Banca de DEFESA: Nayana Helena Negrão de Souza

DISCENTE : Nayana Helena Negrão de Souza
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Auditorio - CIF

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA ÓPTICA ANCORADA NA TEORIA DE INSTRUÇÃO DE BRUNER: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E FRAGMENTOS HISTÓRICOS

Ensino de Física; Sequência de Ensino Investigativa; Teoria de Aprendizagem de Bruner; Óptica; Atividades Experimentais.

O Novo Ensino Médio, que entrou em vigor em 2022, vem com a proposta de uma educação voltada para a formação de estudantes protagonistas e críticos, capazes de aplicar os conhecimentos aprendidos na escola para atuarem de forma plena no exercício de sua cidadania. Dentro dessa finalidade, a disciplina de trilhas de aprofundamento, do Itinerário Formativo (IF), é estruturada para que os estudantes sigam percursos em consonância com o seu projeto de vida e suas aptidões (GOIÁS, 2021a). De forma a avaliar a implementação de um itinerário formativo, essa dissertação apresenta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o Ensino da Óptica, alicerçada no ensino por investigação de Carvalho e na teoria de aprendizagem de Bruner. Com o objetivo de aplicar uma proposta que promova o processo de Alfabetização Científica (AC), a SEI foi construída através de atividades experimentais de baixo custo e fragmentos de artigos científicos, que abordam a evolução histórica da teoria da luz, mediados por espaços de diálogo; as aulas são organizadas para que o aprendiz inicie com ações concretas que o guie às ações intelectuais. Com esse intuito, são analisadas diferentes formas de representação, a aprendizagem por descoberta e o currículo em espiral de Bruner, em que se argumenta que todos podem aprender de forma justa e simplificada de acordo com o seu estágio de desenvolvimento intelectual. A sequência aborda a teoria corpuscular da luz de Newton, a teoria ondulatória do Huygens, o experimento da dupla fenda do Young e o efeito fotoelétrico do Einstein; os estudantes são estimulados a exercer o seu protagonismo para a realização das atividades e ao final de cada ciclo são retomados os conceitos com a apresentação de uma linguagem mais formal nas aulas de sistematização. Durante toda a aplicação são realizadas avaliações para analisar o processo e verificar os índices de AC e se houve aprendizagem; todas as atividades são dispostas sempre a partir da retomada de conteúdos já vistos no IF, que são reforçados, propiciando a construção de novos conhecimentos e o estudo de novos tópicos sobre a óptica. No caso deste estudo, identifica-se indícios da adoção de posturas criativas e da promoção da cultura científica através dos resultados obtidos nos diários de bordo e na mostra cultural e científica.

Externo à Instituição - ADAM SMITH GONTIJO BRITO DE ASSIS
Interno - 1804140 - FABIO FERREIRA MONTEIRO
Interno - 1914330 - KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
Presidente - 1412911 - VANESSA CARVALHO DE ANDRADE