Banca de QUALIFICAÇÃO: Reynaldo Magalhães Melo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Reynaldo Magalhães Melo
DATA : 21/03/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"Integração de proteômica bottom-up e top-down para caracterização de proteoformas em microrganismos com relevância médica e biotecnológica."

Proteômica; top-down; bottom-up; Modificações Pós-traducionais; Proteoformas; Corynebacterium glutamicum; Trypanosoma cruzi

A proteômica é uma abordagem capaz de quantificar proteínas e identificar modificações pós-traducionais (PTMs), sendo amplamente utilizada para a caracterização de processos biológicos em diversos organismos. Atualmente, as duas abordagens proteômicas mais utilizadas são bottom-up (BU) e top-down (TD), a primeira realiza a análise de peptídeos trípticos de proteínas, enquanto a segunda analisa as proteínas intactas diretamente. Conhecendo as vantagens e limitações dessas duas abordagens, a integração de ambas tem demonstrado capacidade de melhorar a identificação e caracterização de proteoformas, auxiliando na localização de PTMs e até mesmo identificar proteoformas que só são identificadas a partir dessa união. A integração de dados proteômicos BU e TD já foi utilizada em microrganismos como Neisseria meningitidis e Escherichia coli, caracterizando novas proteoformas com relevância clínica, em N. meningitidis, e com potencial relevância biotecnológica, em E. coli. A bactéria C. glutamicum é uma importante plataforma industrial, principalmente na produção de aminoácidos, além de possuir proximidade filogenética à outras bactérias de relevância clínica. A doença de Chagas, causada pelo protozoário T. cruzi, afeta entre 6 e 7 milhões de pessoas no mundo, principalmente na américa latina. Considerando a relevância biotecnológica de C. glutamicum, médica, de T. cruzi, e o potencial da análise proteômica por meio de integração de abordagens BU e TD, esse estudo realizou análises proteômicas qualitativa e quantitativa nesses dois microrganismos, utilizando ambas abordagens proteômicas com o intuito de revelar novas características moleculares. Em C. glutamicum foi realizada uma análise proteômica TD, revelando novas proteoformas da proteína OdhI, com putativa crotonaldeilação ou butirilação, revelando possíveis implicações no metabolismo de glutamato desse organismo. Além disso, outras proteínas com relevância biotecnológica como a mepB foi identificada por uma proteoforma truncada, sugerindo um mecanismo de ativação a partir da clivagem do seu N-terminal. Ademais, algumas proteínas de resposta à estresse oxidativos também foram identificadas por novas proteoformas, sugerindo mecanismos de regulação não descritos nas mesmas. A análise proteômica quantitativa por BU de células amastigotas de T. cruzi em condições replicativas e não replicativas revelou 1106 proteínas reguladas (q-value < 0,05), com grande número de proteínas com abundância altamente diferente entre as condições. Entre as proteínas altamente reguladas estão presentes trans-sialidases, peptidases Leishmanolysin-like, e proteínas associadas ao kDNA.

Externa à Instituição - LYRIS MARTINS FRANCO DE GODOY - FIOCRUZ
Interna - 2222088 - ELIANE FERREIRA NORONHA
Externo ao Programa - 404947 - MARCELO VALLE DE SOUSA
Presidente - 2594909 - SEBASTIEN OLIVIER CHARNEAU