Banca de DEFESA: Gustavo Campelo Leopoldo

DISCENTE : Gustavo Campelo Leopoldo
DATA : 19/07/2023
LOCAL: https://bit.ly/3XVIyze

Efeito da complexidade de cálculos multidígitos em estudantes universitários com diferentes níveis de ansiedade matemática

ansiedade matemática; memória de trabalho; cálculos multidígito; efeito do tamanho da operação

Experimentos sobre cálculos aritméticos concentravam-se em operações com um único dígito. Encontraram efeitos de tamanho de operação e de interferência usando-os como explicação dos procedimentos realizados para resolução dos cálculos. Atualmente, experimentos contemplam cálculos multidígito, que são mais complexos e demandam mais a memória de trabalho, e os efeitos da ansiedade matemática. O presente estudo investigou a performance em cálculos multidígitos com "vai um" para analisar efeitos da memória de trabalho e ansiedade matemática. Ao todo, 21 participantes responderam ao questionário SMARs e uma tarefa com problemas de adição. Na ANOVA 2×2 de medidas repetidas foi encontrado efeito na condição com e sem "vai um" e entre as operações grandes e pequenas, tendo interação entre as duas condições apenas quando analisada a acurácia. Em seguida, a ANOVA 2×2×2 no teste entre sujeitos com a condição ansiedade matemática revelou os mesmos resultados e foi significativo para ansiedade. Isso significa que os participantes levaram mais tempo para responder itens grandes e com "vai um" e os participantes com alta ansiedade foram os mais lentos. A acurácia entre os grupos com ansiedade foi parecida, em que acertavam mais itens pequenos e sem "vai um".

Externa à Instituição - LARISSA SALVADOR - UFMG
Presidente - 1260071 - RICARDO JOSE DE MOURA
Interno - 3043446 - RUI DE MORAES JUNIOR
Interna - 1544722 - WANIA CRISTINA DE SOUZA