Português como Segunda Língua para Surdos; consciência morfológica; processos derivacionais; léxico em segunda língua; educação bilíngue.
Português como Segunda Língua para Surdos; consciência morfológica; processos derivacionais; léxico em segunda língua; educação bilíngue
Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia. O objeto de estudo são os processos derivacionais do Português do Brasil no ensino de PSLS. Os objetivos gerais da pesquisa são (i) compreender a percepção dos surdos sobre o significado de palavras derivadas e (ii) identificar se os surdos conseguem entender mais palavras da LP com base no conhecimento do funcionamento dos processos derivacionais. Os objetivos específicos são (i) apresentar as características morfológicas da Língua Portuguesa aos alunos surdos, em curso de extensão, com base na aplicação da premissa da consciência morfológica, (ii) coletar dados de produções de alunos surdos participantes desse curso, no qual foram propostas atividades e interações simultâneas, (iii) analisar os dados coletados e (iv) elaborar manual do professor para docentes de PSLS com base na proposta aplicada no curso de extensão. A atual prática de ensino de Português como Segunda Língua para Surdos (PSLS) ainda se dá de forma incipiente nas escolas brasileiras. Há falhas metodológicas cometidas pelos docentes dessa disciplina, dentre as quais se encontra o trabalho inadequado com o léxico. Somado a esse fator, os discentes surdos apresentam dificuldades em leitura e produção de textos na segunda língua (L2) devido a limitações de vocabulário. Tendo em vista esses fatos, surgiu a problemática para pesquisa sobre a forma como o léxico pode ser ensinado em PSLS, a fim de proporcionar aos surdos autonomia, inicialmente na leitura de textos dessa L2. Os percursos metodológicos adotados foram (i) elaboração de curso de extensão para desenvolver a consciência morfológica nos surdos participantes, (ii) elaboração de pré-teste para verificação dos conhecimentos lexicais dos surdos em LPE, (iii) coleta de dados sobre o perfil dos surdos e sobre seus desempenhos nas atividades do curso de extensão, (iv) análise de parte dos dados coletados e (v) elaboração de um manual do professor para docentes de PSLS em que aperfeiçoamos a proposta do curso de extensão para permitir sua aplicação, em formato de projeto, com turmas de surdos que estejam no Ensino Médio. Os resultados encontrados demonstraram que é possível desenvolver nos surdos a consciência morfológica e que, uma vez iniciadas as reflexões sobre as palavras, os próprios surdos começam a criar hipóteses sobre os significados das palavras existentes e que possam existir na LPE.