Banca de DEFESA: Larissa Krüger Fernandes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Larissa Krüger Fernandes
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Plataforma Teams

DINÂMICAS DE IDENTIDADE CIDADÃ EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO EM CINEMA SOCIAL

s: “identidade cidadã”; “cinema social”; “psicologia cultural”; “desenvolvimento humano”

A presente pesquisa teve como objetivo investigar um contexto de formação e prática em cinema social promovido por uma escola de cinema localizada no Distrito Federal. A escola tem como proposta institucional a democratização do audiovisual e a construção de cidadania. Como foco da pesquisa, foi investigado o processo de negociação de sentidos e significados dos estudantes e professores com a prática institucionalizada da escola no que diz respeito às dinâmicas de identidade cidadã. Compreendendo aconstituição dos sujeitos a partir das teorias em Psicologia Cultural, a cidadania como parte da expressão identitária no contexto democrático e a dimensão estética do cinema como arte, a pesquisa explora o contexto de uma escola de formação em cinema social localizada em Brasília e regiões administrativas e propõe centrar-se nos significados que fluem e articulam a experiência individual e coletiva nesse contexto. Em um primeiro momento, foi realizada observação participante das aulas teóricas e práticas e, posteriormente, foram conduzidas entrevistas com os participantes com o intuito de investigar suas histórias de vida e seus posicionamentos em relação ao ser cidadão. Foram conduzidas entrevistas com sete participantes, entre eles estudantes, professores e coordenadores, porém foi selecionada para análise somente a entrevista com a estudante que dirigiu o longa-metragem – trabalho final para a conclusão do curso. Também foi conduzida a análise temática do filme “Escuta” com o objetivo de triangulação dos resultados construídos na observação participante, na análise do filme e na entrevista com a aluna diretora do filme. Foi conduzida Análise Temática Dialógica das informações construídas junto aos participantes. Como contribuição teórica do estudo, defendemos o entendimento da identidade como artefato cultural de significação de si que vai se constituindo em um movimento contínuo com a alteridade no jogo interlocucional de posicionamentos. Dessa forma, a identidade compreendida como artefato cultural imaterial funciona como polo aglutinador de significados e, como tal, impregnado dos processos históricos e sociais. No contexto da escola de cinema, experimenta-se a manipulação desses significados por meio do letramento audiovisual e da construção de narrativas em que esses temas são abordados por meio da linguagem cinematográfica que refrata a realidade transportando-a a um outro plano axiológico, a partir do qual é possível acessar diferentes pontos de vista, impulsionando novos processos de posicionamento e reorganização da composição de significados sobre o si mesmo.

Externa ao Programa - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI - UnBPresidente - 2279490 - FABRICIA TEIXEIRA BORGES
Externo à Instituição - JORGE CASTRO TEJERINA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS LOREDO NARCIANDI
Externo à Instituição - MARCOS RIBEIRO DE MELO - UFS