Banca de QUALIFICAÇÃO: Júlio César Cabral da Costa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Júlio César Cabral da Costa
DATA : 21/12/2023
LOCAL: FEF/UnB -Sala 47

O DIREITO DE BRINCAR E AS PRÁTICAS CORPORAIS LÚDICAS NA ESCOLA: Formação e Intervenção Pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Direito de Brincar, Práticas Corporais Lúdicas, Anos Finais do Ensino Fundamental, Formação Continuada.

O Direito de Brincar na Escola (DBE) e a Práticas Corporais Lúdicas (PCL) nas aulas de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF) formam o par objeto central desse estudo diretamente ligados Formação Continuada (FC) e intervenção pedagógica nos AFEF. As motivações para esse estudo, nascem principalmente das inquietações suscitadas a partir da experiência docente e da atuação com a FC de professores(as), por apontarem que o direito de brincar ao longo da trajetória escolar assume diferentes contornos e ocupa diferentes espaços ou até mesmo chega a ser negado, ou considerado inadequado à medida que as etapas da educação básica avançam. Objetivamos compreender a pertinência, os limites e as potencialidades do trato pedagógico sobre PCL na FC de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, no sentido de garantir a discussão sobre o DBE. Realizaremos uma pesquisa social qualitativa com finalidade pedagógica-formativa de caráter exploratório, utilizando principalmente da análise bibliográfica e documental (descritiva e reflexiva). A revisão bibliográfica concentrará sua análise buscando identificar o estágio atual de produção acerca do direito de brincar e das PCL na escola a partir dos subtemas: a) FC ; b) DBE; c) PCL na Educação Física escolar; d) a etapa dos AFEF. Investigaremos, sistematizaremos e refletiremos a experiência com a oferta do curso de formação continuada intitulado por Práticas Corporais Lúdicas na Escola realizado em duas ofertas semestrais durante o ano de 2021. Buscaremos responder quais as motivações e lacunas podem ser trabalhadas com vistas a construção de uma intervenção pedagógica que assegure o DBE e o acesso às PCL às crianças e adolescentes dos AFEF como estratégia didática que permita/assegure também a aprendizagem dos conteúdos e objetivos de aprendizagens ligados a apreensão e domínio das diversas manifestações da cultura corporal.

Externa à Instituição - MELINA SILVA ALVES - UFPB
Externo ao Programa - 1911107 - DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS - nullExterno à Instituição - JOSE MANOEL MONTANHA DA SILVEIRA SOARES - SEEDF
Externo à Instituição - JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO - SEEDF
Presidente - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB