Banca de DEFESA: Felipe Alves de Araujo Nascimento

DISCENTE : Felipe Alves de Araujo Nascimento
DATA : 05/05/2023
LOCAL: CIF

A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO TECNOLOGIA DIGITAL PARA ORGANIZAÇÃO AVANÇADA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, Simulador Computacional, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, Organizador Avançado, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

O efeito fotoelétrico foi descoberto ao fim do século XIX por Hertz e explicado por Albert Einstein no início do século XX ao aderir às ideias de Max Planck acerca da quantização da energia emitida pelos osciladores harmônicos do corpo negro, casando o viés experimental ao teórico. Esse fenômeno evidenciou o caráter corpuscular da luz e ele está inserido nos primórdios da física quântica, sendo necessário a sua compreensão para um entendimento da física quântica dentro de uma linha histórica da física. Um dos grandes desafios da educação do século XXI é o reconhecimento das características do estudante indissociável de uma sociedade marcada pela hiperconectividade e a inteligência coletiva que, segundo Lévy (1999), constitui-se o principal motor da cibercultura. Esses indivíduos são chamados de nativos digitais. Essa “bolha” digital influenciou nas características da geração Z: na forma como eles consomem, comportam, trabalham e, principalmente, como se relacionam e aprendem. Essa geração não corresponde bem às relações unilaterais e, por consequência, ao ensino tradicional. Um tipo de TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) que esse presente trabalho indica como uma possível enfrentamento para a mediação (adequação da linguagem entre os professores e estudantes de tal geração), é uma sequência didática ambientada em recursos de um simulador computacional, buscando a descentralização da perspectiva narrativa e memorística em detrimento àquela da mediação como dialogia e crítica. Segundo Ferreira et al. (2021), os simuladores não substituem a realidade mas torna de mais fácil compreensão situações que requerem alto nível de abstração. Tavares (2008) destaca que o uso das simulações computacionais dinamiza sistemas físicos que no ensino tradicional são abordados de forma estática. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar a eficácia de uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) aplicada no ensino médio, à luz da teoria da aprendizagem de David Ausubel (1968), que propõe a utilização de um simulador computacional desenvolvido pela Universidade do Colorado disponível na plataforma PhET, para o ensino do efeito fotoelétrico, via UEPS, como instrumento de organização avançada dentro da Teoria da Aprendizagem Significativa. O produto educacional foi estruturado em quatro aulas de cinquenta minutos, aplicado e avaliado em uma escola particular do DF em outubro e novembro de 2021 a propósito de uma pesquisa translacional (Ferreira et al., 2021).

Presidente - 1663797 - MARCELLO FERREIRA
Externo à Instituição - MICHEL CORCI BATISTA - IFPR
Interno - 2173638 - OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 17:06