Banca de QUALIFICAÇÃO: MURILO LUIZ CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MURILO LUIZ CARDOSO
DATA : 22/04/2024
LOCAL: PPGA

CARACTERÍSTICAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO E-LEARNING CORPORATIVO DA POLÍCIA FEDERAL

MOOC; Aprendizagem Autorregulada; SRL; OSLQ.

A Polícia Federal brasileira mantém um programa de educação corporativa que conta, em 2024, com mais de 20 mil egressos entre policiais federais, estaduais, penais e servidores públicos das mais variadas carreiras, brasileiros e estrangeiros. Oferece cursos presenciais, híbridos e a distância com o objetivo de formar e especializar profissionais de segurança pública para exercerem, com excelência, suas atribuições, bem como formular e difundir a doutrina policial em defesa da sociedade. Esse programa oferece diversos cursos em E-learning, via internet, em plataformas próprias baseadas em Moodle, possuindo em seu catálogo cursos com acompanhamento docente e no formato autoinstrucional (Massive Online Open Courses - MOOC). Dentre os MOOC, destacamse os de captação por livre-matrícula, destinados indistintamente a todos os servidores, locus desta pesquisa. E-learning é um sistema educacional fundamentado na web, baseado em tecnologias digitais e outras formas de materiais educacionais online, cujo objetivo principal é fornecer um ambiente de aprendizagem agradável e interativo, apoiando e aprimorando os processos de aprendizagem dos indivíduos (Rodrigues et al., 2019). O E-learning permeia os mais diversos níveis formativos e públicos-alvo, com aplicações que beneficiam organizações e pessoas em busca de formação ou capacitação continuada. Rodrigues et al. (2019) destaca que o E-learning vem sendo crescentemente priorizado, tendo por características essenciais menor custo, maior alcance e indefinida amplitude geográfica, aceitando desenhos pedagógicos de baixo impacto sobre a disponibilidade de tempo de seu público-alvo. Para Winne (2006), o MOOC estimula um dos objetivos fundamentais de todo empenho educacional: desenvolver capacidade para aprendizagem independente. Essas características vêm causando profundas mudanças na filosofia educacional e na prática pedagógica, especialmente no que concerne à educação de adultos (Jones, 2010; Lim et al., 2018). Sem esquecer os efeitos da Pandemia de COVID-19 sobre a conjuntura do E-learning, dado seu contexto restritivo de isolamento social terminar por alavancar o E-learning, terminando por fixá-lo como modal eficaz, apresentando campo epistemológico em sólido desenvolvimento e com demanda crescente na educação superior, na capacitação técnica e na educação corporativa (Carnoy, 2005; Baturay, 2015; Tokarnia, 2017; Arja et al., 2021; Chan et al., 2022). Para Matta & Figueiredo (2013), os MOOC se caracterizam pelo engajamento de um número elevado de estudantes e pela autonomia destes no processo de aprendizagem. Nele, o processo educacional é fortemente influenciado pelo aprendiz, que age num empenho autorregulado, onde suas expectativas e motivações pessoais direcionam a relação com o curso, bem como seus resultados (Littlejohn et al., 2016). O objetivo desta pesquisa é avaliar as características da aprendizagem autorregulada (Self-Regulated Learning – SRL) em curso E-Learning ofertado pela Polícia Federal dentro dos construtos propostos por Barnard et al. (2009), identificando as principais estratégias de SRL relatadas e verificando se o impacto de tais estratégias interfere no resultado. O estudo da SRL no processo de aprendizagem de adultos tem potencial para auxiliar no desenvolvimento das Teorias Social Cognitiva e da Andragogia. Ademais, intenta-se preencher lacuna específica, dada a escassez de estudos acerca da educação corporativa no serviço público. Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas – FACE Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Mestrado Profissional em Administração Pública - MPA Trata-se de uma pesquisa social aplicada, transversal, por meio de um estudo descritivo, quantitativo e estruturado, com aplicação da escala de autorregulação da aprendizagem online (Online Self-Regulated Learning Questionnaire - OSLQ). Serão amostrados alunos de MOOC de livre demanda pelos servidores ativos usuários da Plataforma ANP.net. O tratamento estatístico dos dados partirá de uma análise descritiva e da aplicação de teste de confiabilidade com o Coeficiente Alfa de Cronbach, para comparar com os dados do OLSQ validados por Rodrigues et al. (2016). Na sequência, um Teste T de Amostras Independentes (t de Student), entre os alunos com maior índice no OSLQ e aqueles que obtiveram aproveitamento no MOOC, verificará se há ou não diferença estatisticamente significante entre o desempenho dos alunos de maior nota no OLSQ daqueles com menor nota. Também será realizado um Teste do Qui-quadrado para investigar se há associação entre a pontuação nos construtos de autorregulação da aprendizagem e a aprovação. Por fim, será elaborado material didático com certo elenco de métodos e ferramentas de Design Instrucional (DI) em metodologias ativas, que ofertem suportes variados de SRL com potencial para incrementar o desempenho acadêmico.

Interno - 2518430 - ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
Externo à Instituição - ANDERSSON PEREIRA DOS SANTOS - ANP CIDADÃ
Presidente - 1863337 - ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
Interna - 1762431 - MARINA FIGUEIREDO MOREIRA