Banca de DEFESA: Clapton Olimpio de Moura

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Clapton Olimpio de Moura
DATA : 05/12/2023

"Contribuições ao estudo do gênero Peperomia Ruiz & Pav. (Piperaceae), com ênfase nas espécies endêmicas do Brasil”

Biogeografia; Conservação; Neotrópico; Piperoideae; Sistemática.

Peperomia, um dos gêneros mais ricos dentre as angiospermas, possui maior concentração de espécies na região Neotropical e exibe distribuição pantropical. Embora quase metade de suas espécies sejam epífitas, as linhagens que divergiram mais cedo do restante do gênero, são compostas por espécies terrestres. Apesar de sua notável diversidade, investigações abrangentes sobre a biogeografia histórica, detalhes corológicos e o estado de conservação de suas espécies permanecem notadamente limitadas. Estando em quarto lugar em riqueza de espécies de Peperomia em nível global, o Brasil abriga 169 espécies, com aproximadamente dois terços delas sendo endêmicas, e tendo o domínio da Mata Atlântica como habitat para a maioria delas. Para preencher lacunas no conhecimento dentro do gênero Peperomia, esta tese é composta por quatro capítulos, cada um adotando o formato de artigo científico. O Capítulo 1 expõe aspectos de biogeografia histórica, utilizando dados moleculares e geográficos para elucidar a origem do gênero e seus principais clados, estabelecendo bases para diversos estudos evolutivos. O Capítulo 2 utiliza dados de ocorrência disponíveis em bases de dados de acesso aberto para todas as espécies endêmicas do Brasil, para realizar análises corológicas e avaliações preliminares do risco de extinção para cada uma delas. No Capítulo 3, utilizando o mesmo conjunto de dados do capítulo 2, são fornecidos insights sobre áreas de endemismo para o gênero no Brasil, incluindo investigações sobre mudanças no uso e cobertura da terra ao longo de três décadas. Por fim, o Capítulo 4 apresenta uma nova espécie de Peperomia criticamente ameaçada, endêmica do Cerrado brasileiro.

Externa ao Programa - 2169109 - CAROLINE DE OLIVEIRA ALVES - UnBExterno à Instituição - GUSTAVO HIROAKI SHIMIZU - UNICAMP
Externa à Instituição - MARIA ALEJANDRA JARAMILLO SIERRA - UMNG
Presidente - 1023883 - MICHELINE CARVALHO SILVA
Externa à Instituição - VANESSA LOPES RIVERA - ESCOLAELEVA