Banca de QUALIFICAÇÃO: Abner Santos Belém

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Abner Santos Belém
DATA : 30/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

O comportamento de cocriação e codestruição de valor e sua relação com traços de personalidade de clientes de serviços do segmento de fintechs


PALAVRAS-CHAVES:

cocriação de valor, codestruição de valor, fintechs, comportamento, traços de personalidade.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

: Com o surgimento das fintechs no ramo financeiro, uma nova era está surgindo para os bancos. Neste contexto, a sobrevivência destas novas empresas torna-se um intenso desafio, sendo indispensável uma procura por novos caminhos para o desenvolvimento de seus modelos de negócios inovadores, com a criação de uma experiência aprimorada para seu cliente e abordagens mais participativas que resultem na transformação dos serviços, criando valor de forma conjunta (cocriação de valor – CCV). Porém, nem sempre estas estratégias participativas saem como planejado, pois muitas vezes trazem resultados negativos para uma ou ambas as partes (cliente e empresa), logo, gerando a codestruição de valor (CDV). Com isto, os clientes que participam ativamente de relações de serviços com uma empresa podem criar valor, no momento em que exibem traços e comportamentos esperados que facilitam a integração de recursos. Porém, também podem destruir valor quando os atores não exibem o conjunto esperado de traços e comportamentos. Portanto, estudo procura analisar a relação dos traços de personalidade dos clientes no desenvolvimento da cocriação e codestruição de valor na relação de serviços do segmento das fintechs. Contribui para a literatura ao proporcionar uma melhor compreensão dos traços e comportamentos do cliente que facilitam o comportamento de codestruição e cocriação de valor. Para isto, será necessário o alcance de três objetivos específicos: (1) Identificar formas de cocriação e codestruição de valor no segmento das fintechs; (2) Verificar fatores influenciadores do desenvolvimento da cocriação ou codestruição do ponto de vista do cliente; (3) Comparar diferenças entre os traços de personalidade dos clientes que levam à propensão à cocriação ou à codestruição de valor. Para o alcance destes objetivos optou-se por um estudo de caráter quantitativo, descritivo exploratório, no qual serão coletados dados por meio de um questionário aplicado de maneira online, para clientes que utilizam regularmente os serviços de fintechs brasileiras, testando sete hipóteses e adaptando as escalas já desenvolvidas pelos autores Ogunbodede et al. (2022), Yi e Gong (2013) e Rammstedt e John (2007), para a realidade do estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RICARDO TEIXEIRA VEIGA - UFMG
Interna - 2100944 - ELUIZA ALBERTO DE MORAIS WATANABE
Presidente - 1228109 - JOSIVANIA SILVA FARIAS
Interno - 1856618 - KARIM MARINI THOME
Notícia cadastrada em: 05/08/2022 08:20
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app29_Prod.sigaa23