Ensino Médio; Agenda 2030; Práticas dinamizadoras; Interdisciplinaridade; Recursos hídricos.
Essa dissertação de mestrado aborda as práticas pedagógicas na educação formal brasileira e
a falta de conexão entre os conhecimentos teóricos e a realidade do aprendiz. Uma vez que a interdisciplinaridade
depende de ações práticas e interação dos sujeitos envolvidos, com suas realidades contextualizadas, propõem-se
nesse estudo uma práxis "ecopedagógica" que utiliza o tema água como articulador dos conhecimentos, incluindo o
conhecimento popular, percepção estética e expressões simbólicas. O tema "uso e cobertura do solo e qualidade da
água" é utilizado como objeto de aprendizagem, aplicado nas disciplinas das Ciências da Natureza, Sociais, Humanas
e de Linguagem do ensino médio. Esse trabalho fez uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a
observação direta e atividades estruturadas no Arco de Maguerez que culminaram em produto educacional: uma
cartilha de apoio para professores e coordenadores – “Impactos ambientais em recursos hídricos: Dinamizando o
Ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio a partir da Agenda 2030 e da realidade local” a qual foi validada
utilizando questionários de pesquisa aprovados pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A área de estudo é
composta pelas nascentes do Capão Preto e Ipê e os cursos do córrego Coqueiros que ocorrem nos limites de uma
Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê – CAUB I/DF. O monitoramento da qualidade da água
e das atividades propostas foi realizado por estudantes e professores de diferentes semestres do ensino médio do
CEd Agrourbano Ipê - DF. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica
em estudo mostrou-se uma oportunidade para dinamizar as práticas pedagógicas, além de proporcionar um maior
conhecimento do local onde os estudantes vivem e a interligação entre diferentes áreas do conhecimento. A
participação dos estudantes nesse estudo possibilitou um avanço em sua compreensão da realidade local e sua
relação com a qualidade da água e o uso e ocupação das terras na região. A educação ambiental é fundamental para
formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, e o ensino interdisciplinar é uma
importante ferramenta para alcançar esse objetivo. Por meio desse trabalho, foi possível definir áreas que precisam
de ações de recuperação e investimentos em sistemas sustentáveis de produção e conservação do solo,
contribuindo para a preservação da Bacia Hidrográfica e para a elaboração de políticas públicas nessa área.