Banca de DEFESA: Cleberson Souza da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cleberson Souza da Silva
DATA : 05/04/2024
LOCAL: Plataforma Teams

O RPG como Instrumento de Coleta de Dados para a Avaliação da Aprendizagem em Química segundo a Taxionomia dos Objetivos Educacionais

Avaliação da Aprendizagem, Taxionomia dos Objetivos Educacionais, Role Playing Game.

Esta tese de doutorado é proveniente de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e apresenta como objeto de estudo o jogo de Role Playing Game (RPG) como instrumento para coleta de dados na avaliação da aprendizagem. Desse modo, para conseguirmos estudar esse objeto, elaboramos a pergunta problematizadora a seguir: Como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser utilizado como instrumento para coleta de dados para investigar o nível de desenvolvimento cognitivo de estudantes de licenciatura em Química sobre a forma e a estrutura das moléculas? Para nos ajudar a responder essa pergunta-problema, esta pesquisa teve o seguinte objetivo geral: compreender o jogo de RPG do tipo Live Action como instrumento avaliativo para investigar o grau de desenvolvimento cognitivo de estudantes de licenciatura em Química sobre a forma e a estrutura das moléculas. Para isso, dividimos essa tese em quatro partes. A primeira parte, composta pelo referencial teórico, que está dividido em 2 capítulos que dissertam a respeito: do jogo de RPG e de uma análise das produções acadêmicas no ensino de Química, Física e Biologia e da avaliação da aprendizagem com foco na Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Já a segunda parte desta tese é intitulada de Percurso Metodológico e apresenta os pressupostos metodológicos que guiaram a pesquisa que deu origem a esta tese de doutoramento, bem como explicitamos como o jogo de RPG denominado de: Um Crime na Purdue Produtos Químicos, foi construído com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais, de Benjamin Bloom. A terceira parte da tese apresenta os Resultados e Discussão e contém alguns dados provenientes de gravações de áudio e vídeo que foram analisados com a ajuda da técnica de análise de conteúdo por meio de três categorias de análise, a saber: a) entendimento; b) avaliação; e c) caráter lúdico, que emergiram a posteriori. A quarta parte desta tese é composta pelas Considerações Finais que apontam, entre outras coisas, contribuições e implicações desta pesquisa em, pelo menos, três aspectos: atual estado das pesquisas sobre o RPG; elaboração de uma aventura de RPG como instrumento de coleta de dados para avaliação da aprendizagem; e proposição de enquadramentos dos estudantes nos domínios cognitivos básico, operacional e global. Além disso, as limitações desta tese foram elencadas como possibilidade para o desdobramento de novas pesquisas na área.

Presidente - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Externo à Instituição - FERNANDO APARECIDO DE MORAES - UFJ
Externo à Instituição - Hawbertt Rocha Costa
Interna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO