Banca de DEFESA: FREDERICO SEIXAS DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FREDERICO SEIXAS DIAS
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Universidade de Brasília

"Realpolitik" e a história da fundação conceitual alemã do disciplina global/americana de Relações Internacionais

Realpolitik; realismo político; História dos Conceitos; Pensamento Político Alemão; Pensamento político estadunidense.

Trabalhando com a pré-história disciplinar de Relações Internacionais, a pesquisa explora os emaranhados constitutivos entre a invenção e a recepção do conceito de “Realpolitik” na segunda metade do século XIX na Alemanha e o debate fundador sobre o “realismo político” na disciplina global/americana de RI de meados do século XX, além dos debates atuais sobre a política externa estadunidense. Em termos mais específicos, a problematização divide-se em duas dimensões. O desafio histórico é a identificação dos significados, usos situacionais e funções performativas dos conceitos centrais desse debate em RI na forma como eles se manifestaram pela primeira vez no que parece ser seu berço: a efervescente sociedade alemã da metade do século XIX até o início do século seguinte. Mais especificamente, na medida em que esta begriffsgeschichte (história dos conceitos) funde-se com uma história intelectual contextualista de Cambridge, a narrativa concentra-se na figura e nos livros de Ludwig von Rochau, um nacionalista liberal tentando evitar a despolitização do movimento após a fracassada Revolução de Março de 1848. Revela-se o contexto linguístico-semântico em torno do aparecimento de conceitos centrais e suas palavras-rótulo. Subseqüentes distorções do conceito serão levadas para os Estados Unidos em formas muito reconhecíveis para o debate realista-idealista mais tarde, enquanto a proposta original foi praticamente esquecida. As intenções, pessoais e ideológicas, e os efeitos performativos desses conceitos estão integrados no trabalho secundário trata da construção de teorias. É traçado um conjunto dos temas mais importantes desenvolvidos na polissemia das interpretações históricas que podem formar uma abordagem internamente consistente e externamente relevante para servir melhores descrições, explicações e prescrições na teorização do presente. Desconstruindo as condições de possibilidade da dominante autoimagem contemporânea das RI no desenvolvimento cientificista e materialista que a tradição realista desfrutou na disciplina global/americana, reunem-se os elementos do que será chamado de “realpolitik 'real'”, um conjunto de premissas para o desenvolvimento de uma abordagem teórica adequada à formulação de política externa visando o oferecimento de soluções efetivas para os temas mais urgentes da atualidade.

Externo à Instituição - NIZAR MESSARI - PUC - RJ
Presidente - 2122769 - ALCIDES COSTA VAZ
Interno - 1122703 - ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
Externo à Instituição - DELMO DE OLIVEIRA ARGUELHES - UFF