Banca de QUALIFICAÇÃO: Pollyanna Barbosa Farias Barros

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Pollyanna Barbosa Farias Barros
DATA : 19/01/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Avaliação da sobrevida do enxerto de pacientes acompanhados pelo serviço de transplante renal do Hospital Universitário de Brasília

transplante de rim, curva de sobrevida, Fatores de Risco

O transplante de rim (TX) é o tratamento que apresenta melhor prognóstico e qualidade de vida para o paciente em estágio terminal de doença renal crônica. Todavia, o tempo de sobrevida do enxerto depende de fatores provenientes do doador, da conservação do órgão, do receptor e dos cuidados pós TX. Os índices preditivos para a sobrevida do enxerto estão baseados em populações americanas e européias. Logo, as características associadas à sobrevida em um hospital universitário brasileiro podem apresentar diferentes desfechos. Objetivo: Analisar os fatores preditivos da sobrevida do enxerto renal censurada por óbito em pacientes acompanhados pelo serviço de transplante do Hospital Universitário de Brasília. Metodologia: estudo observacional, de coorte histórica. Será realizada análise retrospectiva de prontuários de pacientes transplantados renais, acima de 18 anos e de ambos os sexos, acompanhados pelo serviço de TX, desde 2006, ano de implantação do serviço. Serão excluídos, pacientes com perda de seguimento e, consequentemente, sem informações. Os dados serão transferidos a uma plataforma de gerenciamento de dados denominada Research Eletronic Data Capture (REDCap). Serão realizadas curvas de sobrevida de Kaplan-Meier e comparadas com as variáveis relacionadas ao doador, receptor e cuidados pós- transplante por meio de análise multivariada. A falha do enxerto será considerada quando o paciente voltar a precisar de hemodiálise ou de um novo transplante de rim. Serão censurados os óbitos com rim funcionante. A partir desses resultados, será proposto um modelo preditivo, por meio de análise multivariada. O projeto possui aprovação do comitê de ética em pesquisa de seres humanos. Resultados parciais:. Construiu-se a estrutura dos formulários de coleta das variáveis que serão extraídas dos prontuários dos pacientes em estudo no banco de dados na plataforma REDCap.

Presidente - 2102264 - DAYANI GALATO
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS ROCHA NEVES - UnB
Externo à Instituição - IGOR DENIZARDE BACELAR MARQUES - UFPI
Interna - 1707017 - MANI INDIANA FUNEZ