Banca de DEFESA: Bruno Torres Rodrigues

DISCENTE : Bruno Torres Rodrigues
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Ambiente Virtual (Teams)

AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS NO ENSINO MÉDIO: a Educação Física sob uma perspectiva de educação integral.

Práticas corporais alternativas, educação física escolar, educação integral, ensino médio.

Quando abordamos o tema Práticas Corporais alternativas - PCAs no ambiente escolar, assumimos a responsabilidade de proporcionar à Educação Física uma perspectiva de educação Integral, isto representa a ressignificação do processo de ensino aprendizagem do componente curricular. Tendo em vista tais apontamentos, analisaremos por meio deste trabalho a inserção das Práticas Corporais Alternativas nas aulas de Educação Física, e de que forma elas podem contribuir para uma Educação de perspectiva Integral. Para tal, propomo-nos uma pesquisa cujos objetivos são analisar a inserção das práticas corporais alternativas nas aulas de Educação Física, sob uma perspectiva de Educação integral,  como são abordadas as Práticas Corporais Alternativas nos referenciais normativos e teóricos, em especial no Documento Curricular do Território Maranhense do ensino médio, traçando um paralelo com a BNCC, realizar uma proposta de intervenção pedagógica, por meio das práticas corporais alternativas, no Centro de Ensino Joviana Silva Farias - CEJSF, Açailândia – MA., e propor uma unidade didática sobre as práticas corporais alternativas.

Interno - 1197997 - ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
Interno - 1191088 - ALFREDO FERES NETO
Externa à Instituição - BETANIA OLIVEIRA BARROSO - UFMA
Externo à Instituição - JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO - SEEDF