Banca de QUALIFICAÇÃO: Leide Lene Santos Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leide Lene Santos Silva
DATA : 02/04/2024
LOCAL: REMOTO

EPISTEMOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA RETRATADAS NAS MATRIZES CURRICULARES: UMA PESQUISA COLABORATIVA

PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA. DECOLONIALIDADE. CURRÍCULO. EPISTEMOLOGIAS

Esta pesquisa propõe o diálogo entre as matrizes curriculares oficiais as matrizes curriculares identitárias dos professores de língua inglesa anos finais do ensino fundamental e tem como objetivo propor a construção de uma matriz curricular intercultural a partir dos discursos inscritos dos professores da língua inglesa da rede municipal de ensino da cidade de Gurupi/ Tocantins, participantes do projeto de extensão sobre os estudos das epistemologias do currículo oferecido pelo IFTO/Campus Gurupi. O trabalho se justifica a partir das experiências vivenciadas pela pesquisadora com as matrizes curriculares de ensino durante sua trajetória pessoal e profissional. O referencial teórico, situa -se na Linguística Aplicada Crítica (LAC), área de conhecimentos voltada para o desenvolvimento de pesquisas que priorizam as discussões sobre as demandas sociais e políticas linguísticas (MOITA LOPES, 1998; RAJAGOPALAN, 2003 e 2019). As epistemologias basilares deste estudo estão nas contribuições sobre a formação de professores durante a trajetória da pesquisadora e nas reflexões suscitadas pelo pensamento abissal (SOUSA SANTOS, 2009) e pelas pesquisas de coloniais sobre o ensino de língua inglesa no Sul Global (DIAS, 2012; DUBOC, 2020, 2019 e 2015; MALDONADO-TORRES,2007; MENEZES DE SOUZA,2019; MONTE MÓR, 2013). A metodologia da pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista respaldada nos princípios de uma pesquisa colaborativa crítica voltada para a formação contínua dos professores/ professoras e a construção de saberes. Assim, os professores / professoras participantes da pesquisa estudarão as epistemologias que fundamentam a BNCC – componente curricular língua inglesa e demais documentos curriculares e posteriormente produzirão suas matrizes curriculares focalizadas em seus contextos de ensino e aprendizagem. Como contribuição da pesquisa espera-se produzir uma matriz curricular intercultural a partir das epistemologias dos professores / professoras da língua inglesa ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Gurupi/ Tocantins.

Externa à Instituição - ANA PAULA MARTINEZ DUBOC - USP
Presidente - 1713830 - KLEBER APARECIDO DA SILVA
Interna - 1766155 - ROSINEIDE MAGALHAES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 05/03/2024 17:40