Banca de DEFESA: Iago Silva Oliveira Lura

DISCENTE : Iago Silva Oliveira Lura
DATA : 08/09/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Ensino De Química E Educação Em Direitos Humanos: Oficinas Pedagógicas Como Estratégia Didática Na Socioeducação.

Ensino de Ciências; Educação em Direitos Humanos, Socioeducação, Oficinas Pedagógicas, Alimentação.

O ensino que se lança em direção da formação cidadã está presente em diversos textos acadêmicos e documentos oficiais, diversificadas são as justificativas para que se viabilize um ensino que se comprometa com a formação cidadã. Essas justificativas são ressaltadas quando se pensa em um contexto socioeducativo, onde há a necessidade de colaborar não apenas para a formação cidadã, mas também para novas possibilidades de trajetórias de vida. Partindo do pressuposto que o ensino de ciências é carregado de sentidos e objetivos, esta pesquisa visou contribuir para a formação cidadã de estudantes de uma unidade de internação em Brasília – DH. Para alcançar o objetivo de contribuir para a formação cidadã desses alunos, buscou-se aproximar os campos teóricos da Educação em Direitos Humanos e do Ensino de Ciências por meio de Oficinas Pedagógicas em Direitos Humanos, norteadas pela temática da alimentação. O contexto da pesquisa se deu em uma unidade de internação em Brasília – DF, com alunos em situação provisória de privação de liberdade. A abordagem da pesquisa que aqui se apresenta é de cunho qualitativo e teve como fonte de dados as produções textuais elaboradas pelos estudantes durante os encontros das oficinas pedagógicas, assim como anotações em caderno de bordo e observação, por parte do professor pesquisador. Esses dados foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva – ATD, proposta e fundamentada por Moraes e Galliazi (2016). Do conjunto de dados analisados, pode-se perceber potencialidades ao articular a educação em direitos humanos e o ensino de ciências por meio de oficinas pedagógicas em direitos humanos, ao passo que os momentos de execução das oficinas permitem que os participantes migrem de um campo de menor reflexão, a respeito do contexto que estão inseridos, para um campo de maior reflexão, munidos de maiores conhecimentos não apenas a respeito da química, mas também das relações estabelecidas entre essa e a sociedade.

Externo à Instituição - ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Presidente - 1244879 - EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
Interno - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL