Banca de DEFESA: Vera Lucia Mayer Seibel

DISCENTE : Vera Lucia Mayer Seibel
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Centro de Desenvolvimento Sustentável

Saberes, fazeres e sabores: Brote um resgate do conhecimento culinário   tradicional Pomerano em diálogo com a prática educacional e construção de identidades.

comida, identidade, cultura e educação.

Essa dissertação explora um estudo sobre o conhecimento culinário do Povo Pomerano, com foco nos aspectos culturais, simbólicos relacionados a comida especialmente o Brote ou Mijlchebrood (pão de milho). O principal objetivo é valorizar e promover a memória cultural Pomerana, a partir do conhecimento tradicional, do saber-fazer culinário da feitura do Brote, junto à comunidade escolar de Laranja da Terra, para propiciar uma educação integrada aos valores e traços culturais, permitindo o fortalecimento da identidade e pertencimento dos alunos. Os pomeranos que migraram para o Brasil originaram-se de uma região situada ao norte da Europa, ao longo do Mar Báltico. A imigração pomerana foi motivada por uma variedade de fatores que moldaram o contexto socioeconômico e político da região ao longo dos séculos. Entre os principais motivos estão as condições adversas enfrentadas pelos pomeranos em sua terra natal, bem como as oportunidades percebidas em um novo território. As comunidades pomeranas estabelecidas ao longo de mais de um século e meio no Brasil são caracterizadas por uma forte coesão cultural e pelo modo de vida camponês. Essa identidade cultural é expressa em suas festas, danças e rituais comunitários, através da comida e da língua materna. A preservação desses elementos culturais entre os descendentes dos pomeranos no Brasil é um testemunho da riqueza da diversidade cultural no país, resultado das migrações e interações ao longo da história. A comida desse povo está intrinsecamente ligada à história da imigração pomerana no Brasil, visto que os imigrantes ajustaram suas práticas alimentares conforme as condições locais e a disponibilidade de alimentos em diferentes períodos. Para atingir os objetivos, propõe-se como estudo da comida e memória, abordando as práticas da alimentação com base em sua dimensão comunicativa, como ferramenta pedagógica, promovendo a aprendizagem criativa, valorizando a cultura local e compartilhando-a de maneira significativa no contexto escolar. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se nas entrevistas, por meio de narrativas e rodas de conversa com oficinas. A realização das atividades serviu como base para conhecimento e interação entre os sujeitos compartilhando os saberes tradicionais, por meio da memória alimentar coletiva, contribuindo para a compreensão a partir da análise da comida, como representação identitária e cultural do Povo pomerano. Identifica-se por meio da análise de dados, que diversos aspectos culturais pomeranos como a comida, persistem, desempenhando um papel significativo marcando a identidade do grupo. Destaca-se ainda que ao explorar durante a pesquisa sobre a comida o Brote é possível identificar, que ele possibilita das pessoas da comunidade em manifestarem emoções, sentimentos de pertencimento, com significados nas relações sociais.

Presidente - 3212738 - ANELISE RIZZOLO DE OLIVEIRA
Interna - 1745913 - MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
Interna - 2333890 - STEPHANIE CAROLINE NASUTI
Externa à Instituição - ELLEN FENSTERSEIFER WOORTMANN - UnB