Banca de QUALIFICAÇÃO: Patrick Del Bosco de Sales

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Patrick Del Bosco de Sales
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Universidade de Brasília

O Papel da Marinha na Grande estratégia Brasileira

Grande Estratégia; Marinha do Brasil; Submarino Nuclear

Esta pesquisa analisará o papel desempenhado pela Marinha do Brasil na Grande Estratégia brasileira desde o início do Programa Nuclear da Marinha, na década de 1970. A base teórica será o Realismo Neoclássico, juntamente com a teoria estratégica, para analisar a interação entre o ambiente doméstico e o internacional. A pesquisa busca evidências, na escolha do país de construir um submarino de propulsão nuclear, por meio da atuação da Marinha do Brasil de forma autônoma. A pesquisa examinará a origem dessa autonomia da Força Naval que, juntamente com outras atribuições acessórias, possui papel ativo na conformação da Grande Estratégia do Brasil nos assuntos relacionados ao uso do mar. A mobilização do Poder Nacional com vistas a um objetivo definido em termos de interesse nacional, formulado pela coalizão dominante (De Mesquita et al. 2005) será analisada conforme modelo desenvolvido para esse fim, que é a Grande Estratégia, sendo o resultado da interseção entre o Poder Nacional e o Interesse Nacional. Por meio da metodologia de process tracing, serão identificados os fatores e evidências que dizem respeito ao papel desempenhado pela Marinha do Brasil nesse processo, e as evidências serão coletadas por meio de estudo de caso.

Externo à Instituição - JOÃO ROBERTO MARTINS FILHO - UFSCAR
Externo à Instituição - THOMAS FERDINAND HEYE - UFF
Interno - 2122769 - ALCIDES COSTA VAZ
Presidente - 1122703 - ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA