Banca de DEFESA: MARIANA MONTE ZISCHEGG

DISCENTE : MARIANA MONTE ZISCHEGG
DATA : 24/04/2024
LOCAL: Plataforma Teams

EXPERIÊNCIAS DE VIDA E PERCURSO FORMATIVO NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA EM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Professores de Biologia; Licenciatura em Biologia; Experiências; Currículo; Trilhar Formativo; Entrevista semiestruturada.

Este estudo de dissertação de mestrado se consolidou a partir do uso da metodologia qualitativa, dentro da linha de pesquisa sobre formação de professores de Ciências, com ênfase no eixo temático de Narrativas, Cultura e Saberes na formação de professores. A busca pelo desenvolvimento dos objetivos de pesquisa se deu pelo uso de entrevistas semiestruturadas, que tiveram como base teórico-fundamental elementos da pesquisa narrativa e do método autobiográfico. O processo de pesquisa teve como intuito buscar compreender e investigar sobre a possível influência de experiências acadêmicas e pessoais e momentos-charneira no decorrer do processo formativo de egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília na escolha da docência e se foram determinantes para essa decisão de atuar na área específica do ensino de Ciência e Biologia. A análise das histórias de vida compartilhadas nos momentos de entrevista teve como uso o método de análise das histórias a Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003), através da construção de categorias de análise criadas com base nas temáticas dos objetivos específicos e também, das que emergiram ao longo do processo.

Externa à Instituição - ASSICLEIDE DA SILVA BRITO - UEFS
Externa à Instituição - DEISE BARRETO DIAS - IFB
Interna - 2654011 - MARIA RITA AVANZI
Presidente - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO