Banca de DEFESA: Daianny de Souza da Mota

DATA : 26/04/2024
LOCAL: Auditório Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química

EJA INTERVENTIVA: DESAFIOS, LIMITAÇÕES E CONQUISTAS – UM ESTUDO DE CASO

Inclusão; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem.

Promover um ensino, igualitário e inclusivo não constitui uma tarefa fácil, tão pouco simples, principalmente se tratando do Púbico da Educação de Jovens e Adultos Interventiva – EJAI, uma forma de atendimento educacional existente em algumas escolas da Rede Pública do Distrito Federal - DF. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, teve por objetivo o conhecimento desse atendimento. Para compreender seus diferentes aspectos, por meio de um estudo de caso, contamos com o apoio de uma docente atuante exclusivamente na EJAI e observações de alunos de uma turma, durante a efetivação de ações interventivas. Os resultados indicaram que a realização das dinâmicas utilizadas durante a intervenção, se configuraram como positivas aliadas para a aprendizagem do público EJAI. Com a entrevista gravada e a discussão das três perguntas iniciais, bem como por meio de uma abordagem qualitativa, foi possível, até o momento, compreender que estamos a falar de uma docente que, além de acompanhar a evolução da modalidade EJAI, acredita em sua funcionalidade e busca, dentro do que lhe é permitido, melhorias para o desenvolvimento de seus alunos. A partir de nossa pesquisa, podemos concluir que tal temática é ainda marcada por um processo de descoberta e aprendizagem, de como lidar com a mesma e seu público, sendo está uma interface entre a Educação de Jovens e Adultos – EJA e a Inclusão.

Interna - 1244879 - EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
Presidente - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Externa ao Programa - 1043639 - JHENIFFER MICHELINE CORTEZ - nullExterno à Instituição - WESLEY PEREIRA DA SILVA - SEEDF
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 10:15