EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O USO DE TECNOLOGIA
LÚDICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE O CERRADO TENDO COMO BASE O JARDIM BOTÂNICO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA, TECNOLOGIA LÚDICA, DEFICIENTES VISUAIS, BIOMA
CERRADO, JARDIM BOTÂNICO
O presente trabalho visa a construção de um jogo pedagógico e inclusivo no Sistema
Dosvox sobre o Bioma Cerrado presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB) com a finalidade de facilitar o
acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão à Educação Ambiental. A pesquisa pretende fazer a
conexão do jogo pedagógico e inclusivo com a experiência sensorial real, o uso do Jardim sensorial presente
no Jardim Botânico de Brasília (JBB) como preâmbulo da trilha, a sensorialidade das partes como texturas,
aromas e sons das diferentes fitofisionomias do Cerrado fará com que o aluno perceba o todo ecossistêmico
presente nas diferentes partes trilha Krahô. A revisão da literatura destaca a interrelação entre educação
ambiental lúdica, inclusiva, tecnológica e interdisciplinar com a vivência em espaços verdes como o JBB. Os
objetivos abarcam a elaboração de um jogo pedagógico inclusivo sobre o Bioma Cerrado, tendo como base o
Jardim Botânico de Brasília, para alunos com deficiência visual, utilizando-se o software Dosvox e a
ferramenta Jogavox e a elaboração de percurso dirigido no JBB, de modo a facilitar o acesso à Educação
Ambiental. A metodologia inclui uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários diagnóstico e de
avaliação do produto e práticas educativas sobre o tema. O resultado esperado é facilitar o acesso dos alunos
com deficiência visual a Ed. Ambiental. O projeto resultará em um produto educacional: um jogo pedagógico
e inclusivo por meio do Sistema Dosvox. Este projeto propõe-se facilitar o acesso dos alunos com deficiência
visual e baixa visão a Educação Ambiental.