Banca de QUALIFICAÇÃO: Fernanda Jesus de Paula

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fernanda Jesus de Paula
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Agencia Nacional da Águas

TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM ÁREA RURAL– ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO RURAL: PA BARRA VERDE EM FORMOSA-GO

Precipitação, Drenagem Rural, Manejo de água de chuva, Captação de Água de chuva

Com a ocorrência dos eventos climáticos extremos observa-se um aumento da vulnerabilidade nas comunidades rurais, por geralmente serem mais isoladas, de difícil acesso, e por apresentarem deficiência nos serviços de infraestrutura em saneamento básico. Existem diferentes estratégias voltadas ao manejo de águas pluviais que faz uso de tecnologias capazes de promover o amortecimento de vazões de cheias por meio da otimização da infiltração da água no solo e retenção da água da chuva para aproveitamento posterior. Este trabalho tem como objetivo analisar como o emprego de diferentes tecnologias de manejo de águas pluviais podem mitigar os impactos causados pelos alagamentos em áreas rurais e ampliar o acesso à água potável pelo aproveitamento de água de chuva. Para alcançar os objetivos do trabalho, o presente estudo seguirá os seguintes passos: definição da área rural que será objeto de estudo; caracterização ambiental da área de estudo (geomorfologia, pedologia, geologia, drenagem, relevo, declividade, vegetação e clima); entrevistas com os moradores da área rural escolhida para identificação das demandas hídricas e fontes de água disponíveis na área rural; determinação da chuva média na área de estudo por meio de dados pluviométricos das estações mais próximas; definição das tecnologias de manejo de águas pluviais mais adequadas à área rural definida; e estimativa da redução da vazão de águas pluviais com a implantação das tecnologias mais adequadas na área de estudo.

Interno - 1412737 - ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
Externo à Instituição - GUSTAVO ANTONIO CARNEIRO - ADASA
Interna - 1885609 - LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
Presidente - ***.263.621-** - MAURO ROBERTO FELIZATTO - UnB