O EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENTRE A LÓGICA EMPRESARIAL E A SOLIDÁRIA: UM ESTUDO ORGANIZACIONAL CRÍTICO
Empreendedorismo social, Racionalidade, Ideologia gerencialista, Sujeito neoliberal.
O presente estudo tem como objetivo compreender como se configura o discurso político, ideológico e gerencial do empreendedorismo social, tendo em vista as contradições entre a lógica de mercado da constituição empresarial e a lógica de solidariedade que permeia as ações sociais. Com base em um referencial teórico fundamentado nos estudos organizacionais críticos, esta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem essencialmente qualitativa, utilizou as asserções teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough para identificar as respostas para os objetivos da pesquisa nas práticas discursivas e sociais dos indivíduos investigados. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em profundidade com componentes de uma organização inserida no setor de empreendedorismo de impacto social. O corpus de análise foi codificado de forma a definir as categorias de análise: (a) gestão; (b) racionalidade neoliberal; (c) conflitos e contradições; e (d) subjetividade. As categorias também foram definidas de forma a colaborar com o alcance dos objetivos específicos desta pesquisa. Por intermédio do arcabouço teórico-metodológico definido para a pesquisa, foi possível realizar uma discussão sobre a forma que a subjetividade dos indivíduos é impactada pela ideologia gerencialista e pela predominância da racionalidade instrumental e neoliberal. Conclui-se que os indivíduos investigados operam em um campo organizacional repleto de contradições, cujo discurso, promotor de justiça social e aparentemente emancipador, na verdade, abre caminho para a reprodução de uma ideologia hegemônica, centrada na lógica do mercado, em que o empresariamento de si se apresenta como aspecto orientador da conduta individual, inclusive na esfera da promoção de bem-estar social.