Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA BENCHIMOL

DISCENTE : ANA CLAUDIA BENCHIMOL
DATA : 29/02/2024
LOCAL: plataforma teams

SIGNIFICAÇÕES DE SI E CRIATIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS E ESTRATÉGIAS CRIATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO LONGO DA PANDEMIA DA COVID-19.

desenvolvimento humano, processos criativos, educação infantil, pandemia, desenvolvimento do self.

A pandemia da COVID-19 afetou a educação de várias formas. O fechamento abrupto das instituições escolares e a adoção de estratégias de ensino remoto trouxeram desafios relacionados à manutenção da qualidade do trabalho docente e das relações desenvolvidas nesses contextos. As medidas emergenciais de isolamento social, para conter a transmissão do vírus, ao mesmo tempo em que contribuíram para redução da mortalidade, preservando recursos humanos e materiais necessários para o enfrentamento de uma pandemia, impactou intensamente o objetivo fundante da Educação Infantil (EI), que consiste em favorecer o desenvolvimento humano por meio das ações de cuidar, educar, promover a interação e a socialização de crianças e bebês. Após um longo período de atividades remotas e, posteriormente, com o retorno gradativo às atividades presenciais, ainda é necessário a adoção de medidas de segurança e monitoramento da comunidade escolar para adequação das atividades em sala de aula. Mesmo com o decreto da Organização Mundial da Saúde (OMS), em maio de 2023, afirmando que a pandemia da COVID-19 não se trata mais de um caso de emergência na saúde pública, não se pode esquecer de que o vírus não desapareceu. Cuidados permanecem como ações preventivas e relevantes, especialmente em escolas da EI. Diante desta prolongada situação de incerteza e instabilidade, a docência tornou-se palco de grandes discussões. As mudanças nas rotinas, nas relações com a escola, nos métodos de ensino, e nas novas práticas de aula, foram fortes tensionadores do papel docente. A partir da necessidade de produzir formas alternativas de relacionar-se com a escola, com o ensino e com os alunos, professores de diferentes níveis de ensino vivenciaram profundos processos de ressignificação de si como seres humanos e docentes, o que gerou mudanças no self docente, no papel social e na prática pedagógica do professor. A experiência docente, durante a pandemia, motivou a seguinte pergunta que, por sua vez, orientou este projeto de pesquisa: Como os professores da Educação Infantil se perceberam como profissionais e pessoas criativas durante a pandemia da COVID-19, e como ressignificaram suas múltiplas visões de si ao fim da emergência de saúde pública referente à pandemia? Tendo como perspectivas teóricas a Psicologia Semiótico-Cultural e as bases culturais da criatividade, delineou-se o objetivo central deste trabalho que consiste em compreender: (a) como a pandemia da COVID-19 afetou o desenvolvimento do self docente no contexto da EI, ao longo de sua duração, (b) quais ressignificações os professores vivenciaram em relação aos seus processos criativos e (c) o surgimento de novos posicionamentos e estratégias adotadas em sala de aula pelos professores, diante das transformações pessoais vivenciadas. O estudo envolveu três professores da EI de uma escola pública em Brasília-DF, incluindo um homem e duas mulheres, com idades entre 40 e 60 anos, e mais de 15 anos de experiência em docência cada. O processo de construção de dados contou com a análise de documentos escolares, observações de interações em sala de aula (tanto presenciais quanto virtuais), narrativas dos professores sobre desafios durante a pandemia e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizaram que, apesar de a criatividade ter operado de diferentes formas nos professores, a emergência desta função psicológica foi fundamental nas estratégias adotadas em sala, colaborando, assim, para o desenvolvimento docente. Com a necessidade de transformação do ambiente escolar, os professores, ainda que permeados por conflitos, negociaram suas significações, possibilitando novas percepções e significações sobre si, isso ocorreu mediante a reflexão do reconhecimento social do trabalho do professor, e dos esforços pessoais em viver e lecionar em um ambiente totalmente inédito, numa condição tensionada pelo isolamento e por situações de cobrança.

Presidente - 2164518 - MONICA SOUZA NEVES PEREIRA
Interna - ***.836.407-** - MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA - UnB
Interna - 2686011 - SANDRA FERRAZ DE CASTILLO DOURADO FREIRE
Externa à Instituição - Sônia Carvalho Leme Moura Véras - IFB