Banca de DEFESA: Rafael Costa Campos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Costa Campos
DATA : 28/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: MNPEF - Pavilhão Multiuso II - Auditorio CIF
TÍTULO:
 

ENSINO DE ESTÁTICA PARA ESTUDANTE COM NEURODIVERGÊNCIA FUNDAMENTADO EM VYGOTSKY E AUSUBEL


PALAVRAS-CHAVES:
 
Aprendizagem Significativa. Ausubel. Ensino de Física. Ensino Inclusivo. Personalização do Ensino. Vygotsky.

PÁGINAS: 148
RESUMO:
 
A presente dissertação teve como objetivo elaborar uma sequência didática personalizada sobre estática para um estudante com neuropatia matriculado em um Colégio Estadual no município de Águas Lindas de Goiás. Para fundamentação desta pesquisa, foram utilizadas as teorias de Lev S. Vygotsky e David Ausubel, na perspectiva de que a personalização do ensino é, para ambos, ainda que por razões diversas, mas conexas, importante na construção de significados. A metodologia utilizada incluiu o uso de TDIC, simulações e vídeo para abordar os conteúdos de velocidade, aceleração, força, torque e equilíbrio, buscando, assim, potencializar as habilidades e o aprendizado do participante. A organização dos encontros aconteceu em separado do restante da turma, permitindo que a sequência didática fosse adaptada às necessidades específicas do envolvido. Os resultados obtidos foram analisados de forma qualitativa e indicam que o estudante foi capaz, baseado na sua estrutura cognitiva e em suas especificidades, de desenvolver caminhos de confluência que lhe permitiram apreender o conteúdo proposto.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1914330 - KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
Interno - 1663797 - MARCELLO FERREIRA
Externo à Instituição - MICHEL CORCI BATISTA
Presidente - 2173638 - OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 15:43
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app21_Prod.sigaa15