O papel da personalidade de marca no relacionamento com clientes do e-commerce
Personalidade de marca; Marketing de relacionamento; CRM; E-commerce; Modelo estrutural.
O e-commerce se difundiu amplamente na última década, obtendo crescimento intensificado durante o período de pandemia da COVID-19. Por meio de vantagens competitivas próprias do comércio eletrônico, este se tornou um fenômeno mundial caracterizado por sua conveniência, facilidade de acesso e competitividade de preços e variabilidade de produtos e serviços ofertados. Assim, estratégias de marketing de relacionamento e de Customer Relationship Management (CRM) tornaram-se essenciais para a conquista e manutenção de parcelas de mercado, adaptando-se ao contexto virtual enquanto meio de garantir a lealdade, comprometimento e satisfação de consumidores. Ainda, o sucesso do marketing de relacionamento em sites de comércio eletrônico se relaciona aos níveis de antropomorfização atribuídos pelo consumidor, aspecto referente à personalidade de marca. Com isso, a personalidade de marca contribui enquanto fonte de insumos necessários ao posicionamento estratégico de organizações, em especial quando associado ao marketing de relacionamento. Desse modo, o presente estudo possui o objetivo precípuo de identificar a relação entre a personalidade de marca atribuída pelos clientes do e-commerce e a percepção do relacionamento com tais marcas. Logo, este projeto de dissertação é constituído por uma Introdução (Capítulo 1), Referencial Teórico (Capítulo 2), Método (Capítulo 3) e Cronograma (Capítulo 4), além de um capítulo relativo às referências bibliográficas. Vale ressaltar que o capítulo de Referencial Teórico é composto, por sua vez, por três revisões sistemáticas de literatura interdependentes, as quais apresentam análises bibliométricas da literatura internacional a respeito do marketing no comércio eletrônico, o marketing de relacionamento e a personalidade de marca, variáveis exploradas pela pesquisa. Após a adaptação e obtenção de indícios de validade de instrumentos
científicos que permitam a mensuração da percepção de consumidores quanto ao relacionamento e à personalidade de marcas do e-commerce, pretende-se investigar a influência da personalidade de marca sobre o relacionamento entre consumidores e marcas neste contexto, por meio da modelagem por equações estruturais. Nesse sentido, esta pesquisa compreende um caráter instrumental, descritivo e explicativo, com recorte temporal de caráter transversal, empregando uma abordagem multi-método com a combinação de técnicas quantitativas e qualitativas. Espera-se que os resultados deste estudo permitam maior aprofundamento da percepção de consumidores do e-commerce quanto à personalidade de marca e ao relacionamento, bem como a melhoria da experiência de consumidores online e a elaboração de estratégias de posicionamento de marca e de CRM condizentes ao potencial do comércio eletrônico.