Banca de QUALIFICAÇÃO: Gustavo Garcia de Moraes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gustavo Garcia de Moraes
DATA : 25/09/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

O Ensino da Dimensão Técnica nos Esportes Coletivos de Invasão pela Perspectiva das Abordagens Emergentes.

Esportes de invasão. Metodologia de Ensino. Abordagens Emergentes. Pedagogia do Esporte. Técnica. Tecnicismo.

A literatura da educação física informa que a técnica tem sido abordada tradicionalmente nos esportes coletivos de invasão por um viés mecanicista. Nessa perspectiva, o ensino dos esportes é fragmentado a partir de suas técnicas consideradas excelentes e divididas em sequências pedagógicas tornando-se, ao mesmo tempo, meio e fim da prática esportiva. Essa perspectiva ficou conhecida como métodos de ensino tradicionais ou tecnicista. Em oposição surgem duas linhagens de pensamento conhecidas como Movimento Renovador Crítico da Educação Física Escolar e a Pedagogia do Esporte, que em comum possuem a crítica à abordagem mecanicista do movimento humano, porém, com diferentes orientações sobre o ensino do esporte na escola. Para a Pedagogia do Esporte, o contexto dos jogos esportivos coletivos é imprevisível, logo, necessita de jogadores inteligentes, sendo equivocado ensinar o modo de fazer (técnica) desvinculado do motivo de fazer (tática). Assim, não existiria nos jogos esportivos coletivos, ação técnica que não fosse utilizada na resolução de problemas do jogo. Nesse cenário, surge no ensino dos jogos esportivos coletivos uma outra dimensão, denominada de unidade técnico-tático, entendida como a necessidade de se realizar gestos que se apoiam em determinado tipo de decisão. Nesse sentido, a técnica esportiva resultaria da interação entre o praticante, o contexto e a tarefa. Apesar desses avanços teóricos, na prática pedagógica da escola é observado que os professores ou mantém o modelo tradicional de ensino ou relativizam a aprendizagem, considerando a impossibilidade de ensinar os chamados fundamentos do esporte se apropriando das abordagens emergentes orientadas para a tática/tomada de decisão. Diante do exposto, o presente estudo propõe-se a (1) refletir sobre a noção e o lugar da dimensão técnica, a luz das abordagens emergentes do ensino dos esportes de invasão, na educação física escolar e (2) Analisar as estratégias de ensino necessárias para a potencialização da aprendizagem das técnicas no interior de um modelo de ensino baseado em jogos. Para isso, será utilizada uma pesquisa Baseada em Design ou Design-Based Research (DBR), de desenvolvimento de uma Unidade Didática de Intervenção Pedagógica (UDIP) para o ensino dos princípios ofensivos fundamentais da modalidade esportiva basquetebol aplicada nas aulas do professor-pesquisador. O produto esperado como resultado do processo de pesquisa é um protocolo de orientação para professores que atenda a classe de problemas relacionadas com a mediação/ problematização aplicada aos jogos para ensinar as competências técnico-táticas nos esportes coletivos.

Externo à Instituição - ALCIDES JOSE SCAGLIA - UNICAMP
Presidente - 1747203 - ALEXANDRE JACKSON CHAN VIANNA
Interno - 1197997 - ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
Interna - 1065949 - ROSANA AMARO