Após esse percurso investigativo, os resultados apresentados corroboram as impressões iniciais da pesquisa sobre a organização da informação arquivística do Poder Judiciário Federal na era digital e demonstram que as instituições desse Poder estão num nível básico no quesito organização dos documentos arquivísticos digitais e que necessitam de aprimoramentos para atender aos princípios elencados pelas funções da arquivologia contemporânea.
-
Mostrar Abstract
-
This research's object of study is the organization of archival information in the Federal Judiciary in the digital era, focusing on the higher courts and the National Council of Justice, the highest institutions of that Power.. From this perspective, the aim was to identify and measure the level of organization of digital archival record in the institutions of the Federal Judiciary. To this end, a systematic literature review was used as the research method, with the aim of clearly explaining the stages of the research, using standardized and verifiable techniques; at this stage, examples of maturity level models in digital record management were researched in the specialized literature and, based on the analysis of this bibliography, a new maturity measurement model was proposed for the management of digital archival records in the institutions of the Federal Judiciary, complemented by the submission of a structured questionnaire to obtain answers in order to fill in the gaps left by the literature review. In order to fulfill the research objective, some of the basic concepts in the field of archivology are revisited in an analytical manner. The main aspects related to digital archival records, archival information, the functions of contemporary archivology, record management policies and the organization of archival information are examined. Aspects related to the management and preservation of digital archival records in the face of the new paradigm of digital preservation are also analyzed. An explanatory overview was given of the institutions of the Federal Judiciary, their main activities and their constitutional functions. Finally, an analysis of the level of maturity in the management of digital archival records of the institutions of the Federal Judiciary was carried out, based on the creation of a model capable of measuring this level of maturity, together with an analysis of the responses sent in by the institutions in response to the questionnaire applied. After this investigative journey, the results presented corroborate the initial impressions of the research into the organization of archival information in the Federal Judiciary in the digital age and show that the institutions of this branch are at a basic level in terms of the organization of digital archival records and that they need to improve in order to meet the principles listed by the functions of contemporary archivology.
|
|
2
|
-
ANA KAROLINA ALVES AMORIM
-
A força sem força do livro: dimensões materiais e criação do Espaço Direitos Humanos da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
-
Orientador : RODRIGO RABELLO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODRIGO RABELLO DA SILVA
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
FERNANDO CESAR LIMA LEITE
-
MARIA GUIOMAR DA CUNHA FROTA
-
Data: 20/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Em 04 de outubro de 2018 a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) publicou uma nota informando a danificação proposital de livros do seu acervo sobre os direitos humanos. Essa situação biblioclasta gerou diversas repercussões e culminou na criação do Espaço Direitos Humanos da BCE/UnB. Partindo do pressuposto de que a força do livro, na tradição fisicista da ciência da informação, tem se imposto na área por meio de um tipo de “argumento de autoridade” – e valorizado o estudo do livro somente como “suporte de informação registrada” ou “registro” –, argumenta-se que concepções alternativas na área, como a neodocumentação, têm construído a “autoridade do argumento” sobre a existência de outras dimensões do livro “para além da informação”. Sendo assim, objetiva-se demonstrar a força sem força da multidimensionalidade da materialidade do livro mediante a análise da rede que culminou na criação do Espaço Direitos Humanos da BCE/UnB. Para tanto, foi realizada revisão de literatura sobre a materialidade do livro, e empregado, como recurso heurístico, a Teoria Ator-Rede (TAR), para analisar a rede em questão, contando, ainda, com a entrevista semiestruturada junto a atores que estiveram inseridos nesse contexto. Os resultados apontam que o livro é um ator não-humano, um híbrido. Sua força sem força é expressa na multidimensionalidade de sua materialidade. Possíveis dimensões do livro são propostas, e os agenciamentos da rede corroboram a força sem força do livro, bem como explicitam os modos pelos quais os atores humanos e não-humanos fazem o social.
-
Mostrar Abstract
-
On October 4th, 2018, the Central Library of the University of Brasília (BCE/UnB) published a note informing the proposed damage of books in its human rights’ collection. This biblioclast situation generated several repercussions and culminated in the creation of the BCE/UnB Human Rights Space. Assuming that the strength of the book, in the physicalist tradition of information science, has been imposed in the area through a type of “authority argument” – and valuing the study of the book only as “support of recorded information” or “record” –, it is argued that alternative conceptions in the area, such as neodocumentation, have been constructing an “argument’s authority” about the existence of other dimensions of the book “beyond information”. Therefore, objectively, the powerless strength of the multidimensionality of the book's materiality is demonstrated through an analysis of the networks that culminated in the creation of the BCE/UnB Human Rights Space. To this end, the literature review method was used on the book’s materiality, and the heuristic resource of the Actor-Network Theory (ANT) was used to analyze the network in question, applying semi-structured interviews with actors who were inserted in this context. The results indicate that the book is a strong hybrid non-human actor in our society, and its strength without force is expressed in the multidimensionality of its materiality. Possible dimensions of the book are proposed, and the possible agencies of the network corroborate this strength without force of the book and how human and non-human actors make the social.
|
|
3
|
-
LUCAS DOS SANTOS DE PAULO
-
O Acervo da vergonha: atos e intencionalidades na Fundação Cultural Palmares
-
Orientador : RODRIGO RABELLO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODRIGO RABELLO DA SILVA
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
CARLOS CÃNDIDO DE ALMEIDA
-
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JUNIOR
-
Data: 22/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A gestão de Sérgio Camargo na Fundação Cultural Palmares é marcada por falas e atitudes polêmicas, e ataques aos movimentos negros. Dentre as suas ações, a criação do “Acervo da vergonha”, com livros denominados “marxistas”, em 2021, fragilizou a instituição e a sua biblioteca. O espaço provocou reações adversas e, nesse sentido, questiona-se: quais foram as imbricações políticas/sociais para tal iniciativa e quais foram os posicionamentos e movimentações de instituições correlatas ao acontecimento, como o Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), os movimentos negros, a mídia e atores específicos presentes na criação deste espaço. Parte-se da hipótese de que a criação do espaço “Acervo da vergonha” evidencia que o livro é uma representação simbólica do que se pode, do que se quer, do que não se quer e do que não se pode representar ou defender. Em outras palavras, a este objeto são atribuídas intencionalidades que corroboram, desviam ou controversiam a função ou a intencionalidade inicial. Tanto o livro (unidade) como a coleção (conjunto) são traduções da hibridez presente na dimensão política da instituição. O objetivo da pesquisa é investigar o(s) curso(s) de ação da composição do espaço “Acervo da vergonha”, seus desvios, controvérsias e traduções que expressam a intencionalidade atribuída ao livro como objeto de ações políticas, tendo no horizonte pressupostos que favorecem o estudo das relações do livro, da coleção e de outros atores não-humanos com os atores humanos – numa palavra, com híbridos – no contexto da Fundação Cultural Palmares. A pesquisa se justifica pela natureza da Fundação Cultural Palmares e do seu instrumento de preservação e disseminação de saberes das comunidades negras e afro-brasileiras, a Biblioteca Oliveira Silveira, que contribui com o combate ao racismo. A metodologia é qualitativa e exploratória, e conta com (i) levantamento bibliográfico, para a construção da (ii) revisão de literatura, (iii) pesquisa documental e (iv) entrevistas semiestruturadas com os funcionários da Fundação, integrantes dos movimentos e/ou coletivos negros, para o mapeamento da rede de associações do espaço “Acervo da vergonha” e elaboração de (v) diário de bordo, com apoio do recurso heurístico da (vi) Teoria Ator-Rede. Como resultados, identificou-se que a elaboração do “Acervo da vergonha” representa uma forma de dominação e regulação ideológica do material bibliográfico da Fundação, e se configura como um ataque e desrespeito à história da instituição. Por fim, destaca-se que a Fundação não pode ficar à mercê dos embates políticos entre esquerda e direita, porque o seu papel na formação de políticas públicas antirracistas e na luta por igualdade racial ultrapassa essas posições políticas e, ainda, que as decisões tomadas em relação ao acervo da biblioteca da instituição precisam estar fundamentadas na Política de desenvolvimento de acervo.
-
Mostrar Abstract
-
Sérgio Camargo's management at Fundação Cultural Palmares is marked by controversial speeches and attitudes, and attacks on black movements. Among its actions, the creation of the “Shame Collection”, with books called “Marxist”, in 2021, weakened the institution and its library. The space provoked adverse reactions and, in this sense, the question arises: what were the political/social implications for such an initiative and what were the positions and movements of institutions related to the event, such as the Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), the Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), the Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), black movements, the media and specific actors present in the creation of this space. It is based on the hypothesis that the creation of the “Shame Collection” space highlights that the book is a symbolic representation of what one can, what one wants, what one does not want and what one cannot represent or defend. In other words, this object is attributed with intentions that corroborate, deviate or dispute the initial function or intentionality. Both the book (unit) and the collection (set) are translations of the hybridity present in the political dimension of the institution. The objective of the research is to investigate the course(s) of action of the composition of the “Shame Collection” space, its deviations, controversies and translations that express the intentionality attributed to the book as an object of political actions, having on the horizon assumptions that they favor the study of the relationships between the book, the collection and other non-human actors with human actors – in a word, with hybrids – in the context of the Fundação Cultural Palmares. The research is justified by the nature of the Fundação Cultural Palmares and its instrument for preserving and disseminating knowledge from black and Afro-Brazilian communities, the Oliveira Silveira Library, which contributes to the fight against racism. The methodology is qualitative and exploratory, and relies on (i) bibliographical survey, for the construction of (ii) literature review, (iii) documentary research and (iv) semi-structured interviews with employees of the Fundação Cultural Palmares, members of the movements and/or black collectives, to map the network of associations in the “Shame collection” space and prepare (v) logbook, with support from the heuristic resource of (vi) Actor-Network Theory. As a result, it was identified that the creation of the “Shame Collection” represents a form of ideological domination and regulation of the bibliographic material from the Fundação Cultural Palmares, and is configured as an attack and disrespect to the institution's history. Finally, it is highlighted that the Fundação Cultural Palmares cannot be at the mercy of political clashes between left and right, because its role in the formation of anti-racist public policies and the fight for racial equality goes beyond these political positions and, furthermore, that the decisions taken in relation to the institution's library collection, they must be based on the Collection Development Policy.
|
|
4
|
-
Wilton Borges de Sousa
-
Dos crimes ao museu: processos informacionais nas coleções de arte apreendidas pela Operação Lava Jato (2014-2024)
-
Orientador : CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA DE ABREU GOMES
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
NEILA DOURADO GONÇALVES MACIEL
-
RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
Data: 27/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação investiga os processos informacionais que foram construídos a partir das coleções de arte apreendidas em onze fases da denominada “Operação Lava Jato”, no período compreendido entre 2014 e 2024, as quais se encontram, à exceção de uma, custodiadas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba/PR. A pesquisa analisa, em um primeiro momento, as relações possíveis entre Artes Visuais, Ciência da Informação, Museologia e Direito, com destaque para algumas experiências de musealização de coleções de arte apreendidas em operações policiais tendo instituições museológicas como fiéis depositárias. Em seguida, a “Operação Lava Jato” é contextualizada no tocante às fases em que conjuntos artísticos foram apreendidos, o que possibilitou apresentar obras e artistas que compõem a referida coleção. Na parte final, a pesquisa se debruça na indicação das possíveis fontes de informação (laudos periciais, catálogos e demais informações técnicas sobre a coleção) elaboradas a partir da construção desse peculiar acervo de obras, formado no contexto de diferentes processos judiciais de natureza criminal. A metodologia adotada é do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, faz uso de um estudo de caso com apoio em literatura específica a respeito do tema, bem como em pesquisas e trabalhos que versam sobre musealização de coleções, o que culminou em uma revisão de literatura e análise documental que mobilizou uma ampla gama de documentos extraídos das mais diversas fontes (documentos judiciais de acesso público, documentos administrativos, notícias e matérias jornalísticas, dentre outros), em ordem a evidenciar os desafios enfrentados pelos museus, em geral, e pelo Museu Oscar Niemeyer, em particular, no processo de musealização de obras dessa natureza.
-
Mostrar Abstract
-
The dissertation investigates the informational processes that were built from the art collections seized in eleven phases of the so-called "Operação Lava Jato", between 2014 and 2024, which are, with the exception of one, in the custody of the Oscar Niemeyer Museum in Curitiba/PR. The research first analyzes the possible relationships between Visual Arts, Information Science, Museology and Law, highlighting some experiences of musealization of art collections seized in police operations with museum institutions as faithful custodians. Next, "Operação Lava Jato" is contextualized in terms of the phases in which art collections were seized, making it possible to present the works and artists that make up this collection. In the final section, the research focuses on possible sources of information (expert reports, catalogs and other technical information about the collection) drawn from the construction of this peculiar collection of works, formed in the context of different criminal court cases. The methodology adopted is descriptive and exploratory, with a qualitative approach. It makes use of a case study supported by specific literature on the subject, as well as research and work on the musealization of collections, which culminated in a literature review and documentary analysis that mobilized a wide range of documents drawn from the most diverse sources (publicly accessible court documents, administrative documents, news and journalistic articles, among others), in order to highlight the challenges faced by museums in general, and by the Oscar Niemeyer Museum in particular, in the process of musealizing works of this nature.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
Jean Costa Souza
-
Entre inquéritos, manuais de coleta e coleções: uma etnografia de documentos produzidos por folcloristas no campo informacional brasileiro (1913-1965)
-
Orientador : CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
ANA LUCIA DE ABREU GOMES
-
RODRIGO RABELLO DA SILVA
-
ELDER PATRICK MAIA ALVES
-
CARLOS HENRIQUE JUVENCIO DA SILVA
-
Data: 01/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese analisa o campo informacional brasileiro por meio de sua interface com o Folclore, com o intuito de compreender as práticas documentárias forjadas pelos folcloristas no período de 1913 a 1965. Para tanto, examina os protocolos de pesquisa e documentação do folclore, visando identificar e analisar as práticas documentárias a partir da produção de inquéritos, manuais e coleções folclóricas. O objetivo é demonstrar como os folcloristas, em busca do reconhecimento da cientificidade do Folclore, criaram padrões de coleta a partir de redes manifestas em sociedades científicas, institutos e em uma campanha nacional. Dessa forma, elege como objetivos específicos: I - mapear as tendências de conhecimento classificadas como Folclore, em âmbito internacional, com destaque para identificação de intelectuais que integraram o campo informacional entre os finais do século XIX e início do século XX; II - identificar as práticas documentárias que conformaram instituições e redes em torno do conceito de Folclore no Brasil, a partir da produção de inquéritos, manuais de coleta e coleções agenciados por intelectuais nas primeiras décadas do século XX; III - analisar os recursos informacionais utilizados por alguns folcloristas nos processos de institucionalização do Folclore, com base na criação de órgãos e instrumentos responsáveis pela documentação da informação no Brasil; e IV - examinar as condições de possibilidade que contribuíram para a produção de um manual de coleta folclórica, seus modos de registro e seu impacto para construção de bibliografias, museus, arquivos e bibliotecas. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, está fundamentada no referencial teórico-metodológico do sociólogo Pierre Bourdieu, tendo como base o seu modelo de conhecimento praxiológico. Com base em uma etnografia de documentos multissituada e no paradigma indiciário, a investigação concluiu que os instrumentos de inquéritos e os manuais de coleta foram uma das técnicas mobilizadas com o intuito de propiciar uma objetividade científica a uma realidade cultural classificada como Folclore. Essa análise revelou a diversidade de interpretações atribuídas ao termo, revelou várias perspectivas em relação à sua definição resultando em uma compreensão ampla e contextualizada, tanto em escala internacional quanto nacional. Como instrumento criado com referências internacionais, sua elaboração e execução foram marcadas por valores morais e culturais, que mantinham o status quo de dominação sobre um grupo nomeado como popular. Os folcloristas, em suas experiências no campo informacional, não só foram porta-vozes e defensores da institucionalização do Folclore, como mobilizaram determinadas práticas de documentação como artifício de legitimidade para a prática científica.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis analyses the Brazilian information field through its interface with Folklore, with the aim of understanding the documentary practices forged by folklorists between 1913 and 1965. To this end, it examines folklore research and documentation protocols, with the aim of identifying and analysing documentary practices based on the production of folklore surveys, manuals and collections. The aim is to demonstrate how folklorists, in their quest to have folklore recognised as scientific, created patterns of collections based on networks manifested in scientific societies, institutes and a national campaign. The specific objectives are: I - to map the trends of knowledge classified as Folklore at an international level, with an emphasis on identifying the intellectuals who were part of the field of information between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century; II - to identify the documentary practices that shaped institutions and networks around the concept of Folklore in Brazil, based on the production of surveys, collection manuals and collections organised by intellectuals in the first decades of the 20th century; III - to analyse the information resources used by some folklorists in the processes of institutionalising Folklore, based on the creation of bodies and instruments responsible for documenting information in Brazil; and IV- to examine the conditions of possibility that contributed to the production of a folklore collection manual, its recording methods and its impact on the construction of bibliographies, museums, archives and libraries. The research, which is qualitative, descriptive and analytical, is based on the theoreticalmethodological framework of sociologist Pierre Bourdieu, based on his model of praxeological knowledge. Based on a multi-sited ethnography of documents and the indicative paradigm, the research concluded that survey instruments and collection manuals were one of the techniques mobilised with the aim of providing scientific objectivity to a cultural reality classified as Folklore. This analysis revealed the diversity of interpretations attributed to the term, and various perspectives on its definition. resulting in a broad and contextualised understanding, both on an international and national scale. As an instrument created with international references, its elaboration and execution were marked by moral and cultural values that maintained the status quo of domination over a group labelled as popular. In their experiences in the field of information, folklorists were not only spokespeople and defenders of the institutionalisation of folklore, but also mobilised certain documentation practices as an artifice of legitimacy for scientific practice.
|
|
2
|
-
Marisa Vieira Leite da Silva
-
Os Arquivos e a Memória Organizacional: estudo em torno da memória arquivística
-
Orientador : ELIANE BRAGA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA DE ABREU GOMES
-
LEILAH SANTIAGO BUFREM
-
RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS
-
Data: 22/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Os diversos âmbitos nos quais as memórias são criadas possibilitam analisar as suas muitas expressões, às quais cabe interrogar e interpretar a fim de se revelarem como área de estudo. Esta pesquisa observa a Memória Organizacional sob o olhar arquivístico, com o objetivo de analisar conceitos, características e funções da Memória Organizacional e da memória arquivística na literatura nacional e internacional, no âmbito da Ciência da Informação e da Arquivologia. Este trabalho parte das hipóteses de que há interface entre Memória Organizacional e memória arquivística, como também é possível captar elementos de conhecimento para a elaboração de um conceito de memória arquivística. A pesquisa sustenta-se na abordagem qualitativa, conduzida pelo método de pesquisa documental e a análise de conteúdo. Foram estabelecidas categorias que possibilitaram identificar as interfaces entre Memória Organizacional e memória arquivística, por meio dos objetivos específicos: identificação dos meios de retenção e manutenção da Memória Organizacional que conduziram no entendimento das características e funções da memória arquivística. A análise do corpus permitiu encontrar elementos de conhecimento que resultaram num mapa conceitual para memória arquivística. Por conseguinte, como resultado desta pesquisa, apresenta-se a interlocução dos arquivos com a Memória Organizacional, e a contribuição para a construção do conceito de memória arquivística.
-
Mostrar Abstract
-
The different areas in which memories are created make it possible to analyze their many expressions, which must be interrogated and interpreted in order to reveal themselves as an area of study. The incentive for this research is to observe the expression of Organizational Memory from an archival perspective, with the aim of analyzing, in national and international literature, within the scope of Information Science and Archivology, the concepts, characteristics and functions of Organizational Memory and archival memory. The hypothesis of this work was based on the interconnection between the memories under discussion and that archival memory can be conceptualized on the basis of practices and the theoretical-methodological contribution of Archival Science. This research is based on a qualitative approach, conducted using the documentary research method and content analysis, where categories were established that verified interactions. The categories made it possible to identify the interfaces between Organizational Memory and archival memory. Through the means of retention and maintenance of MO – specific objectives – it made it possible to verify the interface. Through the conceptual triangle, elements of knowledge were listed for the concept of archival memory. Therefore, as a result of this research, we intend to present the dialogue with Organizational Memory and contribute to the maturation of the concept of archival memory, to appear in the Archivology literature, having the right to a place in the conceptual framework.
|
|
3
|
-
José Ricardo Souza Camelo
-
Proposta de um modelo de framework para aplicação do Ciclo do Conhecimento Organizacional para consciência situacional de defesa cibernética no contexto da Defesa Nacional brasileira no seu nível estratégico
-
Orientador : LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOÃO MARINONIO ENKE CARNEIRO
-
CLAUDIO GOTTSCHALG DUQUE
-
EDUARDO DUTRA AMADEU MORESI
-
LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
-
MARCIO DE CARVALHO VICTORINO
-
Data: 23/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Os ambientes modernos onde as organizações se desenvolvem e evoluem são complexos e estão em constante mudanças. Nesse sentido, Choo (1998) propôs a teoria sobre o ciclo do conhecimento organizacional, cujo o desenvolvimento culmina nas ações organizacionais, as quais, por sua vez, resultam de três processos que se alternam e influenciam mutuamente: a formação de significado, a criação de conhecimento e a tomada de decisão. Observando-se essas ações no campo da defesa nacional no espaço cibernético, percebe-se a necessidade de aprendizado para as organizações atuantes nesse campo. No entanto, ações no espaço cibernético provocam miríades de efeitos intermediários dos quais a organização deve ter meios de acompanhar, o que demanda uma série de sensores eletrônicos e computacionais de toda sorte, mas que, em último grau, demandam percepções, compreensão e projeções para decisão de indivíduos humanos, ou seja, consciência situacional em defesa cibernética. A consciência situacional teve seu estudo seminal realizado por Endsley (1995) e sua adaptação para a cibernética nos anos 2000 (TADDA e SALERNO, 2010). Para tomar suas decisões e comandar a organização numa operação de defesa cibernética, um comandante ou gestor deve não só contar com parafernália computacional sofisticada, mas ter os integrantes do seu ambiente organizacional treinados, conscientizados e aculturados sobre conhecimentos tanto para fazer frente a ataques cibernéticos quanto promover ações ofensivas de defesa da soberania nacional. Assim, a presente pesquisa buscou identificar instrumentos que articulassem os modelos de Choo (1998) e Endsley (1995) de tal modo a propiciar ao comandante ou gestor de defesa cibernética e seu staff capacidades crescentes de estar em condições de acompanhar e lidar com as evoluções ocorridas no espaço cibernético, modelo de Choo (1998), e de tomar consciência situacional de defesa cibernética frente a eventos que representem riscos à defesa nacional, modelo de Endsley (1995). O tipo de instrumento escolhido para a articulação dos modelos da pesquisa foram os frameworks de segurança cibernética e de ataque cibernético. Assim, o objetivo geral do estudo foi propor um framework, baseado no ciclo de conhecimento organizacional de Choo (1998), que forneça um conjunto de elementos de referência para a determinação das necessidades informacionais primordiais à formação da consciência situacional em defesa cibernética, conforme definida por Endsley (1995), no contexto da Defesa Nacional Brasileira no seu nível estratégico. A pesquisa seguiu um caráter de pesquisa aplicada, fazendo uso de métodos hipotético-dedutivos, técnicas de pesquisa bibliográfica e documental e observação participante do tipo natural. Para enquadrar com a pertinência adequada os conhecimentos chave da pesquisa, foi utilizado o método de revisão narrativa. Para aferir a pertinência do framework desenvolvido durante o estudo, foi lançado mão de um conjunto de registros pertencente ao Ministério da Defesa, mais especificamente ao Exército Brasileiro, contendo 477 Lições Aprendidas (LA) e aproximadamente 500 itens de Análise Pós-Ação (APA), referentes às operações cibernéticas ocorridas no período entre 2011 e 2016.
-
Mostrar Abstract
-
The modern environments in which organizations develop and evolve are complex and constantly changing. In this context, Choo (1998) proposed a theory about the Organizational Knowledge Cycle, whose development culminates in organizational actions, which, in turn, result from three processes that alternate and mutually influence each other: meaning formation, knowledge creation, and decision-making. Observing these actions in the field of national defense in cyberspace, there is a need for learning for organizations operating in this field. However, actions in cyberspace cause myriad intermediate effects that the organization must be able to monitor, requiring a variety of electronic and computational sensors, but ultimately demanding perceptions, understanding, and projections for the decision of human individuals, i.e., situational awareness in cyber defense. Situational awareness had its seminal study conducted by Endsley (1995) and its adaptation to cybernetics in the 2000s (TADDA and SALERNO, 2010). To make decisions and command the organization in a cyber defense operation, a commander or manager must not only rely on sophisticated computational tools but also have members of their organizational environment trained, aware, and cultured in knowledge to address both cyber attacks and promote offensive actions for national sovereignty defense. Thus, this research sought to identify instruments that articulated the models of Choo (1998) and Endsley (1995) in such a way as to provide the commander or cyber defense manager and their staff with increasing capabilities to monitor and deal with developments in cyberspace, Choo's model (1998), and to gain situational awareness of cyber defense in the face of events that pose risks to national defense, Endsley's model (1995). The type of instrument chosen for the articulation of the research models was cybersecurity and cyber-attack frameworks. Thus, the general objective of the study was to propose a framework, based on Choo's (1998) organizational knowledge cycle, that provides a set of reference elements for determining the primary informational needs for the formation of situational awareness in cyber defense, as defined by Endsley (1995), in the context of Brazilian National Defense at its strategic level. The research followed an applied research character, using hypothetical-deductive methods, bibliographic and documentary research techniques, and natural participant observation. To properly frame the key knowledge of the research, a narrative review method was used. To assess the relevance of the framework developed during the study, a set of records belonging to the Ministry of Defense, specifically the Brazilian Army, containing 477 Lessons Learned (LL) and approximately 500 After-Action Analysis (AAA) items, related to cyber operations that occurred between 2011 and 2016, was used.
|
|
4
|
-
João Sérgio Beserra de Lima
-
Framework para a governança dos riscos relacionados ao conhecimento na pesquisa e desenvolvimento tecnológico brasileiro na área espacial
-
Orientador : LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA CARNEIRO DOS SANTOS
-
LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
-
MARCO ANTONIO CHAMON
-
RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
SIEGRID GUILLAUMON DECHANDT
-
Data: 26/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa científica e tecnológica brasileira na área espacial abrange uma diversidade de temas, de modo que seus resultados são aplicados em diversas áreas, como observação da Terra, controle de incêndios, mudanças climáticas, telecomunicações, segurança, entre outras. Ao fornecer produtos e serviços úteis para a sociedade, economia e indústria, percebe-se sua relevância e a necessidade de aprimorar a pesquisa espacial no Brasil. Assim, tendo em vista sua importância social e econômica, este projeto visa estruturar, com base no conhecimento científico e situado, um arcabouço metodológico que possa ajudar a mitigar os riscos de conhecimento identificados nos diversos tipos de organizações e setores que fazem parte do Programa Espacial Brasileiro. Identificaremos e analisaremos, com base nas distintas categorias encontradas na literatura, os tipos de riscos de conhecimento observados nas organizações e setores que fazem parte do Programa Espacial Brasileiro. A abordagem metodológica a ser utilizada na pesquisa será predominantemente qualitativa, com possível tratamento quantitativo na análise dos dados coletados. Proporemos uma estrutura metodológica para identificação e mitigação de riscos de conhecimento no Programa Espacial Brasileiro. Ao propor um arcabouço metodológico para mitigar os riscos do conhecimento, o projeto contribuirá para o estudo do ciclo de produção e preservação do conhecimento gerado pela pesquisa científica e tecnológica brasileira na área espacial.
-
Mostrar Abstract
-
Brazilian scientific and technological research in the space area covers a diversity of topics, so its results are applied in several areas, such as Earth observation, fire control, climate change, telecommunications, security, among others. By providing valuable products and services for society, economy, and industry, its relevance and the need to improve space research in Brazil are perceived. Thus, given its social and economic importance, this project aims to structure, based on scientific and situated knowledge, a methodological framework that can help to mitigate the knowledge risks identified in the different types of organizations and sectors that are part of the Brazilian Space Program. Based on the different categories found in the literature, we will identify and analyze the types of knowledge risks observed in organizations and sectors that are part of the Brazilian Space Program. The methodological approach used in the research will be predominantly qualitative, with possible quantitative treatment analyzing the collected data. We will propose a methodological framework to identify and mitigate knowledge risks in the Brazilian Space Program. By presenting a methodological framework to mitigate the risks of knowledge, the project will contribute to the study of the production cycle and preservation of knowledge generated by Brazilian scientific and technological research in the space area.
|
|
5
|
-
Anderson Luis Cambraia Itaborahy
-
Práticas informacionais no trabalho do conhecimento: um estudo em ambiente organizacional com o método documentário
-
Orientador : IVETTE KAFURE MUNOZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO AVILA ARAUJO
-
IVETTE KAFURE MUNOZ
-
RAYAN ARAMÍS DE BRITO FEITOZA
-
RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
WIVIAN JANY WELLER
-
Data: 06/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Informação e conhecimento são valiosos recursos na economia contemporânea, sendo crucial para as organizações de qualquer natureza. Por meio do trabalho do conhecimento, informação é processada para produzir nova informação e conhecimento que são incorporados a processos, produtos e serviços e fundamentam decisões em vários níveis. Trata-se de um processo integrado, envolvendo vários elementos da complexa rede em que consistem as organizações. Nenhum agente produz conhecimento sozinho, sempre dependerá das conexões na rede que é a organização, e o processo pelo qual isso acontece é objeto da Gestão do Conhecimento (GC) que, entretanto, ainda adota frequentemente uma perspectiva funcionalista, que não leva devidamente em consideração aspectos humanos e sociais, o que limita sua efetividade. Esta pesquisa adota uma visão praxiológica da vida social e parte da premissa de que a ação dos trabalhadores nos processos de conhecimento se dá partir de um conjunto de práticas informacionais e, nesse sentido, investiga o que subjaz ao comportamento dos indivíduos, qual o quadro de orientação por meio do qual os grupos atribuem significado ao ambiente e constroem suas práticas. O paradigma é o da perspectiva social interacionista da Ciência da Informação (CI) que entende os fenômenos informacionais como resultado da influência reflexiva entre o grupo e o indivíduo. Este, mais que um usuário da informação, é um sujeito informacional, que age na sociedade e, ao fazê-lo, molda a visão de mundo do grupo e sua maneira de agir, ao mesmo tempo em que é moldado pelo mesmo grupo. Compreender as práticas informacionais no trabalho do conhecimento, e o que as orienta, oferece meios de lidar com os fatores humanos e sociais no ambiente organizacional, subsidiando as ações de GC. O método documentário, numa abordagem de pesquisa social reconstrutiva, por meio da análise de grupos de discussão, foi utilizado para estudar as práticas informacionais no trabalho do conhecimento em ambiente organizacional. A partir da análise de cinco casos empíricos no setor público federal brasileiro e da comparação entre eles, evidenciam-se as práticas informacionais desses grupos e o que constitui o quadro de referência que as orienta. Desta forma, aponta-se elementos típicos que podem se repetir em outros contextos. A pesquisa conclui que a abordagem sociointeracionista das práticas informacionais oferece novas lentes para se compreender os fenômenos informacionais no trabalho do conhecimento nas organizações, o que enriquece as perspectivas da GC. Um protocolo para aplicação do método por pesquisadores em outros ambientes foi elaborado a partir da experiência realizada. Uma possibilidade futura de pesquisa a partir deste trabalho contempla a ampliação do escopo de aplicação e a análise de maior quantidade de casos. Outra possibilidade seria a aplicação da abordagem em várias equipes de uma mesma organização o que, em hipótese, poderia fornecer um retrato da sua cultura.
-
Mostrar Abstract
-
Information and knowledge are valuable resources in today's economy and are crucial for organisations of all kinds. Knowledge work is work that involves information as input and product, that processes information in order to produce new information and knowledge, incorporating it into processes, products and services and informing decisions at various levels. It is an integrated process, involving various elements of the complex network in which organisations consist of. No agent produces knowledge alone, it will always depend on the connections in the network that is the organisation, and the process by which this happens is the subject of Knowledge Management (KM) which, however, still adopts a functionalist perspective, that does not properly consider human and social aspects, which limits its effectiveness. The research presented here emphasises such aspects and investigates what underlies the behaviour of individuals, what is the frame of orientation through which groups attribute meaning to the environment and build their practical actions. The research adopts the premise that the action of workers in knowledge processes is based on a set of informational practices, adopting the social perspective of Information Science (IS) that understands informational phenomena as a result of the reciprocal influence between the group and the individual. The latter, more than an information user, is an informational subject, who acts in society and, in acting, shapes the group's worldview and its way of acting, while being shaped by the same group. Understanding what guides informational practices in knowledge work offers ways to deal with human and social factors in the organisational environment, supporting KM actions. The documentary method, in a reconstructive social research approach, through the analysis of focus groups, was used to study information practices in knowledge work in an organisational environment. From the analysis of five empirical cases in the Brazilian federal public sector, the informational practices of these groups are highlighted and what constitute the reference frame that guides them is identified. In this way, typical elements that can be repeated in other contexts are pointed out. The research concludes that the socio-interactionist approach of information practices offers new lenses for understanding information phenomena of knowledge work in organisations, which enriches KM perspectives. A protocol for application of the method by researchers in other settings was developed as a byproduct of the experience. Future research possibilities based on this work include expanding the scope of application and analysing more cases.
|
|
6
|
-
ISABELLA MARIA DE OLIVEIRA ALMEIDA
-
Homens de pensamento e homens de ação: os colaboradores do SPHAN na formação de um cenário museológico no Brasil
-
Orientador : EMERSON DIONISIO GOMES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LETÍCIA JULIÃO
-
LETICIA BRANDT BAUER
-
ANA LUCIA DE ABREU GOMES
-
ANNA PAULA DA SILVA
-
CLOVIS CARVALHO BRITTO
-
ROSE MOREIRA DE MIRANDA
-
Data: 15/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente tese é uma investigação sobre a atuação da figura do colaborador nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Formado no ano de 1937, o SPHAN, tornou-se o órgão centralizador das práticas preservacionistas nacionais. Contando com a participação de alguns intelectuais modernistas, o órgão concentrou e coordenou as práticas de mapeamento, descrição, preservação e conservação dos bens nacionais, respaldado pelo Decreto-Lei nº25/1937, que regulamenta a prática do tombamento. Nesse cenário preservacionista, a instituição contava com a atuação de agentes – denominados como colaboradores, para realização das práticas de salvaguarda desses bens. Os colaboradores do SPHAN, prática de notoriedade entre 1937 e 1967, durante a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade, atuavam em diversas esferas, entre a descrição de bens, tombamento arquitetônico, tombamento de coleções e a formação de novas instituições museológicas. É nessa esfera que o presente trabalho se encaixa, na investigação da atuação de alguns desses colaboradores na formação de acervos museológicos. Como espaço de análise, a tese se concentra em três museus criados na região de Minas Gerais, sendo eles: Museu da Inconfidência (1944), Museu do Ouro (1946) e Museu do Diamante (1954), abarcando o espaço temporal entre as décadas de 1940 e 1950. O objetivo é rastrear a atuação desses colaboradores frente ao processo de musealização e coleta de acervo, investigando o modus operandi de cada um deles, de forma individual e frente as práticas institucionais. Partindo da prerrogativa de que a memória institucional do SPHAN (atual IPHAN), construída ao longo dessas oito décadas, valorizou a participação de intelectuais proeminentes no cenário cultural entre as décadas de 1930/1940, objetiva-se entender como a atuação desses “outros” agentes, colaboradores responsáveis pela formação de acervos museológicos, contribuiu para formação de uma nova perspectiva museológica no país.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis is a research on the role of collaborators of The National Historic and Artistic Heritage Institute (SPHAN) in its first decades. Created in 1937, SPHAN centralized the national preservationist practices. Counting on the cooperation of some modernist intellectuals, the institute concentrated and coordinated mapping, description and preservation of national heritage in compliance to Decree-Law no. 25/1937, which rules the practices of registering heritage. In this preservationist scenario, the institution counted on its agents – deemed as collaborators – to protect such heritage. The collaborators of SPHAN, an acknowledged work during the management of Rodrigo Melo Franco de Andrade, worked in areas such as description of heritage, architectonic registering, listing of collections and creation of new museums. This thesis focuses on the latter area by investigating the role of some of these collaborators in the formation of museum collections. The analyses for this research was held in three museums created in the state of Minas Gerais: Museu da Inconfidência (Museum of the Inconfidencia), 1944; Museu do Ouro (The Museum of Gold), 1946; and Museu do Diamante (The Museum of Diamonds), 1954, embracing the time period between the decades of 1940 and 1950. The aim of this thesis is to track the role of these collaborators in face of the process of musealization and formation of collections, observing their individual and institutional modus operandi. Considering that the institutional memory of SPHAN (currently addressed as IPHAN) built over the last eight decades valued the participation of notorious intellectuals between the decades of 1930 and 140, the aim is to understand how the work of these “other” agents responsible for making museum collections has contributed to a new museum perspective in the country.
|
|
7
|
-
Cassio Murilo Alves Costa Filho
-
Entre o ser moderno e o devir contemporâneo: implicações das dimensões espaço e tempo na (re)configuração teórica e metodológica da Arquivologia
-
Orientador : RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLARISSA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT
-
PAULO ROBERTO ELIAN DOS SANTOS
-
RENATO PINTO VENANCIO
-
RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
-
ROGERIO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR
-
Data: 22/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese investiga a influência do discurso da modernidade na arquivologia, especialmente no que tange às concepções de espaço e tempo, e como essas dimensões estão profundamente integradas ao pensamento arquivístico. O estudo visa notabilizar essa integração e propor adaptações teórico-epistemológicas que ressoem com a complexidade da contemporaneidade. A abordagem metodológica da pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória-descritiva, apoiando-se em um abrangente levantamento bibliográfico. Adota o método da história cruzada, articulando dimensões arqueológica, hermenêutica e epistemológica, de modo a possibilitar uma análise multifacetada da arquivologia, sobrelevando as intersecções entre os saberes arquivísticos e as concepções de espaço e tempo. Os resultados da tese evidenciam que as metanarrativas que sustentam o discurso arquivístico moderno, como a santidade da evidência, a proveniência, o ciclo vital dos documentos, a natureza orgânica dos documentos e a hierarquia dos documentos e de suas descrições, absorveram intensamente os princípios da ciência moderna, receberam influências do Estado moderno, bem como as concepções modernas de espaço e tempo. Além disso, a pesquisa constata que a dinâmica da contemporaneidade, caracterizada por avanços tecnológicos e mudanças sociais, desafiam os fundamentos da arquivologia estabelecidos, demandando uma revisão crítica e uma atualização. Para tanto, a tese identifica e discute referenciais teóricos e práticas arquivísticas emergentes, aderentes à concepção espaço-temporal e à realidade contemporânea. Entre essas novas abordagens, acentuam-se o multiverso arquivístico, o records continuum, uma concepção renovada de documento, a redescoberta da proveniência, as noções de autonomia arquivística, de arquivos participativos, de arquivos comunitários e a descrição arquivística multidimensional. A conclusão da pesquisa reitera a necessidade de uma arquivologia que, fundamentada em uma base teórica sólida e atualizada, possa abraçar as dinâmicas complexas do presente e do futuro, promovendo uma prática arquivística crítica, reflexiva e alinhada às transformações contínuas da sociedade e da tecnologia. A tese visa representar um passo significativo para o avanço da arquivologia brasileira, sugerindo caminhos para a renovação de fundamentos teóricos e metodológicos em resposta às exigências da era contemporânea.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis investigates the influence of modernity discourse on archival science, especially regarding the conceptions of space and time, and how these dimensions are deeply integrated into archival thinking. The study aims to highlight this integration and propose theoretical-epistemological adaptations that resonate with the complexity of contemporaneity. The research's methodological approach is qualitative and exploratory-descriptive, relying on a comprehensive bibliographic survey. It adopts the method of cross-history, articulating archaeological, hermeneutic, and epistemological dimensions, to enable a multifaceted analysis of archival science, highlighting the intersections between archival knowledge and the conceptions of space and time. The thesis's findings demonstrate that the metanarratives underpinning modern archival discourse, such as the sanctity of evidence, provenance, the records lifecycle, the organic nature of records, and hierarchy in records and their descriptions, have intensely absorbed the principles of modern science, received influences from the modern state, as well as from modern conceptions of space and time. Furthermore, the research notes that the demands of contemporaneity, characterized by technological advances and fluid social changes, challenge the established archival foundations, requiring a critical review and update. To this end, the thesis identifies and discusses emerging theoretical frameworks and archival practices adherent to the spatio-temporal conception and contemporary reality. Among these new approaches are emphasized the archival multiverse, the records continuum, a renewed conception of the record, the rediscovery of provenance, archival autonomy, participatory archives, community archives, and a revision of archival description. The research conclusion emphasizes the necessity for archival science that, grounded in a robust and contemporary theoretical framework, can embrace the complex dynamics of both present and future, fostering an archival practice that is critical, reflective, and in sync with the ongoing transformations of society and technology. The thesis aims to represent a significant step forward for the advancement of Brazilian archival science, suggesting paths for the renewal of theoretical and methodological foundations in response to the demands of the contemporary era.
|
|
8
|
-
Geraldino Gonçalves Bastos
-
Arquitetura da informação multimodal como suporte ao processo de governança nas organizações
-
Orientador : CLAUDIO GOTTSCHALG DUQUE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO GOTTSCHALG DUQUE
-
IVETTE KAFURE MUNOZ
-
MARCIO DE CARVALHO VICTORINO
-
GERCINA ÂNGELA DE LIMA
-
KIRA MARIA ANTONIA TARAPANOFF
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O termo governança corporativa é utilizado em grande parte das organizações públicas e privadas, conquanto se consolide com princípios básicos exige do ato de governar que a tomada de decisão ocorra com suporte de informação multimodal devidamente estruturado e modelado para que se estabeleçam: transparência, equidade, cumprimento das leis, prestação das contas e conduta ética. Nesse contexto, esta pesquisa se configura em desenvolver a correlação necessária para modelar o volume de dados a que estão expostas as organizações, com argumentos da arquitetura da informação que podem orientar uma melhor tomada de decisão no âmbito da governança, contribuindo com a maturidade do uso da governança na era da informação.
-
Mostrar Abstract
-
The term corporate governance is used by most public and private, although it is consolidated with basic principles require an act of governing that the The decision is made based on obviously structured and multimodal information modeled so that it is designed: transparency, equity, reference to laws, service accounts and ethical conduct. In this context, this light is configured to allow the necessary correlation to model the volume of children exposed as organizations, with arguments from information architecture that can guide small decision making governance, contribute to the maturity of the use of governance in the information age.
|
|