Banca de QUALIFICAÇÃO: Rodolfo Siqueira de Brito

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rodolfo Siqueira de Brito
DATA : 12/03/2024
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MTRlNjdjYzAtY2QwOS00NTBkLWJmZWEtNDkzMTEyNmVhY

Disponibilidade hídrica, Reúso de água na agricultura, Biorreator com Membranas e Lodos Ativados Convencional, ETE Brazlândia

A segurança hídrica é um dos maiores desafios da humanidade, onde a escassez de água apresenta-se como dura realidade mundial que preocupa estados e nações em todos os continentes. Nesse contexto, uma das ações mais importantes para aumentar a segurança hídrica é o reúso de água na agricultura. No Distrito Federal, a regulamentação do reúso de água na agricultura encontra-se em desenvolvimento pela ADASA e Câmara Técnica de Reúso de Água no âmbito do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal – CONAM/DF, constituindo um tema relevante para os comitês de bacia hidrográfica do DF, que procuram trabalhar esse tema em suas atividades socioambientais. Visando contribuir com soluções para o reúso de água na agricultura, este estudo simula a implantação das alternativas de tratamento de esgotos Biorreator com Membranas e Lodos Ativados Convencional na ETE Brazlândia, tendo como principal objetivo a comparação das viabilidades dessas alternativas para o reúso de água na agricultura. A metodologia adotada para analisar e comparar as viabilidades dessas duas alternativas considerou um cenário operacional do SES Brazlândia com capacidade de produzir água de reúso e distribuí-la para a irrigação na agricultura e usos múltiplos. Para subsidiar a comparação entre as alternativas de tratamento estudada, foram respondidos os questionamentos de viabilidade da Matriz de Hespanhol (1999), verificada a conformidade com a legislação referencial e feita a análise multiobjetivo para escolha de efluentes para a fertirrigação. Na comparação dos impactos entre as alternativas foram constatados prós e contras das suas viabilidades. Além da irrigação e fertirrigação na agricultura, as águas de reúso produzidas pela ETE Brazlândia poderão ser destinadas para recarga de aquíferos, redução de captações subterrâneas, combate aos incêndios florestais na Flona, preservação ambiental do Rio Verde em Goiás, lavagem de redes coletoras de esgotos da CAESB e controle de poeira nas estradas vicinais de Brazlândia. Diante das possibilidades, contata-se que a implantação do reúso de água na agricultura com efluentes da ETE Brazlândia representa um potencial de disponibilidade hídrica com diversos benefícios socioambientais e econômicos. Independentemente da alternativa de tratamento de esgotos escolhida, ela deverá ser capaz de remover nutrientes e desinfectar a água para cumprir a nova outorga de lançamento de efluentes da ETE Brazlândia. Essa melhoria na estação vai gerar segurança hídrica, preservação ambiental e produtividade agrícola para a região do Maranatha, viabilizando ainda a recarga de aquíferos para o Lago do Descoberto. Na análise comparativa das alternativas de tratamento de esgotos Biorreator com Membranas e Lodos Ativados Convencional, foi possível concluir que ambas atendem as exigências da nova outorga de lançamento de efluentes, porém a alternativa de Lodos Ativados Convencional mostrou-se a mais viável em relação ao reúso de água na agricultura, principalmente devido aos menores custos, eficiência na remoção de nutrientes e vasta experiência da CAESB na operação e manutenção desse tipo de tratamento.

Interno - 1412737 - ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
Externo à Instituição - GUSTAVO ANTONIO CARNEIRO - ADASA
Interna - 1885609 - LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
Presidente - ***.263.621-** - MAURO ROBERTO FELIZATTO - UnB