Banca de DEFESA: Régia Cristina Marra

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Régia Cristina Marra
DATA : 21/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Remoto/Videoconferência
TÍTULO:

IMPACTOS AMBIENTAIS NOS RECURSOS HÍDRICOS: práticas integrativas no ensino médio e contribuição para reflexão da realidade local – Combinado Agro Urbano de Brasília/ Distrito Federal


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio; Agenda 2030; Práticas dinamizadoras; Interdisciplinaridade; Recursos hídricos.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Essa dissertação de mestrado aborda as práticas pedagógicas na educação formal brasileira e

a falta de conexão entre os conhecimentos teóricos e a realidade do aprendiz. Uma vez que a interdisciplinaridade

depende de ações práticas e interação dos sujeitos envolvidos, com suas realidades contextualizadas, propõem-se

nesse estudo uma práxis "ecopedagógica" que utiliza o tema água como articulador dos conhecimentos, incluindo o

conhecimento popular, percepção estética e expressões simbólicas. O tema "uso e cobertura do solo e qualidade da

água" é utilizado como objeto de aprendizagem, aplicado nas disciplinas das Ciências da Natureza, Sociais, Humanas

e de Linguagem do ensino médio. Esse trabalho fez uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a

observação direta e atividades estruturadas no Arco de Maguerez que culminaram em produto educacional: uma

cartilha de apoio para professores e coordenadores – “Impactos ambientais em recursos hídricos: Dinamizando o

Ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio a partir da Agenda 2030 e da realidade local” a qual foi validada

utilizando questionários de pesquisa aprovados pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A área de estudo é

composta pelas nascentes do Capão Preto e Ipê e os cursos do córrego Coqueiros que ocorrem nos limites de uma

Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê – CAUB I/DF. O monitoramento da qualidade da água

e das atividades propostas foi realizado por estudantes e professores de diferentes semestres do ensino médio do

CEd Agrourbano Ipê - DF. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica

em estudo mostrou-se uma oportunidade para dinamizar as práticas pedagógicas, além de proporcionar um maior

conhecimento do local onde os estudantes vivem e a interligação entre diferentes áreas do conhecimento. A

participação dos estudantes nesse estudo possibilitou um avanço em sua compreensão da realidade local e sua

relação com a qualidade da água e o uso e ocupação das terras na região. A educação ambiental é fundamental para

formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, e o ensino interdisciplinar é uma

importante ferramenta para alcançar esse objetivo. Por meio desse trabalho, foi possível definir áreas que precisam

de ações de recuperação e investimentos em sistemas sustentáveis de produção e conservação do solo,

contribuindo para a preservação da Bacia Hidrográfica e para a elaboração de políticas públicas nessa área.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1653424 - ANETE MARIA DE OLIVEIRA
Interna - 3579024 - IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
Externa à Instituição - JOSELISA MARIA CHAVES - UEFS
Presidente - 1732336 - TATI DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 10:19
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