Banca de QUALIFICAÇÃO: Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida
DATA : 07/07/2022
LOCAL: Universidade de Brasília e Plataforma TEAMS

Revisitando as Orações Relativas do Português do Brasil: Mudança Paramétrica?

Oração relativa; Sintaxe diacrônica; Português brasileiro; Contato.

O estudo apresenta investigação em andamento de hipótese sobre mudança da oração relativa no Português do Brasil. Com base no conceito de reanálise (ROBERTS, 2007), propõe que a relativa padrão foi substituída pela estratégia cortadora. Para tanto, revisa abordagens formais acerca do tema e apresenta estruturas ambíguas, consideradas como motivadoras da reanálise, a que é associada a estrutura de topicalização. Apresenta base de dados de orações relativas do século XVIII com resultados estatísticos preliminares e análise das variáveis escolhidas. Aponta como caminhos de seguimento da investigação a ampliação da base de dados, a investigação da tipologia das relativas e da possibilidade do efeito de substrato, causado pelo intenso contato do português brasileiro com línguas africanas.

Interna - 1552210 - ROZANA REIGOTA NAVES
Interno - 2255401 - PAULO MEDEIROS JUNIOR
Interna - 404444 - HELOISA MARIA MOREIRA LIMA DE ALMEIDA SALLES
Externa à Instituição - CRISTIANE DOS SANTOS NAMIUTI