Banca de QUALIFICAÇÃO: Jandira Azevedo da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jandira Azevedo da Silva
DATA : 26/03/2024
HORA: 10:15
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO INTERACIONAL E DE MULTILETRAMENTOS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial de professores. Sociolinguística Interacional. Letramentos e multiletramentos. Educação inclusiva e políticas públicas. Multiletramentos de estudantes cegos e com baixa visão.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O Projeto intitulado “FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO INTERACIONAL E DE MULTILETRAMENTOS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL” situa-se no macro contexto da formação inicial de professores de cursos de Licenciatura de Pedagogia e de Letras (Português/Inglês) e no micro contexto dos multiletramentos de estudantes com deficiência visual. Seu objetivo geral consiste em observar se nos cursos pesquisados já são incluídos nas disciplinas curriculares conteúdos voltados à educação inclusiva e aos multiletramento de estudantes com essa deficiência, afim de preparar os acadêmicos para o atendimento a esses estudantes. Na contextualização, apresenta-se os pressupostos teóricos: Deficiência Visual (BRASIL, 2015; 2004; SÁ; CAMPOS e SILVA, 2007; Organização Mundial da Saúde OMS, 2020; SMITH; TYLER, 2010; BRASIL, 2001; 2021; AMARAL; ALVES, 2007). Educação Inclusiva e Políticas Públicas (FERREIRA, 2015; REIS, 2013; FONTES, GLAT e PLESTSCH, 2006; SECCHI, 2014). Formação Inicial de Professores (BRASIL, 2008; 2013b; 2013a; 1988; 1996; 2017; 2016; 2019; FREIRE, 2016). Insere-se nas abordagens quanti/qualitativa (DEMO, 2004b; ANGROSINO, 2009; DENZIN E LINCON, 2006; MARCONI e LAKATOS, 2014; BORTONIRICARDO, 2008; 2005). Vincula-se à Netnografia (KOZINETS, 2014). À Etnografia (ANDRÉ, 2008; STREET 2014). Para a geração dos dados, se realizará uma pesquisa netnográfica, a fim de encontrar dados sobre os professores dos cursos pesquisados, o número de matrícula, bem como a quantidade de estudantes que concluíram-nos. Além do mais, se produzirá uma pesquisa documental, que engloba leitura e análise de documentos: Projetos PolíticoPedagógicos (PPPs), currículos, histórico do departamento, ementas e resoluções, conforme especificado pela (Resolução CNE/CES, nº 2, 2015) e as entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa que se dispuserem a respondê-las. Tanto a netnografia quanto a etnografia, se intercruzam com A Etnografia da Comunicação (MATEUS, 2015; BORTONI-RICARDO, 2005; 2014) e com a Autoetnografia (ADAMS; HOLMAN JONES; ELLIS, 2015; CHANG, 2008; GAMA, 2021), que servirão de base às análises dos dados. No referencial teórico, propõe-se a intersecção entre os campos de estudo da Sociolinguística Interacional (BORTONI-RICARDO, 2005; 2014; GOFFMAN, 2002; GUMPERZ, 1982; 2001; 2015). Da Inter-ação Multimodal (NORRIS,2004a, 2011a; 2014). Dos Letramento (KLEIMAN, 2006; 2000; 2007; KALANTIZIS; COPE E PINHEIRO, 2020; ROJO, 2009; 2012; STREET, 2014; SOARES, 2000). Dos Novos Estudos dos Letramentos e dos Multiletramentos (STREET, 2000; COPE e KALANTZIS, 2008; BULL, 2006; ROJO, 2012; ROCHA, 2010). Dos Letramentos Multimodais (VIEIRA e FERREIRA, 2017; BRASIL, 2020; VIEIRA e SILVESTRE 2015; KRESS e VAN LEUWEEN 2006). Da Educação Inclusiva de estudantes com deficiência visual (cegos e com baixa visão) – seus Multiletramentos (BRASIL, 2008; 2001; 2010; 1988; 1994; 2000; 2003; 1996; 2014; 2015; ARIZA; MADORRÁN; CABRILLANA, 2003). Do Sistema Braille (COSTA, 2019; LEMOS, 2000; BRASIL, 2018; LEMOS & CERQUEIRA, 2014; SILVA, 2020; LIMA, 2010; SILVA E DOS ANJOS, 2016). Dos Programas leitores de telas e ampliadores de telas (AMARAL & ALVES, 2007). Da audiodescrição – AD (MOTA E FILHO, 2010; MOTA, 2016; 2018), dentre outros autores que trazem contribuições ao estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE ANTONIO DOS SANTOS BORGES - UFRJ
Interna - 2572613 - ORMEZINDA MARIA RIBEIRO
Presidente - 1766155 - ROSINEIDE MAGALHAES DE SOUSA
Externa à Instituição - SILVIA NAARA DA SILVA PINTO - UDF
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 12:36
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app20_Prod.sigaa14