Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA SOUSA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA SOUSA DE OLIVEIRA
DATA : 19/09/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Intervenção multicomponente online, baseada na Dieta Cardioprotetora Brasileira e um programa de treino resistido, para controle de parâmetros metabólicos em pessoas no pósoperatório tardio de cirurgia bariátrica: ensaio clínico randomizado

Cirurgia bariátrica, exercício, alimentação saudável, estudo de intervenção, obesidade, sarcopenia

Justificativa: O Brasil é um país com uma das taxas mais elevadas de pessoas com obesidade do mundo, problema que se agravou durante a pandemia de COVID-19, aumentando a indicação para tratamento cirúrgico da obesidade, entre aqueles com obesidade severa. Contudo, ainda que o país conseguisse atender essa elevada demanda, o acompanhamento pós-operatório é ainda mais desafiador, especialmente a longo prazo, quando há um risco do paciente se perder na linha de cuidado, resultando em reganho de peso, e retorno de algumas comorbidades. A adoção de alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais para o controle da obesidade e comorbidades no pós-operatório, independente da fase de tratamento. As barreiras multidimensionais para adesão à estas práticas afetam principalmente a população de baixa renda, assistida pelo Sistema único de Saúde (SUS). Outra condição associada ao avançar do tempo pós-operatório é a obesidade sarcopênica, consequência da perda de massa e força muscular, que pode comprometer a capacidade funcional dos indivíduos. Para nortear as ações e políticas públicas, há que se se avaliar as diretrizes de promoção `a saúde e, mais especificamente, a resposta de público-alvo específico a um plano acessível, inovador, multicomponente, visando fortalecimento de um comportamento saudável, voltado principalmente à alimentação e ao exercício. A ação de equipes multidisciplinares e a possibilidade de intercâmbio de modelos de sucesso, com ferramentas modernas e criativas, comprovam a relevância da proposta. Objetivo: Avaliar a efeito de um programa multicomponente online, incluindo intervenção nutricional baseada na Dieta Cardioprotetora Brasileira com abordagem comportamental e programa de treinamento resistido nos marcadores de sarcopenia (força, função e qualidade muscular) e outros marcadores de saúde, incluindo perfil bioquímico e pressão arterial, em pessoas que realizaram cirurgia bariátrica em longo prazo. Métodos: Trata-se de ensaio clínico randomizado a ser conduzido na Universidade de Brasília, com avaliação presencial e intervenções remotas. Os participantes (indivíduos de ambos os sexos, adultos, com mais de 5 anos de cirurgia bariátrica) responderão questionário acerca de informações sócio demográficas, práticas de atividade física, uso de medicamentos, suplementos e outras informações clínicas. A intervenção terá duração de 12 semanas com avaliações nos tempos basal (T0), 6 semanas (T1) e 12 semanas (T2). Os participantes (n=125) serão alocados aleatoriamente em dois grupos, sendo eles: Grupo intervenção multicomponente online coletivo (intervenção nutricional baseada nas diretrizes da dieta cardioprotetora com abordagem comportamental + programa de treinamento resistido) e Grupo controle (participarão de uma lista de espera e receberão a intervenção multicomponente após as 12 semanas da coleta de dados). Serão avaliados, nos momentos T0, T1 e T2, parâmetros de sarcopenia; parâmetros clínicos (pressão arterial de consultório e por monitorização ambulatorial de pressão aterial); bioquímicos (hemoglobina, hematócrito, perfil glicêmico, lipídico, PCR); avaliação do gasto energético de repouso (calorimetria indireta); índice de massa corporal (IMC; kg/m2 ); composição corporal (absortometria de dupla energia de raios X – DXA e impedância bioelétrica multifrequencial); nível de atividade física (Recordatório de atividade física e acelerometria); força muscular (dinamômetro Jamar hidráulico e isocinético); teste de funcionalidade (teste de levantar e sentar da cadeira; teste de caminhada; teste de agilidade e equilíbrio) e avaliação da adesão às intervenções. Análise estatística: os desfechos primários serão marcadores de obesidade sarcopênica. Os desfechos secundários serão: pressão arterial, composição corporal, perfil bioquímicos, avaliação do gasto energético de repouso. Os resultados serão analisados com intenção de tratar, avaliando-se interação entre grupos de estudo e tempo de intervenção. Secundariamente serão investigados fatores associados à adesão e sucesso da intervenção. A análise descritiva incluirá o cálculo da distribuição de frequência e medidas de tendência central e dispersão. Para comparação das variáveis entre grupos na linha de base, serão utilizados os testes t de Student, Mann Whitney e Qui-Quadrado para comparar médias, medianas e proporções, respectivamente. O teste qui-quadrado será utilizado para comparar proporções. Para avaliação da efetividade da intervenção multicomponente, serão utilizados modelos de equação de estimativa generalizada (GEE). Coeficientes não padronizados e seus respectivos intervalos de confiança (IC 95%) serão calculados. Esses modelos serão ajustados por potenciais variáveis de confundimento, como idade, condições sócioeconômicas, prescrição medicamentosa, uso de suplementos, Índice de Massa Corporal inicial e nível de adesão. Valores de p < 0,05 serão considerados estatisticamente significantes. Todas as análises serão realizadas utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences (versão 25.0, SPSS, IBM Corp., Armonk, Nova Iorque, EUA).

Externa à Instituição - FLÁVIA FIORUCI BEZERRA - UERJ
Externo à Instituição - FELIPE VOGT CUREAU - UFRGS
Externo ao Programa - 1299793 - AMILTON VIEIRA
Presidente - 1123194 - KENIA MARA BAIOCCHI DE CARVALHO