Banca de QUALIFICAÇÃO: Levi Silva Lemos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Levi Silva Lemos
DATA : 24/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ELA
TÍTULO:

CARREIRA DOCENTE NA AMÉRICA LATINA FACE AS POLÍTICAS DA OCDE: UM ESTUDO COMPARADO DOS PLANOS DE CARREIRA DO BRASIL E DA COLÔMBIA


PALAVRAS-CHAVES:

carreira docente, américa latina, neoliberalismo


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente trabalho trata da valorização da carreira docente no contexto da América Latina face às políticas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), buscando compreendê-la a partir de um estudo comparado dos planos de carreira dos professores da rede pública de Brasil e Colômbia. Ambos os países apresentam características comuns em seus processos históricos e conjunturas políticas, assim como uma relação marcada pela influência da OCDE. Diante disto, emerge uma imperativa questão central: Qual concepção de valorização docente está presente nos Planos de Carreira docente do Brasil e da Colômbia, tendo em vista as atuais políticas educacionais da OCDE, e como estão configuradas as carreiras dos professores das redes públicas de ensino destes países no tocante à carreira? Para responder esta questão, o trabalho apresenta como objetivo geral investigar qual concepção de valorização docente está presente nos Planos de Carreira docente do Brasil e da Colômbia, considerando as atuais políticas públicas de educação implementadas pela OCDE no contexto latino americano, percebendo como se estrutura a carreira e a remuneração dos trabalhadores docentes nas redes públicas de ensino. Como aporte teórico-metodológico utilizou-se da história comparada nas incursões sobre o problema. Não obstante, verificou-se que os planos de carreira docente dos professores das redes públicas de Brasil e de Colômbia apresentam aproximações conceituais quanto a valorização. Entretanto, quanto a estrutura e configuração destas políticas dos planos de carreira, divergem por conta de certas peculiaridades estruturais. Acredita-se, portanto, que a política educacional aponta sinais de que desde sua gênese, reflete uma concepção de valorização docente aquém dos interesses das diferentes categorias de professores que atuam no Brasil e na Colômbia, visto que atendem, no ver da pesquisa, aos imperativos do neoliberalismo econômico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1765762 - CAMILO NEGRI
Interno - 2478508 - DANIEL BIN
Interno - 1549147 - MOISES VILLAMIL BALESTRO
Externa à Instituição - ILMA DE ANDRADE BARLETA - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 02/04/2024 14:33
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