Banca de DEFESA: Tayná Diniz Frederico

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tayná Diniz Frederico
DATA : 27/02/2024

"Estudo sobre Bactérias degradadoras de polietileno do Cerrado: Descrição de uma potencial nova espécie bacteriana e Caracterização de uma enzima Peroxirredoxina".

taxonomia, polietileno, expressão heteróloga, peroxirredoxina.

Neste trabalho foram estudados os microrganismos já descritos como degradadores de polietileno, os quais foram isolados a partir de resíduos plásticos encontrados em solos do Cerrado por PEIXOTO, 2018 - Comamonas sp., Delftia sp., e Stenotrophomonas sp. O presente estudo consistiu na descrição taxonômica e fenotípica de uma das bactérias, além da caracterização de uma proteína isolada de Delftia sp. Com base na estruturação proposta neste documento, o primeiro capítulo apresenta uma introdução, no qual se justifica a escolha do microrganismo para caracterização taxonômica, para tanto utilizou-se as ferramentas ANI e dDDH, e a seleção da enzima definida para caracterização funcional selecionada a partir de dados genômico e transcritômicos do microrganismo cultivado com polietileno. O segundo capítulo, por sua vez, descreve a caracterização taxonômica da linhagem Comamonas sp. PE 63. A classificação taxonômica baseada na análise do genoma confirmou o potencial de essa estirpe consistir em uma nova espécie dentro do seu gênero, apresentando como vizinho filogenético mais próximo a C. testosteroni ATCC 11996, com dDDH de 48,6% e ANI < 93%. A análise do perfil de ácidos graxos revelou as distinções entre a PE 63 e a ATCC 11996. Além disso, foram realizadas análises comparativas de pangenoma, predição de genes e caracterização fenotípica in silico, complementando o estudo taxonômico e filogenético da Comamonas sp. PE 63. O terceiro e último capítulo descreve a caracterização bioquímica de uma peroxirredoxina produzida pelo isolado Delftia sp. PE 138. A proteína foi selecionada com base em dados de expressão diferencial durante o cultivo de Delftia sp. com polietileno como única doente de carbono. Para tanto, realizou-se a expressão heteróloga e a purificação da peroxirredoxina. Os resultados bioquímicos indicaram que a proteína é estável em uma ampla faixa de temperatura (10 a 45 °C) e que o pH ótimo de atividade é 7. Além disso, a proteína apresentou estabilidade durante sete dias quando incubada a 30 °C. Por meio de técnicas computacionais, a estrutura tridimensional dessa proteína foi prevista e validada. Os efeitos da temperatura, pH e tratamento com DTT e H2O2 nas estruturas secundárias da proteína foram inferidos por meio da técnica de dicroísmo circular. Os resultados obtidos nesse trabalho auxiliam no direcionamento de novas pesquisas no estudo de gestão de resíduos plásticos, visto que uma bactéria não descrita anteriormente e com potencial para degradação de plásticos foi caracterizada, bem como uma enzima com possível influência na biodegradação.

Interna - 2222088 - ELIANE FERREIRA NORONHA
Externo à Instituição - FABYANO ALVARES CARDOSO LOPES - UFT
Presidente - 1661623 - RICARDO HENRIQUE KRUGER
Externo ao Programa - 2644635 - ROBERT NEIL GERARD MILLER - nullExterna à Instituição - Renata Henrique Santana - IFB