Banca de DEFESA: Tamires Moura Fernandes

DISCENTE : Tamires Moura Fernandes
DATA : 22/03/2024
LOCAL: PPGA

A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA RELAÇÃO LÍDER-MEMBROS NO BEM-ESTAR NO TRABALHO: TESTE DE UM MODELO ESTRUTRAL NO SERVIÇO PÚBLICO

Qualidade da relação líder-membros; Bem-estar no trabalho; Modelos de mensuração; Modelo estrutural de predição; Organizações públicas.

Considerando a importância crescente que as pessoas vêm adquirindo enquanto ativos valiosos no contexto laboral, a promoção do bem-estar no trabalho tem ocupado pauta cada vez mais prioritária nas organizações. O bem-estar no trabalho, portanto, se estabelece como um aspecto fundamental no alcance de resultados individuais, de equipe e organizacionais. Existem diversos estudos que analisam os fatores que impactam o bem-estar no trabalho, e muitos enfatizam a importância da liderança enquanto preditora de bem-estar. Contudo, não foram encontrados na literatura estudos que analisem especificamente a qualidade da relação líder-membros como antecedente de bem-estar no trabalho, a partir do quadro conceitual de bem-estar que une as perspectivas hedônica e eudaimônica, constituindo uma lacuna relevante na literatura, que este estudo tem o intuito de suprir. Assim, a presente pesquisa, descritiva, explicativa e com abordagem multimétodo, tem o objetivo principal de testar o impacto da qualidade das relações líder-membros no bem-estar no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB), lócus escolhido por também representar uma lacuna no que tange aos estudos sobre bem-estar em instituições públicas. Para atingir esse objetivo, a dissertação é composta por uma introdução (capítulo 1), três capítulos estruturados no formato de artigos científicos interdependentes (capítulos 2, 3 e 4) e uma conclusão (capítulo 5). Nos capítulos 2 e 3, com abordagem qualitativa, foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura internacional, uma para cada variável da pesquisa. Dessa maneira, a apresentação do estado da arte das variáveis estudadas – qualidade da relação líder-membros e bem-estar no trabalho – proporcionou a identificação dos principais itinerários de pesquisa até o momento e a proposição de uma agenda de pesquisa para estudos ulteriores. O capítulo 4, por meio da abordagem quantitativa, teve o intuito de descrever as percepções dos servidores técnico-administrativos da UnB em relação às duas variáveis da pesquisa (qualidade das relações entre líderes e membros e bem-estar no trabalho), testar os modelos de mensuração das variáveis da pesquisa, fazendo sua validação confirmatória, e testar um modelo estrutural de predição da qualidade das relações líder-membros no bem-estar no trabalho. A amostra alvo da pesquisa foi de 200 servidores, visando um poder estatístico de 95% e considerando eventuais perdas na etapa de tratamento dos dados, de forma que a amostra final contou com 244 servidores. A coleta de dados ocorreu de forma online, por meio de levantamento (survey), com a aplicação de questionários. Os dados coletados foram analisados por meio de análises estatísticas descritivas e modelagem por equações estruturais para testar os modelos de mensuração das variáveis e o modelo estrutural de predição. Por fim, os resultados do estudo demonstraram que as variáveis se associaram de maneira significativa, positiva e forte, desvelando a influência da qualidade da relação líder-membros no bem-estar no trabalho, com grande efeito de predição. O principal avanço teórico desta pesquisa residiu em testar, de forma inédita, um modelo estrutural de predição da qualidade das relações líder-membros no bem-estar no trabalho, no contexto do serviço público, e com base no entendimento de bem-estar no trabalho que une as perspectivas hedônica e eudaimônica do bem-estar, contribuindo com as áreas de comportamento organizacional e gestão de pessoas. Como implicações práticas e gerenciais, o estudo proporcionou um diagnóstico para os gestores públicos da organização pesquisada implementarem práticas de gestão de pessoas que contribuam para melhorias no bem-estar dos servidores e para a promoção de ambientes de trabalho mais humanizados, saudáveis e produtivos, a partir da identificação de aspectos positivos e críticos na relação desenvolvida entre líderes e suas equipes.

Interna - 2315555 - GISELA DEMO FIUZA
Externa à Instituição - KARLA VELOSO COURA - UNIMONTES
Interna - 1905467 - PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS
Interna - 1808014 - TATIANE PASCHOAL