Banca de DEFESA: Lorena Vieira da Silva Santos

DISCENTE : Lorena Vieira da Silva Santos
DATA : 22/04/2024
LOCAL: PPGA

FOMENTANDO MENTES CRIATIVAS, ALMAS INQUIETAS E DESEJOSAS: A APRENDIZAGEM DA CRIATIVIDADE EM ADMINISTRAÇÃO

Palavras-chave: criatividade sistêmica; teoria da prática; aprendizagem; photovoice; software Atlas.ti.

Tendo em vista o desafio de pensar o ensino da criatividade a partir de pedagogias de ensino que colaborem com o desenvolvimento do conhecimento da criatividade, a partir de uma perspectiva prática, a presente dissertação tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem da criatividade, observando como se dá a aplicação do conhecimento adquirido, por meio da vivência das atividades pelos discentes, no âmbito da disciplina de “Criatividade e Inovação” do curso de graduação em administração, da Universidade de Brasília – UnB. A temática foi analisada à luz de referenciais do modelo de criatividade sistêmica de Csikszentmihalyi, no que tange aos componentes envolvidos no processo criativo e à criatividade artística, bem como, elementos conceituais da teoria da prática e da estética organizacional, no que se refere à construção do conhecimento – onde o fazer e o saber não se separam. Foi utilizada a pesquisa documental em registros de relatos de estudantes de sete semestres da disciplina, desenvolvidos em resposta a um roteiro pré-estabelecido pela docente. Os achados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti2. Verificou-se que o processo de aprendizagem da criatividade no contexto da disciplina em comento ocorre por meio de duas dimensões principais quais sejam experimentação e prática reflexiva por parte dos discentes. Ademais, observou-se como a criatividade se desenvolve como uma construção social na qual os estudantes agregam ao seu processo criativo o contexto social e histórico no qual estão inseridos, a expressão de sua identidade e a influência dos debates com o grupo. Por fim, foram identificados como principais métodos de estímulo da criatividade a experimentação, as artes, palestras, feedbacks e coletâneas de fotografias criadas no âmbito de uma adaptação do método photovoice como método de ensino. Estes achados contribuem para o avanço da pesquisa a respeito do ensino e aprendizagem da criatividade, na medida em que rompe com o caráter utilitarista e tecnicista que permeia o referido campo na Administração ao adotar atividades artísticas como forma de construção e apreensão do conhecimento. Além disso, amplia as possibilidades de práticas educacionais que colaborem com o desenvolvimento da criatividade dos discentes.

Externo à Instituição - FERDINANDO CREPALDE MARTINS - USP
Interna - 1228109 - JOSIVANIA SILVA FARIAS
Interno - 1856618 - KARIM MARINI THOME
Presidente - 1582222 - SIEGRID GUILLAUMON DECHANDT