Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA FONSECA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DA FONSECA SILVEIRA
DATA : 15/03/2024
LOCAL: Auditório 02 do Instituto de Ciências Biológicas - IB

"Desenvolvimento de software para modelagem preditiva de nanopartículas poliméricas de interesse farmacêutico".

nanocápsula polimérica; mineração de dados; ciência de dados; aprendizado de máquina.

Nanopartículas, projetadas com variação de tamanho da ordem de 1 a 100 nm (nanômetros), podem demonstrar função terapêutica decisiva para a sobrevivência de pacientes em determinadas condições patológicas. No entanto, alguns obstáculos na reprodução ou controle das variáveis de sua produção impedem sua utilização de forma sistemática. A ciência de dados, que abrange metodologias e processos para o estudo dos dados de forma a extrair novas informações e descobertas significativas para os negócios e pesquisas, tem sido utilizada para criar modelos no campo da nanotecnologia, mas com sucesso limitado. Neste cenário, esta tese se propõe a discutir as metodologias mais modernas em ciência de dados e o estado da arte do aprendizado de máquina relacionado às nanopartículas poliméricas, assim como a desenvolver um software preditivo de modelagem de nanopartículas de interesse farmacêutico. Entre os vários estudos publicados, apenas alguns utilizaram uma abordagem de aprendizagem automática e, ainda assim, foram identificadas falhas metodológicas e de interpretação de dados em tais estudos. A maioria dos problemas está relacionada com o não cumprimento das etapas de análise adequadas, como validação cruzada, balanceamento de dados ou teste de modelos alternativos. Outro problema recorrente e de difícil solução diz respeito ao número insuficiente de experimentos relacionados aos elevados investimentos necessários. Dessa forma, o uso adequado de protocolos de estudo em ciência de dados pode promover a obtenção de modelos confiáveis que possam de fato ser utilizados para resolver problemas do mundo real.

Externo ao Programa - 1880131 - GUILHERME MARTINS GELFUSO - nullInterno - ***.401.839-** - IDEJAN PADILHA GROSS - UFSC
Presidente - 1773830 - SACHA BRAUN CHAVES
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 07:54
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app37_Prod.sigaa31