Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • TAINÁ LUARA FERREIRA SALLES
  • FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: EXPERIÊNCIA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • RUI SEIMETZ
  • ALUSKA DIAS RAMOS MACEDO SILVA
  • Data: 28/03/2024

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  • A presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o intuito de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do ensino fundamental com o apoio das barras cuisenaire. O conjunto de aulas foi desenvolvido junto a estudantes do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola particular do Distrito Federal, de acordo com a abordagem do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011).  Evidenciou-se que o material manipulável promoveu a ampliação da compreensão do significado dos números fracionários, bem como de situações- problemas nas quais as operações com frações eram exigidas. Além disso, destacou-se o valor das atividades de natureza lúdica e exploratória no processo de aprendizagem, visto que elas contribuem para o domínio do objeto matemático estudado e possibilitam aos alunos formas distintas de explorar e registrar suas produções matemáticas.


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  • This research addresses the study, replication and analysis of a set of classes with the aim of promoting understanding of the curricular topic of fractions in the sixth year of elementary school with the support of cuisenaire bars. The set of classes was developed with students in the 6th year of elementary school, from a private school in the Federal District, according to the Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). It was evident that the manipulative material promoted increased understanding of the meaning of fractional numbers, as well as problem situations in which operations with fractions were required. Furthermore, the value of playful and exploratory activities in the learning process was highlighted, as they contribute to the mastery of the mathematical object studied and allow students different ways of exploring and recording their mathematical productions.

2
  • Iago Barros dos Anjos Silva
  •  

    ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA ABORDAGEM COM BASE EM QUESTÕES DO ENEM

  • Orientador : LUCIANA MARIA DIAS DE AVILA RODRIGUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA MARIA DIAS DE AVILA RODRIGUES
  • SIMONE VASCONCELOS DA SILVA
  • WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • SANDRA IMACULADA MOREIRA NETO
  • Data: 02/05/2024

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  • O presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica a respeito do conteúdo Análise Combinatória e visa analisar como uma atividade elaborada acerca desse assunto, fundamentada em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pode contribuir para o aprendizado dos discentes do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública. Em particular, esta pesquisa aborda as competências e habilidades associadas à Combinatória, conforme definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discute aspectos relevantes acerca do ENEM e analisa como o livro didático, utilizado pelos estudantes participantes da pesquisa, trata o conteúdo Análise Combinatória. Além disso, este estudo explora conceitos e exemplos relacionados aos seguintes temas: princípio multiplicativo, princípio aditivo, permutação simples, permutação com elementos repetidos, arranjo simples e combinação simples. Ademais, é feita uma análise das respostas dos alunos participantes da pesquisa em relação a uma atividade elaborada sobre Análise Combinatória, baseada em questões do ENEM, e das justificativas associadas às alternativas de cada questão dessa atividade. Com base nos resultados obtidos, é conduzido um trabalho de intervenção pedagógica para os discentes que participaram deste trabalho. Nesse contexto, a pesquisa apresenta indicativos de que esse tipo de abordagem pode contribuir para o processo de preparação dos alunos para responder a prova do ENEM, bem como para a formação geral dos estudantes


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  • The present work presents a proposal for a methodological approach regarding the content of Combinatorial Analysis and aims to analyze how an activity elaborated on the subject, based on questions from the National High School Exam (ENEM), can contribute to the learning of students in the third year of high school in public schools. In particular, this research addresses the skills and skills associated with Combinatorics, as defined by the National Common Core Curricular (BNCC), discusses relevant aspects about ENEM and analyzes how the book didactic, used by students participating in the research, deals with the content Analysis Combinatorics. Furthermore, this study explores concepts and examples related to following themes: multiplicative principle, additive principle, simple permutation, permutation with repeated elements, simple arrangement and simple combination. Furthermore, it is an analysis of the responses of students participating in the research was carried out in relation to a activity developed on Combinatorial Analysis, based on ENEM questions, and the justifications associated with the alternatives for each question in this activity. Based on the results obtained, pedagogical intervention work is conducted for the students who participated in this work. In this context, the research presents indications that this type approach can contribute to the preparation process to take the ENEM test, as well as to the general training of students.

2023
Dissertações
1
  • Hiago Gomes Pereira
  • Classificação dos grupos gerados por autômatos de dois estados

  • Orientador : FLAVIA FERREIRA RAMOS ZAPATA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX CARRAZEDO DANTAS
  • FLAVIA FERREIRA RAMOS ZAPATA
  • RICARDO NUNES DE OLIVEIRA
  • RUI SEIMETZ
  • Data: 15/02/2023

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  • Matemáticos e cientistas da computação possuem grande interesse em grupos de autômatos, já que esses oferecem respostas para problemas complexos. Se os objetos a serem classificados podem ser descritos de forma combinatória, é natural querer classificá-los por complexidade. Os problemas de classificação estão entre os principais problemas matemáticos. Neles, visa-se categorizar objetos matemáticos por sua complexidade em diferentes classes. Neste trabalho, no teorema principal, classificou-se os grupos gerados por autômatos de dois estados sobre o alfabeto de duas letras. Existem 64 autômatos invertíveis agindo sobre um alfabeto de duas letras, mas apenas seis grupos de autômatos: o grupo diedral infinito, o grupo Lamplighter, o grupo cíclico-infinito, o grupo cíclico de ordem dois, o grupo de Klein e por fim o grupo trivial. Para além dessa classificação, foi proposta uma aplicação para o ensino de parte dos conceitos abordados. Optou-se pelo ensino de autômatos e máquinas de leitura para crianças cursando o ensino fundamental. O objetivo é fornecer a esses alunos um primeiro contato com a linguagem de máquinas, linguagem essencial a computação moderna.


  • Mostrar Abstract
  • Matemáticos e cientistas da computação possuem grande interesse em grupos de autômatos, já que esses oferecem respostas para problemas complexos. Se os objetos a serem classificados podem ser descritos de forma combinatória, é natural querer classificá-los por complexidade. Os problemas de classificação estão entre os principais problemas matemáticos. Neles, visa-se categorizar objetos matemáticos por sua complexidade em diferentes classes. Neste trabalho, no teorema principal, classificou-se os grupos gerados por autômatos de dois estados sobre o alfabeto de duas letras. Existem 64 autômatos invertíveis agindo sobre um alfabeto de duas letras, mas apenas seis grupos de autômatos: o grupo diedral infinito, o grupo Lamplighter, o grupo cíclico-infinito, o grupo cíclico de ordem dois, o grupo de Klein e por fim o grupo trivial. Para além dessa classificação, foi proposta uma aplicação para o ensino de parte dos conceitos abordados. Optou-se pelo ensino de autômatos e máquinas de leitura para crianças cursando o ensino fundamental. O objetivo é fornecer a esses alunos um primeiro contato com a linguagem de máquinas, linguagem essencial a computação moderna.

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  • Igor Alexandre Gomes de Almeida
  • Uma proposta de ensino de Limites e Derivadas no Ensino Médio

  • Orientador : TARCISIO CASTRO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ILTON FERREIRA DE MENEZES
  • RAIMUNDO DE ARAUJO BASTOS JUNIOR
  • RUI SEIMETZ
  • TARCISIO CASTRO SILVA
  • Data: 16/02/2023

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  • Neste trabalho, desenvolvemos uma breve introdução aos conceitos de

    conjuntos numéricos, funções, limites e derivadas. Apresentamos dados estatísticos que

    sintetizam o resultado da aplicação de Limites e Derivadas em um minicurso ministrado para

    alunos do Ensino Médio. Durante a leitura, o leitor irá de deparar com uma proposta pedagógica

    exitosa para o ensino desses conceitos que, comumente, o estudante do ensino Ensino Médio

    contempla no ensino superior, especificamente, no campo das Ciências Exatas.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we develop a brief introduction to the concepts of numerical sets,

    functions, limits and derivatives. We present statistical data that synthesize the result of applying

    Limits and Derivatives in a short course given to high school students. While reading, the reader

    will come across a successful pedagogical proposal for teaching these concepts that, commonly,

    high school students contemplate in higher education, specifically in the field of Exact Sciences.

3
  • Thales Victor Dias
  • Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal

  • Orientador : RUI SEIMETZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RUI SEIMETZ
  • SIMONE VASCONCELOS DA SILVA
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • ELEANDRO ADIR PHILIPPSEN
  • Data: 27/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho descreverá dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem

    no estudo de limites de funções de uma variável real. A partir de dois questionários, apresentaremos a

    percepção de estudantes e os seus resultados em questões aplicadas no segundo semestre de 2022.


  • Mostrar Abstract
  • This work will describe difficulties present in the teaching-learning process in the study

    of limits of functions of a real variable. Based on two questionnaires, we will present students' perception

    and their results in questions applied in the second semester of 2022.

4
  • Flávio de Aguiar Ferreira
  • O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de Matemática

  • Orientador : TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • RUI SEIMETZ
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • Agenor Freitas de Andrade
  • Data: 12/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O principal objetivo desta dissertação é fazer com que os educadores possam ter uma nova visão sobre a melhoria alcançada no aprendizado dos alunos ao se introduzir dispositivos tecnológicos em suas aulas. Inicialmente a ideia da escrita deste trabalho, era de se trabalhar apenas com softwares matemáticos no desenvolvimento da Matemática. Embora no decorrer do estudo, foi visto que, a tecnologia não gira em torno apenas de equipamentos eletrônicos e modernos, mas sim ferramentas criadas há muito tempo como a régua, o compasso, o esquadro, o Soroban, etc. Essas ferramentas, que foram inovadoras em suas épocas, mas hoje são pouco usadas. Ao coletar a opinião de professores de Matemática, alguns acreditam que perde-se muito tempo utilizado tais recursos mas outros acreditam nas vantagens que tais materiais podem oferecer no desenvolvimento em diversos tipos de conteúdo matemáticos. Inicialmente, foi abordado a importância e as contribuições que a Matemática proporcionou a tecnologia tanto atualmente como em tempos que não existia nenhum equipamento eletrônico, ou seja, por meio de equipamentos analógicos ou manuais. Também foi detalhado sobre a importância do uso de tais ferramentas em sala de aula além dos desafios enfrentados pelo educador ao sair da aula tradicional e adotar uma metodologia diferenciada usando tais esses recursos. Para defender essa teoria, foi feita uma pesquisa com professores e com alunos do ensino fundamental que deram opinião sobre o uso de tais dessas ferramentas. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvido um trabalho em sala de aula dando ênfase na aplicação dos conteúdos com o uso dos materiais apresentados no corpo desta dissertação, provando a tese de que há mais vantagens do que desvantagens ao introduzir a tecnologia às aulas de Matemática.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of this dissertation is to make educators have a new vision about the improvement achieved in student learning when introducing technological devices in their classes. Initially, the idea of writing this work was to work only with mathematical software in the development of Mathematics. Although in the course of the study, it was seen that technology does not only revolve around electronic and modern equipment, but tools created a long time ago such as the ruler, the compass, the square and the Soroban. These tools, which were innovative in their time, are now underused. When collecting the opinion of Mathematics teachers, some believe that a lot of time is lost using such resources, but others believe in the advantages that such materials can offer in the development of different types of mathematical content. Initially, the importance and contributions that Mathematics provided to technology were addressed, both currently and in times when there was no electronic equipment, that is, through analog or manual equipment. It was also detailed about the importance of using such tools in the classroom, in addition to the challenges faced by the educator when leaving the traditional classroom and adopting a differentiated methodology using these resources. To defend this theory, a survey was carried out with teachers and elementary school students who gave their opinion on the use of these tools. Based on this research, work was carried out in the classroom, emphasizing the application of the contents using the materials presented in the body of this dissertation, proving the thesis that there are more advantages than disadvantages when introducing technology to Mathematics classes.

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  • Douglas Gomes de Almeida
  • Lei dos cossenos: Uma visão Plural e enriquecedora para o Ensino Médio

  • Orientador : ANDRE VON BORRIES LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE VON BORRIES LOPES
  • MATHEUS BERNARDINI DE SOUZA
  • THIAGO WILLIAMS SIQUEIRA RAMOS
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • Data: 27/06/2023

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  • Esta dissertação trata de uma apresentação didática com foco nas diferentes formas de demonstração e na versatilidade das aplicações da lei dos cossenos na arquitetura de Brasília. Usando a teoria sócio-histórica de Vygotsky e a construção do processo de aprendizagem da matemática temos como um dos focos promover a compreensão, interação e utilização por meio de diferentes abordagens de representação matemática (algébrica, geométrica e computacional) por meio da geometria analítica, plana e dinâmica, proporcionando por meio desses instrumentos e linguagens adequadas o enriquecimento da aprendizagem.

     

    Será abordado também, a aplicação da lei dos cossenos, na arquitetura de Brasília, levando em consideração alguns monumentos e contribuições deixadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Assim como, a aplicação no GeoGebra de forma inovadora, onde os estudantes explorem de forma tecnológica outros recursos para resolução dos modelos matemáticos.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation presents a didactic presentation that focuses on the various forms of demonstration and the versatile applications of the law of cosines in the architecture of Brasilia. Drawing upon Vygotsky's sociohistorical theory and the construction of the mathematics learning process, our objective is to foster understanding, interaction, and utilization through different approaches to mathematical representation (algebraic, geometric, and computational) using analytical geometry, both static and dynamic. By employing these tools and appropriate languages, we aim to enhance the learning experience.

     

    Furthermore, we will explore the application of the law of cosines in the context of Brasilia's architecture, considering notable monuments and contributions by the architect Oscar Niemeyer. Additionally, we will leverage GeoGebra in an innovative manner, allowing students to explore alternative resources for solving mathematical models in a technological way.

6
  • Marcelino Agleison Vieira Pedrosa
  • Avaliação para a aprendizagem em Matemática: uma experiência com a prova em fases no Ensino Médio

  • Orientador : WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • MATEUS GIANNI FONSECA
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • Data: 12/07/2023

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  • Este texto tem como objetivo apresentar reflexões decorrentes da utilização da prova em fases como instrumento de avaliação voltado para as aprendizagens em aulas de Matemática. Participaram dessa investigação 14 estudantes de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. Para realizar essa investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa e de cunho interpretativo e a utilização de uma prova composta por quatro questões discursivas que foi aplicada em duas fases. Após a realização das etapas da prova em fases, os alunos responderam um questionário para identificar suas percepções sobre essa experiência. Observou-se, ao final, alguns pontos positivos na utilização dessa prova, tais como: identificação de lacunas da aprendizagem dos estudantes e oportunidades para fornecer um feedback mais eficiente.


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  • This paper aims to present reflections arising from the use of the test in phases as an assessment tool focused on learning in mathematics classes. Fourteen students from a third grade class of a public high school in the Federal District participated in this investigation. To carry out this investigation, we chose a qualitative and interpretive methodology and the use of a test composed of four discursive questions that was applied in two phases. After completing the test in phases, the students answered a questionnaire to identify their perceptions about this experience. At the end, we observed some positive points in the use of this test, such as: identification of gaps in student learning and opportunities to provide more efficient feedback.

7
  • Fabrizio Fidelis da Silva
  • Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática.

  • Orientador : CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE TOLENTINO DE CARVALHO
  • CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • MATEUS GIANNI FONSECA
  • WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • Data: 17/07/2023

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  • A pesquisa “Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática” trata de um estudo a respeito do Teorema de Pitágoras sob a óptica do pensamento crítico e criativo em matemática em contextos educacionais que buscam a melhoria nos processos criativos dos estudantes. No Brasil, o ensino da matemática, predominantemente, segue o modelo bancário, fundamentado em aulas expositivas, principalmente teóricas. Entretanto, em face das transformações sociais, econômicas, políticas, e culturais do mundo moderno, a educação matemática vem sendo questionada quanto ao seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de profissional e cidadão, mais criativo. Para tal proposito a educação da matemática deve articular o aprender para o mundo do trabalho e o aprender para o mundo das relações sociais. Nesse sentido, com o intuito de favorecer uma formação dos estudantes sintonizada com essa nova realidade, escolheu-se o Teorema de Pitágoras, a proposição matemática mais conhecida do mundo, com objetivo de encontrar novos e criativos caminhos para o ensino da matemática. Para isso, exploramos aspectos relativos à História da Matemática com a finalidade de se aproximar do cenário deste teorema, apresentamos algumas de suas demonstrações e aplicações. Em seguida, realiza-se uma revisão sobre o conceito de criatividade e pensamento crítico e criativo em matemática. Por fim, apoiando-se nessas teorias, buscou-se construir uma estratégia didática, por meio da Oficina em Matemática sobre o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino mais interessante e propicio ao desenvolvimento dos educandos.


  • Mostrar Abstract
  • The research “Exploring the Pythagorean Theorem from the perspective of critical and creative thinking in mathematics” deals with a study of the Pythagorean Theorem from the perspective of critical and creative thinking in mathematics in educational contexts that seek to improve students' creative processes. In Brazil, the teaching of mathematics predominantly follows the banking model, based on lectures, mainly theoretical. However, in view of the social, economic, political and cultural transformations of the modern world, mathematics education has been questioned as to its role in this society, which requires a new type of professional and more creative citizen. For this purpose, mathematics education must articulate learning for the world of work and learning for the world of social relations. In this sense, in order to seek a solution to this new reality, the Pythagorean Theorem was chosen, the most famous mathematical proposition in the world, with the aim of finding new and creative ways for teaching mathematics. For this, we explore aspects related to the History of Mathematics in order to approach the scenario of this theorem, we present some demonstrations and applications of the theorem. Then, a review is carried out on the concept of creativity and critical and creative thinking in mathematics. Finally, based on these theories, an attempt was made to build a didactic strategy, through the Workshop in Mathematics on the Pythagorean Theorem, in order to make teaching more interesting and conducive to the development of students.

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  • DANILO PEREIRA DOS SANTOS
  • Ensino Exploratório e a aprendizagem dos Números Inteiros e Racionais: Experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • Orientador : REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • RUI SEIMETZ
  • ANA MARIA PORTO NASCIMENTO
  • Data: 31/08/2023

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  • A Educação Matemática tem ganhado espaço no cenário educacional, uma vez que a necessidade urgente de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas diversas modalidades da Educação Básica tem impulsionado pesquisas na área. Nesse contexto e na busca por métodos que possam influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem da matemática, destaca-se o Ensino Exploratório enquanto abordagem didática. O Ensino Exploratório visa contribuir, a partir do diálogo crítico e reflexivo entre professores e estudantes, para o desenvolvimento conceitual e mediacional em matemática. Nesta pesquisa, assumimos o Ensino Exploratório tendo como recorte conceitual os números inteiros e racionais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente estudo tem como objetivo fazer uso da análise dos registros e das participações dos estudantes, nas tarefas matemáticas - de natureza exploratória, e nas avaliações diagnósticas, como base para identificar as principais estratégias apresentadas por eles, quando lidam com problemas envolvendo números inteiros e racionais. Além disso, pretende-se fazer reflexões acerca da postura do professor no processo pedagógico para verificar ações que influenciam nas decisões dos alunos. As tarefas foram construídas e inspiradas por meio de pesquisas de outros trabalhos desenvolvidos com relação aos conteúdos envolvendo os números inteiros e racionais. Participaram deste estudo duas turmas da EJA do segundo segmento, 7ª e 8ª etapas, com a presença de 36 estudantes de uma escola pública do Distrito Federal. As etapas da pesquisa foram: avaliação diagnóstica, para aferir o nível de conhecimento prévio dos alunos, dar base às intervenções e à elaboração das tarefas matemáticas; aplicações das tarefas; e, por fim, avaliação pós-diagnóstica, para analisar a evolução na aprendizagem dos alunos. Os resultados foram verificados por meio da observação do diálogo crítico, da participação e dos registros nas avaliações e nas tarefas. Tais resultados indicam que os estudantes quando são colocados em um ambiente de compartilhamento e interação produzem respostas criativas para os problemas apresentados e que os índices de aprendizado crescem de maneira significativa com a metodologia adotada.


  • Mostrar Abstract
  • Mathematics Education has gained space in the educational scenario, since the urgent need to improve the quality of teaching and learning in the various modalities of Basic Education has driven research in the area. In this context and in the search for methods that can positively 

    influence the process of teaching and learning mathematics, Exploratory Teaching stands out as a didactic approach. Exploratory Teaching aims to contribute, from the critical and reflective dialogue between teachers and students, to the conceptual and mediational development in mathematics. In this research, we assume Exploratory Teaching having as conceptual cut the integers and rational numbers in Youth and Adult Education (EJA). The present study aims to make use of the analysis of students' records and participation in mathematical tasks - of an exploratory nature, and in diagnostic assessments, as a basis for identifying the main strategies presented by them when dealing with problems involving integers and rational numbers. In addition, it is intended to reflect on the teacher's posture in the pedagogical process to verify actions that influence students' decisions. The tasks were constructed and inspired by research on other works developed in relation to the contents involving integers and rational numbers. Two EJA classes of the second segment, 7th and 8th stages, with the presence of 36 students from a public school in the Federal District participated in this study. The stages of the research were: diagnostic evaluation, to assess the level of prior knowledge of the students, to give basis to the interventions and the elaboration of the mathematical tasks; applications of the tasks; and, finally, post-diagnostic evaluation, to analyze the evolution in the students' learning. The results were verified through the observation of critical dialog, participation and records in the evaluations and tasks. These results indicate that when students are placed in an environment of sharing and interaction, they produce creative answers to the problems presented and that learning rates grow significantly with the methodology adopted.

     

9
  • Leonardo Henrique Santos Simões
  • Impacto do Método Trezentos na Aprendizagem Colaborativa: Uma Análise Comparativa de Rendimento Escolar e Relações Interpessoais com turmas do Ensino Médio

  • Orientador : RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELBER RANGEL FORMIGA LEITE DE ALMEIDA
  • IGOR DOS SANTOS LIMA
  • RICARDO RAMOS FRAGELLI
  • TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • Data: 26/10/2023

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  • Esta pesquisa busca melhorar o ensino e aprendizado da matemática através da implementação do

    método Trezentos, uma abordagem colaborativa de estudos em grupo. A motivação surgiu da

    necessidade de aprimorar as estratégias de ensino em linha com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional

    Comum Curricular (BNCC), enfatizando a importância de estratégias dinâmicas e colaborativas. O método

    Trezentos enfoca a colaboração e consiste em grupos de estudantes com desempenhos variados,

    promovendo a aprendizagem mútua. O estudo foi realizado com duas turmas do segundo ano do ensino

    médio, divididas em grupos pela turma A (preferências pessoais) e pela turma B (método Trezentos). Os

    resultados revelaram que a turma B apresentou um aumento mais expressivo nas médias das avaliações.

    O método Trezentos contribuiu para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia,

    resiliência e cooperação. Estudantes relataram melhor engajamento e vínculos mais amplos com colegas.

    Os dados indicaram que a abordagem colaborativa proporciona um ambiente mais produtivo em

    comparação com aulas convencionais. A aplicação do método Trezentos também recebeu

    reconhecimento da coordenação pedagógica, gerando interesse em outros professores. A dissertação

    ressalta que a colaboração entre estudantes de diferentes estágios de aprendizagem tem impacto positivo

    na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento pessoal. Embora os resultados acadêmicos

    tenham sido promissores, o foco na dimensão humana da aprendizagem emergiu como um elemento

    valioso. Esta pesquisa busca contribuir para o aprimoramento do ensino de matemática, alinhando-se com

    as diretrizes educacionais e destacando a importância do trabalho colaborativo e das metodologias ativas

    para promover uma aprendizagem mais significativa.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to enhance the teaching and learning of mathematics through the implementation of

    the "Trezentos" method, a collaborative approach to group study. The motivation arose from the need to

    refine teaching strategies in line with the New High School Education and the National Common Curricular

    Base (BNCC), emphasizing the significance of dynamic and collaborative methods. The "Trezentos"

    method emphasizes collaboration and involves groups of students with varying levels of performance,

    fostering mutual learning. The study was conducted with two classes of second-year high school students,

    divided into Group A (based on personal preferences) and Group B (exposed to the "Trezentos" method).

    The results revealed that Group B exhibited a more significant increase in average assessment scores.

    The "Trezentos" method contributed to the development of socio-emotional skills, such as empathy,

    resilience, and cooperation. Students reported enhanced engagement and broader connections with their

    peers. Data indicated that the collaborative approach provides a more productive environment compared

    to conventional classes. The application of the "Trezentos" method also garnered recognition from the

    pedagogical coordination, generating interest among other teachers. The dissertation underscores that

    collaboration among students at different learning stages has a positive impact on mathematics learning

    and personal development. While academic outcomes showed promise, the focus on the human dimension

    of learning emerged as a valuable element. This research seeks to contribute to the enhancement of

    mathematics education, aligning with educational guidelines and highlighting the importance of

    collaborative work and active methodologies to foster more meaningful learning.

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  • Elisângela Fernandes Cerqueira
  • Tarefas matemáticas de combinatória  na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória

  • Orientador : RAQUEL CARNEIRO DORR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • MAURO LUIZ RABELO
  • REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • ANA MARIA PORTO NASCIMENTO
  • Data: 13/11/2023

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  • Estratégias de ensino que possibilitem argumentação, comunicação e construção do raciocínio

    matemático promovem ao estudante meios de exercer a própria cidadania. Nesse sentido, percebe-se no

    ensino exploratório uma possibilidade de desenvolver essas habilidades, por meio de tarefas matemáticas

    para turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA - de modo que esse estudante seja capaz de

    construir o próprio conhecimento. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar o

    desenvolvimento de tarefas matemáticas, de estudantes da EJA, da rede pública do Distrito Federal, para

    verificar aspectos que indiquem aprendizagem referentes ao raciocínio combinatório. A pesquisa

    apresenta o desenvolvimento de três tarefas matemáticas, sendo que a primeira delas refere-se a uma

    avaliação diagnóstica, com a finalidade de verificar habilidades consideradas necessárias, sob o olhar da

    professora-pesquisadora, para desenvolver o entendimento sobre Análise Combinatória. As outras duas

    referem-se às tarefas desenvolvidas em grupo, na perspectiva do ensino exploratório, para 71 estudantes

    de duas escolas da 3ª etapa do 3º segmento da EJA. A fundamentação teórica baseou-se em autores

    como Canavarro (2011) e Stein (2008) e Ponte (2014). Os resultados mostraram que o trabalho em grupo

    com as tarefas favoreceu a argumentação e a discussão matemáticas. Assim, foi possível concluir que o

    desenvolvimento de tarefas matemáticas de Análise Combinatória desenvolvidas na perspectiva do

    Ensino Exploratório é uma possibilidade para promoção da aprendizagem desses estudantes.


  • Mostrar Abstract
  • Teaching strategies that enable argumentation, communication and the construction of mathematical reasoning

    provide students with ways to exercise their own citizenship.

    In this sense, exploratory teaching provides a possibility to develop these skills, through mathematical tasks for the

    Youth and Adult Education – YAE – classes, so that students can build their own knowledge. This master's thesis

    has the general objective of analyzing the development of mathematical tasks, by EJA students, from public schools

    of the Federal District, to verify aspects that indicate learning referent to the combinatorial reasoning. The research

    presents the development of three mathematical tasks, the first one refers to a diagnostic assessment, with the

    purpose of verifying skills considered necessary, under the eyes of the teacher-researcher, to develop

    understanding about Combinatorial Analysis. The other two refers to tasks developed in groups, from the

    perspective of exploratory teaching, for 71 students from two schools in the 3rd stage of the 3rd segment of YAE.

    The theoretical foundation was based on authors such as Canavarro (2011) and Stein (2008) on exploratory

    teaching and Ponte (2014) on mathematical tasks. The results showed that group work in mathematical tasks

    favored mathematical argumentation and discussion. Thus, it was possible to conclude that the development of

    mathematical tasks of Combinatorial Analysis developed from the perspective of Exploratory Teaching was able to

    promote the learning of these students.

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  • Paulo Rodrigo Alves dos Reis
  • Cálculo de áreas de polígonos através de números complexos
  • Orientador : ANDRE VON BORRIES LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE VON BORRIES LOPES
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • THIAGO WILLIAMS SIQUEIRA RAMOS
  • Data: 22/11/2023

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  • Nesta dissertação, são apresentados resultados relativos ao cálculo da área de polígonos convexos utilizando números complexos. O estudo tem como objetivo demonstrar as fórmulas de Heron, Brahmagupta e Bretschneider empregando números complexos e, adicionalmente, desenvolver uma fórmula abrangente para calcular a área de polígonos convexos de forma geral. Também são abordadas as implicações práticas desses resultados no contexto do Ensino Médio, com base em um relato de experiência de um minicurso apresentado durante a 23ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília.


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  • In this dissertation, results related to the calculation of the area of convex polygons using complex numbers are presented. The study aims to demonstrate the formulas of Heron, Brahmagupta, and Bretschneider through the use of complex numbers and, additionally, to develop a comprehensive formula for calculating the area of convex polygons in a general manner. Furthermore, the practical implications of these findings in the context of high school education are discussed, based on an experiential account of a mini-course presented during the 23rd edition of the University of Brasília's University Week.

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  • Danielly de Souza Figueiredo
  • Educação Financeira na perspectiva do Ensino Exploratório: concepção, desenvolvimento e análise de uma Tarefa Matemática

  • Orientador : REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • RUI SEIMETZ
  • Marcia Rodrigues Leal
  • Data: 05/12/2023

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  • A presente pesquisa aborda o estudo, observação, desenvolvimento e analises acerca do desenvolvimento de uma tarefa matemática (TM) em Educação Financeira (EF), implementada com os alunos, a fim de se problematizar a temática do consumo consciente. A tarefa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano, de acordo com a abordagem do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Assim, informações essenciais foram geradas e subsidiaram a construção de tarefas, significativas e alinhadas com os objetivos educacionais. Além disso, que proporcionassem aos estudantes uma experiência de aprendizagem enriquecedora. O objetivo era desenvolver uma TM de Educação Financeira para o ensino fundamental devido à sua aplicabilidade no dia a dia do aluno, que o fizesse relacionar o conteúdo da Matemática Financeira com seu cotidiano. A TM: “Decida com sabedoria, qual celular você compraria!?”. Simulou a compra de um aparelho celular o que estimulou o interesse dos alunos, por estar conectada aos seus interesses, instigando-os a resolvê-la. Após desenvolver a TM de acordo com as premissas do ensino exploratório e analisar os dados, ficou evidente que os alunos conseguiram refletir sobre as opções de compra disponíveis no mercado e os modos de economizar. Eles também conseguiram realizar os cálculos de porcentagem e taxas de juros. Concluiu-se assim que a implementação da TM proporcionou uma série de benefícios aos alunos. Além de revisitar o conteúdo de Matemática Financeira, ela deu autonomia aos alunos, estimulando o senso crítico e a reflexão e permitindo relacionar o que estudaram em sala de aula com o seu cotidiano. Evidenciou-se também, que a Educação Financeira foi essencial para fornecer aos alunos os conhecimentos básicos para agir e se posicionar frente a um cenário de compra. Espera-se que a experiência os ajude na realização de compras futuras com mais responsabilidade, reconhecendo seus desejos e sendo capaz de poupar.


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  • This research presents the study, observation, development, and analysis of a mathematics task (MT) in Financial Education (FE), applied to students in order to analyze the theme about conscious spending. The task was developed in a class of ninth grade, according to an Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). Thus, essential information was produced and supported the creation of the meaningful tasks and allied to the educational objectives. Furthermore, tasks that provide an enriching experience of learning. The aim was to develop a MT of Financial Education to secondary school due to its applicability on daily routine of the student, that make them relate the content of Financial Mathematics to their daily lives, understanding debts, purchases paid in installments and to calculate discounts in products. The MT: “Decide with wisdom, which cellphone would you buy?” simulated the acquisition of a cellphone that encouraged the interest of the students, because it was related to their interests, motivating them to answer it. After developing the MT according to the principles of exploratory teaching and analyze the data, it became clear that the students were able to reflect on the available options of purchase in the market and ways of saving money. They also calculated percentages and found interest rate. It was concluded that the implementation of the MT provided a series of benefits to the students. Besides revisiting the content of Financial Mathematics, it gave autonomy to the students, encouraging the critical thinking and reflection, allowing them to relate the content studied in class to their everyday lives. The study also highlighted that the Financial Education was essential to give the students basic knowledge to act and make a decision in the face of a buying scenario. It is expected that this experience can help them to buy with more responsibility, recognizing their wishes and being able to save their money in the future.

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  • Juliana Abrantes Tavares
  • Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos: uma aplicação no ensino de logaritmos 
  • Orientador : WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • MATEUS GIANNI FONSECA
  • Data: 06/12/2023

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  • A educação brasileira atravessa um processo de transformação, buscando adaptar-se às exigências intelectuais e sociais de um mundo em constante mudança. O ensino caracterizado pela memorização e repetição mostra-se ineficaz, principalmente no campo da matemática, onde a falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e a aplicabilidade prática desestimula o estudante. Para atender às demandas atuais, ganham destaque os métodos de ensino que fomentam autonomia, responsabilidade, senso crítico e a criatividade dos estudantes. Nesse contexto, as estratégias de proposição, resolução e redefinição de problemas emergem como ferramentas chave para desenvolver tais habilidades, especialmente a criatividade em matemática, foco desta pesquisa. Baseando-se nesses preceitos, esta pesquisa buscou responder como as estratégias de elaboração e de redefinição de problemas podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade em matemática dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de duas escolas do Distrito Federal. Para isso, realizou-se uma investigação de cunho qualitativo e realizada em duas etapasdistintas, sendo a primeira destinada à proposição de problemas, aplicada a um grupo de participantes e, a segunda, à redefinição, realizada com outro grupo. A atividade da primeira etapa consiste na formulação e resolução de uma situação-problema envolvendo logaritmos na solução, enquanto a etapa da redefinição consiste na identificação do número máximo de características comuns aos logaritmos log 24 e log 360. As respostas produzidas pelos participantes foram avaliadas segundo as habilidades de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração, componentes da criatividade em matemática, e categorizadas em níveis de 0 a 2 conforme critérios estabelecidos pela pesquisadora, com base nas respostas coletadas. Os resultados da atividade de proposição mostraram que os estudantes tiveram dificuldade em flexibilizar a estrutura de problema em relação aos casos comuns tratados em sala de aula, mas conseguiram produzir ideias novas e conferir a aplicabilidade das funções exponenciais e logarítmicas. Já a análise dos problemas redefinidos mostrou que a maioria dos participantes identificou pelo menos 3 propriedades, mas estas apresentaram baixo grau de variabilidade de classe matemática e as ideias se mantiveram repetidas. Ponderando as circunstâncias de realização das duas etapas, conclui-se que as estratégias de elaboração e redefinição podem contribuir com o desenvolvimento da criatividade matemática. Entretanto, observou-se que o nível de conhecimento dos estudantes acerca dos temas abordados interfere diretamente na produção criativa e que o tempo de realização das atividades pode limitar a performance criativa.


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  • Teaching in Brazil is going through a process of transformation that intends to adjust to the current intellectual and social demands of a world in constant change. Traditional teaching, characterized by memorization and reproduction, is definitely ineffective in this scenario, especially when it comes to mathematics learning, where is a lack of connection between the content learned and practical applicability, making the students feel unmotivated. To align learning objectives with current needs, teaching methods that encourage student autonomy, responsibility, critical sense and creativity are gaining prominence. In this context, strategies for posing, solving and redefining problems emerge as important ways to develop this skills, especially mathematical creativity, the focus of this research. Based on the justifications presented, we sought to answer how strategies for elaborating and redefining problems can contribute to the development of mathematical creativity among students in the 2nd grade of high school at two schools in the Federal District. To this end, we purposed a qualitative investigation in two distinct stages, the first aimed at problem posing, carried out with a group of participants, and the second, at problem redefinition, applied to another group. The activity of the first stage consists of formulating and solving a problem situation involving logarithms in the solution, while the redefinition stage consists of identifying the maximum number of characteristics common to logarithms log 24 and log 360. The answers produced by the participants were evaluated according to the skills of fluency, flexibility, originality and elaboration, components of mathematical creativity, and categorized into levels from 0 to 2 according to criteria established by the researcher, based on the answers collected. The results of these classifications on problem posing showed that students had more difficulty in making the problem structure more flexible in relation to common cases treated in the classroom, but they were able to produce new ideas and see the applicability of exponential and logarithmic functions. The redefined problems showed that the majority of participants identified at least 3 properties, but these presented a low degree of mathematical class variability and the ideas remained repeated. Considering the circumstances in which the two stages were taken, it is concluded that problem posing and redefinition can contribute to the development of mathematical creativity. However, it was observed that the students' level of knowledge about the topics covered directly interferes in creative production and that the time taken to carry out activities can limit creative performance.

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  • Douglas Oliveira de Lima
  • 51 desafios geométricos.

  • Orientador : TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • MATHEUS BERNARDINI DE SOUZA
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • MARCELA LUCIANO VILELA DE SOUZA
  • Data: 08/12/2023

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  • A transformação circular é um assunto pouco conhecido por muitos professores, na qual é muito voltada para a resolução de problemas olímpicos e na sua grande maioria difíceis. Em geral é uma técnica avançada que é utilizada em larga escala nas Olimpíadas de Matemática, em que busca novos talentos com característica de ser uma competição intelectual, utilizando para isto problemas desafiadores que exigem do aluno a sua capacidade criativa na resolução dos mesmos, e a inversão é uma importante ferramenta que auxilia nesta tarefa. Em geral, se não houver uma preparação específica, deparamo-nos com várias barreiras que estão escondidas nas teorias. Este fato pode ser comum tanto ao discente quanto ao docente e, principalmente, nas fases finais das Olimpíadas. Dessa forma, esse trabalho propõe uma tentativa de diminuir a distância que ocorre com matemática nas Escolas Básicas e na Olimpíada de Matemática. A dinâmica dessa proposta foi baseada em experiências no preparo de alunos para as Olimpíadas e de alguma forma tentando mostrar como podemos crescer teoricamente através dos problemas envolvidos. Por isso, os problemas aqui possuem a resolução detalhada, alguns autorais e outros com a devida referência. Busca-se através da resolução de alguns problemas escolhidos traçar algumas estratégias interessantes para a resolução dos mesmos utilizando pouca teoria. Em tais resoluções faz-se comentários dessas estratégias e de possíveis dificuldades que o aluno e/ou professor possam se deparar. Esta experiência indicou que há vários problemas que estimulam os jovens a gostar de matemática e se interessar pelos Problemas Olímpicos, bastando para isto desenvolver o raciocínio dele através de assuntos que possuem facilidades na aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Circular transformation is a subject little known to many teachers, as it is largely focused on solving Olympic problems, the vast majority of which are difficult. In general, it is an advanced technique that is used on a large scale in Mathematics Olympiads, in which it seeks new talents with the characteristic of being an intellectual competition, using challenging problems that require the student to have their creative capacity in solving them, and the Inversion is an important tool that assists in this task. In general, if there is no specific preparation, we are faced with several barriers that are hidden in theories. This fact may be common to both students and teachers and, especially, in the final stages of the Olympics. Thus, this work proposes an attempt to reduce the gap that occurs with mathematics in Basic Schools and in the Mathematics Olympiad. The dynamics of this proposal were based on experiences in preparing students for the Olympics and in some way trying to show how we can grow theoretically through the problems involved. Therefore, the problems here have detailed resolution, some copyright and others with due reference. Through the resolution of some chosen problems, the aim is to outline some interesting strategies for resolving them using little theory. In such resolutions, comments are made on these strategies and possible difficulties that the student and/or teacher may encounter. This experience indicated that there are several problems that encourage young people to enjoy mathematics and become interested in Olympic Problems, simply by developing their reasoning through subjects that are easy to learn.

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  • Vinicius de Oliveira Rodrigues
  • Análise de semigrupos numéricos por coordenadas de Kunz

  • Orientador : MATHEUS BERNARDINI DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WANDERSON TENÓRIO
  • EDSON ALVES DA COSTA JUNIOR
  • MATHEUS BERNARDINI DE SOUZA
  • TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • Data: 12/12/2023

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  • O objetivo deste trabalho é estudar os semigrupos numéricos por suas respectivas coordenadas de Kunz e estabalecer um algoritmo para a construção da árvore dos semigrupos numéricos via coordenadas de Kunz. Dado um semigrupo numérico S, encontra-se seu conjunto de Apéry e deste são obtidas as coordenadas de Kunz associadas a S. Obtidas as coordenadas de Kunz de S, segue-se para a análise destas coordenadas obtendo-se os respectivos invariantes, a saber: gênero, multiplicidade, número de Frobenius, condutor e profundidade. Os gapsets também são objeto de estudo deste trabalho. Resultados dos trabalhos de Eliahou e Fromentin [6] sobre a caracterização de gapsets de multiplicidade m = 3 e m = 4 por suas respectivas filtrações são revisitados neste trabalho e explorados por este trabalho na ótica das coordeadas de Kunz. Seguindo com a análise das coordenadas de Kunz de S, é proposto neste trabalho uma classificação de cada uma das coordenadas da (m − 1)-upla ∈ Nm−1 de acordo com sua característica, pois a característica da coordenada tem por objetivo a construção da árvore dos semigrupos numéricos indicando a classificação do semigrupo numérico, a existência ou não de filhos e a quantidade destes. Por fim, propomos atividades para o Ensino Médio explorando objetos de conhecimento deste trabalho bem como o pensamento computacional proposto na BNCC.


  • Mostrar Abstract
  • The main goal of this work is to study the numerical semigroups using their respec- tive Kunz coordinates and establish an algorithm for constructing the tree of numerical semigroups via Kunz coordinates. Given a numerical semigroup S, its Ap ́ery set is found and from this the coordinates of Kunz associated with S are obtained. Once the coordinates of Kunz of S are obtained, we proceed to the analysis of these coordinates, obtaining the respective invariants, namely: gender, multiplicity, Frobenius number, conductor and depth. Gapsets are also the object of study in this work. Results of the work by Eliahou and Fromentin [6] on the characterization of gapsets of multiplicity m = 3 and m = 4 through their respective filtrations are revisited in this work and explored by this work from the perspective of the coordinates of Kunz. Continuing with the analysis of the coordinates of Kunz of S, this work proposes a classification of each of the coordinates of the (m − 1)-tuple ∈ Nm−1 of according to its characteristic, as the coordinate characteristic aims to construct the tree of numerical semigroups indicating the classification of the numerical semigroup, the existence or not of children and their quantity. Finally, we propose activities for high school exploring knowledge objects from this work as well as the computational thinking proposed at BNCC.

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  • Clebia Ferreira da Cruz
  • Semigrupos Numéricos Gerados por Dois Elementos e uma Identificação Geométrica

  • Orientador : MATHEUS BERNARDINI DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MATHEUS BERNARDINI DE SOUZA
  • TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • RAFAELA FERNANDES DO PRADO
  • Data: 12/12/2023
    Ata de defesa assinada:

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  • O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de semigrupo numérico, destacando aqueles gerados por dois elementos e as relações existentes entre esses geradores e os invariantes do semigrupo numérico. Utiliza-se uma identificação geométrica para associar cada lacuna de um semigrupo numérico a um ponto de coordenadas inteiras não negativas do plano cartesiano através de uma bijeção, o que nos permite calcular alguns invariantes do semigrupo numérico, como o gênero, o condutor, número de Frobenius, a profundidade e as coordenadas de Kunz. Por fim, apresenta-se uma sequência didática com atividades voltadas para o ensino médio baseadas na identificação geométrica.


  • Mostrar Abstract
  • The main goal of this work is to introduce the concept of a numerical semigroup, highlighting those generated by two elements and the relations between these generators and the invariants of the numerical semigroup. We use a geometric identification to associate each gap of a numerical semigroup with a point with non-negative integer coordinates on the cartesian plane through a bijection, which allows us to compute some invariants of the numerical semigroup, such as the genus, the conductor, the Frobenius number, the depth and the Kunz coordinates. Finally, we present a didactic sequence of activities for high school schools based on the geometric identification.

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  • Ricardo Jose de Oliveira Paula
  • Princípio de Indução Finita: uma possibilidade para a Educação Básica.

  • Orientador : JOSE EDUARDO CASTILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE EDUARDO CASTILHO
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • SIMONE VASCONCELOS DA SILVA
  • WEMBESOM MENDES SOARES
  • Data: 14/12/2023

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  • As abordagens e discussões apresentadas nesta dissertação possui como objetivo central mostrar aos professores e estudantes um recurso de demonstração formal para fórmulas apresentadas na Educação Básica. O recurso escolhido para a execução das demonstrações formais foi o intitulado Princípio de Indução Finita (P.I.F). Portando, vale ressaltar que o tema escolhido neste trabalho possui relevância no que tange ao estudo da importância das demonstrações de fórmulas que são apresentadas na Educação Básica e, em especial,ao método intitulado P.I.F. Trata-se de um método matemático que envolve os números naturais (N) muito utilizado nas disciplinas de teoria do números, geometria, análise combinatória, etc. O matemático Giuseppe Peano (1858-1932) estabeleceu os axiomas necessários para que pudéssemos descrever o conjunto dos números N. Neste trabalho, o leitor encontrará algumas variações para a escrita destes quatro axiomas. De um modo especial, abordaremos o quarto axioma de Peano que também é conhecido como axioma de indução e que servirá como base para o método da demonstração pelo P.I.F. A organização em que os temas são apresentados ao leitor segue uma ordem didaticamente escolhida para que o conteúdo possa ser bem compreendido tanto pelos professores quanto pelos estudantes que eventualmente venha a realizar a leitura deste trabalho. Apresenta-se-a ao leitor tópicos relacionados a: um pouco a respeito do conjunto dos N e também de Giu-seppe Peano; a legislação que incentiva o uso de métodos que levam o desenvolvimento do pensamento crítico; demonstrações por meio do P.I.F aplicadas ao ensino médio; aplicações práticas do P.I.F e, por fim, apresentação do questionário aplicado aos professores e análise dos resultados.


  • Mostrar Abstract
  • The approaches and discussions presented in this dissertation have as their central objective to show teachers and students a formal demonstration resource for formulas presentedin Basic Education. The resource chosen to carry out the formal demonstrations was the one called Finite Induction Principle (P.I.F). Therefore, it is worth highlighting that the theme chosen in this work is relevant when it comes to studying the importance of demonstrations of formulas that are presented in Basic Education and, in particular, the method entitled P.I.F. It is a mathematical method that involves natural numbers (N) widely used in the disciplines of number theory, geometry, combinatorial analysis, etc. Mathematician Giuseppe Peano (1858-1932) established the necessary axioms so that we could describe the set of numbers N. In this work, the reader will find some variations for writing these four axioms. In a special way, we will address Peano’s fourth axiom, which is also known as the axiom of induction and which will serve as the basis for the proof method using P.I.F. The organization in which the themes are presented to the reader follows a didactically chosen order so that the content can be well understood by both teachers and students who may eventually read this work. The reader is presented with topics related to: a little about the set of N and also Giuseppe Peano; legislation that encourages the use of methods that lead to the development of critical thinking; demonstrations through P.I.F applied to high school; practical applications of P.I.F and, finally, presentation of the questionnaire applied to teachers and analysis of the results.

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  • Diogo Alves Brandão
  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: da teoria ao algoritmo pronto no Ensino Médio

  • Orientador : VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • OSMAR ALÉSSIO
  • JOSE EDUARDO CASTILHO
  • RUI SEIMETZ
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • Data: 14/12/2023

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  • Esta obra aborda o Aprendizado de Máquina da extensão teórica ao funcionamento prático, com ênfase no algoritmo classificador da Máquina de Suporte Vetorial, associado à matemática do Ensino Médio, com a finalidade de favorecer a plena formação educacional. Este trabalho fundamenta-se nas novas estratégias e diretrizes pedagógicas que direcionam para o uso e implementação do Aprendizado de Máquina como um recurso didático e tecnológico da matemática. A abordagem integrada inclui vários conceitos, adversidades e métodos avaliativos do Aprendizado de Máquina, além de promover a expansão artificial do conjunto de treinamento e redução de dimensionalidade. É descrito o funcionamento do modelo linear, de margem suave e com o truque do kernel, incluindo dois exercícios teóricos para o discente. É produzido um brevíssimo tutorial sobre a linguagem de programação Python como suporte da implementação. São propostas seis etapas de implementação com Máquina de Suporte Vetorial, em cada há métricas, curvas e matrizes para avaliação do desempenho.


  • Mostrar Abstract
  • This work addresses the Machine Learning from theory to hands-on with an emphasis on Support Vector Machine classification algorithm associated with high school mathematics in order to improve knowledge and skills. This dissertation is based on new strategies and pedagogical guidelines that direct to the use and implementation of Machine Learn- ing as a didactic and technological resource in Mathematics. Our integrated approach includes many concepts, challenges and performance metrics in Machine Learning, also builds data augmentation and dimensionality reduction. This work describes how work linear, soft margin and kernel trick models, including two theoretically-based activities for the students. This dissertation contains a short Python tutorial in order to help the implementation. Six project steps are proposed with the Support Vector Machine, each one having performance evaluations by metrics, graphics and matrices.

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  • Fabio Couzzi Velasco
  • O uso de animações por meio do software GeoGebra no ensino de Geometria Analítica.

  • Orientador : ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • JOSE EDUARDO CASTILHO
  • WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
  • Marcia Rodrigues Leal
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, utilizamos o software GeoGebra em como uma abordagem alternativa de ensino, empregando expressões algébricas para criar gráficos e animarmos seus parâmetros para que se pareçam figuras com movimentos realistas. Nosso foco é proporcionar experiências visuais e interativas que tornam o aprendizado da geometria analítica mais envolvente e intuitivo, ao mesmo tempo em que transformamos as limitações do software em estímulos criativos para superá-las.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we used the GeoGebra software as an alternative teaching approach, employing algebraic expressions to create graphs and animate their parameters to resemble figures with realistic movements. Our focus is to provide visual and interactive experiences that make learning analytical geometry more engaging and intuitive, while also transforming the software's limitations into creative stimuli to overcome them.

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  • Gerson Ferreira Rocha
  • Modelos Matemáticos de Dinâmicas Epidemiológicas e Aplicações em Sala De Aula

  • Orientador : VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE VON BORRIES LOPES
  • CAMILA DE OLIVEIRA VIEIRA
  • TATIANE DA SILVA EVANGELISTA
  • VINICIUS DE CARVALHO RISPOLI
  • Data: 15/12/2023

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  • Visando disseminar a cultura da epidemiologia matemática, este trabalho trará uma análise dos modelos compartimentais básicos de Kermack-Mackendrick SIS e SIR. Efeitos demográficos e efeitos de vacinação em pulso sobre a epidemia serão investigados utilizando este último modelo. Devido a sua importância para os estudos epidemiológicos, ênfase será dada ao número básico de reprodução da doença e a seu significado como quantidade de infecções secundárias provocadas por um indivíduo infeccioso. Além disso, serão apresentadas duas propostas de introdução da epidemiologia matemática nas escolas de ensino básica, uma com a apresentação pontual dos modelos epidemiológicos discretizados como sequências recursivas acopladas, e a outra como projeto interdisciplinar envolvendo programação de computadores, matemática e disciplinas afins com o propósito de construir modelos epidemiológicos, implementá-los computacionalmente e estudar as dinâmicas por eles descritas.


  • Mostrar Abstract
  • Aiming to disseminate the culture of mathematical epidemiology, this work will provide an analysis of the basic Kermack-Mackendrick SIS and SIR compartmental models. Demographic effects and effects of pulse vaccination on the epidemic will be investigated using this last model. Due to its importance for epidemiological studies, emphasis will be placed on the basic reproduction number of the disease and its meaning as the number of secondary infections caused by an infectious individual. Furthermore, two proposals for introducing mathematical epidemiology in junior school and high school will be presented, one with the specific presentation of epidemiological models discretized as coupled recursive sequences, and the other as an interdisciplinary project involving computer programming, mathematics and related disciplines, with the purpose to build epidemiological models, implement them computationally and study the dynamics they describe.

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  • Michelle Ramos Von Borries
  • O ensino de funções: uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio

  • Orientador : LUCIANA MARIA DIAS DE AVILA RODRIGUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA MARIA DIAS DE AVILA RODRIGUES
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • TARCISIO CASTRO SILVA
  • HIURI FELIPE SANTOS DOS REIS
  • Data: 15/12/2023

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  • Essa dissertação tem o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conceito de funções envolvendo os tópicos: o conceito de função, a representação gráfica, a variação de uma função, as funções representadas por mais de uma sentença, a função composta, a paridade de uma função e a função inversa. O trabalho em questão teve como foco um estudo feito com alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar de Brasília (CMB), uma das unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino destes temas constando de avaliações diagnósticas, de entrevista estruturada, de aulas expositivas, de estudos dirigidos e de atividades com o uso do aplicativo Geogebra. O estudo mostra que as dificuldades dos alunos permeiam em todos os tópicos estudados, no entanto, consideramos que as atividades trabalhadas na sequência didática contribuíram para a melhoria das aulas e para o aprendizado do conteúdo da teoria de funções.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to analyze the teaching-learning process of the following topics in the concept of functions: function concept, graphical representation, variation of a function, functions represented by more than one sentence, compound function, parity of a function, and inverse function. The work focused on a study carried out with 1st year high school students at The Military School of Brasilia (Colégio Militar de Brasília - CMB), one of the units of The Brazilian Military School System (Sistema Colégio Militar do Brasil - SCMB). In methodological terms, the research presents a proposal for a didactic sequence for teaching the aforementioned topics, diagnostic assessments, structured interviews, expository classes, guided studies, and activities using the Geogebra software. The study shows that students’ difficulties permeate all the topics studied, however, we consider that the didactic sequence activities contributed to the improvement of classes and to the learning of the function theory content.

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  • Diego Wilson da Silva Neres
  • Função quadrática e equação do 2º grau: dificuldades ampliadas pela pandemia da Covid-19 e uma proposta de abordagem pelo método de resolução de problemas

  • Orientador : LINEU DA COSTA ARAUJO NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LINEU DA COSTA ARAUJO NETO
  • ANDRE VON BORRIES LOPES
  • RUI SEIMETZ
  • RAFAELA FERNANDES DO PRADO
  • Data: 22/12/2023

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  • Este trabalho busca fornecer um panorama do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas e equação do 2º grau por parte de um grupo de estudantes de uma escola pública do ensino médio do Distrito Federal durante o período de ensino híbrido imposto pela pandemia de Covid-19. analisar e diagnosticar dificuldades que possam ter surgido ou se ampliado devido ao ensino remoto, durante o isolamento social entre 2020 e 2021, por meio de pesquisa realizada durante o período de transição do ensino híbrido para o 100% presencial. Também abordaremos a resolução de problemas como metodologia de ensino da matemática, e faremos a apresentação da metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação para o ensino de matemática e por fim propor algumas atividades lúdico- motivadoras para introduzir partes do conteúdo de função quadrática e algumas situações-problema para serem abordadas após a apresentação dos conteúdos específicos.


  • Mostrar Abstract
  • This research paper aims at providing an overview of the teaching/learning process of quadratic function and second-degree equation content by a group of students in a public high school in the Federal District, Brazil, during the time of hybrid teaching imposed by the COVID-19 pandemic. This academic piece of work, which was conducted during the transition from hybrid teaching to school-based teaching, intends to analyze and diagnose difficulties that might have arisen or increased due to the remote teaching and social isolation between 2020 and 2021. In addition, it also approaches math-problem solving as a teaching methodology. It will also explain the TEACHING- LEARNING-ASSESSMENT methodology for Math teaching. At the end, this work will recommend some ludic and motivating exercises in order to present parts of the quadratic function content, and some math problems to be discussed after introducing specific content.

2022
Dissertações
1
  • MATHEUS DELAINE TEIXEIRA ZANETTI
  • Jogo dos Investimentos: a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo

  • Orientador : CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLEYTON HERCULES GONTIJO
  • MATEUS GIANNI FONSECA
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • Data: 19/08/2022

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  • Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a reforma do Ensino Médio, novos objetos de ensino foram introduzidos de forma explícita no currículo escolar, entre eles, a matemática financeira. Considerando esse tópico, esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo analisar as potencialidades do Jogo dos Investimentos, construído para trabalhar com tópicos do campo da matemática financeira junto a estudantes do ensino médio. A fim de contemplar outros elementos previstos nas competências elencadas pela BNCC, a construção do jogo em questão foi baseada na literatura sobre criatividade, principalmente no que diz respeito às técnicas e estratégias de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática. A pesquisa que analisou as potencialidades do jogo produziu informações de natureza qualitativa, com alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. A partir dessas informações, foi possível analisar a manifestação do pensamento crítico e criativo em matemática por meio do Jogo dos Investimentos, concluindo a sua adequação ao propósito de sua criação, bem como identificando potencialidades e limitações no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo na resolução de situações-problema com matemática financeira.


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  • With the implementation of the National Curricular Common Base – BNCC and the reform of High School, new teaching objects were explicitly introduced in the school curriculum, including financial mathematics. Considering this topic, this dissertation was developed with the objective of analyzing the potential of the Investment Game, built to work with topics in the field of financial mathematics with high school students. To contemplate other elements foreseen in the competences listed by the BNCC, the construction of the game in question was based on the literature on creativity, especially about techniques and strategies to stimulate critical and creative thinking in mathematics. The research that analyzed the potential of the game produced information of a qualitative nature, with students from the 1st year of high school at a public school in the Federal District. From this information, it was possible to analyze the manifestation of critical and creative thinking in mathematics through the Investment Game, concluding its suitability for the purpose of its creation, as well as identifying potentialities and limitations about the development of critical thinking and creative in solving problem situations with financial mathematics.

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  • Carolina Soares de Oliveira Borges
  • Lesson Study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM

  • Orientador : REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGINA DA SILVA PINA NEVES
  • RAQUEL CARNEIRO DORR
  • RUI SEIMETZ
  • ALUSKA DIAS RAMOS MACEDO SILVA
  • Data: 25/08/2022

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  • A presente dissertação apresenta resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, realizado em maio de 2021. De modo especial, busca-se caracterizar como a resolução de problemas é adotada e seus resultados em termos de aprendizagem matemática dos estudantes da educação básica. A análise dos textos evidenciou a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade ao mesmo tempo em que mostrou a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso, os resultados revelam aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos das salas de aula brasileiros. Evidenciou-se que os estudos que alcançaram maior êxito em relação á aprendizagem dos estudantes instituíram a resolução de problemas ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão do LS desenvolvido.


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  • This dissertation presents the results of a mapping of research that discuss Lesson Study (LS) in Elementary School - Final Years published in the Annals of the I International Seminar on Lesson Study in Mathematics Teaching, held in May 2021. In a special way , we seek to characterize how problem solving is adopted and its results in terms of basic education students' mathematical learning. The analysis of the texts showed the increase in the number of studies at this level of schooling, at the same time that it showed the prevalence of studies in contexts of continuing education. Furthermore, the results reveal aspects of the adaptation carried out according to the specific contexts of Brazilian classrooms. It was evidenced that the studies that were more successful in relation to the students' learning instituted the resolution of problems throughout the stages of planning-execution-reflection of the SL developed.

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  • Luciana Souza Vieira de Menezes
  • Alfabetização Financeira para o Ensino Médio: uma Proposta de Itinerário Formativo

  • Orientador : SIMONE VASCONCELOS DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAGNO ALVES DE OLIVEIRA
  • ROGERIO CESAR DOS SANTOS
  • RUI SEIMETZ
  • SIMONE VASCONCELOS DA SILVA
  • Data: 30/08/2022

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  • O presente trabalho apresenta uma proposta de itinerário formativo para o Ensino Médio, do tipo eletiva, abordando o tema Alfabetização Financeira, estruturado segundo três referências principais: Quadro de Competências Essenciais em Alfabetização Financeira para Jovens, as avaliações de Letramento Financeiro do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), ambos elaborados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e o documento Recomendações e Orientações para Elaboração e Arquitetura Curricular dos Itinerários Formativos, elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Como objetivos, a dissertação visa auxiliar professores e instituições na implementação do novo ensino médio, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permitir que os estudantes entre 15 e 18 anos alcancem o nível básico de conhecimento em finanças adequados à realidade desta faixa etária, segundo parâmetros internacionais de avaliação.


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  • The present work aims to present a proposal for a training itinerary for High School, of the elective type, addressing the theme Financial Literacy, structured according to three main references: Framework of Essential Competencies in Financial Literacy for Young People, the Financial Literacy assessments of the International Assessment Program of Students (PISA), both prepared by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) and the document Recommendations and Guidelines for the Development and Curriculum Architecture of Training Itineraries, prepared by the National Council of Secretaries of Education (Consed). As objectives, the dissertation aims to help teachers and institutions in the implementation of the new high school, as recommended by the National Common Curricular Base (BNCC) and allow students between 15 and 18 years old to reach the basic level of knowledge in finance appropriate to the reality of this age of this age group, according to international assessment parameters.

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  • Carolina Santos de Almeida
  • ALCANCES DA MATEMÁTICA VIA OLIMPÍADAS E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM SOCIAL E EXPERIMENTAL

  • Orientador : RICARDO RUVIARO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAIMUNDO DE ARAUJO BASTOS JUNIOR
  • RAQUEL LEHRER
  • RICARDO RUVIARO
  • RUI SEIMETZ
  • Data: 31/08/2022

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  • A disciplina de Matemática sempre foi alvo de fortes discussões, reflexões e emoções. Seu impacto na sociedade abrange esferas educacionais, sociais e até econômicas. Concentrando-se nas duas primeiras, este trabalho tem por objetivo analisar e divulgar as experiências de ex-medalhistas em olimpíadas científicas de Matemática, participantes de programas de iniciação científica que seguiram carreira acadêmica, a fim de questionar e promover as consequências positivas vivenciadas por eles. Para isso, foram entrevistados sete estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília, verificando seus principais desafios, conquistas, opiniões e questões voltadas à trajetória acadêmica. Relacionando as experiências de cada um com algumas teorias de aprendizagem, bem como coletando dados gráficos, foi possível dissertar e trazer análises e considerações sobre a pesquisa científica no Brasil, o papel do professor, os impactos nas futuras gerações e os benefícios do incentivo e fomento à participação em olimpíadas e programas de iniciação científica.


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  • Mathematics has always been the subject of big discussions, reflections and emotions. Its impact on society spans educational, social and even economic spheres. Focusing on the first two, this work aims to analyze and disseminate the experiences of former medalists in scientific mathematics olympiads, participants in scientific initiation programs who followed an academic career, in order to question and promote the positive consequences experienced by them. For this, seven graduate students from the University of Brasília were interviewed, verifying their main challenges, achievements, opinions and questions regarding their academic trajectory. Relating the experiences of each one with some theories of learning, as well as collecting graphic data, it was possible to discuss and bring analyzes and considerations about scientific research in Brazil, the role of the teacher, the impacts on future generations and the benefits of the incentive and promotion participation in Olympics and scientific initiation programs.

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