Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Teses
1
  • Julia Matinatto Salvagni
  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA: FLORAÇÕES ENTRE VÍNCULO, DESENVOLVIMENTO E COMUNIDADE DE CUIDADOS.

  • Orientador : REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA
  • LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
  • SILVIA RENATA MAGALHAES LORDELLO BORBA SANTOS
  • JANETE APARECIDA GIORGETTI VALENTE
  • LUCIANA CASSARINO PEREZ
  • Data: 15/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo mapeou o processo de implementação e execução da política de acolhimento em família acolhedora no Distrito Federal, considerando o impacto da medida protetiva nos diversos envolvidos. Assim, realiza revisão teórica que aborda a infância, destacando o papel dos vínculos afetivos. Em seguida, trata da intervenção estatal em contextos de violação de direitos de crianças e adolescentes e analisa pontos da legislação e execução de políticas públicas, enfocando no direito à convivência familiar e comunitária e no funcionamento da PNAS, ressaltando a particularidades do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Para alcançar os objetivos foi utilizada uma metodologia qualitativa, inspirada no método cartográfico. Os procedimentos e instrumentos envolveram entrevistas, análise de diários de campos e da implicação da própria pesquisadora com o campo de pesquisas. A análise dos dados permitiu a construção de um mapa da execução do SFA no Distrito Federal. A representação deste mapa foi feita através de um paralelo com as temporalidades e características das florações das cinco espécies de Ipês existentes no cerrado. A primeira floração, a roxa, refere-se a equipe técnica, nesta sessão discute-se a centralidade dos profissionais na implementação e disseminação do serviço, bem como os impactos dessa execução em suas concepções éticas e profissionais. Em seguida, analisa-se as famílias em um paralelo com os Ipês Rosas, que tem como marca uma florada mais duradoura, tal qual as famílias (de origem e acolhedoras) que atravessam diferentes momentos e etapas de um SFA e do próprio processo das crianças e adolescentes acolhidos. Aqui há uma leitura importante sobre a necessidade de olhar para a possibilidade de discutir-se adultos que cuidam em rede e não de forma segmentada e isolada. Na sessão dos Ipês amarelos, trata-se das crianças e sua potencialidade a partir de trocas que sejam afetivas e respeitosas de sua história. É nesse processo que há a floração de sua exuberância. Os Ipês brancos são as institucionalidades que se conectam com o SFA, em uma relação tensionada pela demanda de mudança de paradigma e adoção de uma postura dialógica e afetiva, ainda que dentro de uma institucionalidade. Por fim, a florada do Ipê verde conta dos atravessamentos da pesquisadora com o campo, devido à sua atuação como coordenadora do SFA no Distrito Federal. O trabalho trata de necessidade de uma articulação qualificada do tema da amorosidade nas políticas públicas, bem como isso pode ser constituidor da consolidação de uma ética de corresponsabilização pelos direitos da infância e da adolescência.


  • Mostrar Abstract
  • This study mapped out the process of implementation and execution of the foster care policy in the Federal District, considering the impact of the protective measure on the various parties involved. It then carries out a theoretical review of childhood, highlighting the role of affective bonds. It then looks at state intervention in contexts where the rights of children and adolescents are violated and analyzes points of legislation and the implementation of public policies, focusing on the right to family and community life and the functioning of the PNAS, highlighting the particularities of the Foster Family Service. To achieve the objectives, a qualitative methodology was used, inspired by the cartographic method. The procedures and instruments involved interviews, analysis of field diaries and the researcher's own involvement with the research field. The analysis of the data made it possible to construct a map of the implementation of the SFA in the Federal District. This map was represented through a parallel with the flowering times and characteristics of the five species of Ipês found in the cerrado. The first bloom, purple, refers to the technical team. This section discusses the centrality of the professionals in the implementation and dissemination of the service, as well as the impacts of this implementation on their ethical and professional conceptions. Next, the families are analyzed in a parallel with the Rose Ipês, which have a more lasting bloom, just like the families (of origin and foster families) that go through different moments and stages of a CSS and the process of foster children and adolescents themselves. This is an important reading on the need to look at the possibility of discussing adult caregivers in a network and not in a segmented and isolated way. In the Yellow Ipe session, it's about children and their potential through exchanges that are affectionate and respectful of their history. It is in this process that their exuberance blooms. The white Ipês are the institutions that connect with the SFA, in a relationship strained by the demand for a paradigm shift and the adoption of a dialogic and affective stance, albeit within an institution. Finally, the bloom of the green Ipê tells of the researcher's connections with the field, due to her role as SFA coordinator in the Federal District. The work deals with the need for a qualified articulation of the theme of amorousness in public policies, as well as how this can consolidate an ethic of co-responsibility for the rights of children and adolescents.

2023
Dissertações
1
  • ELOISA DE FATIMA CUNHA
  • CRIATIVIDADE, VIVÊNCIA TEATRAL E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO DE ENSINO

  • Orientador : ASDRUBAL BORGES FORMIGA SOBRINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ASDRUBAL BORGES FORMIGA SOBRINHO
  • RENATA MUNIZ PRADO BASTO
  • CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • STELA MARIS SANMARTIN
  • Data: 30/01/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo fundamenta-se na psicologia cultural e remonta ao contexto da importância do ensino de teatro em âmbito escolar, articulando relações entre criatividade, vivência  teatral, e desenvolvimento infantil. O fenômeno teatral, sendo uma construção coletiva mediada pelo professor, tende a oportunizar a produção de significados e de tensão no processo de formação da criança, no qual pelo dinamismo da experimentação cênica ela integra imaginação, criatividade, percepção, emoção, raciocínio, intuição e memória. O objetivo, portanto, foi analisar como o ensino de teatro pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento da criatividade de crianças de 8 a 9 anos, além de relacionar o desenvolvimento do processo criativo infantil à perspectiva histórico-cultural, por meio da vivência teatral. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo participante, analisando a relação entre a abordagem teórica da psicologia cultural da criatividade, proposta por Vlad Glăveanu (2014), e os constructos teóricos sobre a psicologia da arte e imaginação na infância, postulados do psicólogo L.S. Vygotsky (2009), e o sistema de jogos teatrais, propostos por Viola Spolin (2008). A pesquisa de campo ocorreu em  uma escola pública de Ensino Fundamental (anos iniciais), em regime integral, em Taguatinga/DF, durante três meses, com os participantes: dezoito estudantes e duas professoras como observadoras. Utilizou-se os instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, ações de intervenção da pesquisadora para aplicação de atividades lúdico-criativa-teatrais e diário de campo. As gravações, em vídeo e áudio, dos encontros foram selecionadas e separadas em episódios, estes foram transcritos e submetidos à análise microgenética. Os resultados apontam a necessidade de: (i) ampliar o espaço para ações lúdicas nas escolas, no qual se garanta o direito da criança de trabalhar a própria criatividade; (ii) discutir a formação dos docentes (pedagogos, arte-educadores e profissionais de teatro) na área de Artes; apresentam a ferramenta teórico-prática PCE - Pedagogia da Criatividade Expressiva, instrumento que visa facilitar a criação de atividades artísticas expressivas nas escola; e contribuem aos estudos da criatividade relacionados ao desenvolvimento infantil. Além disso, permitem compreender a importância da vivência teatral para o desenvolvimento da criança em idade escolar e sinalizar algumas estratégias a serem desenvolvidas pelos professores, com os estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais).

     


  • Mostrar Abstract
  • This study is based on cultural psychology and reaffirms the importance of teaching theater in school, articulating relationships between creativity, theatrical experience, and child development. The theatrical phenomenon, being a collective construction mediated by the teacher, tends to provide an opportunity for the production of meanings and tension in the child's formation process, in which, through the dynamism of scenic experimentation, the child integrates imagination, creativity, perception, emotion, reasoning, intuition, and memory. The objective, therefore, was to analyze how theater teaching can favor the learning and the development of creativity in children from 8 to 9 years old, besides relating the development of the children's creative process to the cultural-historical perspective, by means of the theatrical experience. A qualitative research of the participant type was carried out, analyzing the relationship between the theoretical approach of the cultural psychology of creativity, proposed by Vlad Glaveanu (2014), and the theoretical constructs on the psychology of art and imagination in childhood, postulated by psychologist L.S. Vygotsky (2009), and the theatrical games, proposed by Viola Spolin (2008). The field research took place in a public Elementary School (early years), full time, in Taguatinga (Brasília-Brasil), during three months, with the participants: eighteen students and two teachers as observers. The instruments used were: semi-structured interviews, participant observation, researcher's intervention actions for the application of playful-creative-theatrical activities, and field diary. The video and audio recordings of the meetings were selected and separated into episodes, which were transcribed and submitted to microgenetic analysis. The results point to the need of: (i) expanding the space for ludic actions in schools, in which the child's right to work on his/her own creativity is guaranteed; (ii) discussing the formation of teachers (pedagogues, art educators and theater professionals) in the Arts area; presenting the theoretical-practical tool PCE - Pedagogy of Expressive Creativity, an instrument that aims to facilitate the creation of expressive artistic activities in schools; and contributing to the studies of creativity related to child development. Furthermore, they allow us to understand the importance of the theatrical experience for the development of the child at school age, and point out some strategies to be developed by teachers with students of Elementary School (initial years).

Teses
1
  • REJANE MATIAS GOMES DA SILVA
  • TORNAR-SE SOCIOEDUCANDO – UMA QUESTÃO DE ARTE: PROCESSOS DE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO

  • Orientador : LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA VIEIRA ZANELLA
  • JULIANA REGINA AVELAR DA NOBREGA
  • LIGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA
  • LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
  • PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA
  • Data: 04/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho está pautado nos princípios teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, de modo especial nos estudos de Vigotiski sobre imaginação e atividade criadora. Essa atividade constitui o humano, perpassando por toda sua existência e promovendo o desenvolvimento dos processos psíquicos superiores. O objetivo geral da pesquisa foi compreender processos criadores que surgem na e da situação de privação de liberdade em adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Associados a esse interesse, identificou-se como o contexto de pobreza e a situação de privação de liberdade atravessam os processos de criação e como a atividade imaginária constitui-se como movimento de resistência e de autorregulação. Resgatou-se o reconhecimento da escola, dentro da unidade de internação, como espaço privilegiado de acolhimento e de incentivo aos processos de criação, analisando o que os socioeducandos pensam e sentem sobre o seu processo criador. Com relação aos procedimentos de construção de informações, optou-se pela análise de letras de rap de autoria dos jovens que participaram do Festival de Música que ocorreu dentro da unidade de internação, nos anos de 2018 e 2020. Também foi realizada entrevista semiestruturada com os três vencedores do Festival de Música de 2022. A metodologia e as discussões dos resultados são apresentadas à luz da Análise dos Núcleos de Significação. Assim, obtivemos alguns resultados como a confissão de atos ilícitos, o arrependimento pelas escolhas erradas e pelas ações cometidas e a promessa de mudança de vida. Ficaram também registradas as denúncias sobre as marcas deixadas pela desigualdade social e pelas angústias experienciadas em uma unidade de internação. No geral, os pré-indicadores apresentaram que o processo de composição das letras de rap é uma forma de expressão e de conexão entre os jovens no sistema socioeducativo. Tal atividade auxilia os adolescentes a lidarem com suas emoções e a se reconectarem com a sociedade de forma positiva. No entanto, ainda há uma percepção de que a sociedade os julgou por seu passado criminoso e não pela pessoa que são, o que indica a importância de mais investimentos em programas de ressocialização e reintegração social.


  • Mostrar Abstract
  • The present work is based on the theoretical-methodological principles of cultural-historical psychology, especially on Vigotiski's studies on imagination and creative activity. This activity constitutes the human being, permeating his entire existence and promoting the development of higher psychic processes. The general objective of the research was to understand creative processes that arise in and from the situation of deprivation of liberty in adolescents who are serving a socio-educational measure of internment. Associated with this interest, it was identified how the context of poverty and the situation of deprivation of liberty cross the processes of creation and how the imaginary activity is constituted as a movement of resistance and self-regulation. The recognition of the school, within the internment unit, as a privileged space for welcoming and encouraging creative processes, was rescued, analyzing what socio-educational students think and feel about their creative process. Regarding the procedures for constructing information, we opted for the analysis of rap lyrics written by young people who participated in the Music Festival that took place inside the inpatient unit, in the years 2018 and 2020. A semi-structured interview was also carried out with the three winners of the 2022 Music Festival. The methodology and discussions of the results are presented in the light of the Analysis of Meaning Nuclei. Thus, we obtained some results such as the confession of illicit acts, regret for the wrong choices and for the actions committed and the promise of changing one's life. Complaints about the marks left by social inequality and the anguish experienced in a hospitalization unit were also recorded. In general, the pre-indicators showed that the process of composing rap lyrics is a form of expression and connection between young people in the socio-educational system. Such activity helps teenagers to deal with their emotions and to reconnect with society in a positive way. However, there is still a perception that society judged them for their criminal past and not for the person they are, which indicates the importance of more investments in rehabilitation and social reintegration programs.

2
  • Waleska Karinne Soares Coutinho Souto
  • Superdotação e TDAH: Práticas Educacionais Inclusivas de Atendimento a Estudantes do Ensino Fundamental e Médio

  • Orientador : DENISE DE SOUZA FLEITH
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMA PATRICIA DE LIMA OLIVEIRA
  • DENISE DE SOUZA FLEITH
  • GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
  • JANE FARIAS CHAGAS FERREIRA
  • ROSEMEIRE DE ARAÚJO RANGNI
  • Data: 14/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Escolas com orientação inclusiva podem ser consideradas um meio eficaz de combate às atitudes discriminatórias. Elas possibilitam a criação de ambientes educativos plurais que valorizam a diversidade, os interesses e as habilidades individuais. Nas últimas décadas, tem-se observado um interesse crescente por parte de pesquisadores e educadores por estudantes superdotados que apresentam, simultaneamente às habilidades superiores, dificuldades comportamentais, emocionais e de aprendizagem. A sobreposição dessas características aparentemente antagônicas é denominada dupla excepcionalidade. O objetivo deste estudo é analisar práticas educacionais utilizadas no processo de inclusão de três grupos—estudantes superdotadas, estudantes com TDAH e estudantes superdotados(as) com TDAH—, do ensino fundamental e ensino médio, segundo gestoras escolares, professores(as), familiares e os(as) próprios(as) estudantes. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa de estudo de caso múltiplo. Participaram da pesquisa seis estudantes matriculados(as) em classes comuns inclusivas da rede pública de ensino do Distrito Federal, com idade entre 12 e 17 anos, e que frequentavam a sala de recursos para atendimento educacional especializado aos estudantes com altas habilidades/superdotação ou a sala de apoio à aprendizagem para atendimento aos estudantes com transtornos funcionais específicos, sendo duas superdotadas, dois com TDAH, um superdotado com TDAH e uma superdotada com TDAH. Contribuíram para a elucidação dos casos: gestoras escolares, professores(as) e familiares, totalizando 20 participantes. As informações de pesquisa foram construídas a partir de entrevistas semiestruturadas com todos(as) os(as) participantes, bem como por entrevistas mediadas pela produção de desenho livre com os(as) estudantes. Além disso, foi promovida uma análise documental da trajetória escolar e de desenvolvimento dos(as) estudantes com a intenção de caracterizá-los(las). O método de análise de informações empregado foi a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que a adoção de práticas educacionais inclusivas (promovidas em prol dos três grupos de estudantes) é um processo de natureza complexa que depende de uma multiplicidade de fatores para a sua concretização: (a) implementação de políticas públicas, (b) oferta de atendimento educacional especializado, (c) suporte acadêmico e socioemocional ao(à) estudante superdotado(a) com TDAH e estudante com TDAH, (d) adoção da avaliação formativa e de práticas compensatórias para o(a) estudante superdotado(a) com TDAH e estudante com TDAH, (e) formação continuada de professores, e (f) envolvimento de toda a comunidade escolar e da família. Além disso, verificou-se que a sala de recursos de altas habilidades/superdotação favorece o desenvolvimento do potencial superior dos dois grupos de superdotados(as) investigado(as), bem como oferece apoio às suas necessidades socioemocionais. Observou-se ainda que o estudante com TDAH apresenta limitações mais intensas e persistentes do que o(a) superdotado(a) com TDAH quanto ao desempenho acadêmico, às funções executivas e às questões socioemocionais. Espera-se que esse estudo desperte o interesse de pesquisadores, professores, profissionais de apoio e familiares quanto ao desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas destinadas ao atendimento de estudantes com tais características, ofereça subsídios para a implementação de serviços de atendimento educacional especializado a esses(as) estudantes, bem como colabore com a elaboração de políticas públicas voltadas à sua inclusão na classe comum, particularmente de superdotados(as) com TDAH.


  • Mostrar Abstract
  • Schools with an inclusive orientation can be considered as an effective way of preventing discriminatory attitudes. They provide plural educational environments that value diversity, individual interests, and skills. Over the last decades, there has been a growing interest by researchers and educators regarding gifted students who present behavioral, emotional, learning difficulties and high ability simultaneously. The overlap of these apparently antagonistic characteristics is named twice exceptionality. The purpose of this study is to analyze educational practices used in the inclusion process of three groups of students— gifted students, ADHD students, and gifted students with ADHD—of elementary and secondary school, according to school principals, teachers, family members and the students themselves. This is an investigation with a qualitative approach of multiple case study. Six students enrolled in inclusive common classes of the public education network of the Federal District (aged between 12 and 17 years), who attend specialized educational services for gifted students or students with specific functional disorders, participated in the research: two gifted female students, two ADHD male students, and two twice-exceptional students, being one female ADHD gifted student and one male gifted ADHD student. School principals, teachers and family members, totaling 20 participants, contributed to the elucidation of cases. Research information was built through semi-structured interviews with all participants, as well as interviews mediated by the production of free drawings with students. In addition, a documentary analysis of the school trajectory and development of students was carried out with the purpose of characterizing them. Qualitative content analysis was used to analyze the data. The results indicate that the adoption of inclusive educational practices (promoted in favor of the three groups of students) is a complex process that depends on multiple factors for its implementation: (a) public policies, (b) offer of specialized educational service, (c) academic and socioemotional support for both gifted students with ADHD and ADHD students, (d) adoption of formative assessment and compensatory practices for both gifted students with ADHD and ADHD students, (e) teacher training, and (f) involvement of the entire school community and family. In addition, it was found that specialized educational services favor the development of the high potential of gifted students and gifted students with ADHD, as well as offering support to their socio-emotional needs. It was also observed that ADHD students have more intense and persistent limitations than gifted students with ADHD with respect to academic performance, executive functions and socio-emotional issues. This study intends to contribute to the engagement of researchers, teachers, support professionals and family members regarding the development of inclusive educational practices aimed at assisting students with such characteristics. Furthermore, we hope that this research offers subsidies for the implementation of specialized educational assistance services to these students, as well as guide the implementation of public policies aime

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22_Prod.sigaa16