Banca de DEFESA: Anderson Tomé de Souza

DISCENTE : Anderson Tomé de Souza
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Auditorio CIF

CONSTRUÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE MOVIMENTOS ACELERADOS EM AMBIENTES NÃO CONVENCIONAIS

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS); Kartódromo; movimento acelerado; sequência didática; subsunçores; ambientes não convencionais de ensino.

A presente dissertação descreve uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) construida com o propósito de permitir aos alunos estabelecer conexões entre princípios teóricos e experiências da vida real, utilizando o ato de dirigir um kart como um ambiente não convencional de ensino. Foi elaborada uma sequência didática de cinco aulas e uma saída de campo em turno contrário, com o objetivo de o aluno alcançar o entendimento dos conceitos que aparecem no estudo de movimentos acelerados, em particular, o circular. A sequência didática inicia-se em averiguar os subsunçores e culmina nas discussões fortemente embasadas pela experiência prática vivenciada no Kartódromo.

Externo à Instituição - SEBASTIÃO IVALDO CARNEIRO PORTELA - SEEDF
Presidente - 402654 - ANTONIO CARLOS PEDROZA
Interno - 1663797 - MARCELLO FERREIRA
Externo à Instituição - RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA - SEEDF